A Bíblia e a Questão do Cabelo

A Bíblia e a Questão do Cabelo

A BÍBLIA E A QUESTÃO DO CABELO

 

 

INTRODUÇÃO

A passagem em 1Coríntios 11 fala basicamente sobre (a) o uso de uma cobertura para a cabeça - entende-se "véu de pano" ou "chapéu" - e fala sobre (b) o tamanho do cabelo; o objetivo desse diálogo é apresentar duas interpretações e deixar que cada pessoa reflita sobre qual seria a interpretação mais fundamentada com a Bíblia; como diz o apóstolo Paulo: "JULGUEM" (1Coríntios 11:13,14).

 

AFIRMAÇÕES DO APÓSTOLO PAULO

1. O apóstolo Paulo AFIRMA que o homem orando ou profetizando com a cabeça coberta desonra sua própria cabeça (1Coríntios 11:4 - 1Coríntios 11:7) e que a mulher orando ou profetizando com a cabeça descoberta desonra sua própria cabeça (1Coríntios 11:5).

Entende-se que "PROFETIZAR", nesse contexto de 1Coríntios 11:4,5, significa "FALAR" sobre a Palavra de Deus, a qual foi dita por meio dos profetas e de Jesus Cristo (Hebreus 1:1,2). 

***Reflexão: MAS desonraria POR QUÊ: (a) Porque Deus determinou assim, ou (b) porque algum ensinamento da época - sem base na Escritura - determinava assim? 

 

2. O apóstolo Paulo diz que, SE a mulher não se cobrir, RASPE-SE; mas, SE para a mulher for vergonhoso ter cabelo curto ou raspado, CUBRA-SE (1Coríntios 11:6); mesmo que o cabelo tenha sido dado em lugar de cobertura (entende-se "véu" ou "chapéu") (1Coríntios 11:15), pela lógica desse trecho (1Coríntios 11:6), entende-se que, SE a mulher NÃO cobrir a cabeça com alguma "cobertura" (entende-se "véu" ou "chapéu"), ela deve raspar o cabelo, mas, SE para ela for vergonhoso ter o cabelo curto ou raspado, ela deve cobrir a cabeça com tal “cobertura”.

***Reflexão: A mulher deve se cobrir – ao orar ou profetizar – POR QUÊ: (a) Porque Deus determinou assim, ou (b) porque algum ensinamento da época - sem base na Escritura - determinava assim? 

 

3. O apóstolo Paulo AFIRMA que o homem – ao orar ou profetizar – não deve cobrir a cabeça (1Coríntios 11:7).

***Reflexão: O homem – ao orar ou profetizar – não deve cobrir a cabeça POR QUÊ: (a) Porque Deus determinou assim, ou (b) porque algum ensinamento da época - sem base na Escritura - determinava assim?  

 

 

QUAL O MOTIVO DO USO DA COBERTURA E

DO COMPRIMENTO DO CABELO?

4. De acordo com essa passagem, o apóstolo Paulo fundamentou a questão do cobrir a cabeça (1Coríntios 11:6,7), citando a CRIAÇÃO do homem e da mulher (1Coríntios 11:8,9) e, especificamente, no caso das mulheres, disse que era por causa dos ANJOS (1Coríntios 11:10); para fundamentar a questão do comprimento do cabelo, o apóstolo Paulo disse que a própria NATUREZA ensina que ter cabelo longo é desonra para o homem e glória para a mulher (1Coríntios 11:13-15).

 

POR CAUSA DOS ANJOS

5. O apóstolo Paulo diz que a mulher deve ter autoridade sobre a cabeça, POR CAUSA dos “ANJOS” (1Coríntios 11:10); devemos nos lembrar de que a palavra “ANJO” significa “MENSAGEIRO”, podendo se referir tanto a “mensageiro não humano" (Hebreus 1:13,14) quanto a “mensageiro humano" (Marcos 1:2)! Por LIMITAÇÃO HUMANA, é difícil saber a que tipo de "mensageiro" o apóstolo Paulo se referia!

 

 

O QUE A NATUREZA ENSINA?

