A MORTE DOS FILHOS DE ARÃO,
NADABE E ABIÚ: O FOGO ESTRANHO
1. Os filhos de Arão, NADABE e ABIÚ, eram SACERDOTES (Números 3:3) e eles pegaram cada um o seu incensário e puseram neles FOGO e colocaram neles INCENSO e ofereceram diante do Senhor FOGO ESTRANHO, QUE NÃO LHES HAVIA SIDO ORDENADO (Levítico 10:1).
2. Pergunta: Mas o que teria sido esse “fogo estranho”?
Resposta: Embora, na Bíblia, NÃO haja NADA “explícito” explicando o que seja um FOGO ESTRANHO, a passagem afirma que TAL FOGO NÃO HAVIA SIDO ORDENADO (Levítico 10:1) e, por isso, saiu FOGO do Senhor e os consumiu e eles morreram diante do Senhor (Levítico 10:2 – Números 3:4). MAS COMO ENTENDER ISSO?
3. NÃO HÁ MUITO CONTEXTO NA PASSAGEM QUE EXPLIQUE ISSO, MAS observe que, LOGO APÓS a morte de NADABE e ABIÚ, Deus disse a Arão que ele (Arão) e os outros filhos dele – Eleazar e Itamar (Levítico 10:6) – NÃO deveriam beber vinho, quando viessem à Tenda da Reunião, SENÃO ELES MORRERIAM (Levítico 10:8,9). Há quem entenda que, COMO essa orientação de Deus veio, LOGO APÓS a morte de NADABE e ABIÚ, tal orientação indica, DE FORMA INDIRETA, que o ERRO de NADABE e ABIÚ teria sido o fato de eles estarem embriagados! MAS a passagem não confirma isso.
4. Considere que os SACERDOTES tinham que se consagrar (SE SEPARAR), para que não perdessem a vida (Êxodo 19:22), OS SACERDOTES TINHAM REGRAS RÍGIDAS A CUMPRIR (Êxodo 30:30-38). TALVEZ, NADABE e ABIÚ tivessem sido “negligentes”, “relaxados”, mas NÃO há como confirmar isso, pois A PASSAGEM NÃO TRAZ DETALHES, MAS podemos dizer que, embora eles soubessem que a função SACERDOTAL era bem rígida, MESMO ASSIM, ELES OFERECERAM A DEUS ALGO QUE NÃO ESTAVA PRESCRITO (Levítico 10:1).
A FALTA DE DETALHES, na passagem, NÃO nos permite fazer pré-julgamentos.