CONCUBINAS E CONCUBINOS
CONCUBINA é uma categoria de mulher que tem relações sexuais com um homem que JÁ tem relações sexuais com uma MULHER NÃO CONCUBINA (entende-se "esposa"), MAS que, na Bíblia, NÃO existe NENHUMA passagem clara dizendo que seja PECADO o homem ter concubinas. Vamos refletir sobre isso mais adiante.
No texto hebraico de Ezequiel, menciona-se homens CONCUBINOS (Ezequiel 23:20).
No texto hebraico e grego da Bíblia, para expressar a ideia de ESPOSA e MARIDO, em algumas passagens, encontramos PERCENCIDA ("be'ulah") e PERTENCEDOR ("ba'al"), por exemplo, na passagem que diz que o MARIDO ("ba'al") LOUVAVA a mulher empresária (Provérbios 31:16,28).
MAS, de forma geral, as palavras mais usadas são MULHER ("ishah") e HOMEM ("ish") e, pelo contexto, tentamos saber se se refere a alguém casado ou não.
Embora, no texto hebraico, o pai da concubina seja chamado de SOGRO (Juízes 19:4), por OUTRO LADO, no texto hebraico, há TRÊS passagens que mostram que existe DIFERENÇA entre (1) mulher CONCUBINA e (2) MULHER NÃO CONCUBINA (entende-se "esposa") (2Samuel 5:13; 1Reis 11:3; 2Crônicas 11:21), mas, na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que explique qual a DIFERENÇA entre essas duas categorias.
Uma dificuldade é que, na Bíblia, mencionam-se DIREITOS das mulheres e DIREITOS dos filhos dessas mulheres, MAS aí surge a questão: Estes DIREITOS também valem para as CONCUBINAS? Ou esses DIREITOS valem APENAS para as MULHERES NÃO CONCUBINAS (entende-se "esposas")?
DIREITOS DAS MULHERES
No texto hebraico de Deuteronômio, vemos que a MULHER, (1) quando ela é TOMADA, ou seja, quando um homem toma uma mulher para si, e, (2) quando ela é ASSENHORADA, ou seja, quando um homem se torna senhor dela, COM ISSO, essa MULHER tem direito de receber CARTA DE DIVÓRCIO, caso seja dispensada da casa de tal homem (Deuteronômio 24:1-3) e, quando um HOMEM toma para si uma MULHER, até em caso de guerra, essa MULHER tem o direito de ter seu HOMEM em casa, durante um ano, e tem o direito de ser ALEGRADA por esse homem (Deuteronômio 24:5).
A QUESTÃO É: As CONCUBINAS também teriam o direito de receberem CARTA DE DIVÓRCIO? As CONCUBINAS também teriam o direito de terem o HOMEM, em casa, durante um ano? As CONCUBINAS também teriam o direito de serem ALEGRADAS por esse homem? Ou esses DIREITOS seriam APENAS das MULHERES NÃO CONCUBINAS (entende-se "esposas")?
Outro ponto a considerar é que, no texto hebraico, a palavra CONCUBINA não aparece nessa passagem.
OUTROS DIREITOS DAS MULHERES
No texto hebraico de Êxodo, é dito que, se um homem (1) comprasse uma SERVA e, depois, (2) a INDICASSE para si (ou para seu filho) e (3) a TOMASSE para si, essa mulher teria o direito de receber desse homem (1) ALIMENTO, (2) ROUPA e (3) RELAÇÃO SEXUAL, de forma IGUAL a alguma mulher anterior (Êxodo 21:7-10).
Essa passagem em Êxodo 21:7-10 mostra que, pelo menos, a BIGAMIA não era impedida pela Lei de Deus. Outra passagem que mostra isso está em Deuteronômio 21:15-17 que diz que, se um homem tiver DUAS mulheres, o filho mais velho tem o direito de receber a herança em dobre, mesmo que seja filho da mulher não preferida.
