O Falar em Línguas

O Falar em Línguas

 O Falar em Línguas

  

 

1. PERGUNTA: O falar em língua(s) em ATOS 2 é o mesmo que o falar em língua(s) em 1CORÍNTIOS 14?

2. Em ATOS 2, as pessoas falaram em línguas (Atos 2:4), mas houve um milagre de interpretação (Atos 2:6-11). Quanto a Atos 2, todos concordam que houve INTERPRETAÇÃO; o que não se sabe é o seguinte: (1) cada pessoa passou a falar vários idiomas ao mesmo tempo, (2) cada pessoa continuou falando seu idioma nativo, porém com um milagre de tradução simultânea, (3) ou cada pessoa passou a falar uma língua humanamente indecifrável, junto com um milagre de tradução simultânea?

3. Em ICORÍNTIOS 14, quem fala em línguas não fala a homens, mas a Deus e, em espírito, fala mistérios (1Coríntios 14:2), edificando a si mesmo (1Coríntios 14:4); quem fala em línguas, ora em línguas (1Coríntios 14:13) e quem ora em línguas o espírito da pessoa ora, mas a mente fica infrutífera (1Coríntios 14:14). Há quem entenda que o FALAR EM LÍNGUAS de 1Coríntios 14 se trate de LÍNGUA HUMANAMENTE INDECIFRÁVEL, ou seja, uma glossolalia.

4. REFLEXÃO: Considerando que as línguas em 1Coríntios 14 seja uma GLOSSOLALIA, ou seja, o falar em língua humanamente indecifrável, seria a glossolalia de 1Coríntios 14 a mesma glossolalia falada hoje nos grupos evangélicos pentecostais e nos grupos católicos carismáticos? Eu creio que sim, mas acho que existem pessoas que fazem encenações de glossolalia. 

 

 

quem, pois, FALA (EM) LÍNGUA, não a homens fala, mas a Deus; ninguém, pois, entende; em ESPÍRITO, porém, fala MISTÉRIOS (1Coríntios 14:2)

 

quem FALA (EM) LÍNGUA, a si mesmo, edifica; quem, porém, profetiza, a igreja edifica (1Coríntios 14:4)

 

se, pois, ORO (EM) LÍNGUA, o espírito meu ora, mas a mente minha infrutífera fica (1Coríntios 14:14)      

 

***

O FALAR (EM) LÍNGUA(S)

NÃO entrando na questão de se “o falar (em) língua(s)” mencionado na Bíblia seja o mesmo que “o falar (em) língua(s)” existente nos dias de hoje, podemos verificar, o seguinte:

[1] NÃO se deve proibir o “falar (em) línguas” (1Coríntios 14:39), mas, embora o apóstolo Paulo “falasse (em) línguas” (1Coríntios 14:18), embora o apóstolo Paulo quisesse que TODOS “falassem (em) línguas” (1Coríntios 14:5) e, embora a passagem em Marcos 16:17 diga que os que crêem “falarão línguas novas” (Marcos 16:17), DEVEMOS CONSIDERAR que, o “falar (em) língua(s)” NÃO é possível para todos os servos de Deus (1Coríntios 12:30 – 1Coríntios 12:10 – 1Coríntios 12:28), pois, mesmo que o servo de Deus peça a Deus esse dom – variedades de línguas (1Coríntios 12:10 - 1Coríntios 12:28) – é o Espírito Santo que concede esse dom (e os demais dons) a quem ELE quer (1Coríntios 12:11).

[2] Com relação ao “falar (em) língua(s)”, o apóstolo Paulo instrui o seguinte:

(a) Quem “fala (em) língua” fala com Deus (NÃO com as pessoas) (1Coríntios 14:2); quem “fala (em) língua” edifica a si mesmo (1Coríntios 14:4);

(b) NÃO há proveito, quando alguém “fala (em) línguas” com outra(s) pessoa(s) (1Coríntios 14:6 – 1Coríntios 14:9);

(c) Quem “fala (em) língua” deve pedir a Deus que haja INTERPRETAÇÃO (1Coríntios 14:13);

(d) Quando a pessoa “ora (em) língua”, o espírito da pessoa ora, mas a mente da pessoa fica INFRUTÍFERA (1Coríntios 14:14);

(e) É preferível “falar com a mente”, a fim de instruir as pessoas, em vez de “falar (em) língua” (1Coríntios 14:19);

(f) Quando a pessoa estiver NA IGREJA (grupo de pessoas, servos de Deus), se NÃO houver interpretação, a pessoa que “fala (em) língua(s)” deve ficar CALADA,  falando consigo mesma e com Deus (1Coríntios 14:27,28 – 1Coríntios 14:6-34), sendo, assim, edificação só para si (1Coríntios 14:4); a única maneira de falar, consigo mesmo e com Deus, CALADO, é falar em pensamento.  

