A PESSOA É UMA ALMA OU TEM UMA ALMA?

A PESSOA É UMA ALMA OU TEM UMA ALMA?

A PESSOA É UMA ALMA OU TEM UMA ALMA?

 

1. Há passagens que dão a ideia de que “a pessoa TEM uma alma” (Gênesis 35:18 - 1Reis 17:21,22)(Mateus 10:28 - Hebreus 4:12 - 1Tessalonicenses 5:23 - Lucas 1:46,47), pode-se entender que tais passagens estão descrevendo UMA PARTE DE UM TODO, sendo esse TODO a pessoa inteira.

2. Há passagens que mostram que “a pessoa É uma alma” (Gênesis 2:7 - Gênesis 46:18 - Êxodo 16:16 - Romanos 13:1 - Atos 27:37 - 1Pedro 3:20); pode-se entender que tais passagens estão descrevendo UMA PARTE PELO TODO, assim como na passagem em que é dito que os homens israelitas eram “CABEÇAS” (Números 1:16), sabemos que se trata de uma parte (cabeça) pelo todo (pessoa em si).

3. Outra passagem curiosa está em Levítico 17, a qual diz duas coisas:

(a) A ALMA ("NEPHESH" H5315) ESTÁ no sangue ("DAM" H1818) ou, de forma inversa, o sangue TEM a alma (Levítico 17:11), ou seja, descreve UMA PARTE DE UM TODO, sendo esse TODO o sangue da pessoa, não a pessoa inteira. 

(b) A ALMA é o sangue ou, de forma inversa, o sangue É a alma (Levítico 17:14), ou seja, descreve UMA PARTE PELO TODO, sendo esse TODO o sangue da pessoa, não a pessoa inteira. 

 

LEVÍTICO 17:11,14 - (11) Pois a ALMA ("NEPHESH" H5315) da carne está no SANGUE ("DAM" H1818)... (14) Pois a ALMA ("NEPHESH" H5315) de toda da carne é seu SANGUE ("DAM" H1818)...

 

4. Diante dessas passagens, pode-se entender que as QUATRO formas de dizer estão corretas, isto é:

(1) A pessoa TEM uma alma – quando se descreve uma parte DE UM TODO, sendo esse TODO a pessoa inteira;

(2) A pessoa É uma alma – quando se descreve uma parte PELO TODO, sendo esse TODO a pessoa inteira;

(3) O sangue TEM a alma – quando se descreve uma parte DE UM TODO, sendo esse TODO o sangue;

(4) O sangue É a alma – quando se descreve uma parte PELO TODO, sendo esse TODO o sangue.

 

 

QUAL É A MONTAGEM E A DESMONTAGEM DO HOMEM?

5. O homem (adam/antropos) foi feito do pó da terra (Gênesis 2:7) e, ao receber de Deus NESHAMAH de vida . (respiração de vida), tornou-se ALMA (nephesh/psiche/sopro) vivente (Gênesis 2:7)"; além da NESHAMAH de vida, Deus também nos deu "ESPÍRITO (ruach/pneuma/vento)" (Isaías 42:5); Deus forma o ESPÍRITO (ruach) dentro do homem (Zacarias 12:1).

6. Quando Deus retira a NESHAMAH e o ESPÍRITO (ruach), a carne morre (Jó 34:14,15)(Tiago 2:26), a "ALMA (nephesh)" SAI (hebraico: "YATSA" H3318)(Gênesis 35:18 - 1Reis 17:21,22) e o ESPÍRITO (ruach) também SAI, voltando para Deus (Eclesiastes 12:7). Jesus e Estêvão, ao morrer, entregaram o ESPÍRITO a Deus (Lucas 23:46 - Atos 7:59).

7. Observe que, embora na passagem que fala sobre a MONTAGEM (formação) do homem (Gênesis 2:7), NÃO seja relatado, de forma explícita, que Deus tenha colocado o ESPÍRITO (ruach) e a ALMA (nephesh) no homem, relatando apenas Deus colocando a NESHAMAH (Gênesis 2:7), ao lermos sobre a DESMONTAGEM (morte) do homem, entende-se, "de forma indireta", que Deus também coloca o ESPÍRITO (ruach) e a ALMA (nephesh) no homem; veja que em Gênesis é dito que, quando a pessoa morre, a ALMA (nephesh) SAI (hebraico: "YATSA" H3318) (Gênesis 35:18) e em REIS há um relato da ALMA (nephesh) voltando a ENTRAR na pessoa (1Reis 17:21,22). Em JÓ é dito que, quando a pessoa morre, a NESHAMAH e o ESPÍRITO (ruach) da pessoa também SAEM (Jó 34:14,15).

