O Pecado

O Pecado

o

 

 

 

 

 

.1. Há quem diga que, no Novo Testamento, "não" existe mais pecado, pois é dito que o Cordeiro (Jesus) tira o pecado do mundo (João 1:29)(Daniel 9:24), aniquilando o pecado (Hebreus 9:26), MAS devemos levar em consideração que o APÓSTOLO PAULO fala sobre o fato de nós ainda PECARMOS, PECANDO contra Cristo, dizendo (1) "Assim, pois, PECANDO ("HAMARTANO" G264) contra os irmãos e ferindo a consciência fraca deles, contra Cristo vocês PECAM ("HAMARTANO" G264) (1Coríntios 8:12)" e aconselha a NÃO PECARMOS, dizendo (2) "Vigiem bem e NÃO PEQUEM ("HAMARTANO" G264); ignorância, pois, sobre Deus alguns têm; para a vergonha de vocês eu falo (1CORÍNTIOS 15:34)", e dizendo (3) "Irem-se, mas NÃO PEQUEM ("HAMARTANO" G264); o sol não se ponha sobre a ira de vocês. (Efésios 4:26)" e também (4) "O quê, então? Nós PECAREMOS ("HAMARTANO" G264) porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da Graça/Favor? De modo nenhum! (ROMANOS 6:15)". O APÓSTOLO JOÃO também diz que TODOS nós somos pecadores (1João 1:8-10). O QUE DIZER DIANTE DISSO?

2. Entende-se que o fato de Jesus "tirar" o pecado do mundo, aniquilando-o, NÃO significa que Jesus "impede" que o pecado "exista", mas sim significa que o pecado "continua" existindo, isto é, nós "filhos de Deus", neste corpo corruptível, continuamos pecando, MAS Jesus Cristo, por causa de seu sacrifício na cruz, continua "tirando" tais pecados, aniquilando-os, continuamente, isto é, tais pecados ainda existem, MAS Deus não os leva mais em consideração, "juridicamente/legalmente" falando!

3. Para quem entende que no Novo Testamento "não" existe mais pecado, RESPONDA: O que seriam então (a) a MENTIRA, (b) o ROUBO, (c) o ASSASSINATO, (d) o ADULTÉRIO, (e) a ARROGÂNCIA, (f) a GANÂNCIA, (g) o EGOÍSMO, (h) a INVEJA, etc? Você conhece algum "filho de Deus", nesta vida em corpo corruptível que "não" cometa mais pecado? Resposta: Obviamente, todos os "filhos de Deus", nesta vida, em corpo corruptível, ainda cometem pecados!

 

HÁ VÁRIOS TIPOS DE PECADO?

4. É importante OBSERVAR que, segundo a Bíblia, existem "categorias" de pecados"! Esse detalhe é muito importante!

(a) pecados maiores/grandes X pecados menores/pequenos;

(b) pecados altivos (provocativos) X pecados não altivos (não provocativos);

(d) pecados voluntários X pecados involuntários;

(e) pecados fora do corpo X pecados no corpo. 

 

PECADO MAIOR, PECADO GRANDE 

5. Veja que, segundo a Bíblia, existe pecado maior do que outro (João 19:11 - Ezequiel 16:52), existem pecados "grandes" (Êxodo 32:30 - 1Samuel 2:17 - Lamentações 1:8 - Amós 5:12); mas a Bíblia NÃO especifica quais pecados são maiores e quais são menores!

6. SE existe "pecado maior/grande", de forma indireta, entende-se que existe o "pecado menor/pequeno"! Embora, na Bíblia, NÃO exista NENHUMA passagem "explícita" explicando o que seria um pecado maior/grande, reflita o seguinte:

7. Observe que (a) as parteiras das hebreias “mentiram”, a fim de “salvar” a vida dos bebês (Êxodo 1:15-21), (b) Raabe “mentiu”, a fim de “salvar” a vida dos espiões israelitas (Josué 2:1-6) e (c) Abraão “mentiu”, a fim de “se proteger” (Gênesis 12:11-15 – Gênesis 20:2); agora, observe que (d) há "mestres" que "mentem", a fim de tirar proveito dos fieis (2Pedro 2:3). 