(g) SE alguém “falar (em) língua”, que seja no máximo três, que seja um por vez e que haja INTERPRETAÇÃO (1Coríntios 14:27);

(h) SE toda igreja se reunir (congregar) e TODOS “falarem (em) línguas” e entrarem leigos ou incrédulos, vão pensar que são loucos (1Coríntios 14:23);

(i) Enquanto que a PROFECIA é um SINAL para os crentes, as LÍNGUAS são um SINAL para os “descrentes (apistos G571)” (1Coríntios 14:22 – Marcos 16:17), provavelmente, por causa daquilo que aconteceu no dia de PENTECOSTES (festa das sete semanas = 50 dias), com o derramamento do Espírito Santo, pois os discípulos NÃO apenas “falaram (em) outras línguas”, conforme o Espírito Santo concedia que falassem (Atos 2:4), MAS sim também houve um milagre de INTERPRETAÇÃO e houve uma mensagem: “as grandezas de Deus” e isso deve ter servido como “sinal” para aqueles que eram “descrentes” em Jesus  (Atos 2:11); na casa de Cornélio, enquanto Pedro ensinava, o Espírito Santo CAIU sobre os que ouviam, o dom do Espírito foi DERRAMADO sobre eles e eles “falaram (em) línguas” (Atos 10:44-46 – Atos 11:17); entende-se que é provável ter havido INTERPRETAÇÃO de línguas, uma vez que a passagem em Atos 11:15-17 afirma que tal acontecimento – na casa de Cornélio – havia sido COMO no dia de Pentecostes (Atos 11:15) e no dia de pentecostes houve interpretação (Atos 2:4-11); os discípulos efésios também “falaram (em) línguas” e entende-se que houve “interpretação”, uma vez que eles NÃO apenas “falaram (em) línguas”, mas também “profetizaram” (Atos 19:6). 

[3] Há quem diga que "o falar (em) língua(s)" relatado em 1Coríntios 12:29,30 seja diferente do "falar (em) língua(s)" relatado, em Atos 2:4 (dia de Pentecostes), em Atos 10:44-46 (casa de Cornélio), em Atos 19:6 (discípulos efésios), mas as passagens NÃO dizem que sejam diferentes. 

[4] O "falar (em) língua(s)" NÃO é uma evidência GARANTIDA de que uma pessoa tenha sido "batizada no (com o) Espírito Santo", pelos seguintes motivos:  

(a) TODOS os coríntios eram "batizados no (com o) Espírito Santo" (1Coríntios 12:13), mas nem todos "falavam (em) língua(s)" (1 Coríntios 12:29,30).  

(b) Há casos em que a pessoa "fala (em) língua(s)", mas que é muito difícil imaginar que tal pessoa seja "batizada no (com o) Espírito Santo"; veja estes vídeos (vídeo 1)(vídeo 2).

 

ORAR EM ESPÍRITO 

[1] No Novo Testamento, a expressão “orar em espírito” aparece três vezes (Judas 20 - Efésios 6:18 - 1Coríntios 14:15); Mas o que é “orar em espírito”? 

Resposta: De acordo com as passagens, entende-se que a “oração em espírito” é quando o “espírito da pessoa ora” (1Coríntios 14:14,15); é importante relembrar o seguinte: (a) algumas passagens mostram que o ser humano é composto por corpo, alma e espírito (1Tessalonicenses 5:23 – Hebreus 4:12 – Lucas 1:46,47), (b) o Espírito de Deus é o Espírito de Cristo e os servos de Deus têm o Espírito de Cristo (Romanos 8:9), (c) quem se une a Cristo é um só espírito com Cristo (1Coríntios 6:17) e (d) o Espírito de Deus (Espírito Santo) entra em contato com o espírito do servo de Deus (Romanos 8:14-16 – Romanos 8:26,27); 

[2] O apóstolo Paulo menciona (a) “oração (em) línguas”, (b) “oração em espírito” e (c) “oração com a mente” (1Coríntios 14:14-17); MAS “oração (em) línguas” é o MESMO que “oração em espírito”?

