As Mulheres
→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.
→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:
1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.
2. Explique, usando argumentos lógicos.
3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).
4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
RECIPROCIDADE
O MAL QUE EU NÃO QUERO PARA MIM,
EU NÃO POSSO DESEJAR PARA ELA
[1] Existem passagens bíblicas que enfatizam que os maridos DEVEM AMAR suas respectivas esposas, NÃO podendo tratá-las "asperadamente" (Cl 3:19 - Ef 5:25 - Ef 5:28 - Ef 5:33); a esposa também deve amar o marido, obviamente (Tt 2:4).
[2] Os maridos DEVEM AMAR suas respectivas esposas COMO A SI MESMOS, ou seja, é uma RECIPROCIDADE, pois o BEM que o esposo quer para si mesmo, ele DEVE desejar também para a esposa, o MAL que o esposo NÃO quer para si mesmo, ele NÃO pode desejar para a esposa, ou seja, basta o esposo se colocar no lugar da esposa e verificar se ele gostaria de ser tratado da forma como ele trata a esposa (Ef 5:28 - Ef 5:33)
[3] Os maridos DEVEM AMAR suas respectivas esposas, assim como Jesus Cristo AMOU a igreja (= grupo de irmãos em Cristo), DANDO A PRÓPRIA VIDA POR ELA (Ef 5:25).
A QUESTÃO DA SUBMISSÃO
QUESTÃO DE HIERARQUIA
[4] Algumas passagens dizem que a esposa deve ser submissa ao marido (Ef 5:22 - Cl 3:18 - 1Pe 3:1) e o marido é o CABEÇA da mulher (Ef 5:23)
[5] A RELAÇÃO de "SER CABEÇA" e de SER SUBMISSA", ensinada na Escritura Sagrada (Bíblia), é uma relação de COOPERAÇÃO e de AMOR: (a) é uma relação de cooperação, uma vez que o marido PRECISA DA AJUDA DA ESPOSA (Gênesis 2:18) e, uma vez que o marido e a esposa DEPENDEM UM DO OUTRO (1Coríntios 11:11,12); (b) é uma relação de AMOR, uma vez que o marido DEVE, enfaticamente, AMAR A ESPOSA, NÃO tratando-a asperadamente (Cl 3:19 - Ef 5:25 - Ef 5:28 - Ef 5:33), e uma vez que a mulher, obviamente, também deve amar o marido (Tt 2:4); concluindo, essa RELAÇÃO NÂO tem nada a ver com AUTORITARISMO entre DITADOR e ESCRAVA. Essa RELAÇÃO é uma questão de HIERARQUIA, tais como:
(a) Os filhos devem ser submissos aos seus pais e os pais NÃO devem irritar os filhos (Ef 6:1-4);
(b) Os cidadãos devem ser submissos às AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, pois tais autoridades governamentais têm a obrigação de proteger os cidadãos; em caso de maridos violentos com a esposa, as AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS devem proteger a mulher, através da DENÚNCIA do crime (Rm 13:1-6); a esposa NÃO se torna insubmissa por denunciar o marido violento à polícia, assim como um funcionário NÃO se torna insubmisso por denunciar o crime de um superior hierárquico da empresa. Cada um tem o seu papel, e o papel da autoridade governamental é punir aqueles que fazem o mal (Rm 13:1-6).
Liderança, Submissão, Costumes
[6] A passagem em 1Coríntios 11:3 apresenta o conceito de LIDERANÇA, lembrando que ser líder é uma responsabilidade; a liderança apresentada pelo apóstolo Paulo é a seguinte: (a) Deus é a cabeça de Cristo, (b) Cristo é a cabeça do homem e (c) o homem é a cabeça da mulher (1Co 11:3);
[7] A passagem em 1Coríntios 11:5 apresenta o conceito de SUBMISSÃO, com uma linguagem, que para nós, parece enigmática! Pois o apóstolo Paulo diz que, SE a mulher estiver com o SINAL de SUBMISSÃO, ela poderá orar e PROFETIZAR (proclamar), sem problemas (compare 1Co 11:5 com 1Co 11:10).