Parece-me que a "mentira" utilizada para "salvar/proteger" são "pecados menores/pequenos", enquanto que a "mentira", a fim de tirar proveito dos outros, seria um "pecado maior/grande"! Qual o seu entendimento sobre isso?

8. Observe mais alguns exemplos e reflita:

(1) Imagine o seguinte: (a) alguém que roubou, por exemplo, um pão ou uma laranja, a fim de matar a fome; (b) alguém que roubou pelo fato de ser cleptomaníaco; (c) alguém que roubou, por maldade, para exibir ostentação! Os três casos são “roubo”, mas seriam do "mesmo" tamanho? Eu entendo que não!

(2) Imagine o seguinte: (a) alguém mente ao telefone, não porque deseje isso, mas sim porque o chefe manda, ou seja, a pessoa mente sob pressão, a fim de não perder o emprego, do qual necessita; (b) alguém mente, de livre vontade, para esconder alguma falcatrua, ou para tirar vantagem! Os dois casos são “mentira”, mas seriam do "mesmo" tamanho? Eu entendo que não!

 

PECADO ALTIVO (PROVOCATIVO) 

10. Observe esta passagem: “a alma que pecar, com mão altiva ("BE-YAD RAMAH"), ... ...será eliminada (Números 15:30)”. Entende-se que pecar "com mão altiva" tem o sentido de pecar, "de forma altiva (arrogante)", ou, pecar "de forma desafiadora/provocativa";

11. MAS o que seria um pecado "com mão altiva", isto é, "pecado altivo/arrogante (pecado desafiador/provocativo)? Seria (a) seria pecar, mesmo sabendo que é pecado, ou (b) seria pecar mesmo sabendo que é pecado  porém feito, de forma altiva (arrogante), para desafiar/provocar? (Números 15:30) 

12. SE fosse pecar, mesmo sabendo que é pecado, então TODOS os israelitas teriam que ser “ELIMINADOS”! Por isso, entende-se que seja pecar mesmo sabendo que é pecado  porém feito, de forma altiva (arrogante), para desafiar/provocar.

13. SE existe "pecado altivo/arrogante (pecado provocativo)", de forma indireta, entende-se que existe "pecado NÃO altivo/arrogante (pecado NÃO provocativo). 

 

PECADO VOLUNTÁRIO

14. Observe esta passagem: “Se voluntariamente pecarmos ("HEKOUSIOS AMARTANO" G1596/G264), após receber o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifícios para os pecados (Hebreus 10:26)”. 

MAS o que seria “pecar voluntariamente”: (a) seria pecar, mesmo sabendo que é pecado, ou (b) seria pecar, mesmo com boa possibilidade de refreá-lo? (Hebreus 10:26)”. 

15. SE fosse pecar, mesmo sabendo que é pecado, então, para todos nós, NÃO haveria mais sacrifício para nossos pecados! Por isso, entende-se que seja pecar, mesmo com boa possibilidade de refreá-lo.

16. Embora a passagem NÃO explique, de forma explícita, o que seria um "pecado voluntário", pelo próprio termo (pecado voluntário), entende-se que se trata de pecados que, embora a pessoa tenha condições de controlar, a pessoa, mesmo assim, escolhe praticar! Fazendo uma COMPARAÇÃO, é como se fosse um "movimento voluntário" de braços, de pernas, de mãos, etc, os quais nós escolhemos movimentar, mesmo tendo um bom controle de "não" movimentá-los;

17. SE existe "pecado voluntário", de forma indireta, entende-se que existe o "pecado involuntário"! Quanto ao pecado INVOLUNTÁRIO, entende-se que seriam aqueles pecados que a pessoa "não" tem condições nenhuma ou quase nenhuma de controlar! Seria como "movimentos involuntários" de braços, de pernas, de mãos, etc, os quais uma pessoa doente pode ter, porém sem condições de controlar!

Dizer que o "pecado voluntário" seja "praticar um pecado, mesmo depois de saber que tal ato seja pecado" NÃO faz sentido, pois, se fosse assim, todos nós estaríamos praticando "pecados voluntários", todos os dias, e não é essa a ideia da passagem de Hebreus 10:26.  