Resposta: Entende-se que “orar (em) línguas” NÃO seja o mesmo que “orar em espírito”, pelo seguinte: 

(a) Entende-se que “orar em espírito” seja possível para TODOS os servos de Deus, SEM exceção (Judas 20 - Efésios 6:18), MAS o “orar em línguas (falar com Deus em línguas)” NÃO é possível para todos os servos de Deus (1Coríntios 12:30 – 1Coríntios 12:10), pois, mesmo que o servo de Deus peça a Deus esse dom, é o Espírito Santo que concede esse dom (e os demais dons) a quem ELE quer (1Coríntios 12:11). 

(b) Quando o apóstolo Paulo fala sobre a “oração em línguas” junto com a “oração em espírito”, o PROBLEMA apresentado é a MENTE INFRUTÍFERA, que fica assim, por causa das “línguas SEM INTERPRETAÇÃO” (1Coríntios 14:13,14), MAS, quando o apóstolo Paulo apresenta a SOLUÇÃO DO PROBLEMA, ele passa a citar APENAS a “oração em espírito” junto com a “oração com a MENTE” – o apóstolo Paulo deixa de citar a “oração em línguas” – e a mesmo ensino é aplicado, quando a pessoa canta e bendiz (1Coríntios 14:15-17);

 

 

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 EM CONSTRUÇÃO

[1] Embora Jesus tenha dito que aqueles que cressem no Evangelho (a) expulsariam demônios, (b) falariam NOVAS LÍNGUAS, (c) curariam enfermos, com imposição de mãos, etc. (Mc 16:15,16,17,18,19), e, embora o apóstolo Paulo tivesse o desejo de que todos falassem em línguas (ICo 14:5), o apóstolo Paulo explica que, MESMO QUE o salvo peça a Deus determinado dom, é o Espírito Santo que distribui cada dom a quem Ele quer (I Co 12:7,11)

[2] É NECESSÁRIO HAVER INTERPRETAÇÂO DE LÍNGUAS?

RESPOSTA: SIM. Veja que, na descida do Espírito Santo, os irmãos em Cristo começaram a Falar em Línguas, MAS houve INTERPRETAÇÃO e houve uma mensagem: a mensagem anunciada foram as MARAVILHAS DE DEUS (Atos 2:6-11).

Atos 2:6-11
6. Correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque CADA UM os OUVIA falar em sua PRÓPRIA LÍNGUA.
7. E todos pasmavam e se maravilhavam, perguntando uns aos outros: Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8. Então, COMO é que os OUVIMOS, cada um, na NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA NATIVA?
9. Partos, medos e elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e Ásia,
10. Frigia e Panfília, Egito e partes da Líbia perto de Cirene, forasteiros romanos, tanto judeus quanto prosélitos,
11. cretenses e árabes – TODOS os temos OUVIDO em NOSSAS PRÓPRIAS LÍNGUAS falar das GRANDEZAS DE DEUS.

[3] O apóstolo Paulo REPROVA o fato de TODOS falarem em línguas SEM INTERPRETAÇÃO (1Co 14:23).

1Coríntios 14:23
23. Portanto, se TODA a igreja se congregar em UM LUGAR, e TODOS FALAREM EM LÍNGUAS, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão que estais LOUCOS?

[4] Línguas, de fato, é um sinal para o não crente (1Co 14:22) e, de fato, não se pode proibir alguém de "falar em línguas" (1Co14:39), MAS o apóstolo Paulo ensina que, quando a pessoa estiver NA IGREJA (na igreja = no grupo de irmãos em Cristo) (Cl 1:18 – Ef 1:22,23 – Ef 5:23), a pessoa que fala em línguas deve ficar CALADA, se NÃO houver interpretação, falando consigo mesma (ICo 14:27,28 – ICo 14:6-34), sendo, assim, edificação só para si (1Co 14:4); a única maneira de falar, consigo mesmo, CADALO, é falar em pensamento.  

[5] O apóstolo Paulo ensina que, se houver interpretação, que fale UM POR VEZ, e no máximo três pessoas (1Co 14:27,28). 