[8] A passagem em 1Coríntios 11:14-16 informa que o uso do cabelo curto (para os homens) e o uso do cabelo comprido (para as mulheres) é uma questão de USO e COSTUME (1Co 11:14-16) e tal costume, naquela ocasião, era que o CABELO COMPRIDO, na mulher, havia sido dado em LUGAR DE VÉU (compare 1Co 11:15 com 1Co 11:6) e que tal cabelo representava o SINAL de SUBMISSÃO (compare 1Co 11:10 com 1Co 11:13-15), mas APENAS como COSTUME (1Co 11:16).
[9] O apóstolo Paulo, primeiro, AFIRMA que o homem desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça coberta (1Co 11:4 - 1Co 11:7) e AFIRMA que a mulher desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça descoberta, pois é como se estivesse rapada/depilada/tosquiada (1Co 11:5,6) e repare que Paulo NÃO diz que é proibido aparar as pontas ou fazer um repicado, ou fazer uma franja! O apóstolo Paulo diz que os irmãos devem JULGAR a questão do cabelo, PERGUNTANDO SE é decente que a mulher ore com a cabeça descoberta (1Co 11:13) e PERGUNTANDO SE não é fato que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido (1Co 11:14); embora a expectativa da resposta seja que, de fato, seja indecente que a mulher ore com a cabeça coberta e que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido, NÃO podemos descartar a possibilidade de uma resposta diferente! Afinal, o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, fez PERGUNTAS, para que os irmãos JULGASSEM e RESPONDESSEM! O apóstolo Paulo CONCLUIU, dizendo que essa quastão do cabelo é uma QUESTÃO de COSTUME (1Co 11:16), ou seja, Paulo NÃO diz que seja mandamento!
[10] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Uma mulher de cabelo naturalmente liso ou ondulado, mesmo que o cabelo NÃO esteja tratado, mas sim desidratado, mesmo assim, o cabelo liso e ondulado terá um caimento, parecido com um véu de tecido (pano), MAS, com relação à mulheres de cabelo crespo (negras ou mestiças), mesmo que o cabelo esteja tratado e hidratado, mesmo assim, esse tipo de cabelo NÃO terá um caimento como um véu de tecido (pano), mas sim ficará armado! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo CONCLUI, dizendo que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!
[11] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem muitos homens heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo comprido e que nunca se sentiram desonrados por isso! E existem muitas mulheres heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo curto, mas que nunca se sentiram desonradas por isso! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, disse que os irmãos deviam JULGAR a questão do cabelo (1Co 11:13,14), CONCLUINDO que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!
EM CONSTRUÇÃO
A Mulher Pode Falar e Ensinar na Igreja?
1Coríntios 14:34 - A MULHER PODE FALAR NA IGREJA?
[1] Em 1Coríntios 14:37, o apóstolo Paulo diz que o que ele estava escrevendo era MANDAMENTO do Senhor" (1Coríntios 14:37); devemos observar que há alguns versículos em que o próprio apóstolo Paulo deixa claro que NÃO é o Senhor quem está falando (1Coríntios 7:12), que NÃO é mandamento (1Coríntios 7:6), mas sim uma opinião dele (do próprio Paulo) (1Coríntios 7:25).
[2] Em 1Coríntios 14:34, o apóstolo Paulo diz que (a) as mulheres devem ficar em silêncio na igreja, pois NÃO LHES É PERMITIDO FALAR e que (b) as mulheres devem ser SUBMISSAS (obviamente, ao marido), assim como A LEI DIZ (1Coríntios 14:34); – “as mulheres, nas igrejas, silenciem-se; pois não se permite a elas falar, mas submetam-se como também a Lei diz” (1Coríntios 14:34) –
[3] PERGUNTA: Quem não permitia que a mulher falasse: (a) A LEI (Pentateuco), ou (b) o costume local da época?
RESPOSTA: Na LEI (Pentateuco), NÃO existe NENHUMA passagem que proíba a mulher de falar, MAS, historicamente,sabe-se que, antigamente, na cultura judaica, grega e romana, NÃO era permitido as mulheres falarem entre homens! Entende-se que era o "costume local da época" que NÃO permitia que as mulheres falassem na igreja!
