O Jejum
INTRODUÇÃO
O JEJUM SEGUNDO A BÍBLIA
1. NÃO existe base bíblica, para dizer que "o jejum de comida literal" faz com que (a) o desejo de pecar diminua, (b) nem que faça com que a pessoa se encha do poder.
A Bíblia fala sobre os seguintes tipos de jejuns:
2. JEJUNS COMO EXPRESSÃO DE TRISTEZA, HUMILHAÇÃO
*Na Bíblia, os jejuns (de comida literal) eram praticados, quando algo ruim acontecia - era uma expressão de tristeza, humilhação! A Bíblia em si não diz que esses jejuns sejam mandamentos.
(a) Jejum de data fixa (coletivo, não secreto) (Zacarias 8:19 - Zacarias 7:5)
(b) Jejum de data não fixa, coletivamente (não secreto)(1Reis 21:9 - 2Crônicas 20:3), ou, individualmente (Salmos 35:13 - Daniel 9:3), o qual, entende-se que deveria ser secreto (Mateus 6:16-18);
3. O JEJUM QUE AGRADA A DEUS
(c) O jejum que agrada a Deus (abstinência da injustiça) (Isaías 58:3-10) - TODOS devem praticar esse tipo de jejum (1Tessalonisenses 5:22 - 1Coríntios 13:6 - 1João 5:17 - 2Timóteo 2:19)
4. OS JEJUNS DE 40 DIAS DE MOISÉS, ELIAS E JESUS
Os jejuns de 40 dias praticados por Moisés (Êxodo 34:28 - Deuteronômio 9:9), Elias (1Reis 19:8) e Jesus (Mateus 4:2 - Lucas 4:2).
REFLEXÃO: Mas por que Moisés, Elias e Jesus jejuaram 40 dias: (a) para se encherem do poder, (b) ou porque, na circunstância em que estavam, não havia como se alimentarem, (c) ou outro motivo? RESPOSTA: A Bíblia em si não registra nenhuma explicação!
5. ALGUNS DEMÔNIOS SÓ SAEM COM JEJUM E ORAÇÃO?
*Em Marcos 9:29 é dito que ALGUNS tipos de demônios - NÃO todos - só saem com jejum e oração; em Mateus 17:20,21 diz que tal tipo de demônios não havia sido expulso também, por causa da incredulidade - falta de FÉ; a FÉ VIVA é um componente da "armadura de Deus" e corresponde ao ESCUDO (Efésios 6:16).
*Embora o versículo inteiro de Mateus 16:21 e embora a palavra "jejum" de Marcos 9:29 não se encontrem em alguns dos manuscritos mais antigos - comentários da Bíblia de Estudos de Genebra - devemos considerar o seguinte:
PERGUNTA REFLEXIVA: O fato de alguns manuscritos serem mais antigos, significa necessariamente que sejam "melhores"?
PERGUNTA REFLEXIVA: Considerando tais versículos, a qual tipo de jejum tais versículos se referem: (a) ao jejum que agrada a Deus (Isaías 58:6-10), ou (b) ao jejum de comida literal?
*"O jejum que agrada a Deus" é abster-se da "exploração ao próximo" (Isaías 58:3), da "prática da injustiça" (Isaías 58:6), da "acusação" (Isaías 58:6 - Isaías 58:9), da "falta de amor ao próximo" (Isaías 58:7 - Isaías 58:10) e da "falsidade" (Isaías 58:9).
RESPOSTA: Os versículos NÃO especificam qual o tipo de jejum, mas devemos considerar o seguinte:
(a) Em NENHUMA passagem é dito que "o jejum de comida literal" nos proporciona "poder contra o mal";
(b) MAS a passagem sobre "o jejum que agrada a Deus" nos mostra que esse jejum, sim, nos proporciona "poder contra o mal", pois, além de esse jejum ser, por si só, uma abstinência da prática do mau, ao praticar esse jejum, Deus ouve e atende a ORAÇÃO (Isaías 58:9).