1Coríntios 14:27,28
27. Se alguém falar em LÍNGUA, faça-se isso por dois, ou QUANTO MUITO TRÊS, e POR SUA VEZ, e HAJA INTÉRPRETE.
28. Mas, se NÃO HOUVER INTÉRPRETE, esteja CALADO na igreja, e FALE CONSIGO MESMO, e com Deus.

A palavra grega grega para CALADO é o verbo "sigao (σιγαω G4601)", podendo significar "manter silêncio (keep silence)", "ficar calado (hold one's peace)", "ficar em silêncio (be kept in silence)" ou "ficar escondido (be concealed)".

 

[6] PERGUNTA: Falar em Línguas é a Evidência de que a Pessoa foi Batizada no (com o) Espírito Santo?

RESPOSTA: NÃO. TODOS os que fazem parte do Corpo de Cristo (= pessoa salva) foram batizados no (com o) Espírito Santo (1Co 12:13), MAS NEM TODOS os que fazem parte do Corpo de Cristo falam em Línguas (I Co 12:29, 30). 

[7] PERGUNTA: Qual é a Evidência do Batismo no (com o) Espírito Santo?

RESPOSTA: Jesus diz que seremos reconhecidos como Seus discípulos, se AMARMOS UNS AOS OUTROS, assim como Cristo nos amou (= Novo Mandamento) (Jo 13:34,35); Jesus também afirma que PELOS FRUTOS conheceremos a árvore (= pessoa) (Mt 7:12-24 – Lc 6:43-49), MAS pode acontecer de a pessoa JÁ fazer parte do corpo de Cristo, ou seja, JÁ ser batizada no (com o) Espírito Santo, MAS NÃO apresentar AINDA nehuma evidência, pelo fato de AINDA ser uma CRIANÇA EM CRISTO, um CRENTE CARNAL; Os coríntios eram batizados no (com o) Espírito Santo (1Co 12:13), tinham TODOS os dons (1Co 1:7), MAS AINDA eram CRIANÇAS em Cristo, eram CRENTES CARNAIS, NÃO estavam cheios do Espírito Santo (1Co 3:1-3). Neste caso, a pessoa faz parte do corpo de Cristo, ou seja, é batizada no (com o) Espírito Santo, MAS AINDA NÃO apresenta evidência de que já faz parte do Corpo de Cristo, ou seja, NÃO apresenta evidência de que foi batizada no (com o) Espírito Santo.

[8] PERGUNTA: Batismo no (com o) Espírito Santo é o Mesmo que Enchimento do Espírito Santo (= Plenitude do Espírito Santo)?

RESPOSTA: NÃO. Os coríntios eram batizados no (com o) Espírito Santo (1Co 12:13), tinham TODOS os dons (1Co 1:7), MAS AINDA eram CRIANÇAS em Cristo, eram CRENTES CARNAIS, ou seja, NÃO estavam cheios do Espírito Santo (1Co 3:1-3 – Ef 5:18-21); (Leia o estudo A Plenitude do Espírito Santo)

 

 

LÍNGUAS TERRENAS OU LÍNGUAS NÃO TERRENAS?

 
 
[9] Analisando a passagem em Atos 2, veja algumas considerações abaixo:
 
PERGUNTAS: 

(a) Cada pessoa passou a falar, milagrosamente, vários idiomas terrenos ao mesmo tempo?

(b) Cada pessoa continuou falando seu idioma nativo, porém o milagre de tradução simultânea para outros idiomas? 

(c) Cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém houve um milagre de tradução simultânea para os outros idiomas?

 

RESPOSTAS:

(a) A passagem em Atos 2 não revela se cada pessoa passou a falar vários idiomas terrenos ao mesmo tempo; 

(b) A passagem em Atos 2 não revela se cada pessoa continuou falando o seu idioma nativo, porém com tradução simultânea para os outros idiomas; 

(c) A passagem em Atos 2 não revela se cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém com tradução simultânea para os outros idiomas.

 

[10] Uma coisa é certa! Houve um MILAGRE DE TRADUÇÃO SIMULTÂNEA (interpretação de línguas) e houve uma MENSAGEM, as Maravilhas de Deus.

