O CENSO DE ISRAEL

O CENSO DE ISRAEL

O CENSO DE ISRAEL

 

1. O episódio do censo feito por Davi é relatado em duas passagens e contém umas cinco dificuldades: (1) Quem impulsionou Davi a fazer o censo: Deus ou Satanás? (2) Qual foi a transgressão de Davi: o censo em si, ou algo relativo ao censo? (3) Qual foi a transgressão do povo de Israel? (4) Qual o total correto do censo? (5) Deus se arrepende?

 

***QUEMIM IMPULSIONOU DAVI A FAZER O CENSO?

 

2. A passagem de Samuel diz que foi Deus quem “impulsionou (“SUT” H5496)” Davi a fazer o censo (contagem do povo) (2Samuel 24:1), mas a passagem em Crônicas diz que foi Satanás (1Crônicas 21:1)! MAS COMO entender isso?

 

4. Entende-se que Deus impulsionou Davi a fazer o censo (2Samuel 24:1), por meio de Satanás, isto é, Deus utilizou Satanás como instrumento para impulsionar Davi a fazer tal censo (1Crônicas 21:1); da mesma forma, perceba que é dito que foi Davi quem fez o censo (2Samuel 24:10), porém sabemos que foi, por meio de seus comandantes, isto é, Davi utilizou seus comandantes como instrumento para realizar tal censo (2Samuel 24:4).

 

5. Há algumas passagens na Bíblia que mostram essa ideia de Deus utilizando Satanás como instrumento para realizar algum propósito divino, por exemplo, Satanás foi utilizado como instrumento de “provação” (Jó 1:6-12); em outra passagem, Satanás foi utilizado como instrumento de “disciplina”, a fim de que o espírito da pessoa se salvasse (1Coríntios 5:5); em outra passagem, como instrumento, para que a pessoa não blasfemasse (1Timóteo 1:20).

 

***QUAL FOI A TRANSGRESSÃO DE DAVI?

 

6. Quando Davi ordenou ao seu comandante Joabe que realizasse o censo, Joabe DISCORDOU da ordem de Davi de fazer tal censo (2Samuel 24:3 – 1Crônicas 21:3)! Após a realização do censo, Davi disse que havia cometido uma TRANSGRESSÃO (“AVON” H5771) (2Samuel 24:10 – 1Crônicas 21:8)! MAS qual teria sido a transgressão de Davi: o censo em si, ou algo relativo ao censo?

 

7. A lei do censo diz que, quando um censo fosse realizado em Israel, seriam contados homens de vinte anos para cima e cada homem contado teria que dar um dinheiro no valor de meio ciclo para o Senhor, para o serviço da congregação, como oferta de expiação da alma (Êxodo 30:11-16), mas a tribo de Levi NÃO poderia ser contada (Números 1:47-49).

 

8. Quando a passagem diz que Joabe NÃO incluiu na contagem a tribo de Levi, pois tal ordem parecia horrível (1Crônicas 21:6-8 - 2 Samuel 24:10), entende-se que Davi queria que a tribo de Levi fosse contada também, transgredindo a Lei sobre o censo (Números 11:47-49). O censo em si, conforme a lei do censo (Êxodo 30:11-16 - Números 1:47-49), não é errado! Também não haveria sentido em considerar tal censo como transgressão, uma vez que foi o próprio Deus, por meio de Satanás, que impulsionou Davi a realizar tal censo (2Samuel 24:1 - 1Crônicas 21:1)!

 

 

***QUAL FOI A TRANSGRESSÃO DO POVO?

 

9. Deus puniu o povo de Israel (2Samuel 24:15 – 1Crônicas 21:14), MAS por qual motivo? A passagem em Samuel inicia com a afirmação de que Deus estava novamente IRADO contra Israel (2Samuel 24:1)! Embora a passagem não relate o motivo dessa IRA, entende-se que o povo de Israel deve ter feito alguma TRANSGRESSÃO bem ruim, a ponto fazer com que Deus ficasse IRADO!