(c) O jejum que agrada a Deus equivale a algumas peças da ARMADURA DE DEUS; na passagem sobre o jejum que agrada a Deus (Isaías 58:6-10), observa-se que os judeus tinham FÉ, porém era uma "fé morta"; a FÉ VIVA é uma FÉ com BOAS OBRAS (amor ao próximo) (Tiago 2:14-17 - 1Coríntios 13:3); com isso, entende-se que o "jejum que agrada a Deus" equivale a algumas peças da ARMADURA DE DEUS, tais como: (a) a JUSTIÇA (couraça) (Efésios 6:14) e (b) a FÉ VIVA (escudo) (Efésios 6:16).
6. INFORMAÇÃO EXTRA:
*O comentário da Bíblia de Estudo de Genebra diz que o versículo inteiro em Mateus 16:21 e a palavra "jejum" de Marcos 9:29 se encontram no TR e no M, mas não se encontram no NU.
*Os compilados "TR (Texto Receptus)" e "M (Texto Majoritário)" são baseados na maioria dos manuscritos gregos - manuscritos Bizantinos - porém não tão antigos.
*O compilado "NU (Nestle-Aland United Bible Societies)", também conhecido como "Texto Crítico", é baseado na minoria dos manuscritos gregos - manuscritos Alexandrinos/Egípcios - porém os mais antigos.
6. O CRISTÃO DEVE JEJUAR?
(a) Em se tratando do jejum que agrada a Deus (abstinência da injustiça) (Isaías 58:3-10), TODOS devem praticar esse tipo de jejum (1Tessalonisenses 5:22 - 1Coríntios 13:6 - 1João 5:17 - 2Timóteo 2:19);
(b) Em se tratando do jejum de comida literal - expressão de tristeza, humildade - a Bíblia em si não diz que seja um mandamento para o cristão, mas sim algo pessoal, caso a pessoa queira (1Coríntios 7:5).
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[1] A palavra JEJUM significa ABSTINÊNCIA; os israelitas faziam e ainda fazem jejum de comida (ficar sem comer)(Zacarias 7:5,6), MAS o jejum que agrada a Deus é a abstinência da injustiça (Isaías 58:6-10).
O JEJUM QUE AGRADA A DEUS
[2] Deus, pelo profeta Isaías, diz que o JEJUM QUE AGRADA A DEUS é abster-se da EXPLORAÇÃO ao próximo (Is 58:3), da PRÁTICA DA INJUSTIÇA (Is 58:6), da ACUSAÇÃO (Is 58:6 - Is 58:9), da FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO (Is 58:7 - Is 58:10) e da FALSIDADE (Is 58:9);
[3] O jejum que agrada a Deus é PRATICAR A JUSTIÇA, AJUDAR AO NECESSITADO e NÃO SER ACUSADOR (Is 58:6,7 - Is 58:9,10), pois, fazendo dessa forma, Deus nos ouvirá e nos responderá (Is 58:9,10) e esse tipo de jejum é um mandamento válido, tanto na Antiga Aliança, quanto na Nova Aliança, pois não devemos nos alimentar da PRÁTICA DO MAL, nem da INJUSTIÇA (1Ts 5:22 - 1Co 13:6 - 1Jo 5:17 - 2Tm 2:19); a JUSTIÇA é uma das peças da ARMADURA DE DEUS e equivale à couraça (Ef 6:14).