 

PECADO FORA DO CORPO, PECADO NO CORPO

19. A passagem, em 1Coríntios 6:18, fala sobre "pecado fora do corpo" e "pecado no corpo"  "Fujam do PECADO SEXUAL (“PORNEIA” H4202)! TODO pecado que o homem praticar é FORA do corpo, mas o que PECA SEXUALMENTE (“PORNEUO” G4203), no PRÓPRIO CORPO peca (1CORÍNTIOS 6:18)"  e, nessa passagem "em si", NÃO há NENHUMA explicação "explícita" que defina o que seriam tais pecados, MAS, pode-se entender que o "pecado fora do corpo" sejam pecados que envolvem os outros (sem consentimento); entende-se que o "pecado no corpo" sejam pecados que envolvem a si próprio, ou que envolvem outra(s) pessoa(s), (com consentimento) (1Coríntios 6:16).

20. O intrigante dessa passagem é que, quando pensamos no caso de “estupro” e de “suicídio”, NÃO conseguimos enquadrá-los direito nessas duas categorias! 

(a) O estupro se enquadra tanto como “fora do corpo”, por envolver outra pessoa (sem consentimento) quanto “no corpo”, por envolver a si próprio;

(b) O suicídio – caso mais difícil – obviamente é no corpo, isto é, envolve a si mesmo, MAS não é um “pecado sexual”! Será que o apóstolo Paulo “não” pensou nesse caso! Ou será que o suicídio “não” é pecado, embora pareça que seja?

 

 

A QUESTÃO DA “ABOMINAÇÃO”

22. Quando se fala sobre ABOMINAÇÃO (hebraico: "TOEBAH" H8441), é importante REFLETIR sobre a MENTIRA e sobre o ADULTÉRIO, pois a Bíblia diz que a MENTIRA é uma “abominação” (Provérbios 12:22), diz que os MENTIROSOS “não” entrarão na Nova Jerusalém (Apocalipse 21:27 – Apocalipse 22:14,15) e diz que os MENTIROSOS vão para o “lago de fogo” (Apocalipse 21:8); e também diz que o ADULTÉRIO é uma "abominação" (Jeremias 7:9,10) e diz que os ADÚLTEROS "não" entrarão no Reino de Deus (1Coríntios 6:9) e Jesus disse que o ADULTÉRIO pode ocorrer até em pensamento (Mateus 5:27,28)!

23. Quanto à questão da MENTIRA, veja que (a) as parteiras das hebreias “mentiram”, a fim de “salvar” a vida dos bebês (Êxodo 1:15-21), (b) Raabe “mentiu”, a fim de “salvar” a vida dos espiões israelitas (Josué 2:1-6) e (c) Abraão “mentiu”, a fim de “se proteger” (Gênesis 12:11-15 – Gênesis 20:2).

24. SERÁ que tais MENTIRAS também são consideradas como ABOMINAÇÃO, as quais nos impedem de entrar na Nova Jerusalém e nos conduzem ao “lago de fogo”? Conforme comentado anteriormente, me parece que tais mentiras, com a finalidade de "salvar/proteger", ficam melhor classificadas como "pecados menores/pequenos"! Qual é o seu entendimento sobre isso?

25. Quanto à questão do ADULTÉRIO, veja o seguinte: quanto à passagem que diz que a PRÁTICA (não o desejo) homossexual masculina (não feminina) é uma "abominação" (Levítico 18:22), o curioso é que, ASSIM como é "impossível" que um HETEROssexual tenha desejo ou alguma prática homossexual, TAMBÉM é "impossível"  biblicamente falando  que um HOMOssexual cometa a "abominação" do ADULTÉRIO, seja corporal ou em pensamento. Lembrando que o ADULTÉRIO é uma ABOMINAÇÃO (Jeremias 7:9,10). Veja isso adiante.  

A QUESTÃO DA HIPOCRISIA

PECADOS VISÍVEIS X PECADOS CAMUFLADOS

26. A Bíblia fala sobre pessoas que APARENTAM serem "pouco" pecadoras, mas que, por dentro, são podres (Mateus 23:27,28 - Mateus 15:7-9 - Marcos 7:6,7 - Isaías 29:13); Jesus criticava muito a HIPOCRISIA (Mateus 23:23-33)! Reflita!