 

***QUAL O TOTAL CORRETO DO CENSO?

 

10. A passagem em Crônicas registra “um milhão e cem mil” em Israel e “470 mil” em Judá (1Crônicas 21:5), mas a passagem em Samuel registra “800 mil” em Israel e “500 mil” em Judá (2 Samuel 24:9); MAS como entender isso?

 

Israel

+1.100.000 (um milhão e cem mil)

-800.000 (oitocentos mil)

___________________

-300.000 (trezentos mil)

 

Judá

-470.000 (quatrocentos e setenta mil)

+500.000 (quinhentos mil)

________________

-30.000 (trinta mil)

 

11. Entende-se que essa diferença no resultado ocorreu pelo fato de que, embora Joabe tivesse o resultado total, incluindo a tribo de Levi e de Benjamim (TOTAL MAIOR), Joabe decidiu NÃO incluir essas tribos na lista que seria entregue a Davi (TOTAL MENOR) (1Crônicas 21:6).

 

 

***DEUS SE ARREPENDE?

 

12. Nesse episódio do censo de Israel é dito que Deus se arrependeu (2Samuel 24:16 - 1Crônicas 21:15).

 

13. A passagem em Números (Números 23:19) diz que Deus não mente e NÃO se arrepende, MAS há outras passagens que dizem que Deus se arrepende (Gênesis 6:6,7)! MAS como entender isso?

 

14. A palavra traduzida por “arrepender-se” (referindo-se a Deus) é a palavra hebraica “NACHAM (H5162)”, que tem o sentido de “ENTRISTECER-SE”, portanto, o “arrependimento de Deus” tem o sentido de “entristecer-se de Deus”! Ao observar a ideia da passagem de Números, observa-se que, (a) embora Deus “se arrependa (SE ENTRISTEÇA)” (Gênesis 6:6,7), (b) DEUS NÃO SE ARREPENDE (NÃO SE ENTRISTECE) a ponto de DEIXAR DE CUMPRIR o que prometeu (Números 23:19). 

 

15. Observe que, nas passagens que mostram Deus “se arrependendo (SE ENTRISTECENDO)”, tal “arrependimento (ENTRISTECIMENTO)” NÃO fez com que Deus DEIXASSE DE CUMPRIR o que havia prometido! Essa é a ideia da passagem de Números (Números 23:19). 

 

(a) Deus se entristeceu de ter feito o homem (Gênesis 6:6,7); 

 

(b) Deu se entristeceu de ter colocado Saul como rei (1Samuel 15:11 - 1Samuel 15:35); 

 

(c) Deus estava cansado de se entristecer por Jerusalém (Jeremias 15:5,6); 

 

(d) Deus se entristece por ter que aplicar um "castigo/mal (juízo de Deus)" (Êxodo 32:14 - 2Samuel 24:16 - 1Crônicas 21:15 - Jeremias 18:8 - Jeremias 26-3 - Jeremias 23:13 - Joel 2:13,14 - Jonas 3:9,10).   

 

 

 

16. RESUMINDO: (a) Deus tem "arrependimento (ENTRISTECIMENTO)" NÃO INTERFERENTE no cumprimento divino, (b) Deus NÃO tem "arrependimento (ENTRISTECIMENTO)" INTERFERENTE do cumprimento divino (Números 23:19). 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------

 

QUADRO COMPARATIVO DAS DUAS PASSAGENS

 

2 Samuel 24:1-25

1. Mais uma vez, irou-se   o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo,   levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá.

 

2. Então o rei disse a Joabe e aos outros comandantes do   exército: "Vão por todas as tribos de Israel, de Dã a Berseba, e contém   o povo, para que eu saiba quantos são".