(b) O jejum do quinto mês (Zc 8:19 - Zc 7:5);
(c) O jejum do sétimo mês (Zc 8:19 - Zc 7:5);
(d) O jejum do décimo mês (Zc 8:19);
[5] Os israelitas estavam jejuando no quinto e no sétimo mês, e Deus perguntou se aquele jejum, de fato, era para Deus (Zc 7:5) e, se quando eles comiam e bebiam, não era para eles mesmos (Zc 7:6); Deus manda o povo ser justo, ter misericórdia e não explorar os necessitados (Zc 7:9,10), MAS, já que os israelitas NÃO deram ouvidos a Deus, Deus também NÃO ouviu o clamor do povo (Zc 7:11-14); Deus diz que o povo deveria falar a verdade, praticar a justiça e a paz, pois Deus odeia a maldade e a mentira (Zc 8:16,17); Deus disse que o jejum do quarto, quinto, sétimo e décimo mês seria para a casa de Judá alegria e festa (Zc 8:19);
INFORMAÇÃO EXTRA-BÍBLICA
[6] Os judeus praticavam e ainda praticam SETE jejuns de data fixa, por ano, a saber:
1. Jejum do Dia do Perdão (Yom Kipur): No dia do Perdão (Yom Kipur), existe o mandamento "HUMILHEM SUAS ALMAS (innitem at naphshotekem)", o qual os judeus entendem como sendo um jejum (ficar sem comer) (Lv 23:27 - Lv 16:29 - Lv 16:31 - Nm 29:7 - Sl 35:13), a ser realizado no sétimo mês (10 de TISHRE);
2. Jejum de Ester (Ester 4:1-3): embora a Escritura não afirme que tal jejum seja um mandamento, os judeus entendem que seja mandamento, a ser realizado no terceiro mês (13 de ADAR);
3. Jejum da véspera da Páscoa: embora a Escritura não relate tal jejum, os judeus entendem que tal jejum existiu e que seja mandamento (Lv 23:5), a ser realizado no primeiro mês (13 de NISSAN/ABIB);
4. Jejuns do quarto, quinto, sétimo e décimo mês: embora a Escritura não afirme que tais jejuns sejam mandamentos, os judeus entendem que sejam mandamentos (Zc 8:19 - Zc 7:5);
(a) O jejum do quarto mês (17 de TAMUZ), entende-se que se refere a um jejum que relembrava a tristeza, por causa da brecha nos muros de Jerusalém aberta pelos babilônios (2Rs 25:2-4 - Je 52:5-7);
(b) O jejum do quinto mês (9 de AV), entende-se que se refere a um jejum que relembrava a destruição do 1º e do 2º templo de Jerusalém (2Rs 25:8,9 - Je 52:12,13);
(c) O jejum do sétimo mês (3 de TISHRE), entende-se que se refere a um jejum que relembrava a desolação da terra, que ocorreu com o assassinato de Gedalias (2Rs 25:22-26);
(d) O jejum do décimo mês (10 de TEVET), entende-se que se refere a um jejum que relembra a destruição do 1º templo de Jerusalém (Ez 33:21 - 2Rs 25:1 - Je 39:1 - Je 52:4).
JEJUNS ESPORÁDICOS (SEM DATA FIXA)
[7] Quando algo ruim acontecia (ou acontece), os judeus praticavam e ainda praticam os jejuns esporádicos (sem data fixa), (a) individualmente (2Samuel 12:22,23 - Salmos 35:13 - Daniel 9:3) ou (b) coletivamente (1Reis 21:9 - 2Crônicas20:3 - Esdras 8:21 - Ester 4:3 - Jeremias 36:9 - Joel 1:14 - Joel 2:15 - Jonas 3:5 - Juízes 20:26).
JEJUNS DOS DISCÍPULOS DE JOÃO E DOS FARISEUS
[8] Os discípulos de João e os fariseus jejuavam muitas vezes - NÃO se sabe quantas vezes eles jejuavam, se era por semana ou por mês! (Mt 9:14 - Mc 2:18,19 - Lc 5:33); a passagem, em Lucas 18:11,12, fala sobre UM fariseu que jejuava duas vezes por semana! Entende-se que tais jejuns tratavam-se de JEJUNS ESPORÁDICOS (= sem data fixa), praticados quando algum ruim acontecia, por exemplo, a OCUPAÇÃO ROMANA, pois, SE tais jejuns se referissem aos JEJUNS DE DATA FIXA, NÃO haveria sentido em dizer que os discípulos de João e os fariseus jejuavam "várias vezes"!
OS DISCÍPULOS DE JESUS JEJUAVAM?