27. SEM DISCUTIR FÉ, mas APENAS o conteúdo do texto bíblico, no NOVO Testamento, (a) Jesus disse que o ADULTÉRIO pode ocorrer até em pensamento (Mateus 5:27,28) e (b) Jesus disse que o ASSASSINATO ocorre até com "palavras que matam" (Mateus 5:21,22); no NOVO Testamento, a AVAREZA (amor ao dinheiro) é considerada como IDOLATRIA (Efésios 5:5). 

28. Curiosamente, outras práticas também são IGUALMENTE chamadas de "abominação"! O curioso é que dos pecados que o ANTIGO TESTAMENTO chama de "abominação", o que é mais perceptível visualmente é a HOMOSSEXUALIDADE! Os demais pecados que também são chamados de "abominação" são mais CAMUFLADOS, a saber:

(a) A MENTIRA é uma ABOMINAÇÃO (Provérbios 12:22)! Você às vezes mente? 

(b) A INTRIGA (exemplo: FOFOCA) é uma ABOMINAÇÃO (Provérbios 6:16-19)! Você às vezes fofoca? 

(c) A FALCATRUA CORMERCIAL é uma ABOMINAÇÃO (Provérbios 11:1 - Provérbios 20:10 - Provérbios 20:23 - Deuteronômio 25:13-16)! Você às vezes faz falcatrua comercial? 

(d) A ARROGÂNCIA, ALTIVEZ é uma ABOMINAÇÃO (Provérbios 16:5)! Você às vezes é arrogante, altivo? 

(e) O ASSASSINATO é uma ABOMINAÇÃO (Jeremias 7:9,10)! Você às vezes mata alguém com palavras? 

(f) A IDOLATRIA é uma ABOMINAÇÃO (Deuteronômio 7:25,26)! Você às vezes idolatra o dinheiro (Efésios 5:5)? 

(g) O ADULTÉRIO é uma ABOMINAÇÃO (Jeremias 7:9,10);! Você às vezes adultera em pensamento?

29. Reflita: Para quem se considera "filho de Deus", como eu  não por mérito, mas pela misericórdia divina –, RESPONDA: Imagine SE a cada vez que você cometesse uma "mentira", uma "fofoca", um "adultério em pensamento", uma "falcatrua comercial", uma "arrogância", um "assassinato com palavras" ou uma "avareza", aparecesse em sua testa um letreiro escrito ABOMINAÇÃO! Quantas vezes por ano, por ano, por mês, por semana, por dia esse letreiro apareceria em sua testa?  

 

QUEM DE NÓS CONSEGUE SE SALVAR?

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO E DA MISERICÓRDIA

30. No Novo Testamento existem listas de "pecados" e, em algumas dessas passagens, é dito que quem pratica tais pecados alistados, não entrará no Reino de Deus! Outras passagens dizem que determinados pecadores alistados "não" entrarão na Nova Jerusalém! Outras dizem que determinados pecadores irão para o fogo!

31. SE nós formos "honestos" com nós mesmos, vamos perceber que, SE depender de nós mesmos, NENHUM de nós conseguirá entrar no Reino de Deus, NENHUM de nós conseguirá entrar na Nova Jerusalém, NENHUM de nós conseguirá escapar do fogo! A única forma de alguém se salvar é dependendo do FAVOR (graça) de Deus (Romanos 5:20)! Veja isso mais adiante!  

 

QUEM DE NÓS CONSEGUIRÁ ENTRAR NO REINO DE DEUS?

32. O Novo Testamento fala sobre pessoas que “não” entrarão no Reino de Deus! Algo a refletir é que nessa lista estão (a) os injustos, (b) os gananciosos (avarentos), (c) os maldizentes (1Coríntios 6:9:11), (d) os que praticam inimizades, (e) os que têm inveja, (f) ódio, (g) cobiça (Gálatas 5:19-21) e (h) os que “não” ajudam os necessitados, mesmo tendo condições (Mateus 25:34-46)! 

