O Salário do Obreiro (Textos)

O Salário do Obreiro (Textos)

 

 

 

 

 

 

Mateus 10:5-14

5. Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.
6. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.
7. Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.
8. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.
9. Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
10. não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
11. "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.
12. Ao entrarem na casa, saúdem-na.
13. Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.
14. Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.

 

Lucas 10:1-11

1. Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir.
2. E lhes disse: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.
3. Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos.
4. Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho.
5. "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’.
6. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês.
7. Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.
8. "Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que for posto diante de vocês.
9. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’.
10. Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam:
11. ‘Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Fiquem certos disto: O Reino de Deus está próximo’.

 

1Coríntios 9:2-7

2. Ainda que eu não seja apóstolo para outros, certamente o sou para vocês! Pois vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.
3. Esta é minha defesa diante daqueles que me julgam.
4. Não temos nós o direito de comer e beber?
5. Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?
6. Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?
7. Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite?

 

 

1Coríntios 9:11-18

11. Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
12. Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
13. Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?
14. Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
15. Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho.
16. Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!
17. Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.
18. Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo.

 

 

 

1Timóteo 5:17-19

17. Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
18. pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
19. Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.

 

 

Deuteronômio 14:22-29
22. Certamente DARÁS OS DÍZIMOS de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
23. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome (1Rs 14:21), COMERÁS OS DÍZIMOS do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
24. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar lon...ge de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;
25. Então VENDE-OS, E ATA O DINHEIRO na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus (1Rs 14:21);
26. E AQUELE DINHEIRO darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; COME-O ALI perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
27. Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
28. AO FIM DE TRÊS ANOS tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
29. Então VIRÁ O LEVITA (pois nem parte NEM HERANÇA TEM contigo), E O ESTRANGEIRO, E O ÓRFÃO, E A VIÚVA, que estão dentro das tuas portas, E COMERÃO, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

 

 

 

Deuteronômio 26:11-12
11. E te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.
12. Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita NO ANO TERCEIRO, que é o ano dos dízimos, então OS DARÁS AO LEVITA, AO ESTRANGEIRO, AO ÓRFÃO E À VIÚVA, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;