Responda: Se o primeiro filho de um homem fosse da CONCUBINA, o filho dessa concubina teria esse DIREITO de receber a herança em dobro? E todos os demais filhos das CONCUBINAS tinha o DIREITO de receber a herança, IGUALMENTE aos filhos das MULHERES NÃO CONCUBINAS?
Nesses casos de BIGAMIA, como deve ser interpretada a passagem que diz, "Deixará o HOMEM seu pai e mãe e se unirá a sua MULHER (Gênesis 2:24)"?
Responda: Significa que o IDEAL seria a monogamia, porém a bigamia ou poligamia NÃO seria pecado? Também significa que ter CONCUBINAS não seria pecado?
Observe também que SOMENTE a "serva indicada e tomada" é que tinha o direito de receber relação sexual, ou seja, uma SERVA "não indicada nem tomada" NÃO tinha esse direito. Outro ponto a considerar é que, no texto hebraico, a palavra CONCUBINA não aparece nessa passagem.
MAS A QUESTÃO É:
Responda: essa SERVA ao ser indicada e tomada (1) tornou-se CONCUBINA ou (2) tornou-se MULHER NÃO CONCUBINA (esposa)?
Responda: esse homem também tinha o DEVER de manter relação sexual com uma CONCUBINA? Ou esse homem tinha o dever de manter relação sexual APENAS com a MULHER NÃO CONCUBINA (entende-se "esposa")?
Responda: uma SERVA indicada e tomada que continuou tendo sexo com tal homem (1) deixaria de ser SERVA ou (2) continuaria sendo considerada como SERVA, mesmo tendo sido indicada e tomada?
No texto hebraico de Malaquias é dito que Deus é testemunha entre o homem e a mulher da juventude, a mulher do acordo/da aliança ("berit", h1285) e é dito, "[...] pois destesta o dispensar ("shalakh", h7971) [...]" (Malaquias 2:14,16).
Responda: Esta passagem também se refere ao acordo com CONCUBINAS? Ou se refere APENAS ao acordo com MULHERES NÃO CONCUBINAS (entende-se "esposas")?
TODAS CONCUBINAS ERAM SERVAS?
Para sermos BEM específicos, na Bíblia, é dito que Bila, CONCUBINA de Jacó (Gênesis 35:22), era SERVA de Raquel (Gênesis 30:4) e Zilpa era SERVA de Lia (Gênesis 30:9).
Quanto à CONCUBINA de um Levita, o texto hebraico NÃO afirma nem confirma que ela, alguma vez, tivesse sido SERVA do Levita (Juízes 19:1-4).
No texto hebraico de Juízes 19, é dito que um Levita TOMOU para si uma mulher CONCUBINA (verso 1), mas ela se prostituiu (verso 2) e o Levita, o HOMEM dela, quis que ela voltasse.
Embora, no texto hebraico, o pai da concubina seja chamado de SOGRO, por OUTRO LADO, no texto hebraico, há TRÊS passagens que mostram que existe DIFERENÇA entre (1) mulher CONCUBINA e (2) mulher NÃO concubina (entende-se "esposa") (2Samuel 5:13; 1Reis 11:3; 2Crônicas 11:21), embora a Bíblia NÃO explique qual a diferença.
CONCLUSÃO (Em construção)
Se esses DIREITOS também se referem a CONCUBINAS, então Deus, de fato, FEZ com que as CONCUBINAS com Absalão cometessem PECADO (caso o sexo tenha sido consentido) ou FEZ com que somente Absalão cometece PECADO (caso o sexo fosse estupro).
Mas, SE esses direitos NÃO se referem a CONCUBINAS, então, na Bíblia, NÃO existe NENHUMA legislação quanto ao CONCUBINATO e, assim sendo, NÃO há como enquadrar, legalmente falando, como pecado. (Em construção)
Concubinas são mulheres
No texto hebraico de Juízes 19, é dito que um Levita TOMOU ("laqah", h3947) para si uma mulher CONCUBINA ("ishah pilegesh", h6370) (verso 1), mas ela se prostituiu ("zanah, h2181) (verso 2) e o Levita, o HOMEM dela ("ish", h376), quis que ela voltasse.