 

ALMA E ESPÍRITO SÃO A MESMA COISA?
 
8. Há quem entenda que ALMA (nephesh/psyche) e ESPÍRITO (ruach/pneuma) sejam A MESMA COISA, baseando-se nas passagens que descrevem a alma e o espírito com os mesmos aspectos, tais como, (a) entristecer-se (João 12:27 – Salmos 42:11) (João 13:21 – Provérbios 17:22), (b) alegrar-se (Lucas 1:46 – Salmos 94:19)(Lucas 1:47), (c) serem salvas (Mateus 16:26)(1Coríntios 5:5) e (c) estarem diante Deus ou irem para Deus (Apocalipse 6:9 – Apocalipse 20:4)(Eclesiastes 12:7), MAS devemos considerar que o fato de se ter as mesmas características NÃO significa necessariamente que sejam a mesma coisa; por exemplo, os dedos da mão, embora possam executar as mesmas funções, tais como, digitar, pressionar, empurrar, puxar, coçar, tocar, etc, sabemos que não são iguais, pois cada dedo tem a sua especialidade!
9. Devemos considerar também que, segundo o apóstolo Paulo, "CORPO ALMÁTICO (SOMA PSICHIKOS)" - tradicionalmente conhecido como "corpo natural" - é DIFERENTE de "CORPO ESPIRITUAL (SOMA PNEUMATIKOS)" (1Coríntios 15:44); entende-se que o "CORPO ALMÁTICO (natural)" seja o "CORPO PERECÍVEL" e que o "CORPO ESPIRITUAL" seja o "CORPO IMPERECÍVEL" (1Coríntios 15:42); um "corpo espiritual" NÃO é "apenas" um espírito, da mesma forma que um "homem espiritual" NÃO é "apenas" um espírito! Veja a seguir:  
 
10. Também, segundo o apóstolo Paulo, o "HOMEM ALMÁTICO (ANTROPOS PSICHIKOS)" - tradicionalmente conhecido como "homem natural" (1Coríntios 2:14) - é DIFERENTE do "HOMEM ESPIRITUAL (ANTROPO PNEUMATIKOS)" (1Coríntios 2:15); o espírito (PNEUMA) do homem VÊ (grego: "EIDO") as coisas do homem, mas é o Espírito (PNEUMA) de Deus que conhece (ginosko) as coisas de Deus (1Coríntios 2:11), mas nós recebemos o Espírito (PNEUMA) de Deus, para que pudéssemos VER (grego: "EIDO") o que Deus nos DEU (1Coríntios 2:12); entende-se que a forma de entender as coisas do Espírito de Deus seja pelo espírito, pois quem se UNE a Cristo é um só espírito com Ele (com Cristo) (1Coríntios 6:17)(1Coríntios 2:12); o apóstolo Paulo diz que os "irmãos" em Corinto NÃO “entendiam” as coisas “espirituais” (1Coríntios 3:1), pois ainda eram (homens) CARNAIS  (1Coríntios 3:1-3), andando segundo a CARNE (Romanos 8:1:4,5), isto é, embora fossem TODOS batizados no (com o) Espírito Santo (1Coríntios 12:12,13), NÃO eram (homens) espirituais (PNEUMÁTICO) ainda (1Coríntios 3:1-3); o “homem almático (ANTROPO PSÍQUICO)” (a) não capta (dechomai G1209) as coisas do Espírito de Deus e não pode conhecê-las (ginosko G1097) (1Coríntios 2:14), mas o (homem) espiritual (PNEUMATICO) consegue examiná-las (as coisas de Deus) (1Coríntios 2:15).
 
11. Conclusão: Considerando que (a) "corpo almático" é DIFERENTE de "corpo espiritual" e, considerando que (b) "homem almático" é DIFERENTE de "homem espiritual", ENTÃO, conclui-se que ALMA seja DIFERENTE de ESPÍRITO.
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