[9] Algumas passagens dizem que os discípulos de Jesus NÃO jejuavam (Mt 9:14 - Mc 2:18,19 - Lc 5:33), MAS entende-se que os discípulos NÃO estavam praticando aqueles JEJUNS ESPORÁDICOS, que eram praticados, quando ALGO RUIM lhes acontecia, por exemplo, a OCUPAÇÃO ROMANA, uma vez que os discípulos estavam felizes com o noivo (Jesus) (Mateus 9:14,15 - Marcos 2:18-20 - Lucas 5:33-35), MAS, quando o noivo fosse tirado, daí então jejuariam (Mateus 9:14,15 - Marcos 2:18,20 - Lucas 5:33-35); Jesus morreu (= o noivo foi tirado), MAS Jesus ressuscitou (o noivo retornou) (Mateus 28:1-6) e, mesmo subindo aos céus (Mc 16:19 - At 1:9-11), Jesus é onipresente, ou seja, pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo; Jesus disse que estaria conosco, TODOS OS DIAS, para sempre (Mt 28:18-20), ou seja, NÃO há mais motivos para JEJUARMOS DE TRISTEZA, pois Cristo habita em nós (Jo 14:23), pois nós somos a Casa de Cristo (Hb 3:6), pois nós temos o Espírito de Cristo (Rm 8:9), pois quem se une a Cristo é um só espírito com Cristo (1Co 6:17); é difícil imaginar que os discípulos não praticassem os jejuns de data fixa!
JESUS ENSINOU A JEJUAR
[10] Jesus ensinou que, QUANDO a pessoa jejuasse, tal pessoa NÃO deveria ser "exibicionista" (Mt 6:16-18)! Observe que tal passagem NÃO diz que Jesus "ordenou" a jejuar! Entende-se que Jesus estivesse se referindo aos JEJUNS ESPORÁDICOS (= sem data fixa), uma vez que Jesus falou sobre manter o jejum em segredo e jejuns de data fixa NÃO poderiam, obviamente, ser mantidos em segredo (Mt 6:16-18)!
COM QUE FREQUÊNCIA JESUS JEJUAVA?
[11] Entende-se que Jesus, além do jejum praticado, por quarenta dias, no deserto - NÃO se sabe o motivo desse jejum (Mt 4:2 - Lc 4:2) - entende-se que Jesus e seus discípulos também praticavam os JEJUNS DE DATA FIXA! Fora o jejum de quarenta dias no deserto, NÃO há registro que que Jesus praticasse os jejuns esporádicos (sem data fixa)!
OS JEJUNS DA PROFETIZA ANA (Lucas 2:36-38)
[12] Entende-se que os jejuns da profetiza Ana tratavam-se de JEJUNS ESPORÁDICOS (= sem data fixa), provavelmente, devido a OCUPAÇÃO ROMANA, pois ela esperava a "redenção de Jerusalém" (Lc 2:36-38).
ALGUNS DEMÔNIOS SÓ SAEM COM JEJUM E ORAÇÃO?
JEJUAR É UM MANDAMENTO DE DEUS?
[14] Se considerarmos APENAS as passagens que, LITERALMENTE, registram, palavra por palavra, uma ordem de Deus (mandamento de Deus) para jejuar, vamos encontrar apenas (a) o jejum que agrada a Deus (Isaías 58:6-10) e (b) o jejum para que os israelitas se convertessem (Jl 1:13,14 - Jl 2:12-19 - Jl 2:26-29); há também várias passagens que registram pessoas jejuando, sem relatar que tenha sido "mandamento ordenado por Deus", ou seja, nesses casos, entende-se que tais jejuns foram de INICIATIVA das pessoas, sem ser mandamento ordenado por Deus!
Jejum para os Israelitas se Converterem
[15] Deus, pelo profeta Joel, ordenou que os israelitas se convertessem da REBELDIA (Jl 1:13,14 - Jl 2:12-19 - Jl 2:26-29); Deus ordenou que os israelitas lamentassem, se vestissem de pano de saco e fizessem um jejum (Jl 1:13,14); Deus mandou os israelitas SE CONVERTEREM, com jejuns e com choro (Jl 2:12); Deus mandou os israelitas rasgarem os CORAÇÕES (não as vestes), SE CONVERTEREM e jejuarem (Jl 2:13-15); Deus respondeu (Jl 2:19) e disse que o povo de Deus nunca mais seria envergonhado (Jl 2:26,27) e que derramaria o seu Espírito sobre toda a carne (Jl 2:28,29).
O CRISTÃO DEVE JEJUAR?