[4] PERGUNTA: O que a LEI (Pentateuco) ordena: (a) que a mulher não fale, ou (b) que a mulher seja submissa ao esposo?
RESPOSTA: Na LEI (Pentateuco), NÃO existe NENHUMA passagem que proíba a mulher de falar, MAS existe o mandamento de que a esposa deve ser submissa ao esposo (Gênesis 3:16).
1Timóteo 2:12 - A MULHER PODE ENSINAR?
[5] Como existem alguns versículos, em que o próprio apóstolo Paulo deixa claro que NÃO é o Senhor quem está falando (1Coríntios 7:12), e que NÃO é mandamento (1Coríntios 7:6), mas sim uma opinião dele (do próprio Paulo) (1Coríntios 7:25), entende-se que, em 1Timóteo 2:12, também NÃO seja um mandamento, pois o apóstolo Paulo diz que é ELE (o próprio Paulo) que NÃO permitia que a mulher ensinasse o homem (1Timóteo 2:12) e, devido a isso, entende-se que isso NÃO se caracterize como um mandamento de Deus, mas sim apenas uma opinião dele (de Paulo); TALVEZ, o apóstolo Paulo tivesse ficado irritado, diante de algumas mulheres que, TALVEZ, fossem autoritárias!
[6] PERGUNTA REFLEXIVA: Existe algum mandamento que proíba a mulher de falar ou ensinar sobre a Escritura FORA da igreja?
RESPOSTA: Não existe NENHUM mandamento que proíba a mulher de falar ou ensinar sobre a Escritura FORA da igreja! SE interpretarmos que "quem não permite que a mulher fale na igreja (1Coríntios 14:34)" seja o Senhor (mandamento do Senhor) (1Coríntios 14:37), em vez do costume local de época, iríamos concluir que, mesmo que haja mulheres com um ótimo conhecimento sobre a Escritura e com uma ótima habilidade de ensinar, mesmo assim, a igreja não poderia usufruir de tal conhecimento feminino! Concluiríamos que somente FORA da igreja é que poderíamos usufruir de tal conhecimento feminino!
(veja o Texto Interlinear de 1Coríntios 14:34,35, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta)
(veja o Texto Interlinear de 1Timóteo 2:11,12, no compilado grego e no compilado siríaco da Peshitta)
A Mulher Pode Profetizar
[16] Em 1Coríntios 11:5, o apóstolo Paulo diz que a mulher PODE profetizar (falar a mensagem de Deus);
→ Em Atos 2:17,18, o apóstolo Pedro, citando o profeta Joel (Jl 2:28), diz que a mulher PODE profetizar (falar a mensagem de Deus);
→ Em 1Coríntios 14:31, o apóstolo Paulo disse que TODOS podem profetizar (falar a mensagem de Deus); a profecia (= falar a mensagem de Deus) EDIFICA (1Co 14:3 - 1Co 14:5), ENSINA e consola a igreja (1Co 14:31);
→ Alguns exemplos de mulheres profetisas são: Miriã (Ex 15:20), Débora (Jz 4:4), Hulda (2Rs 22:14,15 - 2Cr 34:22,23), mãe de Maersalal-Hasbaz (Is 8:3), Ana (Lc 2:36), filhas de Felipe (At 21:8,9); evidentemente que é errado ser um "falso profeta" (Mt 24:1 - At 13:6) ou "falsa profetisa" (Ap 2:20 - Ne 6:14).
[8] Na passagem em 1Pedro 3:1, entende-se que, SE o marido NÃO crê na fé da esposa, SE tal esposa ficar FALANDO da fé dela, esse marido vai ficar irritado, MAS, se tal esposa, em vez de ficar FALANDO da fé dela, tentar demonstrar essa fé, com BOAS ATITUDES, tais boas atitudes serão o diferencial que poderá atrair tal marido para a fé dessa esposa.
A Mulher Cristã Podia Falar na Sinagoga?