[11] COMENTÁRIO: Como a passagem em Atos 2 não revela (a) se cada pessoa passou a falar vários idiomas terrenos ao mesmo tempo, ou se (b) cada pessoa continuou falando o seu idioma nativo, porém com tradução simultânea para os outros idiomas, ou se (c) cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém com tradução simultânea para os outros idiomas, eu não consigo afirmar nenhuma dessas três possibilidades, mas posso afirmar que houve um milagre de tradução simultânea e posso afirmar que houve uma mensagem, que foi as maravilhas de Deus.

 

PERGUNTAS REFLEXIVAS

1. Em denominações onde se fala em "línguas não terrenas", essas línguas trazem a mensagem das maravilhas de Deus?

2. Em denominações onde se fala em "línguas não terrenas", existe o milagre de tradução simultânea (interpretação)?

3. Em lugares onde todos os ouvintes falam o mesmo idioma, existe a necessidade de se falar em outro idioma, para depois traduzi-lo? 

4. Por que os pregadores que falam em línguas não terrenas precisam de intérprete humano para se comunicar? Por que não acontece o milagre de tradução simultânea (interpretação de línguas)?

[12] COMENTÁRIO: Eu não descarto a possibilidade de essas línguas terem sido "línguas não terrenas", parecidas ou iguais às línguas faladas hoje em algumas denominações, MAS eu tenho convicção que, se não houver INTERPRETAÇÃO, a pessoa que fala em línguas deve ficar CALADA, falando apenas consigo mesma e com Deus, ou seja, a única maneira de "falar calado" é falar "em pensamento".

 
 

LÁBIOS GAGUEJANTES

 

[13] A expressão POVO DE LÁBIOS GAGUEJANTES, em ISAÍAS 28:11, tem o mesmo
sentido de POVO DE IDIOMA DESCONHECIDO, em DEUTERONÔMIO 28:49.

A palavra hebráica traduzida por "gaguejantes" é a palavra "la'eg" que, além de ter o sentido de "gaguejante", pode também ter o sentido de "zombador"; veja essa palavra "la'eg" na Concordância Strong, número H3934.

Os assírios, que tinham um idioma desconhecido (gaguejante), atacaram o povo de Efraim.

Esse adjetivo "gaguejante" tem o sentido "figurado", uma vez que os
assírios, obviamente, não tinham e nem estavam com o problema da "gagueira".

[14] O povo de Efraim estava sendo desobediente (Is 28:3-8); para que o povo de Efraim fosse ensinado (Is 28:9), Deus usaria um povo de outra língua (assírios) para falar a Efraim, mas o povo de Efraim não quis ouvir (Is 28:11,12), por isso o povo de Efraim, por não querer ouvir amensagem, Deus disse que eles iriam cair para trás, iriam se quebrantar e ser presos (Is 28:13);

As passagens em Isaías 33:19 e em Jeremias 5:15 também falam sobre esse
POVO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (os assírios).

 

Isaías 28:11-13

11. Assim por LÁBIOS GAGUEJANTES, e por outra língua, FALARÁ A ESTE POVO.
12. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
13. Assim, pois, a palavra do Senhor lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, E CAIAM PARA TRÁS, e se quebrantem e se enlacem, E SEJAM PRESOS.

 

Deuteronômio 28:49-51

49. O SENHOR LEVANTARÁ CONTRA TI UMA NAÇÃO de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, NAÇÃO CUJA LÍNGUA NÃO ENTENDERÁS;
50. Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço;
51. E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, nem crias das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, até que te haja consumido; 

Isaías 33:19

19. Não verás mais aquele povo atrevido, POVO DE FALA OBSCURA, que não se pode compreender e de língua tão estranha que não se pode entender. 

Jeremias 5:15-17

15. Eis que trarei sobre vós uma nação de longe, ó casa de Israel, diz o Senhor; é uma nação robusta, é uma nação antiqüíssima, UMA NAÇÃO CUJA LÍNGUA IGNORARÁS, E NÃO ENTENDERÁS O QUE ELA FALAR.
16. A sua aljava é como uma sepultura aberta; todos eles são poderosos.
17. E comerão a tua sega e o teu pão, que teus filhos e tuas filhas haviam de comer; comerão as tuas ovelhas e as tuas vacas; comerão a tua vide e a tua figueira; as tuas cidades fortificadas, em que confiavas, abatê-las-ão à espada. 