Nesse caso em específico, o texto NÃO diz que essa mulher havia se tornado SERVA desse Levita ANTES de ele TOMÁ-la como CONCUBINA.
Embora, no texto hebraico, o pai da concubina seja chamado de SOGRO (khoten, khatan, h2859) (JEWISHVIRTUALLIBRARY, par. 1), por OUTRO LADO, no texto hebraico, há TRÊS passagens que mostram que existe DIFERENÇA entre (1) mulher CONCUBINA e (2) mulher NÃO concubina (entende-se "esposa") (2Samuel 5:13; 1Reis 11:3; 2Crônicas 11:21) (JEWISHVIRTUALLIBRARY, par. 2), embora a Bíblia NÃO explique qual a diferença.
Primeiramente, Jacó teve duas mulheres, Lia e Raquel (Gênesis 29:20-30).
Lia DEU ("natan", h5414) sua serva ZILPA a Jacó, por MULHER ("ishah", h802) (Gênesis 30:9).
Raquel DEU ("natan", h5414) sua serva BILA a Jacó, por MULHER ("ishah", h802) (Gênesis 30:4) e, depois, é dito que a SERVA DE RAQUEL era CONCUBINA ("pilegesh", h6370) de Jacó (Israel) (Gênesis 35:22).
Bila era SERVA ("shifkhah", h8198) de RAQUEL e a palavra hebraica para SERVA (de Raquel), em algumas passagens, é SHIFKHAH (h8198) (Gênesis 29:29; 30:4,7; 35:25) e, em Gênesis 30:3, é AMAH (h519).
No texto hebraico, BILA e Zilpa são chamadas de MULHERES ("nashim, ishah", h802) de Jacó (Gênesis 37:2), MAS, como vimos, existe diferença entre (1) mulher CONCUBINA e (2) mulher não concubina (entende-se esposa) (2Samuel 5:13; 1Reis 11:3; 2Crônicas 11:21), MAS a Bíblia NÃO explica qual a diferença.
No texto hebraico de Deuteronômio 24, é dito que, se um homem ("ish", h376) TOMAR ("laqah", h3947) e se ASSENHORAR dela ("ba'al", h1166) e caso ela não encontre favor aos olhos dele, por ele ter encontrado nela a nudez de algo, ele poderá escrever a ela uma CARTA DE DIVÓRCIO ("sepher keritut") e, dar na mão dela e dispensar a mulher da casa dele e, assim, ela pode ser de outro HOMEM (Deuteronômio 24:1,2).
Embora o pai da CONCUBINA
SERVA TOMADA X SERVA NÃO TOMADA
Se um homem comprasse uma SERVA ("amah", h519) e a TOMASSE ("laqah", h3947) para si, essa mulher teria o direito de receber desse homem (1) alimento, (2) roupa e (3) relação sexual, igualmente a alguma mulher anterior (Êxodo 21:7-10). Essa passagem mostra que, pelo menos, a bigamia não era considerada pecado.
Observe que SOMENTE a "serva tomada" é que tinha o direito de receber relação sexual. Uma SERVA "não tomada" NÃO tinha esse direito.
Responda: essa SERVA ao ser tomada (1) tornou-se CONCUBINA ou (2) tornou-se MULHER não concubina (esposa)?
Responda: esse homem tinha o DEVER de manter relação sexual a uma CONCUBINA? Ou esse homem tinha o dever de manter relação sexual APENAS com a mulher NÃO concubina?
Se entendermos que essa SERVA ao ser tomada tornou-se CONCUBINA, então isso significaria que os homem teria o DEVER de manter relação sexual com a CONCUBINA e isso não seria pecado.
No texto hebraico de 2 Samuel, é dito que Davi tinha (1) CONCUBINAS ("pilagshim") e (2) MULHERES ("nashim") (2 Samuel 5:13), dando a entender que "mulheres" aí se refere a ESPOSAS.
