O Fogo do Espírito Santo

O Fogo do Espírito Santo


O Fogo do Espírito Santo

 

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

EM CONSTRUÇÃO

 

1. Há quem diga que, quando as pessoas (a) dizem glória a Deus e aleluia em voz alta, (b) falam em línguas em voz alta, sem interpretação, (c) pulam no poder, sapateiam no poder e rodopiam no poder, isso seja FOGO DE DEUS, mas é importante notar que a Bíblia NÃO ensina isso.

 

2. A única passagem que, de forma implícita, mostra um "fogo do Espírito" que devemos manter aceso em nós é 1Tessalonicenses 5:19 e a única passagem que descreve um SENTIR, talvez "um fogo", é a passagem em Lucas 21:32, MAS, na Bíblia, NÃO existe NENHUMA passagem orientando o servo de Deus a buscar esse SENTIR (nem que proíba esse sentir). 

 

3. Deus é FOGO CONSUMIDOR (Deuteronômio 4:24 - Hebreus 12:25-29); entende-se que esse FOGO CONSUMIDOR gera nas pessoas um "estremecimento" por saber que Deus é poderoso e que com Deus não se brinca! Deus pode consumir a qualquer um que queira enfrentá-lo (Hebreus 12:18)(Êxodo 19:16-20 - Êxodo 20:18-20)(Deuteronômio 4:36).

 

-------------------------------------------------------------------------

 

Lucas: 24. 32. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? 

 

1 Tessalonicenses: 5. 19. Não extingais o Espírito;

 

----------------------------------------------------------

 

Êxodo: 19. 16. Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu. 17. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. 18. Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele EM FOGO; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente. 19. E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz. 20. E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.  

 

Êxodo: 20. 18. Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e O MONTE A FUMEGAR; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe. 19. E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos. 20. Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.

 

Deuteronômio: 4. 36. Do céu te fez ouvir a sua voz, para te instruir, e sobre a terra te mostrou o seu GRANDE FOGO, do meio do qual ouviste as suas palavras.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Hebreus: 12. 18. Pois não tendes chegado ao monte palpável, aceso EM FOGO, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, 19. e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que não se lhes falasse mais; 20. porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado. 21. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

Deuteronômio 4:24

24. Pois o Senhor, o seu Deus, é Deus zeloso; é fogo consumidor.

 

Hebreus: 12. 25. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus; 26. a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. 27. Ora, esta palavra - Ainda uma vez - significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis. 28. Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; 29. pois o nosso Deus é um FOGO CONSUMIDOR.