Pregar, Proclamar - kerisso (G2784)

Pregar, Proclamar - kerisso (G2784)

 Pregar, Proclamar - kerisso (G2784)

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

pregar, proclamar (kerysso - κηρύσσω G2784)

 

[1] A palavra grega que significa "pregar/proclamar" é o verbo "kerysso" e, na Escritura, essa palavra é sempre usada, referindo-se a homens "pregando/proclamando" a povos que NÃO conhecem o evangelhoi, MAS devemos perceber que NENHUMA passagem proíbe as mulheres de "pregar"; veja abaixo:   

(a) João Batista pregando/proclamando, no deserto, pelo Jordão (Mt 3:1 - Mc 1:4 - Mc 1:7 - Lc 3:3 - At 10:37), ao espíritos em prisão (1Pe 3:19);     

(b) Jesus pregando/proclamando o arrependimento e evangelho do reino, pelas cidades (Mt 4:17 - Mt 4:23 - Mt 9:35 - Mt 11:1 - Mc 1:14 - Mc 1:38 - Mc 1:45 - Lc 4:18 - Lc 4:19 - Lc 8:1 - Lc 8:39), nas sinagogas (Mc 1:39 - Lc 4:44);  

(c) Os discípulos (e apóstolos) indo e pregando/proclamando o reino, por todo mundo (Mt 10:7 - Mt 10:27 - Mt 24:14 - Mt 26:13 - Mc 3:14 - Mc 5:20 - Mc 6:12 - Mc 7:36 - Mc 13:10 - Mc 14:9 - Mc 16:15 - Mc 16:20 - Lc 9:2 - Lc 12:32 - Lc 24:47 - At 8:5 - At 10:42 - At 19:13 - At 20:25 - At 28:31 - Rm 2:21 - Rm 10:8 - Rm 10:14 - Rm 10:15 - 1Co 1:23 - 1Co 9:27 - 1Co 15:11 - 1Co 15:12 - 2Co 1:19 - 2Co 4:5 - 2Co 11:4 - Gl 2:2 - Gl 5:11 - Fl 1:15 - Cl 1:23 - 1Ts 2:9 - 1Tm 3:16 - 2Tm 4:2) e nas sinagogas (At 9:20);

(d) A LEI DE DEUS, da Antiga Aliança, entregue por meio de MOISÉS, era pregada/proclamada, nas sinagogas (At 15:21);

(e) Um anjo pregando/proclamando (Ap 5:2). 

 

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
Mateus 3:1

 

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17

 

 

 

 

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 4:23

 

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 9:35

 

E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Mateus 10:7

 

 

 

O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
Mateus 10:27

 

E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.
Mateus 11:1

 

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 24:14

 

Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua.
Mateus 26:13

 

 

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.
Marcos 1:4

 

E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas.
Marcos 1:7

 

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
Marcos 1:14

 

 

 

 

E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim.
Marcos 1:38

 

E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios.
Marcos 1:39

 

Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.
Marcos 1:45

 

E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
Marcos 3:14

 

E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.
Marcos 5:20

 

E, saindo eles, pregavam que se arrependessem.
Marcos 6:12 

 

 

E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam.
Marcos 7:36

 

 

Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.
Marcos 13:10

 

Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.
Marcos 14:9

 

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

 

E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20

 

E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;
Lucas 3:3 

 

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
Lucas 4:18

 

 

 

 

 ==============

 

 

A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
Lucas 4:19

 

E pregava nas sinagogas da Galiléia.
Lucas 4:44

 

E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
Lucas 8:1

 

Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.
Lucas 8:39

 

E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
Lucas 9:2

 

Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.
Lucas 12:3

 

E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Lucas 24:47

 

 

 

 

E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
Atos 8:5

 

E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
Atos 9:20

 

Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;
Atos 10:37

 

E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
Atos 10:42

 

Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Atos 15:21

 

E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
Atos 19:13

 

 

E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
Atos 20:25 

 

 

 

Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
Atos 28:31

 

Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Romanos 2:21

 

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
Romanos 10:8

 

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
Romanos 10:14

 

 

E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Romanos 10:15 

 

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
1 Coríntios 1:23

 

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
1 Coríntios 9:27

 

Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido.
1 Coríntios 15:11

 

 

 

Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
1 Coríntios 15:12

 

Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.
2 Coríntios 1:19

 

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
2 Coríntios 4:5

 

Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
2 Coríntios 11:4 

 

E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.
Gálatas 2:2

 

 

 

Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado.
Gálatas 5:11

 

Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
Filipenses 1:15

 

Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
Colossenses 1:23

 

Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
1 Tessalonicenses 2:9

 

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
1 Timóteo 3:16

 

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
2 Timóteo 4:2

 

No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
1 Pedro 3:19

 

E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
Apocalipse 5:2