[9] Na sinagoga, NÃO se podia pregar o evangelho de Jesus, não se podia falar bem de Jesus (Jô 19:22 – Jô 12:42), mas, mesmo assim, Paulo e Barnabé foram a Antioquia e entraram na sinagoga (At 13:13-16 – At 13:42,43) e pregaram o evangelho (At 13:23,26). Alguns judeus perseguiram a Paulo e a Barnabé (At 13:50), mas, mesmo assim, Paulo e Barnabé entraram na sinagoga em Icônio, para pregar (At 13:51 – At 14:1-4), mas alguns judeus quiseram apedrejar a Paulo e a Barnabé (At 14:5,6). Paulo em Corinto, pregava na sinagoga (At 18:1-4), mas alguns judeus blasfemavam (At 18:6); embora digam que as mulheres não podiam FALAR (ensinando) nas sinagogas, NÃO existe NENHUM mandamento, na TANAKH (Antigo Testamento) que proíba a mulher de FALAR (ensinar) na sinagoga.
5. Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões.
Qual a Diferença Entre "Profetizar" e "Pregar"?
[6] Na Escritura, temos duas atividades semelhantes: profetrizar e pregar; tanto homens quanto mulheres podem profetizar, edificando a igreja, MAS, com relação ao "pregar", embora, na Escritura, NÃO haja nenhum relato de alguma mulher "pregando", também NÃO há NENHUMA passagem que proíba a mulher de "pregar", portanto, onde não há lei, não há transgressão (Rm 4:15).
Profetizar
[18] A palavra "PROFETIZAR" significa "SER PORTA-VOZ (de Deus), FALAR a Mensagem de Deus" (Ez 34:1,2), podendo se referir a:
(a) Alguém "sendo porta-voz de Deus", ANUNCIANDO um acontecimento que acontecerá (futuro) (Dt 18:22);
(b) Alguém "sendo porta-voz de Deus", FALANDO - geralmente "reprovando" - sobre atitudes que aconteceram (passado), que têm acontecido ou que estão acontecento (presente) (Ez 34:1-9).
grego: profetizar (= ser porta-voz, anunciar, proferir) (propheteuo - προφητεύω G4395)
hebraico: profeta (= porta-voz, anunciador) (נָבִיא- H5030 naviy)
[13] TODOS podem profetizar (1Co 14:31); as MULHERES também podem profetizar (At 2:17,18); a profecia é destinada tanto à igreja (1Co 14:3 - 1Co 14:5) quanto a quem não faz parte da igreja (Ap 10:11 - Ap 11:3); a profecia destinada à igreja serve para que todos APRENDAM, para que todos sejam CONSOLADOS (1Co 14:31), para EDIFICAR a igreja (1Co 14:3 - 1Co 14:5); devemos procurar, com amor, os (dons) espirituais (πνευματικά), especialmente, que possamos profetizar (1Co 14:1) (leia o texto em grego);
Pregar
[21] A palavra "PREGAR" significa "PROCLAMAR" e também tem o sentido de "SER PORTA-VOZ DE DEUS", pois perceba que Jonas pregou aos ninivitas (Mt 12:41 - Lc 11:32), pelo fato de Deus ter ordenado (Jn 3:1-4 -Jn 1:1,2); a palavra grega que significa "pregação" é "kerigma" e é usada, referindo-se a mensagens para povos não pertencentes a Israel/Igreja ; veja abaixo:
(a) Jonas pregando aos ninivitas (Mt 12:41 - Lc 11:32);
(b) Os discípulos (e apóstolos) pregando/proclamando a Jesus Cristo (Rm 16:25 - 1Co 1:21 - 1Co 2:4 - 1Co 15:4 - 2Tm 4:17 - Tt 1:3).
grego: pregar, proclamar (kerisso - κηρύσσω G2784)
grego: pregação, proclamação (kerigma - κήρυγμα G2782)
hebraico: pregar (proclamar, gritar, clamar) (קָרָא- H7121 qara)
COMENTÁRIO REFLEXIVO: Talvez esta seja a diferença entre PROFETIZAR e PREGAR: (a) O PROFETIZAR está direcionado tanto a Israel/Igreja (1Co 14:3 - 1Co 14:5) quanto aos que não são pertencentes a Israel/Igreja (Ap 10:11 - Ap 11:3), enquanto que (b) o PREGAR, de acordo com os relatos da Escritura, é direcionado a quem não é pertencentes a Israel/Igreja (Mt 12:41 - Lc 11:32)(Rm 16:25 - 1Co 1:21 - 1Co 2:4 - 1Co 15:4 - 2Tm 4:17 - Tt 1:3)!