1 Coríntios 14:21-23

21. Está escrito na lei: POR GENTE DE OUTRAS LÍNGUAS, E POR OUTROS LÁBIOS, FALAREI A ESTE POVO; E AINDA ASSIM ME NÃO OUVIRÃO, diz o Senhor.
22. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
23. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 

 

 

TODOS OS CORÍNTIOS ERAM BATIZADOS NO (COM O) ESPÍRITO SANTO
 
[15] O apóstolo Paulo, falando aos coríntios, afirmou que TODOS eles (os coríntios e Paulo) eram Batizados no (com o) Espírito Santo, formando Um Só Corpo (formando o Corpo de Cristo), ou seja, a pessoa é batizada no (com o) Espírito Santo, a partir do momento que a pessoa passa a fazer parte do Corpo de Cristo(1Co 12:12,13) e passa passa a ter o Espírito Santo habitando nela (Rm 8:9)  
 
NÃO é possível fazer parte do corpo de Cristo, sem ser batizado no (com o) Espírito Santo (1Co 12:12,13),
NÃO é possível pertencer a Cristo, sem o Espírito Santo habitando na pessoa (Rm 8:9).
 
 
TODOS OS CORÍNTIOS ERAM BATIZADOS NO (COM O) ESPÍRITO SANTO, MAS NEM TODOS FALAVAM EM LÍNGUAS.
 
[2] O falar em línguas NÃO é uma EVIDÊNCIA GARANTIDA de que tal pessoa é batizada no (com o) Espírito Santo, pois existe a possibilidade de tal língua não ser genuína, vinda do Espírito Santo, mas sim uma língua simulada pela própria mente da pessoa (propositalmente ou não) ou proveniente de forças malignas (2Co 11:13-15 - 1Jo 4:1) 
 
[3] TODOS os coríntios, assim como TODOS os que fazem parte do Corpo de Cristo (= pessoa salva), foram batizados no (com o) Espírito Santo (1Co 12:12,13), MAS NEM TODOS os coríntios, assim como nem todos que fazem parte do Corpo de Cristo, falam em Línguas (I Co 12:29, 30), portanto, existem pessoas que nunca falaram em línguas e que nunca vão falar, mas que são batizadas no (com o) Espírito Santo. 
 
 
NASCER DE DEUS (NASCER DE NOVO) = RECEBER A CRISTO E CRER NELE
EVIDÊNCIAS
 
[4] A evidência que que determinada pessoa é um "discípulo de Cristo" é se tal pessoa ama ao próximo, assim como Cristo nos amou (Jo 13:34,35) 
Conhecemos a árvore pelos frutos (Mt 12:33); se os frutos não são bons, há duas possibilidades:
 
a) a pessoa AINDA é um irmão carnal, uma criança em Cristo (1Co 3:1,2,3).
b) a pessoa é JOIO disfarçado de TRIGO, ou seja, a pessoa está entre os irmãos em Cristo, MAS, na verdade, NÃO é um irmão em Cristo (Mt 13:24-30 - 1Jo 2:19)
 
[5] Existe a possibilidade de a pessoa ser batizada no (com o) Espírito Santo, mas não ter evidência nenhuma, por ser ainda um CRENTE CARNAL, uma CRIANÇA EM CRISTO (1Co 3:1,2,3).
 
Existe a possibilidade de a pessoa ser nascida de novo (nascida de Deus) (Jo 1:11-13), mas não ter evidência nenhuma, por ser um ainda CRENTE CARNAL, uma CRIANÇA EM CRISTO (1Co 3:1,2,3).
 
Nem sempre existem evidências de que tal pessoa seja batizada no (com o) Espírito Santo, nem sempre há evidências de que tal pessoa seja nascida de novo (nascida de Deus) (1Co 3:1,2,3 - Mt 13:24-30).
 
[6] O amor ao próximo é a real evidência de que tal pessoa seja, de fato, um discípulo de Cristo (Jo 13:34,35) e quem ama é nascido de Deus (I João 4:7 – I João 3:10); quem recebe a Cristo, crendo Nele, torna-se filho de Deus, nascendo de Deus (Jo 1:11-13), pois quem nasce de novo crê que Jesus é o Filho de Deus (I João 5:4,5), crê que Jesus é o Cristo (Cristo = Messias = Ungido), (João 3:3 – João 1:13), não podendo mais viver na prática do pecado (I João 5:18 -  I João 3:9), tendo que praticar a justiça (I João 2:29), deixando de ser crentes carnais (crianças em Cristo) (1Co 3:1,2,3).
 