[16] Entende-se que, para os cristãos, NÃO há NENHUM mandamento que diga que os cristãos devem fazer jejum de alimento (ficar sem comer), mas também não há nenhuma proibição, ou seja, parece que é algo pessoal, pois o apóstolo Paulo, em 1Coríntios 7:5, fala sobre um jejum que não é mandamento (1Coríntios 7:5), MAS, com relação ao JEJUM QUE AGRADA A DEUS (= abstinência da Injustiça) (Isaías 58:6-10), obviamente, TODOS devem praticar (1Ts 5:22 - 1Co 13:6 - 1Jo 5:17 - 2Tm 2:19).
OS JEJUNS APÓS A MORTE DE CRISTO (NOVA ALIANÇA)
[17] Na Nova Aliança (após a morte de Cristo), há algumas passagens que relatam pessoas jejuando At 10:30 -At 13:2,3 - At 14:23 - At 27:9 - 1Co 7:5 - 2Co 6:4-6 - 2 Co 11:26,27), a saber:
2Coríntios 6:4-6 - 2Coríntios 11:26,27 (Jejuns de Paulo)
[18] Algumas passagens relatam o apóstolo Paulo praticando jejuns (2Co 6:5 - 2Co 11:27), MAS que tipo de jejum seriam esses?
[19] Pelo fato de tais passagens também relatarem "açoites, prisões (2Co 6:5)", "cansaço, fome, sede, nudez (2Co 11:27)", entende-se que tais "jejuns" são JEJUNS ESPORÁDICOS, devido a essas circunstâncias RUINS pelas quais o apóstolo Paulo estava passando, ou, TALVEZ, tais "jejuns" signifiquem que o apóstolo Paulo passou por momentos, SEM ter NADA para comer; SERÁ que o apóstolo Paulo, mesmo passando fome e sede, mesmo assim, faria um jejum (2Co 11:27)?
Atos 27:9 (um período de Jejum)
[20] A passagem, em Atos 27:9, faz referência a um período de jejum, mas NÃO diz que o apóstolo Paulo tivesse feito tal jejum (At 27:9); entende-se que tal jejum se refira a algum JEJUM DE DATA FIXA, por exemplo, o jejum do Dia do Perdão (Yom Kipur); entende-se que o apóstolo Paulo ainda tinha práticas judaicas, a fim de ganhar os judeus (1Coríntios 9:20).
Atos 9:8,9 (Paulo ficou três dias sem comer)
[21] O apóstolo Paulo, em sua conversão, ouviu a voz de Jesus (At 9:4,5) e ficou três dias sem ver e sem se alimentar (At 9:8,9); Alguns comentaristas dizem que Paulo (Saulo), em sua conversão, jejuou durante três dias, com a finalidade de se encher do Espírito Santo, de graça, de unção e de poder, MAS a Escritura NÃO afirma isso; outros comentaristas dizem que Paulo (Saulo), em sua conversão, jejuou, durante três dias, porque, na situação em que ele estava, NÃO conseguia se alimentar, MAS a Escritura NÃO confirma isso.
Atos 13:2,3 - Atos 14:23 (Jejuns de Barnabé, Saulo, etc)
[22] Alguns irmãos profetas e ensinadores (didaskalos - G1320), em Antioquia, a saber, Barnabé, Simão, Lúcio, Manaém e Saulo (At 13:1), quando estavam JEJUANDO, o Espírito Santo lhes ordenou que enviassem Barnabé e Saulo para uma obra (ergon - G2041) (At 13:2) e, jejuando e orando, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e despediram-se deles (At 13:2); o apóstolo Paulo também se chamava Saulo, mesmo após sua conversão (At 13:9); Barnabé e Saulo pregaram a Palavra de Deus (At 13:7 - At 13:43 - At 13:46 - At 13:50 - At 14:12 - At 14:14) e voltaram para Listra, Icônio e Antioquia (At 14:21) e, em comum acordo, elegeram, dentre os irmãos em Cristo (= igreja), alguns homens mais velhos e, orando e JEJUANDO, os apresentaram a Deus (At 14:23); Entende-se que esses JEJUNS também tratavam-se de JEJUNS ESPORÁDICOS (= sem data fixa), provavelmente, devido a OCUPAÇÃO ROMANA, ou devido a PERSEGUIÇÃO CONTRA O EVANGELHO, pois, embora alguns judeus aceitassem a pregação do Evangelho (= Boa Mensagem) (At 13:43), outros judeus PERSEGUIAM a quem pregava o Evangelho (= Boa Mensagem)(At 13:45 - At 13:50 - At 14:2-5 - At 14:19).