MULHER PASTORA: O QUE A BÍBLIA DIZ?
(REFLEXÕES, APENAS!)
1. Embora RAQUEL fosse pastora de ovelhas, não de pessoas (Gênesis 29:9), veja a seguinte reflexão:
2. Considerando que os que PASTOREIAM (verbo "ra'rah" H7462), mencionados em Ezequiel 34:2, sejam GOVERNANTES do povo, ASSIM SENDO, de forma IMPLÍCITA, podemos entender que ATALIA, que reinou seis anos em JUDÁ, foi uma PASTORA-GOVERNANTE "má" (2Crônicas 22:10-12); podemos também entender que DÉBORA foi uma "boa" PASTORA-GOVERNANTE (Juízes 4:4).
Função de Servidora (Diaconisa)
[19] A passagem em Romanos 16:1 afirma que Febe era SERVIDORA (diácono feminino) da igreja (διάκονον τῆς ἐκκλησίας), em Cencreia.
Romanos 16:1
[Συνίστημι] [δὲ] [ὑμῖν] [Φοίβην] [τὴν] [ἀδελφὴν] [ἡμῶν] [οὖσαν]
[recomendo] [além disso] [a vocês] [Febe] [a] [irmã] [nossa] [sendo]
[καὶ] [διάκονον] [τῆς] [ἐκκλησίας] [τῆς] [ἐν] [Κενχρεαῖς]
[também] [servidora/diaconisa] [da] [igreja] [de] [em] [Cencreia]
[20] A palavra grega (grego koine) "diakonos" (James Strong G1249 "διάκονος") é um substantivo que pode ser tanto masculino quanto feminino e significa "servidor" ou "servidora"
→ Declinação da palavra grega (grego koine) "DIAKONOS" (G1249 "διάκονος") :[singular] διάκονος (nominativo), διᾱκόνου (genitivo), διᾱκόνῳ (dativo), διάκονον (acusativo) // [plural] διάκονοι (nominativo), διᾱκόνων (genitivo), διᾱκόνοις (dativo), διᾱκόνους (acusativo).
A DIVISÃO DO TRABALHO
[21] Deus criou o homem e lhe deu o TRABALHO de cuidar do jardim e cultivá-lo (Gn 2:15) e criou a mulher para SER COMPANHEIRA e AJUDÁ-LO, obviamente, para AJUDAR a fazer tal trabalho de cuidar do jardim e cultivá-lo (Gn 2:18); é coerente imaginar que o homem fazia o trabalho mais pesado (preparar a terra, por exemplo) e a mulher o ajudava no serviço MENOS PESADO (semear, por exemplo).
[22] Como, em geral, o homem tem um PORTE FÍSICO mais forte do que o da mulher, é coerente que O TRABALHO MAIS PESADO seja executado por um homem; provavelmente, por isso, o trabalho doméstico seja, tradicionalmente, feito por mulheres, por ser um trabalho MENOS PESADO do que um trabalho BRAÇAL PESADO, tais como, carregar caixas pesadas, carpir terrenos, etc. Na Escritura Sagrada (Bíblia), há uma passagem que aconselha a mulher a estar ocupada em casa, com o trabalho doméstico (Tt 2:4,5), MAS também existe uma passagem que diz que a mulher pode ter um trabalho fora, remunerado (Pv 31:10-31) e, em nehuma parte da Escritura Sagrada (Bíblia), diz que o homem NÃO PODE ou NÃO DEVE executar trabalhos domésticos, NUNCA diz que o trabalho doméstico seja APENAS de mulher. Se existe trabalho, alguém tem que fazer, e nada mais justo do que DIVIDIR AS TAREFAS, de forma justa, de acordo com as POSSIBILIDADES FÍSICAS de cada pessoa e, para isso, nada melhor do que DIÁLOGO, sem palavras ofensivas, um esperando a vez do outro falar, tentando entrar em algum consenso (meio termo).