6. O apóstolo Paulo disse aos irmãos: "JULGUEM, é apropriado a mulher orar a Deus descoberta? A NATUREZA não ensina que é desonra para o homem ter cabelo longo? E que é glória para a mulher ter cabelo longo? (1Coríntios 11:13-14)

***Reflexão: O apóstolo Paulo diz aos irmãos que JULGUEM! Embora entenda-se que perguntas de Paulo foram feitas para que os irmãos concordassem com ele (com Paulo), NÃO se pode descartar a possibilidade de que os irmãos daquela época tivessem e que os irmãos atuais, com sinceridade, tenham algum entendimento diferente!

***Devemos considerar que, no Antigo Testamento, NÃO há NENHUMA passagem que ensine isso e que NÃO há NENHUM relato de Jesus ensinando isso. 

 

7. O apóstolo Paulo diz para aqueles que contestam que as igrejas de Deus não têm tal COSTUME, isto é, (a) de homens orarem ou profetizarem com cabeça coberta e mulheres com cabeça descoberta e (b) de homens usarem cabelos longos e mulheres curtos.

 

INTERPRETAÇÃO DE QUE A QUESTÃO DA COBERTURA

E DO CABELO SEJA MANDAMENTO DE DEUS

8. Há quem entenda que, pelo fato de ter sido o apóstolo Paulo quem afirmou isso, POR SI SÓ, já significa que tal questão se trata de um "mandamento de Deus"! Há quem entenda que essa regulamentação se aplica "apenas" quando os irmãos estão reunidos/congregados (aplicação específica), MAS o texto NÃO afirma isso NEM confirma isso! Se seguirmos essa regulamentação, teríamos que seguir em todos os momentos e em todos os lugares, ao orar e ao profetizar (falar sobre a Palavra de Deus), isto é, uma APLICAÇÃO TOTAL.  

***Reflexões:

9. Quanto ao uso da cobertura (véu ou chapéu), SE essa interpretação estiver correta, considerando que as mulheres – e homens – podem orar – sonoramente ou só em pensamento – a qualquer momento e em qualquer lugar, assim sendo:

(a) A mulher teria que sempre levar consigo uma cobertura – um véu ou um chapéu – para que possa ORAR e PROFETIZAR (falar sobre a Palavra de Deus) quando e onde quiser; caso ela esteja sem o véu ou chapéu, ela NÃO poderá ORAR nem PROFETIZAR (falar sobre a Palavra de Deus), mesmo que queira;

(b) Quanto aos homens que trabalham de capacete (bombeiros, policiais, pedreiros, engenheiros, motoqueiros, soldados), ou de touca (médicos, enfermeiros, cozinheiros), ou que estejam usando touca, devido ao frio, para que eles possam ORAR ou PROFETIZAR (falar sobre a Palavra de Deus), eles teriam que tirar o capacete ou touca, do contrário, eles não poderão ORAR nem PROFETIZAR (falar da Palavra de Deus). VOCÊ CONCORDA? 

 

10. Quanto ao comprimento do cabelo, considerando que seja "mandamento de Deus", é importante observar que a passagem NÃO diz que a mulher não pode cortar ou aparar o cabelo ou fazer repique ou franja – apenas fala sobre o cabelo ser longo – e também NÃO define até que ponto um cabelo é considerado como curto ou longo; um cabelo até a altura da boca é curto ou longo? E até o queixo? E até o ombro? 

 

 

 

INTERPRETAÇÃO DE QUE A QUESTÃO DA COBERTURA

E DO CABELO NÃO SEJA MANDAMENTO DE DEUS

 

