A Adoração

A Adoração

A Adoração

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------

 A VERDADEIRA ADORAÇÃO QUE DEUS PROCURA

[1] ADORAR está associado com o PROSTRAR-SE (RENDER-SE) (Mt 4:8-10 - At 10:25,26 - Ap 19:10 - Ap 22:8,9 - At 14:9-17), MAS a verdadeira ADORAÇÃO (PROSTRAÇÃO) é, obviamente, AMAR A DEUS e OBEDECER A DEUS, mas COMO amar e obedecer a Deus?

(a) A ÚNICA FORMA de amar a Deus é amando ao próximo! (1João 4:20,21)

(b) A ÚNICA FORMA de obedecer à LEI DE DEUS, integralmente, é amando ao próximo! (Romanos 13:8-10)

PERGUNTA REFLEXIVA: É possível ADORAR a Deus, SEM amar a Deus, SEM obedecer a Deus?

[2] Deus procura ADORADORES que adorem EM ESPÍRITO (εν πνευματι) e em verdade (João 4:19-24), ou seja, a ÊNFASE NÃO está em "se prostrar fisicamente (postura do corpo)", mas sim no "prostrar-se, EM ESPÍRITO".  

PERGUNTA: Mas o que significa a expressão "EM ESPÍRITO"?

RESPOSTA: A expressão "EM ESPÍRITO (πνευματι)" é encontrada novamente em Gálatas 5:16-25, tendo o sentido de FRUTO DO ESPÍRITO: AMOR (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade), benignidade (ser amável), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (temperança) (Gl 5:22).

 

(ἐν πνεýματι) dativo singular neutro (João 4:19-24).
(πνεýματι) dativo singular neutro (Gálatas 5:22).

 

COMENTÁRIO REFLEXIVO: 

(a) SE uma pessoa ENCURVA O CORPO, mas NÃO ama ao próximo, tal adoração NÃO é EM ESPÍRITO, nem EM VERDADE (será carnal e mentirosa).

(b) SE uma pessoa ENCURVA O CORPO, e também AMA ao próximo, tal adoração será EM ESPÍRITO e EM VERDADE.

(c) SE uma pessoa NÃO ENCURVA O CORPO, mas AMA ao próximo, tal adoração TAMBÉM será EM ESPÍRITO e EM VERDADE.

[3] O Templo em Jerusalém era chamado de Casa de Deus (2Cr 36:14 – Ed 3:8), mas Deus NÃO morava lá (At 7:47,48 - 1Rs 8:27) e esse templo localizava-se, obviamente, na cidade de Jerusalém (2Cr 36:14 - Ed 3:8); para os judeus (Jo 4:7-9), o lugar de adoração era Jerusalém (Jo 4:19,20), no Templo em Jerusalém (Jr 7:2-4), mas, para os samaritanos (Jo 4:7-9), o lugar de adoração era o monte em Samaria (Jo 4:19,20), MAS Jesus disse à mulher samaritana que o monte em Samaria e a cidade de Jerusalém (com o Templo, obviamente) NÃO seriam mais LUGARES ESPECÍFICOS para adorar a Deus, pois os VERDADEIROS ADORADORES adoram em espírito e em verdade (Jo 4:21-24); o Templo de Jerusalém foi destruído (Mt 24:2).   

[4] PERGUNTA: Para Adorarmos em Espírito, Temos que Cair no Poder, Falar em Línguas, Chorar?

RESPOSTA: A VERDADEIRA ADORAÇÃO NÃO está presa à LUGARES FÍSICOS, tais como MONTES (como o de Samaria) ou TEMPLOS FEITOS POR MÃOS HUMANAS (como o Templo de Jerusalém) (At 7:47,48 – At 17:24), pois Jesus disse que os VERDADEIRO ADORADORES adorarão em ESPÍRITO e em VERDADE (Jo 4:19-24). ADORAR EM ESPÍRITO está relacionado a VIVER (e andar) EM ESPÍRITO (Gl 5:25 - Gl 5:16), apresentando o Fruto do Espírito: amor (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade), benignidade (ser amável), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (temperança) (Gl 5:22).

--------------------------------------

 

CULTO, ADORAÇÃO E LOUVOR - QUAL A DIFERENÇA?

 

O QUE É “CULTO A DEUS”?