É importante observar que, no texto hebraico, CONCUBINAS também são chamadas de MULHERES ("nashim"), conforme vemos em 2 Samuel, em que se fala sobre dez MULHERES concubinas ("nashim pilagshim") (2 Samuel 15:16).
É curioso notar que a palavra "pilegesh", que se refere à "concubina", é a MESMA palavra que aparece em Ezequiel, porém referindo-se a CONCUBINOS ("homens concubinos") (Ezequiel 23:20).
No texto hebraico e grego da Bíblia, de forma geral, NÃO existe uma palavra específica para "esposa". No texto hebraico da Bíblia, o que existe é a palavra hebraica ISHAH (mulher), que pode se referir a:
(1) mulher VIRGEM (Levítico 21:13, "ishah bi-btule-ha" = mulher em virgindade sua; Gênesis 24:5);
(2) mulher CONCUBINA (2 Samuel 5:13).;
(3) mulher não virgem e não concubina (entende-se "esposa") (2 Samuel 5:13).
(4) mulher PROSTITUTA (Levítico 21:7, "ishah zonah", h2181 = mulher que se prostitui)
Mas, na passagem, "[...] Deixará o homem seu pai e mãe e se unirá à sua MULHER ("ishah") e serão carne única [...] (Gênesis 2:24)", a palavra MULHER ("ishah") se refere APENAS a uma única esposa? Ou se refere a pelo menos uma esposa? Ou também pode se referir a CONCUBINAS?
E no mandamento, "[...] não cobice ("khamad", h2530) a MULHER ("ishah") do próximo [...], nem a SERVA ("amah", h519), [...] TUDO o que for do próximo [...]" (Êxodo 20:17 - Deuteronômio 5:21).
Essa passagem mostra que NÃO era pecado um homem ter "servos e servas".
Essa passagem NÃO diz que o homem poderia ter CONCU
A princípio, a função dos servos e servas é apenas trabalhar, SEM sexo com o patrão ou patroa.
Mas o patrão poderia ter sexo com as SERVAS, sem se casar com elas, sem que isso fosse pecado?
Mas seriam SERVAS apenas para trabalhar, SEM sexo com o patrão? Ou o patrão poderia ter sexo com a
Considerando que MULHER ("ishah"), nessa passagem, se refere APENAS a "esposa", então,
Existe a palabra BEULAH ("pertencida") que aparece apenas uma vez na Bíblia, em que a terra de Jerusalém é chamada de "pertencida" (Isaías 62:4).
"nashim" é o plural de "ishah"
TEXTOS
(13) Se TOMAR ("laqah", h3947) um homem uma MULHER ("ishah", h802) e ENTRAR ("bo", h935) a ela e rejeitá-la.
Isaías 62 ("tradução mais literal") "(4) [...] (alguém) não chamará você ainda (de) abandonada e a terra sua não chamará ainda (de) desamparada. Pois a você (alguém) chamará "Prazer-meu-nela" ("heps-i-bah" h2657) e a terra sua PERTENCIDA ("BEULAH", h1166)(בְּעוּלָ֑ה), pois se apraz Javé em você e a terra sua SE PERTENCERÁ ("ba'al", h1166), (5) como POSSUI ("ba'al", h1166) um rapaz ("bahur" h970) uma VIRGEM ("betulah" h1330), POSSUIRÃO ("ba'al", h1166) você os filhos seus e a alegria o NOIVO ("hatan" h2860) pela NOIVA ("kalah" h3618), (assim) se alegra sobre você o Elohim seu [...]"
Êxodo 21:7-11 ("tradução mais literal")
(7) Se um homem vender sua filha como SERVA ("amah", h519), não sairá como os escravos ("ebed" h5650)
(8) Se má aos olhos do senhor ("adon", h113) que para si noivou ("ya'ad" h3259), seja redimida [...]