11. Há quem entenda que o fato de ter sido o apóstolo Paulo quem ensinou essa questão do cabelo e embora ele (Paulo) tenha citado a criação do homem e da mulher, a questão dos anjos e da natureza, a fim de fundamentar a questão, mesmo assim, NÃO significa necessariamente que seja mandamento de Deus, havendo a possibilidade de ser apenas um entendimento da época, o qual o apóstolo Paulo apoiava, ou talvez um entendimento pessoal do apóstolo Paulo, uma vez que em outras passagens, o apóstolo Paulo mostra explicitamente que é apenas uma opinião dele (de Paulo), a saber, (a) na passagem em que Paulo diz que é ele (Paulo) que está dizendo, não o Senhor (1Coríntios 7:12), na passagem em que Paulo diz que é uma permissão, não um mandamento (1Coríntios 7:6), (c) na passagem em que Paulo diz que não é mandamento do Senhor, mas sim uma opinião dele (de Paulo) (1Coríntios 7:25) e na passagem em que Paulo diz que "é ele (Paulo)" que está dizendo, "não segundo o Senhor", mas como por loucura (2Coríntios 11:17). MAS a questão do cabelo seria mandamento de Deus ou apenas uma opinião de Paulo? A passagem NÃO diz!

(a) É importante observar que NÃO existe NADA "explícito" na passagem, dizendo que a questão da cobertura da cabeça e do comprimento do cabelo seja mandamento de Deus; SE foi a intenção de Paulo dizer que era "mandamento de Deus", então ele (Paulo) disse de forma "indireta", não foi "explícito"!  

(b) No Antigo Testamento NÃO existe NENHUM mandamento que diga isso; 

(c) NÃO há NENHUM relato de Jesus ensinando isso; 

(d) Quanto à NATUREZA, existem homens heterossexuais que usam cabelo comprido e há mulheres heterossexuais que usam cabelo curto e que, com sinceridade, não consideram isso como desonra! 

(e) Mulheres com cabelo bem crespo, mesmo que tenham um cabelo bem cuidado, hidratado, tal cabelo não terá um caimento de véu, mas sim terá bastante volume, como uma coroa; Como uma mulher de cabelo bem crespo e bem crescido – bem volumoso – usaria um véu de pano ou chapéu? 

12. Reflexão: SE essa interpretação estiver correta, então as mulheres poderão ORAR – sonoramente ou só em pensamento – e PROFETIZAR (falar sobre a Palavra de Deus), a qualquer momento e em qualquer lugar, SEM precisar levar consigo uma cobertura – véu ou chapéu – e os homens poderão ORAR e PROFETIZAR (falar sobre a Palavra de Deus), SEM precisar PARAR o trabalho, tirando o capacete ou a touca.

13. Como diz o apóstolo Paulo: "JULGUEM" (1Coríntios 11:13,14). 

 

     

 

 

 

******      ******      ******      ******      ******      ******

 

1Coríntios 11:4-16 (Tradução Mais Literal)

4. Todo homem orando ou profetizando (da) cabeça tendo, desonra a cabeça dele.

5. Mas toda mulher orando ou profetizando com a cabeça descoberta, desonra a cabeça dela; [um pois é e o mesmo] a raspada.

******      ******      ******      ******      ******      ******

6. SE pois não se cobrindo a mulher, também RASPE-SE; se porém vergonhoso à mulher o cortar-curto ou raspar-se, CUBRA-SE.

7. Homem certamente NÂO se deve cobrir a cabeça, imagem e glória de Deus sendo; a mulher, porém, glória do homem é.

******      ******      ******      ******      ******      ******

8. Pois não é o-homem da mulher, mas a mulher do homem;

9. E pois não se criou o homem por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

******      ******      ******      ******      ******      ******

10. Por causa disso, deve a mulher autoridade ter sobre a cabeça, por causa dos ANJOS.

******      ******      ******      ******      ******      ******

11. Mas nem a mulher (é) sem o homem, nem o homem sem a mulher.

12. Assim como, pois, a mulher (é) do homem, assim também o homem (é) por (meio dela).

******      ******      ******      ******      ******      ******

13. Entre vocês mesmos JULGUEM: apropriado é para a mulher descoberta a Deus orar?

14. Nem a natureza, em si, ensina a vocês que o homem certamente SE tiver cabelo longo, desonra para ele é?

15. A mulher, porém, se tiver cabelo longo, glória para ela é? Pois o cabelo em lugar de cobertura é dado a ela.

16. Se porém alguém pensa contestador ser, nós tal costume não temos, nem as igrejas de Deus.