 
 
 
 
 
BATISMO NO (COM O) ESPÍRITO SANTO = DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO SOBRE A PESSOA
 

[7] Quando Jesus ressuscitou, apareceu aos seus discípulos e assoprou sobre eles dizendo que recebessem o Espírito Santo (Jo 20:22), mas esse acontecimento não havia sido ainda o batismo no (com o) Espírito Santo, pois Jesus, pouco antes de subir aos céus, disse a seus discípulos que, em poucos dias, receberiam a promessa do Pai; essa promessa era “o derramamento do Espírito Santo” (At 2:16,17,18 – Jl 2:28 – At 2:32,33 – Lc 24:49,50,51 – At 1:8) e com esse derramamento, os discípulos receberiam o “batismo no (com o) Espírito Santo” (At 1:4,5). 

[8] Jesus subiu aos céus, assentou-se a direita do Pai (At 2:34) e recebeu do Pai, a promessa do Espírito Santo (At 2:32,33). Nós somos salvos, por meio do Espírito Santo, que é a água viva (Jô 7:37,38,39 – 1Co 12:13), água viva que lava, regenera e renova (Tt 3:5 – At 22:16).

[9] Deus derramou o Espírito Santo, por meio de Jesus Cristo (Tt 3:6 - At 2:32,33,34 – Lc 24:49,50,51), com a finalidade de que nós nos tornássemos herdeiros de Deus (Tt 3:7).

 
ENCHIMENTO/PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO = VIVER E ANDAR EM ESPÍRITO
 
[10] Batismo no (com o) Espírito Santo NÃO é o mesmo que Enchimento do Espírito Santo (Plenitude do Espírito) (Ef 5:18,19,20,21), pois os coríntios eram todos batizados no (com o) Espírito Santos (1Co 12:12,13), MAS ainda eram irmãos carnais, crianças em Cristo, ou seja, não estavam cheios do Espírito (1Co 3:1,2,3).
 
[11] NÃO é possível pertencer a Cristo, sem o Espírito Santo habitando na pessoa (Rm 8:9).
Cristo habita em nós (Jo 14:23), nós somos a Casa de Cristo (Hb 3:6), nós temos o Espírito de Cristo (Rm 8:9), quem se une a Cristo é um só espírito com Cristo (1Co 6:17). 
 
[12] Devemos ser cheios do Espírito Santo, ou seja, devemos nos permitir ser cheios do Espírito Santo (Ef 5:18), e de que maneira, biblicamente? (a) Louvando a Deus, com sinceridade, (b) sendo gratos a Deus em todas as situações e (c) servindo uns aos outros [Ef 5:18,19,20,21], ou seja, para sermos cheios do Espírito Santo, temos que praticar “o louvor, a gratidão e a humildade”, e o fruto disso só pode ser mais coisas boas, opostas ao fruto da bebedeira);
 

[13] Com relação ao louvor, é bom frisar o seguinte: Podemos expressar louvor (= engrandecimento) a Deus com danças (Sl 149:3 – Sl 150:4), com instrumentos musicais (Sl 149:4 – Sl 150:3-5), etc, MAS, tais expressões de louvor (= engrandecimento) DEVEM estar acompanhadas do SACRIFÍCIO DE LOUVOR QUE AGRADA A DEUS, que é a PRÁTICA DO BEM (= beneficência) (grego: G2140 eupoiiase a COMUNHÃO (= amor fraternal) (grego: G2842 koinonias) (Hb 13:15,16), pois SEM TAL SACRIFÍCIO DE LOUVOR, cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, bater palmas, etc, serão apenas LOUVOR DA BOCA PARA FORA ou LOUVOR DE APARÊNCIAS ou LOUVOR QUE NÃO CONDIZ COM AS ATITUDES DA PESSOA (Mc 7:6 - Is 29:13 - Am 5:23).

a) O SACRIFÍCIO DE LOUVOR é um FRUTO (Hb 13:15)

b) A árvore que produz esse FRUTO são as pessoas que confessam o nome de Jesus (lábios que confessam o nome de Jesus) (Hb 13:15)

c) OS SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS é a PRÁTICA DO BEM (beneficência) e o AMOR FRATERNAL (comunhão) (Hb 13:16)