Jóias
[1] Na passagem, em 1Pedro 3:3:4, é dito que devemos dar mais ênfase à beleza interior, não na beleza exterior (cabelo, joias, roupas) (1Pe 3:3,4); na passagem, em 1Tm 2:8-10, o apóstolo Paulo diz que era ELE (o próprio Paulo) que não permitia que a mulher ensinasse o homem (1Tm 2:12), podemos entender que isso NÃO seja um mandamento de Deus (1Co 7:12 - 1Co 7:6), mas sim, TALVEZ, o apóstolo Paulo tivesse ficado irritado, diante de algumas mulheres que, TALVEZ, enfatizassem muito a beleza exterior e NADA, com relação à beleza interior!
Cabelo
[1] A passagem em 1Coríntios 11:5 apresenta o conceito de SUBMISSÃO, com uma linguagem, que para nós, parece enigmática! Pois o apóstolo Paulo diz que, SE a mulher estiver com o SINAL de SUBMISSÃO, ela poderá orar e PROFETIZAR (proclamar), sem problemas (compare 1Co 11:5 com 1Co 11:10).
[2] A passagem em 1Coríntios 11:14-16 informa que o uso do cabelo curto (para os homens) e o uso do cabelo comprido (para as mulheres) é uma questão de USO e COSTUME (1Co 11:14-16) e tal costume, naquela ocasião, era que o CABELO COMPRIDO, na mulher, havia sido dado em LUGAR DE VÉU (compare 1Co 11:15 com 1Co 11:6) e que tal cabelo representava o SINAL de SUBMISSÃO (compare 1Co 11:10 com 1Co 11:13-15), mas APENAS como COSTUME (1Co 11:16).
COMENTÁRIO REFLEXIVO: O apóstolo Paulo NÃO disse que era proibido a mulher cortar o cabelo e NEM define qual era o comprimento do cabelo!
PERGUNTA REFLEXIVA: (a) O comprimento do cabelo até "a altura dos olhos" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! (b) O comprimento do cabelo até "a altura da boca" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! (c) O comprimento do cabelo até "a altura do queixo" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?!
[3] O apóstolo Paulo, primeiro, AFIRMA que o homem desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça coberta (1Co 11:4 - 1Co 11:7) e AFIRMA que a mulher desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça descoberta, pois é como se estivesse rapada/depilada/tosquiada (1Co 11:5,6) e repare que Paulo NÃO diz que é proibido aparar as pontas ou fazer um repicado, ou fazer uma franja! O apóstolo Paulo diz que os irmãos devem JULGAR a questão do cabelo, PERGUNTANDO SE é decente que a mulher ore com a cabeça descoberta (1Co 11:13) e PERGUNTANDO SE não é fato que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido (1Co 11:14); embora a expectativa da resposta seja que, de fato, seja indecente que a mulher ore com a cabeça coberta e que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido, NÃO podemos descartar a possibilidade de uma resposta diferente! Afinal, o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, fez PERGUNTAS, para que os irmãos JULGASSEM e RESPONDESSEM! O apóstolo Paulo CONCLUIU, dizendo que essa quastão do cabelo é uma QUESTÃO de COSTUME (1Co 11:16), ou seja, Paulo NÃO diz que seja mandamento!
[4] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Uma mulher de cabelo naturalmente liso ou ondulado, mesmo que o cabelo NÃO esteja tratado, mas sim desidratado, mesmo assim, o cabelo liso e ondulado terá um caimento, parecido com um véu de tecido (pano), MAS, com relação à mulheres de cabelo crespo (negras ou mestiças), mesmo que o cabelo esteja tratado e hidratado, mesmo assim, esse tipo de cabelo NÃO terá um caimento como um véu de tecido (pano), mas sim ficará armado! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo CONCLUI, dizendo que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!
[5] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem muitos homens heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo comprido e que nunca se sentiram desonrados por isso! E existem muitas mulheres heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo curto, mas que nunca se sentiram desonradas por isso! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, disse que os irmãos deviam JULGAR a questão do cabelo (1Co 11:13,14), CONCLUINDO que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!