(9) Se para seu filho a noivou ("ya'ad" h3259), na ordem das filhas fará
(10) Se outra tomar ("laqah" h3947) para si, comida, roupa e intimidade não diminuirá
(11) E se essas três não fizer para ela, sairá livre sem (pagar) dinheiro.
a
Deuteronômio 24 ("tradução mais literal") "(1) [...] se TOMAR ("laqah", h3947) um homem uma MULHER ("ishah", h802) e ASSENHORÁ-la ("ba'al", h1166) e acontecer que não encontre ela favor nos olhos dele, pois ele encontrou nela uma NUDEZ de algo ("ervat davar") e escrever a ela uma CARTA DE DIVÓRCIO ("sepher keritut") e der na mão dela e DISPENSÁ-la da casa dele, (2) e ela saindo da casa dele, ir e ser de outro homem [...]"
a
Deus falou com ISAQUE e Deus disse que Abraão (pai de Isaque) havia guardado os (1) preceitos, (2) mandamentos, (3) decretos e (4) leis (Gênesis 26:2,5); Deus falou com JACÓ (filho de Isaque) e lhe mudou o nome para ISRAEL e refez a promessa que havia feito a Abraão e a Isaque (Gênesis 35:9-12). É curioso notar que, na Bíblia, NÃO existe nenhuma instrução sobre CONCUBINAS.
JACÓ, que passou a se chamar ISRAEL (Gênesis 35:10), teve CONCUBINA (Gênesis 35:22)
A palavra CONCUBINA no texto hebraico é PILEGESH (h6370) e aparece em 35 versos: Gênesis 22:24; 25:6; 35:22; 36:12; Juízes 8:31; 19:1,9,10,24,25,27,29; 20:4,5,6; 2Samuel 3:7; 5:13; 15:16; 16:21,22; 19:5; 20:3; 21:11; 1Reis 11:3; 1Crônicas 1:32; 2:46,48; 3:9; 7:14; 2Crônicas 11:21; Ester 2:14; Cantares 6:8,9; Ezequiel 23:20.
****
²³ pai de Rebeca. Estes foram os oito filhos que Milca deu a Naor, irmão de Abraão.
²⁴ E sua
Gênesis 22:23,24 (concubina de Naor)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
⁵ Abraão deixou tudo o que tinha para Isaque.
⁶ Mas para os filhos de suas concubinas deu presentes; e, ainda em vida, enviou-os para longe de Isaque, para a terra do Oriente.
Gênesis 25:5,6 (Concubinas de Abraão)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
²² Na época em que Israel vivia naquela região, Rúben deitou-se com Bila, concubina de seu pai. E Israel ficou sabendo disso. Jacó teve doze filhos:
Gênesis 35:22 (Ruben, filho de Jacó/Israel)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
¹² Elifaz, filho de Esaú, tinha uma concubina chamada Timna, que lhe deu um filho chamado Amaleque. Foram esses os netos de Ada, mulher de Esaú.
Gênesis 36:12 (Concubina de Elifaz)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
****
²⁹ Jerubaal, filho de Joás, retirou-se e foi para casa, onde ficou morando.
³⁰ Teve setenta filhos, todos gerados por ele, pois tinha muitas mulheres.
³¹ Sua concubina, que morava em Siquém, também lhe deu um filho, a quem ele deu o nome de Abimeleque.
Juízes 8:29-31 (Concubina de Jerubaal)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
¹ Naquela época não havia rei em Israel. Aconteceu que um levita que vivia nos montes de Efraim, numa região afastada, tomou para si uma concubina, que era de Belém de Judá.
Juízes 19:1 (mulher concubina do Levita)(hebraico: ishah pilegesh)(Sept. ghyneka pallake)
⁹ Então, quando o homem, com a sua concubina e com o seu servo, levantaram-se para partir, o seu sogro, pai da moça, disse outra vez: "Veja, o dia está quase acabando, é quase noite; passe a noite aqui. Fique e alegre-se. Amanhã de madrugada vocês poderão levantar-se e ir para casa".