33. Para quem se considera “filho de Deus” como eu – não por mérito, mas sim por misericórdia divina – RESPONDA: Quantas vezes, por ano, por semestre, por mês, por semana, por dia, você é (a) injusto, (b) ganancioso (avarento), (c) maldizente, (d) faz inimizade, (e) é invejoso, (f) sente ódio, (g) cobiça e (Gálatas 5:19-21) (h) “não” ajuda o necessitado, mesmo tendo condições? SE dependesse de nós, quem de nós conseguiria entrar no Reino de Deus? Ninguém, a não ser pelo FAVOR (graça) de Deus (Romanos 5:20)! Veja isso mais adiante! 

34. A lista completa sobre quem “não” entrará no Reino de Deus é esta: (a) os injustos, (b) os pecadores sexuais, (c) os idólatras (d) os adúlteros, (e) *os macios, (f) *os homens de cama, (g) os ladrões, (h) os gananciosos (avarentos), (i) os bêbados, (j) os maldizentes (1Coríntios 6:9-11), (k) os impuros (Efésios 5:5), (l) os que praticam a libertinagem (lascívia), (m) a feitiçaria, (n) a inimizade, (o) os que fazem brigas, (p) os que sentem inveja, (q) ódio (r) cobiça, (s) os que cometem a gula (Gálatas 5:19-21) e os que “não” ajudam o necessitado, tendo condições (Mateus 25:34-46). 

OS MACIOS E OS HOMENS DE CAMA  

35. Na passagem em CORÍNTIOS (1Coríntios 6:9,10), encontramos duas palavras gregas que tradicionalmente são traduzidas, referindo-se à homossexualidade, MAS há quem diga que "não" há como ter certeza do real significado dessas palavras! 

(a) "MALAKOS (G3120)": literalmente, significa "macio", mas, tradicionalmente, traduzido como "afeminado". A palavra "malakos" aparece apenas em 1Coríntios 6:9, em Mateus 11:8 e em Lucas 7:24-26. Em MATEUS e em LUCAS é dito que os reis vestem "MALAKOS" (roupas finas).

(b) "ARSENOKOITAI" (G733)": literalmente, significa "homem de cama", mas, tradicionalmente, traduzido como "sodomita", e, tradicionalmente, o termo "sodomita" é entendido como sendo a "homossexualidade"!

36. MAS o curioso é o seguinte: obviamente, os moradores de Sodoma eram pecadores, assim como toda a humanidade antiga e atual (100%) e, obviamente, havia todo tipo de pecado, assim como sempre houve! O curioso é que, quando a Bíblia fala sobre os pecados de Sodoma, a Bíblia ENFATIZA os seguintes pecados: (a) falta de amor ao próximo (Ezequiel 16:49), (b) adultério, (c) falsidade e (d) MALDADE (Jeremias 23:13,14)! A palavra "arsenokoitai" aparece apenas em 1Coríntios 6:9 e em 1Timóteo 1:10.

 

QUEM DE NÓS CONSEGUIRÁ ENTRAR NA NOVA JERUSALÉM?

37. O Novo Testamento fala sobre pessoas que “não” entrarão na Nova Jerusalém! Algo a refletir é que nessa lista estão os MENTIROSOS! A lista completa sobre quem “não” entrará na Nova Jerusalém é esta: (a) os cães, (b) os feiticeiros, (c) os pecadores sexuais, (d) os ASSASSINOS, (e) os IDÓLATRAS, (f) os MENTIROSOS (Apocalipse 22:14,15), (g) os que praticam a impureza e (h) a abominação (Apocalipse 21:27).

38. Para quem se considera "filho de Deus", como eu - não por mérito, mas sim por misericórdia divina – RESPONDA: Quantas vezes, por ano, por semestre, por mês, por semana, por dia, você comete algum (a)  pecado sexual ("adultério mental", por exemplo), (b) mata alguém "com palavras", (c) é avarento (idolatria ao dinheiro) e (d) mente? SE dependesse de nós, quem de nós conseguiria entrar na Nova Jerusalém? Ninguém, a não ser pelo FAVOR (graça) de Deus (Romanos 5:20)! Veja isso mais adiante! 

 

QUEM DE NÓS CONSEGUE ESCAPAR DO FOGO?