 

1. CULTO é SACRIFÍCIO AGRADÁVEL (Romanos 12:1)! Mas o que é SACRIFÍCIO AGRADÁVEL? Há três passagens que mostram que SACRIFÍCIO AGRADÁVEL é a prática do AMOR AO PRÓXIMO (Filipenses 4:15-18 – Hebreus 13:16 – Efésios 5:2)! Quem pratica o AMOR ao próximo, por meio disso, cumpre toda a LEI de Deus (Romanos 13:8-10 – Gálatas 6:2 – Miqueias 6:8);

 

2. Tradicionalmente, ensina-se que CULTO seja a REUNIÃO dos crentes (ou familiar), para orar, meditar na Bíblia e cantar a Deus (Hebreus 10:25 – 1Coríntios 14:26-28), ou o “ato” de uma pessoa separar um momento, para orar, meditar na Bíblia e cantar a Deus – embora NÃO haja NENHUMA passagem na Bíblia que afirme isso, de forma EXPLÍCITA! NESTE ESTUDO, entende-se que CULTO tem o sentido mais ABRANGENTE, isto é, entende-se que CULTO tem o sentido de “SERVIR” a Deus, fazendo o que Deus quer (MANDAMENTOS).

 

3. O PRIMEIRO MAIOR MANDAMENTO é AMAR a Deus com todo coração, alma e mente e O SEGUNDO MAIOR MANDAMENTO é AMAR ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:36-40). Embora entenda-se que AMAR a Deus NÃO seja o mesmo que AMAR ao próximo, o fato é que, PARA conseguirmos AMAR a Deus, é necessário AMAR ao próximo (1João 4:20,21), pois SEM amor NADA tem valor (1Coríntios 13:1-3).

 

4. Entende-se que a REUNIÃO dos crentes (ou familiar) (Hebreus 10:25) é um CULTO – se houver amor – pois a FINALIDADE do REUNIR-SE é a “edificação da igreja”, que também é um ato de “AMOR” (1Coríntios 14:26-28). REFLEXÃO: Por que não se reunir, se há edificação? Por que se reunir, se não há edificação? MAS, considerando que CULTO é “sacrifício agradável” (Romanos 12:1), que é a prática do AMOR ao próximo (Filipenses 4:15-18 – Hebreus 13:16 – Efésios 5:2), o qual é o cumprimento de toda LEI de Deus (Romanos 13:8-10 – Gálatas 6:2 – Miqueias 6:8), assim sendo, outros atos como “não adulterar, não matar, não roubar, não cobiçar, etc”, os quais podem ser praticados em CASA, no TRABALHO, na ESCOLA, também são considerados como CULTO a Deus, mesmo que a pessoa não esteja – na ocasião – orando, meditando na Bíblia e cantando a Deus (Romanos 13:9).

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE “CULTO” E “ADORAÇÃO”.

 

5. ***ADORAR é a palavra tradicionalmente usada para traduzir a palavra hebraica “SHACHAH (H7812)” e a palavra grega “PROSKYNEO (G 4352)”, ambas com o sentido de “PROSTRAR-SE”; e ***CULTUAR é a palavra tradicionalmente usada para traduzir a palavra hebraica “AVAD (H5647)” e a palavra grega “LATREYO (G3000)”, ambas com o sentido de “SERVIR”;

 

6. Uma vez, observando que ADORAR tem o sentido de PROSTRAR-SE, entende-se que os ATOS de “levantar as mãos a Deus, bater palmas a Deus, cantar a Deus, dançar a Deus, dizer glória a Deus e aleluia” NÃO têm o sentido de ADORAR (prostrar-se), mas sim de “engrandecimento/louvor’ (se houver amor).

 

7. Jesus disse que somente diante de Deus é que devemos NOS PROSTRAR (adorar) (PROSKYNEO G4352) e SERVIR (cultuar) (LATREYO G3000) (Mateus 4:10 – Lucas 4:8); Jesus repetiu um dos dez mandamentos, que diz que NÃO devemos NOS PROSTRAR (adorar) (SHACHAH H7812) diante de outros deuses e NÃO devemos SERVIR (cultuar) a outros deuses (AVAD H5647) (Êxodo 20:5 – Deuteronômio 5:9). Veja como as traduções/versões mais usadas no Brasil traduzem tais palavras hebraicas e gregas em Êxodo 20:5, Deuteronômio 5:9, Mateus 4:10 e Lucas 4:8:

 

***ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

(EX – DT) adorar – dar culto (MT – LC) adorar – dar culto

 

 

***ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA

(EX – DT) encurvar – servir (MT – LC) adorar – servir

 

 

***NOVA VERSÃO INTERNACIONAL (NVI)

(EX – DT) prostrar – prestar culto (MT – LC) adorar – prestar culto

 

 

***BÍBLIA DE JERUSALÉM

(EX – DT) prostrar – servir (MT – LC) adorar – prestar culto

 

 

EXISTE ADORAÇÃO NÃO FÍSICA?