¹⁰ Não desejando ficar outra noite, o homem partiu rumo a Jebus, isto é, Jerusalém, com dois jumentos selados e com a sua concubina
Juízes 19:9,10 (Concubina do Levita)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
²⁴ Vejam, aqui está minha filha virgem e a concubina do meu hóspede. Eu as trarei para vocês, e vocês poderão usá-las e fazer com elas o que quiserem. Mas, nada façam com esse homem, não cometam tal loucura! "
²⁵ Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram.
²⁶ Ao romper do dia a mulher voltou para a casa onde o seu senhor estava hospedado, caiu junto à porta e ali ficou até o dia clarear.
²⁷ Quando o seu senhor se levantou de manhã, abriu a porta da casa e saiu para prosseguir viagem, lá estava a sua concubina, caída à entrada da casa, com as mãos na soleira da porta.
²⁸ Ele lhe disse: "Levante-se, vamos! " Não houve resposta. Então o homem a pôs em seu jumento e foi para casa.
²⁹ Quando chegou em casa, apanhou uma faca e cortou o corpo da sua concubina em doze partes, e as enviou a todas as regiões de Israel.
Juízes 19:24-29 (Concubina do Levita)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
⁴ Então o levita, marido da mulher (ish ha-ishah) assassinada, disse: "Eu e a minha concubina chegamos a Gibeá de Benjamim para passar a noite.
⁵ Durante a noite os homens de Gibeá vieram para atacar-me e cercaram a casa, com a intenção de matar-me. Então violentaram minha concubina, e ela morreu.
⁶ Peguei minha concubina, cortei-a em pedaços e enviei um pedaço a cada região da herança de Israel, pois eles cometeram essa perversidade e esse ato vergonhoso em Israel.
Juízes 20:4-6 (Concubina do Levita)(Sept. pallake)
***
⁷ Saul tivera uma concubina chamada Rispa, filha de Aiá. Certa vez Is-Bosete perguntou a Abner: "Por que você se deitou com a concubina de meu pai? "
⁸ Abner ficou furioso com a pergunta de Is-Bosete e exclamou: "Por acaso eu sou um cão a serviço de Judá? Até agora tenho sido leal à família de Saul, seu pai, e aos parentes e amigos dele, e não deixei que você caísse nas mãos de Davi; e agora você me acusa de um delito envolvendo esta mulher!
2 Samuel 3:7,8 (Concubina de Saul)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
¹³ Depois de mudar-se de Hebrom para Jerusalém, Davi tomou mais concubinas e esposas (pilegesh/ishah) , e gerou mais filhos e filhas.
2 Samuel 5:13 (concubinas de Davi)(Sept. ghynaika/pallake)(Vulg. concubina/uxores)
¹⁴ Então Davi disse aos conselheiros que estavam com ele em Jerusalém: "Vamos fugir; caso contrário não escaparemos de Absalão. Se não partirmos imediatamente ele nos alcançará, causará a nossa ruína e matará o povo à espada".
¹⁵ Os conselheiros do rei lhe responderam: "Teus servos estão dispostos a fazer tudo o que o rei, nosso senhor, decidir".
¹⁶ O rei partiu, seguido por todos os de sua família; deixou, porém, dez concubinas para tomarem conta do palácio.
2 Samuel 15:14-16 (dez mulheres concubinas de Davi)(nashim pilegeshim)(Sept. ghynaika pallake)(Vulg. mulieres concubinas)
²⁰ Então Absalão disse a Aitofel: "Dê-nos o seu conselho. Que devemos fazer? "
²¹ Aitofel respondeu: "Tenha relações com as concubinas de teu pai, que ele deixou para tomar conta do palácio. Então todo o Israel ficará sabendo que te tornaste repugnante para teu pai, e todos os que estão contigo se encherão de coragem".
²² E assim armaram uma tenda no terraço do palácio para Absalão, e ele teve relações com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.