39. O Novo Testamento fala sobre pessoas que irão para o fogo! Algo a refletir é que nessa lista estão os MENTIROSOS e os que “não” ajudam os necessitados, mesmo tendo condições! 

40. A lista completa sobre quem irá para o fogo é esta: (a) os covardes, (b) os incrédulos, (c) os abomináveis, (d) os assassinos, (e) os pecadores sexuais, (f) os feiticeiros, (g) os idólatras, (h) os mentirosos (Apocalipse 21:8) e os que não ajudam aos necessitados, mesmo tendo condições (Mateus 25:34-46). 

41. Para quem se considera "filho de Deus", como eu – não por mérito, mas pela misericórdia divina –, RESPONDA: Imagine SE a cada vez que você (a) matasse alguém “com palavras”, (d) cometesse algum pecado sexual (um “adultério mental”, por exemplo), (c) fosse “avarento” (idolatria ao dinheiro), (d) mentisse e (e) “não” ajudasse ao necessitado, tendo condições de fazê-lo, aparecesse em sua testa um letreiro escrito NÃO ESCAPAREI DO FOGO! Quantas vezes, por ano, por semestre, por mês, por semana, por dia, esse letreiro apareceria em sua testa? SE dependesse de nós, quem de nós conseguiria escapar desse "fogo"? Ninguém, a não ser pelo FAVOR (graça) de Deus (Romanos 5:20)! Veja isso mais adiante! 

 

ESCRAVOS DO PECADO, ESCRAVOS DE DEUS 

42. SE um hebreu (israelita) ficasse pobre e fosse vendido para um estrangeiro, tornando-se escravo desse estrangeiro (Levítico 25:47), haveria a possibilidade de uma "redenção (geullah H1353)" para esse escravo hebreu (Levítico 25:48), da seguinte forma; um parente desse escravo hebreu o poderia "resgatar (ga'al H1350)" (Levítico 25:48,49); nesse caso, esse hebreu (israelita) que era escravo do estrangeiro, ao ser comprado pelo parente hebreu, passaria a ser escravo (eved H5650) de seu parente hebreu (Êxodo 21:2), mas o hebreu comprador não poderia tratá-lo mal (Levítico 25:53).    

43. Antes do sacrifício de Cristo, todos nós éramos escravos do pecado, MAS, Cristo, com seu sangue, nos comprou para Deus (Ap 5:9 - 1Co 7:23 - Cl 2:13,14)(1Pe 1:18 - Cl 1:14 - Atos 20:28) e agora somos "propriedade" de Deus" (1Pedro 2:9) e, por termos sido comprados, não pertencemos a nós mesmos (1Coríntios 6:18-20);  nós fomos selados (aphragizo G4972) com o Espírito Santo da Promessa, (Efésios 1:13), o qual é a "garantia (arrabon G728)" da nossa "herança (kleronomia G2817)", para a "redenção (apolutrosis G629)" da "propriedade adquirida (peripoiesis G4047)" (Efésios 1:14); antes, éramos escravos do pecado (Jo 8:34 – Rm 6:20 – Rm 6:16 – Rm 6:17 – 2 Pe 2:19 – Rm 6:19), MAS agora somos escravos de Deus (1 Co 7:22 – Lc 2:29 – At 2:18 – At 4:29 –  At 16:17 – Rm 1:1 – 2 Co 4:5 – Gl 1:10 - Fp 1:1 – Cl 4:12 – 2 Tm 2:24 – Tt 1:1 – Tg 1:1 – 1 Pe 2:16 – 2 Pe 1:1 – Jd 1:1 – Ap 1:1 – Ap 2:20 – Ap 15:3 – Ap 19:2 – Ap 19:5 – Ap 22:3 – Ap 22:6 – Ap 7:3 – Ap 10:7 – Ap 11:18), MAS, embora sejamos "escravos de Deus", por termos sido comprados por Ele, mesmo assim, Jesus NÃO nos chama de "escravos", mas sim de amigos (João 15:15); mesmo assim, devido à adoção, somos filhos, herdeiros de Deus (Gálatas 4:4-7). 