 

3. Joabe, porém, respondeu ao rei: "Que o Senhor teu Deus   multiplique o povo por cem, e que os olhos do rei, meu senhor, o vejam! Mas,   por que o rei, meu senhor, deseja fazer isso? "

 

1 Crônicas 21:1-30

1. Satanás levantou-se   contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.
 
 

2. Davi disse a Joabe e aos outros comandantes   do exército: "Vão e contem os israelitas desde Berseba até Dã e   tragam-me um relatório para que eu saiba quantos são".

 

3. Joabe, porém, respondeu: "Que o Senhor   multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura,   todos eles súditos do meu senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer   culpa sobre Israel? "

 

4. Mas a palavra do rei prevaleceu sobre a de Joabe e dos   comandantes do exército; então eles   saíram da presença do rei para contar o povo de   Israel.

 

5. E atravessando o Jordão, começaram em Aroer, ao sul da   cidade, no vale; depois foram para Gade e de lá para Jazar,

6. Gileade e Cades dos hititas, chegaram a Dã-Jaã e às   proximidades de Sidom.

7. Dali seguiram na direção da fortaleza de Tiro e de todas as   cidades dos heveus e dos cananeus. Por último foram até Berseba, no Neguebe   de Judá.

8. Percorreram todo o país, e voltaram a Jerusalém ao fim de   nove meses e vinte dias.

 

4. Mas a palavra do rei prevaleceu, de modo que   Joabe partiu, percorreu todo o Israel e então voltou a Jerusalém.

 

9. Então Joabe apresentou ao rei o relatório do recenseamento do   povo; havia em Israel oitocentos   mil homens habilitados para o serviço militar, e em Judá, quinhentos mil.

10. Depois   de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor:   "Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo,   porque cometi uma grande loucura! "

 

5. Joabe apresentou a Davi o relatório com o   número dos homens de combate: Em todo o Israel havia um milhão e cem mil homens   habilitados para o serviço militar, sendo quatrocentos e setenta mil de Judá.
 
 

6. Mas Joabe não incluiu as tribos de Levi e de   Benjamim na contagem, pois a ordem (dabar H1697) do rei lhe parecera absurda.
  7. Essa ordem foi reprovada por Deus, e por isso ele puniu Israel.
  8. Então Davi disse a Deus: "Pequei   gravemente com o que fiz. Agora eu te imploro que perdoes o pecado do teu   servo, porque cometi uma grande loucura! "

 

11. Levantando-se Davi pela manhã, o Senhor já tinha falado a   Gade, o vidente dele:

12. "Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor: Estou lhe dando três opções de punição;   escolha uma delas, e eu a executarei contra você’ ".

13. Então Gade foi a Davi e lhe perguntou: "O que você   prefere: três anos de fome em sua terra; três meses fugindo de seus   adversários, que o perseguirão; ou três dias de praga em sua terra? Pense bem   e diga-me o que deverei responder àquele que me enviou".

 

14. Davi respondeu: "É grande a minha angústia! Prefiro   cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos   homens".

15. Então o Senhor enviou uma praga sobre Israel, desde aquela   manhã até a hora que tinha determinado. E morreram setenta mil homens do povo, de   Dã a Berseba.

16. Quando o anjo estendeu a mão para destruir Jerusalém, o Senhor arrependeu-se de trazer essa   catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: "Pare! Já   basta! " Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de   Araúna, o jebuseu.

 

9. O Senhor disse a Gade, o vidente de Davi:
  10. "Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o   Senhor: Estou lhe dando três opções. Escolha   uma delas, e eu a executarei contra você’ ".

 

11. Então Gade foi a Davi e lhe disse:   "Assim diz o Senhor: ‘Escolha:
  12. três anos de fome, três meses fugindo de   seus adversários, perseguido pela espada deles, ou três dias da espada do   Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as   regiões de Israel’. Decida agora como devo responder àquele que me   enviou".
 