Atos 10:30 (Jejum de Cornélio)
[23] Entende-se que Cornélio não era judeu (era gentio) (At 10:30,31 - At 10:44,45); a passagem, em Atos 10:30, diz que Cornelio jejuou durante quatro dias (At 10:30); considerando que Cornélio NÃO fosse um judeu, mas sim um gentio, entende-se que Cornélio, ou estivesse praticando um jejum baseado em uma crença não judaica, ou estivesse praticando um jejum judaico esporádico, por ser um simpatisante do judaísmo.
1Coríntios 7:5 (Jejum, como Permissão, não por Mandamento)
[24] Entende-se que, para os cristãos, NÃO há NENHUM mandamento que diga que os cristãos devem fazer jejum de alimento material, mas também não há nenhuma proibição, ou seja, parece que é algo pessoal, pois o apóstolo Paulo, em 1Coríntios 7:5, fala sobre um jejum que não é mandamento (1Coríntios 7:5), MAS, com relação ao JEJUM QUE AGRADA A DEUS (= Abstinência da Injustiça) (Isaías 58:6-10), obviamente, TODOS devem praticar (1Ts 5:22 - 1Co 13:6 - 1Jo 5:17 - 2Tm 2:19).
1 Coríntios 7:5-6 - 5. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
6. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
COM QUE FREQUÊNCIA JESUS, ELIAS E MOISÉS JEJUAVAM?
[25] Sabemos que Jesus jejuou 40 dias no deserto (Mt 4:2 - Lc 4:2), que Elias se alimentou e, com a força daquela comida, caminhou durante 40 dias até o monte Horebe (1Rs 19:8) e que Moisés jejuou 40 dias, no monte Sinai (Ex 34:28 - Dt 9:9), mas NÃO há registros suficientes, na Escritura, para afirmarmos que Jesus, Elias e Moisés jejuavam todos os meses ou todas as semanas!
[26] Baseando-se, APENAS, no que está registrado na Escritura, podemos afirmar que Jesus, Elias e Moisés, ao menos, UMA VEZ por ano, cumpriam o mandamento de jejuar, no Dia do Perdão (Yom Kipur); De acordo com o judaísmo, na época da OCUPAÇÃO ROMANA (época de Cristo), os judeus praticavam (e ainda praticam) alguns JEJUNS DE DATA FIXA, por ano, a saber: (a) o jejum do "Dia do Perdão (= Yom Kipur)" (mandamento ordenado por Deus)(Lv 23:27), (b) ***o jejum de Ester (Et 4:1-3), (c) ***o jejum do quarto, quinto, sétimo e décimo mês (Zc 8:19- Zc 7:5), (d) ***o jejum da véspera da páscoa (Lv 23:5).
***A Escritura NÃO menciona o jejum da véspera da Páscoa (Lv 23:5), MAS os judeus entendem que esse jejum existiu e que seja mandamento!
[27] PERGUNTA: Por que Jesus, Elias e Moisés Jejuaram 40 Dias?
RESPOSTA: Alguns dizem que Jesus, Elias e Moisés tinham o propósito de jejuaram, com a finalidade de se encherem do Espírito Santo, de graça, de unção e de poder, MAS a Escritura NÃO afirma isso; outros comentaristas dizem que Jesus, Elias e Moisés jejuaram, porque, no local e na situação em que eles estavam, NÃO havia alimento, MAS a Escritura NÃO confirma isso!
A BATALHA CONTRA A TRIBO DE BENJAMIM (JUÍZES 20)
[28] Um levita e sua concubina foram à Gibeá, uma cidade da tribo de Benjamim (Jz 20:4); a concubina foi estuprada e morta por alguns benjamintas (Jz 20:5) e o levita cortou o corpo da falecida concubina em doze partes (Jz 20:6);
[29] Os israelitas perguntaram a Deus quem deveria lutar primeiro contra os benjamintas e Deus disse que deveria ser os homens da tribo de Judá (Jz 20:18), mas os benjamintas mataram 22.000 israelitas (Jz 20:21);
[30] Os israelitas choraram e perguntaram a Deus, se eles deveriam continuar a lutar contra os benjamintas, e Deus disse que sim (Jz 20:23), mas os benjamintas mataram 18,000 israelitas (Jz 20:25);
[31] Os israelitas choraram, jejuaram, sacrificaram animais (Jz 20:26) e perguntaram a Deus, se eles deveriam ainda continuar a lutar contra os benjamintas, e Deus disse que sim e que lhes daria a vitória (Jz 20:27,28).