RESUMO 

44. Assim como (a) era melhor, para um hebreu, deixar de ser escravo de um estrangeiro e passar a ser escravo de um parente que servisse a Deus, uma vez que tal parente não iria tratá-lo mal, da mesma forma, (b) é melhor deixar se ser "escravo do pecado" e passar a ser "escravo de Deus", pois, não apenas fomos comprados e feitos escravos de Deus, mas também fomos adotados por Deus, como filhos. 

45. Mesmo ainda sendo pecadores, pelo fato de Jesus ter nos "comprado", com seu sangue, nós não somos mais escravos do pecado, mas sim escravos de Deus!

 

 

 

46. A palavra PECADO/PECAR já existia ANTES do nascimento de Jesus Cristo – obviamente, não em língua portuguesa – e podemos ver isso, por exemplo, nessas duas passagens do Antigo Testamento (TANACH), a saber, "Ocorreu que PECARAM (“CHATA” H2398) os filhos de Israel contra JAVÉ (“YHWH” H3068), seu DEUS ("ELOHIM” H430), que os tirou da terra do Egito, de debaixo da mão de faraó, rei do Egito, e temeram a outros deuses ("ELOHIM” H430) (2Reis 17:7)" e também na passagem que diz "Pois minhas TRANSGRESSÕES ("PESHA" H6588) eu reconheço; meu PECADO ("CHATAT" H2403) está na minha frente sempre (Salmos 51:3)".

 

--------------

 

 

 

1. Pergunta: SE Deus perdoou o pecado de Davi (2Samuel 12:13,14) e SE, ANTES da morte na cruz, Jesus já perdoava os pecados das pessoas (Lucas 7:47,48 - Mateus 9:2 - Marcos 2:5 - Lucas 5:20) e até ensinou as pessoas a perdoarem pecados (João 20:23 - Mateus 6:12 - Lucas 11:4), POR QUE é dito que Ele (Jesus) derramou seu sangue (morreu) para PERDÃO ("APHESIS" G859) dos PECADOS ("HAMARTIA" G266)(Mateus 26:28)? Isso significa necessariamente uma real contradição? SE for uma real contradição, então o perdão de Jesus antes da crucificação teria sido "inválido", ou sua morte na cruz teria sido "desnecessária"? 

2. Resposta: Na Bíblia, NÃO há NENHUMA passagem que explique isso, de forma EXPLÍCITA, mas devemos considerar que, quando uma mensagem – seja bíblica ou não – "parece" contradizer outra, isso NÃO significa "necessariamente" que seja uma "real contradição", isto é, pode ser que seja uma "suposta contradição", caso haja algum elemento IMPLÍCITO. Veja um exemplo:

3. Nós conseguimos PAGAR por produtos e serviços, mesmo SEM dinheiro! Isso “parece” ser uma contradição, MAS isso não significa que seja uma "real contradição", caso o elemento IMPLÍCITO seja o fato de utilizarmos um CRÉDITO (cartão de Crédito). Isso NÃO significa que o nosso pagamento "sem" dinheiro seja "inválido", NEM significa que o nosso CRÉDITO seja desnecessário. Essa ideia de “crédito” TALVEZ seja o elemento IMPLÍCITO que explique o porquê de Jesus ter perdoado antes de morrer na cruz, uma vez que sua morte (na cruz) já era algo GARANTIDO (Mateus 20:17-19 – Lucas 18:31-33 – 1Pedro 1:18-20 – Apocalipse 13:8)!

4. Na crucificação, Jesus deu sua vida como PAGAMENTO DE RESGATE ("LYTRON" G3083) a favor de muitos (Marcos 10:45), ele (Jesus) nasceu para SALVAR ("SOZO" G4982) o seu povo dos pecados; segundo a LEI de Deus, referente á Antiga Aliança, quase tudo é PURIFICADO ("KATHARIZO" G2511) com sangue e sem derramamento de sangue NÃO há PERDÃO ("APHESIS" G859) (Hebreus 9:22); Cristo foi oferecido uma vez para LEVAR ("ANAPHERO" G399) PARA FORA ("EK" G1537) os PECADOS ("HAMARTIA" G266) de muitos (Hebreus 9:28).

  

--------------------------------

 

O NASCIDO DE DEUS NÃO PECA OU NÃO VIVE PECANDO?