 

13. Davi respondeu: "É grande a minha   angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia,   e não nas mãos dos homens".
  14. Então o Senhor enviou uma praga sobre   Israel, e setenta mil homens de Israel morreram.
  15. E Deus enviou um anjo para destruir   Jerusalém. Mas, quando o anjo ia fazê-lo, o Senhor olhou e arrependeu-se de trazer a   catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: "Pare!   Já basta! " Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de   Araúna, o jebuseu.

 

17. Ao ver o anjo que estava matando o povo, disse Davi ao   Senhor: "Fui eu que pequei e cometi iniqüidade. Estes não passam de ovelhas. O   que eles fizeram? Que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família!   "

 

18. Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: "Vá e edifique   um altar na eira de Araúna, o jebuseu".

19. Davi foi para lá, em obediência à ordem que Gade tinha dado   em nome do Senhor.

20. Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro   dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra,

21. e disse: "Por que o meu senhor e rei veio ao seu servo?   " Respondeu Davi: "Para comprar sua eira, e edificar nela um altar   ao Senhor, para que cesse a praga no meio do povo".

22. Araúna disse a Davi: "O meu senhor e rei pode ficar com   o que quiser e ofereça-o em sacrifício. Aqui estão os bois para o holocausto,   e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha.

23. Ó rei, eu dou tudo isso a ti". E acrescentou: "Que   o Senhor teu Deus aceite a tua oferta".

24. Mas o rei respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de   pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me   custem nada". Davi comprou, pois, a eira e os bois por cinqüenta peças   de prata.

 

16. Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor   entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi   e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.
  17. Davi disse a Deus: "Não fui eu que   ordenei contar o povo? Fui eu que pequei e fiz o mal. Estes não passam de   ovelhas. O que eles fizeram? Ó Senhor   meu Deus, que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família, mas não   sobre o teu povo! "
 
 

18. Então o anjo do Senhor mandou Gade dizer a   Davi que construísse um altar na eira de Araúna, o jebuseu.
  19. Davi foi para lá, em obediência à palavra   que Gade havia falado em nome do Senhor.
  20. Araúna estava debulhando o trigo;   virando-se, viu o anjo, e ele e seus quatro filhos que estavam com ele se   esconderam.
  21. Nisso chegou Davi e, quando Araúna o viu,   saiu da eira e prostrou-se diante de Davi, rosto em terra.
  22. E Davi lhe pediu: "Ceda-me o terreno   da sua eira para eu construir um altar em honra do Senhor, para que cesse a   praga sobre o povo. Venda-me o terreno pelo preço justo".
  23. Mas Araúna disse a Davi: "Considera-o   teu! Que o meu rei e senhor faça dele o que desejar. Eu darei os bois para os   holocaustos, o debulhador para servir de lenha, e o trigo para a oferta de   cereal. Tudo isso eu dou a ti".
  24. O rei Davi, porém, respondeu a Araúna:   "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não darei ao Senhor aquilo   que pertence a você, nem oferecerei um holocausto que não me custe   nada".
  25. Então Davi pagou a Araúna sete quilos e   duzentos gramas de ouro pelo terreno.
 
 

 

 

25. E Davi edificou ali um altar ao Senhor   e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra, e a praga   parou de destruir Israel.

 

26. E Davi edificou ali um   altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Davi   invocou o Senhor, e o Senhor lhe respondeu com fogo que veio do céu sobre o   altar de holocaustos.
  27. E o   Senhor ordenou ao anjo que pusesse a espada na bainha.
  28. Nessa ocasião viu Davi que o Senhor lhe   havia respondido na eira de Araúna, o jebuseu, e passou a oferecer   sacrifícios ali.
  29. Naquela época, o tabernáculo do Senhor que   Moisés fizera no deserto, e o altar de holocaustos, estavam em Gibeom.
  30. Mas Davi não podia consultar a Deus lá,   pois tinha medo da espada do anjo do Senhor.