Roupas
[6] Na Escritura, NÃO existe NENHUM mandamento definindo o tamanho da roupa, co comprimento da roupa, o tamanho do decote! A Escritura define as práticas sexuais proibidas (estupro, adultério, sexo com familiares, sexo homossexual, sexo com animais)! A Escritura define que a roupa deve ser MODESTA E DECENTE, MAS NÃO define o que seria uma roupa modesta e indecente (1Tm 2:9,10)! SE a Escritura NÃO define, quem resta para definir? A sociedade! Em nossa sociedade, minissaia e blusinha muito decotada é que é considerado como roupa indecente! Em nossa sociedade, usar maiô, biquíni, sunga, na PRAIA, ou, na PISCINA, NÃO é considerado indecente! Em algumas tribos indígenas, ficar nu (parcialmente ou totalmente) NÃO é considerado como indecente!
[7] O apóstolo Paulo, embora tenha falado especificamente sobre como as mulheres devem se vestir, podemos fazer a mesma aplicação para as roupas masculinas; o apóstolo Paulo afirma que as ROUPAS devem ser MODESTAS (respeitosas) e DECENTES (moderadas) (1Tm 2:9,10), MAS o apóstolo Paulo NÃO define quais roupas seriam modestas e decentes e quais NÃO seriam! Na época de Paulo, as mulheres usavam vestidos femininos e os homens usavam vestidos masculinos, MAS, hoje em dia, as mulheres usam calças femininas e os homens usam calças masculinas (Dt 22:5)!
[8] PERGUNTA REFLEXIVA: O que seria uma ROUPA MODESTA E DECENTE?
RESPOSTA: Isso depende da sociedade onde a pessoa está inserida e depende da CONSCIÊNCIA da pessoa (Rm 14:22)! Em nossa sociedade, as roupas consideradas como indecente são minissaias e blusinhas com um decote grande! Em nossa sociedade, usar maiô, biquíni e sunga, na praia, e, na piscina, NÃO é considerado como indecente! Em nossa sociedade, usar shorts ou calça apertada (calça strech), para praticar esportes, NÃO é considerado como indecente! ENQUANTO, em outras sociedades, a mulher deve cobrir até o rosto! Que tipo de roupa seria adequada para tomar banho no mar e na piscina? Seria um maiô? Seria um vestido? Seria calça comprida? Seria uma bermuda? O apóstolo Paulo diz que a roupa deve ser modesta e decente, MAS NÃO define quais roupas seriam (1Tm 2:9,10)!
Roupa Interior
[9] Como prioridade, obviamente, devemos VESTIR uma "ROUPA INTERIOR", composta de (a) compaixão, misericórdia, piedade (oiktirmos G3628), (b) bondade, benignidade, integridade (chrestotes G5544), (c) humildade (tapeinophrosyne G5012), (d) mansidão (praites G4240), (e) paciência (makrothymia G3115) (Cl 3:12-14); devemos VESTIR a FÉ (pistis G4102), o AMOR (agape G26) e a ESPERANÇA DA SALVAÇÃO (elpis G1680 - soteria G4991) (1Ts 5:8); devemos VESTIR a ARMADURA DE DEUS(Ef 6:13)", que é composta de (a) Verdade (cinturão = cingindo-se) (Ef 6:14), (b) Justiça (couraça) (Ef 6:14), (c) Preparação do Evangelho (calçado) (Ef 6:15), (d) Fé (escudo) (Ef 6:16), lembrando que a Fé Viva é aquela acompanhada de Obras, que são a ajuda ao necessitado (Tg 2:14-17), com amor (1Co 13:3), (e) Salvação (capacete) (Ef 6:16), lembrando que somos salvos, para praticar Boas Obras (Mt 5:16 - Ef 2:10 - Hb 10:24 - 2Co 9:8 - Tt 3:8 - Tt 2:7 - 1Tm 6:18 - 1Tm 5:10), (f) Palavra de Deus (espada) (Ef 6:17), ou seja, devemos conhecer a Escritura (Mt 22:29), devemos examinar a Escritura (At 17:10,11), a fim de não sermos enganados com outros ensinos (2Pe 2:1-3); devemos VESTIR o Novo Homem, com a verdade (aletheia - G225), trabalhando (ergazomai - G2038), a fim de REPARTIR com os Necessitados (Ef 4:24-28).
vestir = enduo (G1746)-
[10] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem pessoas que, de acordo com a sociedade, parecem estar vestidas de maneira modesta e decente, PORÉM, quando se convive com tal pessoa, percebe-se que tal pessoa tem um coração RUIM (Mt 23:27,28 - Cl 2:20,23), ASSIM COMO também existem pessoas, com esse tipo de roupa, com coração bom!