[32] PERGUNTA: Os israelitas obtiveram a vitória, pelo fato de terem jejuado?
RESPOSTA: O texto NÃO afirma isso; o texto apenas afirma que Deus daria a vitória e foi o que aconteceu. Se afirmarmos que os israelitas obtiveram a vitória, por terem jejuado, não podemos nos esquecer de que eles também sacrificaram animais!
[33] Devemos também nos lembrar de que a Bíblia relata outras vitórias, sem mencionar jejum; Davi venceu o filisteu Golias, e jejum não é mencionado (1Sm 17:48-54); Deus concedia muitas vitórias a Davi, e jejum não é mencionado (2Sm 8:1-14); Josué tomou a cidade de Jericó, e jejum não é mencionado (Js 6:1-20); Josué venceu uma batalha conta muitos povos, e jejum não é mencionado (Js 11:5-8); Deus promete vitória a Gibeão com seus 300 homens contra os midianitas e jejum não é mencionado (Jz 7:7-9);
[34] Devemos nos lembrar de que, NEM sempre Deus atende ao pedido de quem ora e jejua, com arrependimento sincero; o rei Davi jejuou, com arrependimento sincero, pedindo a Deus que curasse o seu filho (nascido de Betseba), MAS Deus NÃO atendeu (2Sm 12:16 - 2Sm 12:21-23).
OS JEJUNS DE DANIEL
[35] No primeiro ano de Dario (Dn 9:1,2), Daniel buscou a Deus, com oração, súplicas, jejum, vestido de saco e, com cinzas (Dn 9:3) e CONFESSOU OS PECADOS dele (Daniel) e dos israelitas (Dn 9:4-11 - Dn 9:20-22), confessou a REBELDIA dos israelitas (Dn 9:5-10); os israelitas foram AMALDIÇOADOS, por causa da REBELDIA (Dn 9:11), MAS, mesmo assim, os israelitas NÃO SE CONVERTERAM (Dn 9:13).
O JEJUM DE ESTER E DE SEU POVO JUDEU
[37] Hamã pediu ao rei Assuero permissão para matar o povo de Judá, e o rei Assuero concordou (Et 3:8-13); Mardoqueu e muitos outros judeus, quando ficaram sabendo que o povo de Judá seria exterminado, fizeram um luto, com jejum e choro e vestiam panos de saco, sujando-se com cinzas (Et 4:1-3);
[38] A rainha Ester ficou sabendo do plano em exterminar os judeus (Et 4:4-8); Ester pediu que os judeus jejuassem por ela, durante três dias, para que ela pudesse pedir ao rei Assuero que cancelasse o decreto de matança (Et 4:15-17)
[39] Zeres, mulher de Hamã, sugeriu a seu marido Hamã que Mardoqueu fosse enforcado (Et 5:10-14);
O rei Assuero ficou com insônia e pediu que lessem para ele o livro de registro das crônicas (Et 6:1) e, no livro, estava registrado que Mardoqueu havia salvado o rei, denunciando dois homens que queriam matar o rei (Et 6:2) e, ao saber disso, o rei Assuero quis recompensar a Mardoqueu (Et 6:3), perguntando a Hamã qual recompensa se daria a um homem de que o rei se agrada (Et 6:4-6) e Hamã respondeu ao rei, sugerindo que vestissem a tal homem, com vestes reais, que montasse no cavalo real, que usasse a coroa real (Et 6:7-9); então, o rei Assuero ordenou que Hamã prestasse tais honras a Mardoqueu (Et 6:10-13);
[40] A rainha Ester pediu ao rei Assuero que cancelasse o decreto de matança a seu povo (povo de Judá) e disse que havia sido Hamã quem havia planejado tal matança (Et 7:1-6), então, o rei Assuero ordenou que Hamã fosse enforcado na forca que ele (Hamã) havia preparado para Mardoqueu (Et 7:9,10); o rei Assuero não cancelou o ataque, mas disse que o povo judeu poderia lutar para se defender (Et 8:11 - Et 9:5);
[41] O judeus venceram os inimigos, por isso Mardoqueu ordenou que se guardasse os dias 14 e 15 do mês de Adar, todos os anos, para comemorar o dia do PURIM (dia das sortes) (Et 9:19-32)
DEUS SÓ RESPONDE, SE A PESSOA JEJUAR?
