O Altar de Deus
→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.
→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:
1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.
2. Explique, usando argumentos lógicos.
3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).
4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.
-------------------------------------------------------------------------------------
OS ALTARES
[1] Na Antiga Aliança (antes da morte de Cristo), o santuário, com o tabernáculo, era feito por mãos humanas, o ALTAR DO HOLOCAUSTO (sacrifício) e o ALTAR DO INCENSO também eram feitos por mãos humanas (Hb 9:1,2); o Tabernáculo (= a Tenda) era dividido em duas partes: na parte anterior (Hb 9:2) ficava o Santo Lugar (= Primeiro Tabernáculo) e, atrás do segundo véu (Hb 9:3 – Ex 26:33), ficava o Santo dos Santos (= Segundo Tabernáculo) (Hb 9:2-8); no Santo Lugar (= Primeiro Tabernáculo) ficavam o candeeiro e a mesa (Hb 9:2 – Ex 26:35 – Ex 40:22-27); no Santo dos Santos (= Segundo Tabernáculo) ficava "a arca da aliança" (Hb 9:3,4) e dentro da “Arca da Aliança” estavam uma “urna de ouro” e na urna de oura estavam “o maná”, “o bordão de Arão” e “as tábuas da aliança com os dez mandamentos” (Hb 9:3,4). NÃO existe fundamento, na Escritura, para afirmar que aquele LOCAL à frente, onde os pregadores pregam, seja um ALTAR DE DEUS.
(a) Altar do Holocauso (Altar de Bronze): o Altar do Holocausto e a pia para lavar a mão ficavam à frente do Lugar Santo (= Primeiro Tabernáculo) (Ex 40:29,30).
(b) Altar de Incenso (Altar de Ouro): embora o “altar de ouro (= altar de incenso)” ficasse no Lugar Santo, diante do véu (Ex 40:26 – Ex 30:6), na passagem em Hebreus 9:3,4, vemos que era considerado como parte do Santo dos Santos (Hb 9:3,4). A queima de incenso (Ex 30:7-9) simbolizava as orações do povo (Sl 141:2 - Ap 8:3,4 – Ap 5:8 – Lc 1:8-10) e o sacerdotetinha que usá-lo, diariamente (Hb 9:4 - Ex 30:7,8); a fumaça do incenso protegia o sumo sacerdote da presença divina (Lv 16:13).
[2] Na Nova Aliança (após a morte de Cristo), o santuário, com o tabernáculo, NÃO é mais feito por mãos humas e os ALTARES para Deus também NÃO são mais feitos por mãos humanas (Hb 9:24 - Hb 9:11,12); NÃO há base bíblica, para dizer que aquele LOCAL, à frente, onde os pregadores pregam, seja o ALTAR de Deus! Hoje em dia, NÃO existem mais ALTARES DE DEUS feitos por mãos humanas!
[3] A Escritura NÃO diz que nós SOMOS um altar; a Escritura diz que nós TEMOS um altar, mas NÃO informa onde esse nosso altar se localiza (Hebreus 13:10).
[4] Há quem diga que o servo de Deus TEM um ALTAR dentro de si, alegando ques o ALTAR fica DENTRO do templo, MAS, de acordo com a Escritura, o altar de ouro, para o incenso ficava do lado de dentro do templo (Hb 9:2-4), MAS o altar de bronze, para o sacrifício (Ex 40:6 - Ex 40:29,30) ficava do lado de FORA do templo, ou seja, NÃO se localizava na parte interna, composta de Lugar Santo e Lugar Santíssimo (Hb 9:2-4).
[5] A Escritura NÃO diz que Deus habita/mora em altar; a Escritura diz que Deus habita/mora nos céus e habita/mora em nós, pois nós é que somos a Casa de Deus, nós é que somos o Templo do Espírito Santo!
[6] Há quem diga que Cristo é o nosso ALTAR, baseando-se em Romanos 6:4-8 e em Gálatas 2:19, MAS essas passagens NÃO dizem isso! Essas passagens dizem que nós fomos sepultados COM Cristo (= junto com Cristo)(αυτω)(Rm 6:4); o nosso velho homem foi crucificado COM Cristo (= junto com Cristo) (συνεσταυρωθη)(Rm 6:6); nós morremos COM Cristo (= junto com Cristo)(συν) e com Cristo viveremos (Rm 6:8); nós estamos crucificados COM Cristo (= junto com Cristo) (συνεσταυρωμαι)(Gl 2:19);
[7] Essas passagens NÃO dizem que Cristo seja ou simbolize "um sepulcro", onde nós fomos sepultados, MAS sim dizem que nós fomos sepultados COM Cristo (= junto com Cristo)(Rm 6:4 - Rm 6:8); essas passagens NÃO dizem que Cristo seja ou simbolize "uma cruz", onde o nosso "velho homem" foi crucificado, MAS sim dizem que nós fomos crucificados COM Cristo (= junto com Cristo) (Rm 6:6 - Gl 2:19); essas passagens NÃO dizem que Cristo seja ou simbolize "um altar", ou "o nosso altar"!
(συν)(G4862) = com (preposição)