Existem pessoas que, de acordo com a sociedade, parecem estar vestidas de maneira INDECENTE, PORÉM, quando se convive com tal pessoa, percebe-se que tal pessoa tem um coração BOM, ASSIM COMO também existem pessoas, com esse tipo de roupa, com coração ruim!
A Nudez Mencionada em Levíticos 18
[11] A NUDEZ mencionada, em Levítico 18, está relacionada à "RELAÇÕES SEXUAIS PROIBIDAS", a saber, (a) relação sexual entre pais e filhos (Lv 18:7,8), (b) relação sexual entre irmãos e irmãs (Lv 18:9), (c) relação sexual entre avós e netos (Lv 18:10), (d) relação sexual entre tios e sobrinhos (Lv 18:12-14), (e) relação sexual entre sogros e genros/noras (Lv 18:15), (f) relação sexual entre cunhados e cunhadas (Lv 18:16), (g) relação sexual com mulher menstruada (Lv 18:19), (h) relação sexual com a mulher do próximo (adultério) (Lv 18:20), (i) relação sexual homossexual (Lv 18:22), (j) relação sexual com animais (bestialismo) (Lv 18:23).
[12] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Imagine que você seja um(a) médico(a) cirurgiã(o) e que tenha que ver a NUDEZ de seus pais, de seu irmão, de sua irmã, de seu filho, de sua filha, etc, A FIM DE examiná-los ou de fazer uma cirurgia neles! Imagine que você tenha que ver a NUDEZ de um familiar, A FIM DE dar banho na pessoa, pelo fato de tal pessoa estar impossibilitada de tomar banho sozinha, por alguma paralisia, por velhice avançada, etc! Imagine que você tenha que ver NUDEZ de um familiar, A FIM DE salvá-lo de um ataque de algum estuprador ou de algum animal selvagem! É óbvio que NÃO há problema NENHUM em ver a NUDEZ de seus familiares, nessas circunstâncias! Existe uma passagem curiosa que diz que Deus ordenou ao profeta Isaías que andasse sem roupas (= nu), e o profeta Isaías obedeceu, andando sem roupas (= nu) durante três anos (Is 20:2-4)!
A Nudez Provoca o Adultério em Pensamento?
[13] O adultério em pensamento pode acontecer, mesmo que a pessoa esteja totalmente coberta (Mt 5:27,28 - Jó 31:1); o apóstolo Paulo diz que nós somos TENTADOS pela nosssa PRÓPRIA COBIÇA (Tg 1:14,15) e diz que regras, tais como, "NÃO MANUSEIE, NÃO PROVE, NÃO TOQUE", são regras que NÃO tem poder NENHUM contra os DESEJOS DA CARNE (Cl 2:20-23);
[14] RESPOSTA: O apóstolo Paulo diz que devemos ter uma RENOVAÇÃO DA MENTE (compare Rm 12:2 com Cl 3:1-14), que significa que temos que amar uns aos outros (Rm 12:9,10), sendo pacientes e perseverando em oração (Rm 12:12), ajudando aos necessitados (Rm 12:13 - Rm 12:20), abençoando a quem nos persegue, nunca amaldiçoando (Rm 12:14), não ambicionando coisas altivas (Rm 12:16), não praticando a vingança (Rm 12:20), vencendo o mal com o bem (Rm 12:19-21).
[15] Devemos procurar as coisas do alto (Cl 3:1), PENSANDO NAS COISAS DO ALTO (Cl 3:2), VESTINDO uma "ROUPA INTERIOR", composta de (a) compaixão, misericórdia, piedade (oiktirmos G3628), (b) bondade, benignidade, integridade (chrestotes G5544), (c) humildade (tapeinophrosyne G5012), (d) mansidão (praites G4240), (e) paciência (makrothymia G3115) (Cl 3:12-14);
O CASAMENTO DE REBECA E ISAQUE, CURIOSIDADES
A BÍBLIA E A QUESTÃO DO CABELO