 

8. O PROSTRAR-SE (adoração) pode ser de forma física (prostrar o corpo) ou EM ESPÍRITO (não física) (João 4:21-24); entende-se que o PROSTRAR-SE (adoração) dá a ideia de RENDIÇÃO, SUBMISSÃO, tanto na forma física quanto na forma EM ESPÍRITO (João 4:21-24) – é como se fosse assim: “Senhor Deus, eu me rendo a Ti, eu me submeto a Ti, podes mandar que eu obedeço!” – Entende-se que o SERVIR (culto) dá a ideia de EXECUÇÃO daquilo que Deus ordenou!

 

 

 

DANÇAR, CANTAR, TOCAR INSTRUMENTOS, ETC SÃO MANDAMENTOS?

 

9. TODOS os cristãos concordam que DEUS QUER que nós AMEMOS, mas há cristãos que entendem que “louvar com DANÇAS” (Salmos 149:3 – Salmos 150:4), “louvar com INSTRUMENTOS MUSICAIS” (Salmos 150:3-5), “cantar” (1Crônicas 16:23), “levantar as mãos” (Salmos 134:2), sejam MANDAMENTO DE DEUS. Para quem entende assim, a prática de tais atos é considerada como CULTO (SERVIR) a Deus (CULTO);

 

REFLEXÃO: Mas, se forem mandamentos, teríamos – os fisicamente saudáveis – que “aprender a tocar um instrumento musical e tocar", teríamos que "DANÇAR, cantar, levantar as mãos, bater palmas"!

 

REFLEXÃO: Essas passagens dizem que os israelitas podiam ESCOLHER pelo menos UM destes atos: “dançar, tocar instrumentos, cantar, levantar as mãos”? .

 

10. Para quem entende que o que “louvar com danças, instrumentos”, “cantar, levantar as mãos, bater palmas” NÃO sejam “mandamentos de Deus”, mas sim “um convite”, “um estímulo” do salmista, para que o povo ENGRANDECESSE a Deus (louvor) com tais atos, assim sendo, tais atos NÃO seriam considerados como um SERVIR a Deus (CULTO), mas sim uma “possibilidade” de expressar “ENGRANDECIMENTO (louvor)” de forma CORPORAL. Lembrando que SEM amor NADA tem valor (1Coríntios 13:1-3). MAS com a prática do AMOR verdadeiro (boas obras), Deus é GLORIFICADO (LOUVADO), de fato (Mateus 5:16 - 1Pedro 2:12).

 

OUTRAS PASSAGENS

 

11. Na Antiga Aliança, os israelitas deviam levar os sacrifícios, os dízimos e as ofertas para o local onde Deus havia escolhido e nesse local, eles fariam uma festividade (banquete) (Deuteronômio 12:5-7). Na Nova Aliança, enquanto havia o templo de Jerusalém, muitos iam a Jerusalém para SE PROSTRAREM (adorar), por exemplo, o apóstolo Paulo (Atos 24:11), um eunuco (Atos 8:27) e alguns gregos (João 12:20), lembrando que as autoridades do TEMPLO DE JERUSALÉM proibiam que se falasse de JESUS lá (Atos 5:25-28)!

 

OS SERAFINS ADORAM DIZENDO “SANTO, SANTO”?

 

9. De forma ***IMPLÍCITA, entende-se que os SERAFINS “se prostram (adoram)” diante de Deus “em espírito”, por entender que eles (os serafins) sejam SUBMISSOS a Deus, independente do fato de eles estarem dizendo “Santo, Santo” (Isaías 6:1-4) ou não! A Bíblia fala tão pouco sobre SERAFINS! Esse ato de “declarar Santo, Santo” se parece com um ENGRANDECIMENTO (louvor); embora não se descarte a possibilidade de “SERAFINS” serem “anjos (mensageiros)”, é importante observar que a Bíblia em si nem afirma nem confirma que sejam “anjos”! De forma ***EXPLÍCITA, a Bíblia diz que os ANJOS são "espíritos" (Hebreus 1:14) e SE PROSTRAM (adoram) diante de Deus (Apocalipse 7:11 - Hebreus 1:6).

 

 

-------------------------------------

 

 

PROSKINEO (G4352 ADORAR)

SHACHAH (H7812) - ADORAR (PROSTRAR-SE) 

SEBO/SEBOMAI (G4576) - REVERENCIAR 

YARE' (H3372) - TEMER

DOXAZO (G1392 GLORIFICAR)

OUTRAS PASSAGENS 

ADORAR (SACHAH H7812) (QUADRO COMPARATIVO)

ADORAR/SERVIR (SHACHAH/AVAD) (QUADRO COMPARATIVO)