²³ Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem
2 Samuel 16:20-23 (Concubinas de Davi)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
⁴ O rei, com o rosto coberto, gritava: "Ah, meu filho Absalão! Ah, Absalão, meu filho, meu filho! "
⁵ Então Joabe entrou no palácio e foi falar com o rei: "Hoje humilhaste todos os teus soldados, os quais salvaram a tua vida, bem como a de teus filhos e filhas, e de tuas mulheres e concubinas.
2 Samuel 19:4,5 (Concubinas de Davi) (ishah/pilegesh)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
³ Quando Davi voltou ao palácio, em Jerusalém, mandou confinar numa casa, sob guarda, as dez concubinas que tinha deixado tomando conta do palácio. Ele as sustentou, mas nunca mais as possuiu. Ficaram confinadas, vivendo como viúvas até à morte.
2 Samuel 20:3 (dez mulheres concubinas de Davi)(nashim pilegeshim)(Sept. ghynaika pallake)(Vulg. mulieres concubinas)
¹¹ Quando Davi foi informado do que Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, havia feito,
2 Samuel 21:11 (Concubina de Saul)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
****
¹ O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
² Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.
³ Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se.
1 Reis 11:1-3 (mulheres princesas e concubinas de Salomão)("[...] houve para ele mulheres princesas setecentas e concubinas trezentas [...]")(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
³² Estes foram os filhos de Abraão com sua concubina Quetura: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. Foram estes os filhos de Jocsã: Sabá e Dedã.
1 Crônicas 1:32 (Concubina de Abraão)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
⁴⁶ A concubina de Calebe, Efá teve três filhos: Harã, Mosa e Gazez. Harã gerou Gazez.
⁴⁷ Estes foram os filhos de Jadai: Regém, Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe.
⁴⁸ A concubina de Calebe, Maaca teve dois filhos: Seber e Tiraná.
1 Crônicas 2:46-48 (Concubina de Calebe)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
⁹ Todos esses foram filhos de Davi, sem contar os filhos que teve com suas concubinas, e sua filha Tamar, irmã deles.
1 Crônicas 3:9 (concubinas de Davi)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
¹⁴ Estes foram os descendentes de Manassés: Asriel, filho de sua concubina araméia, que também deu à luz Maquir, pai de Gileade.
1 Crônicas 7:14 (Concubina de Manassés)(Sept. pallake)(Vulg. concubina)
²¹ Roboão amava Maaca, filha de Absalão, mais do que a qualquer outra de suas esposas e concubinas. Ao todo ele teve dezoito esposas e sessenta concubinas, vinte e oito filhos e sessenta filhas.
2 Crônicas 11:21 (mulheres e concubinas de Roboão)(ishah/pilegesh)(Sept. ghinaika/pallake)(Vulg. uxores/concubina)
¹² Antes de qualquer daquelas moças apresentar-se ao rei Xerxes, devia completar doze meses de tratamento de beleza prescritos para as mulheres, seis meses com óleo de mirra e seis meses com perfumes e cosméticos.
¹³ Quando ia apresentar-se ao rei, a moça recebia tudo o que quisesse levar consigo do harém para o palácio do rei.
¹⁴ À tarde ela ia para lá e de manhã voltava para outra parte do harém, que ficava sob os cuidados de Saasgaz, oficial responsável pelas concubinas. Ela não voltava ao rei, a menos que dela ele se agradasse e a mandasse chamar pelo nome.
Ester 2:12-14 (concubinas de Xerxes)(Vulg. concubina)
⁸ Pode haver sessenta rainhas, e oitenta concubinas, e um número sem fim de virgens,
⁹ mas ela é única, a minha pomba, minha mulher ideal! Ela é a filha favorita de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Quando outras jovens a vêem, dizem que ela é muito feliz; as rainhas e as concubinas a elogiam.
Cânticos 6:8,9 (Sept. pallake)(Vulg. concubina)
²⁰ Desejou ardentemente os seus amantes (pilegesh), cujos membros eram como os de jumentos e cuja ejaculação era como a de cavalos.
Ezequiel 23:20
*****
*****