[42] PERGUNTA: Deus Só Responde a Oração Se a Pessoa Estiver Jejuando?
RESPOSTA: Na Escritura Sagrada, existem passagens que relatam Deus respondendo a orações, sem mencionar o jejum, tais como: Jabez (1Cr 4:10), Elias (1Rs 18:36-38 - 1Rs 17:20-22), Zacarias (Lc 1:5-13) e Paulo (2Co 12:9) oraram, e Deus lhes respondeu, e o jejum não é mencionado nessas orações;
O Jejum dos Ninivitas
Na passagem em João 4:31-34, os discípulos insistiram que Jesus comesse alguma coisa, mas jesus recusou o alimento oferecido. Mas, nessa passagem (João 4:31-34), será que Jesus estava fazendo jejum, ou será que ele apenas recusou aquele alimento, naquele momento específico? Essa passagem em si NÃO define isso. É interessante comparar essa passagem com a passagem em que Jesus não queria liberar os discípulos em estado JEJUANTE ("NESTIS" G3523), isto é, EM JEJUM, pois eles estavam já três dias sem comer (Mateus 15:32 - Marcos 8:3)
TERMOS USADOS NESTE ESTUDO
'INNITEM ET NAPHSHOTEKEM = HUMILHEM SUAS ALMAS (H6031 - H5315) - As passagens onde a
expressão HEBRAICA "'innitem et naphshotekem (humilhem suas almas)" aparece são: Lv 16:29 -
Lv 16:31 - Lv 23:27 - Nm 29:7 - Sl 35:13
TSUWM= JEJUAR (H6684) - As passagens onde a palavra HEBRAICA "tsuwm (jejuar)" aparece são:
Jz 20:26 - 1Sm 7:6 - 1Sm 31:13 - 2Sm 1:12 - 2Sm 12:16 - 2Sm 12:21 - 2Sm 12:22 - 2Sm 12:23- 1Rs 21:27 - 1Cr 10:12 - Ez 8:23 - Ne 1:4 - Es 4:16 - Is 58:3 - Is 58:4 - Jr J4:12 - Zc 7:5
TSOWM= JEJUM (H6685) - As passagens onde a palavra HEBRAICA "tsowm (jejum)" aparece são:
2Sm 12:16 – 1Rs 21:9 – 1Rs 21:12 – 2Cr 20:3 – Ez 8:21 – Ne 9:1 – Et 4:3 – Et 9:31 – Sl 35:13 –
Sl 69:10 – Sm 109:24 – Is 58:3 – Is 58:5 – Is 58:6 – Jr 36:6 – Jr 36:9 – Dn 9:3 – Jl 1:14 – Jl 2:12 – Jn 3:5 – Zc 8:19
NESTEUO= JEJUAR (G3522) - As passagens onde a palavra GREGA "nesteuo (jejuar)" aparece são:
Mt 4:2 – Mt 6:16 – Mt 6:17 – Mt 6:18 – Mt 9:14 – Mt 9:15 – Mc 2:18 – Mc 2:19 – Mc 2:20 –
Lc 5:33 – Lc 5:34 – Lc 5:35 – Lc 18:12 – At 10:30 – At 13:2 – At 13:3
NESTEIA= JEJUM (G3521) - As passagens onde a palavra GREGA "nesteia (jejum)" aparece são:
Mt 17:21 – Mr 9:29 – Lc 2:37 – At 14:23 – At 27:9 – 1Co 7:5 – 2Co 6:5 – 2Co 11:27
NESTIS = JEJUANTE (G3523) (adjetivo), EM JEJUM - Mateus 15:32 - Marcos 8:3