 
[14] Podemos dizer que estar cheio do Espírito Santo equivale a VIVER E ANDAR EM ESPÍRITO (Gl 5:25 - Gl 5:16), que é ter uma vida, apresentando o Fruto do Espírito: amor (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade), benignidade (ser amável), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (temperança) (Gl 5:22).
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A FONTE E A ÁGUA VIVA
 
1. Jesus Cristo, em um sentido, é a FONTE, pois é Jesus quem oferece a ÁGUA VIVA (1Coríntios 10:4 - João 4:13,14 - João 7:37-39); o PAI e o FILHO (Jesus Cristo) habitam em nós (João 14:23), nós somos a Casa de Cristo (Hebreus 3:6), nós temos o Espírito de Cristo (Romanos 8:9), quem se une a Cristo é um só espírito com Cristo (1Coríntios 6:17). 
 
2. O Espírito Santo é a ÁGUA VIVA (João 7:37,38,39 – 1Coríntios 12:13) e se torna em FONTE dentro da pessoa (João 4:13,14); perceba que o Espírito Santo se torna em FONTE, quando está dentro de nós!
O Espírito Santo habita em nós (1Coríntios 6:19,20 -Romanos 8:9-11) e o Espírito Santo (Espírito de Deus) é o Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
 
3. A FONTE habita em nós, mas devemos permitir que a FONTE libere a água, até ficarmos cheios, inundados dessa Água Viva, que é o Espírito Santo.
 
 
 
 
 
 
 
 
Por que "o falar em línguas, com interpretação" que ocorreu em Atos 2:4 seria DIFERENTE do "falar em línguas" que deve ter interpretação, referente a 1Coríntios 12:29,30 e 1Coríntios 14:23. Em ambos os casos percebe-se a importância da interpretação.
 
Eu entendo que, em Atos 2:4 (dia de Pentecostes), em Atos 10:44-46 (casa de Cornélio), em Atos 19:6 (discípulos efésios), ocorreu o DOM de falar em Línguas, COM INTERPRETAÇÃO, assim como, em 1Coríntios 12:29,30, sobre o qual o apóstolo Paulo diz que deve haver INTERPRETAÇÃO (1Coríntios 14:23)! Eu não consigo encontrar NENHUMA passagem bíblica que faça tal DIFERENÇA!
 
Eu entendo que "o falar em línguas" relatado em 1Coríntios 12:29,30 é O MESMO "falar em línguas" relatado, em Atos 2:4 (dia de Pentecostes), em Atos 10:44-46 (casa de Cornélio), em Atos 19:6 (discípulos efésios). Eu não vejo nenhuma passagem bíblica que faça alguma diferenciação.
 
PERGUNTA: Timothy Barber, segundo o seu entendimento, "o falar em línguas" registrado em 1Coríntios 12:29,30 é DIFERENTE do falar em línguas registrado, em Atos 2:4 (dia de Pentecostes), em Atos 10:44-46 (casa de Cornélio), em Atos 19:6 (discípulos efésios)? QUAL a diferença?
 
 
Eu digo que é possível ser "batizado no (com o) Esírito Santo", sem falar em línguas, pelo fato de que TODOS os coríntios eram "batizados no (com o) Espírito Santo" (1Coríntios 12:13), mas nem todos falavam em línguas (1 Coríntios 12:29, 30)! Só por causa disso! PERGUNTA: Timothy Barber, segundo o seu entendimento, "o falar em línguas" registrado em 1Coríntios 12:29,30 é DIFERENTE do falar em línguas registrado, em Atos 2:4 (dia de Pentecostes), em Atos 10:44-46 (casa de Cornélio), em Atos 19:6 (discípulos efésios)?
 
Eu não sou contra o "batizar em água"! Eu apenas estou afirmando que "o falar em línguas" NÃO é uma evidência GARANTIDA de que tal pessoa foi "batizada no (com o) Espírito Santo" e, baseando-me em 1Coríntios 12:13 e em 1Co´rintios 12:29,30, eu digo que é possível que uma pessoa seja "batizada no (com o) Espírito Santo, sem NUNCA ter falado em línguas! CONCORDA?
 
TODOS os coríntios eram "batizados no (com o) Espírito Santo" (1Coríntios 12:13), mas nem todos falavam em línguas (1 Coríntios 12:29, 30). CONCORDA?