DEVEMOS PEDIR CONFIRMAÇÃO A DEUS SOBRE TUDO?
1. A passagem em Provérbios 16 diz o seguinte:
PROVÉRBIOS 16:1-3 ("tradução mais literal") - (1) Para o homem (são) os PLANOS ("MA'ARAK" H4633) do coração, mas de Javé (é) a RESPOSTA ("MA'ANEH" H4617) da língua. (2) TODO o CAMINHO do homem (é) puro ao olho próprio, mas Javé PESA ("TAKAN" H8505) os espíritos. (3) DEDIQUE ("GALAL" H1556) a Javé as OBRAS ("MA'ASEH" H4639) suas e se estabelecerão os PENSAMENTOS ("MACHASHABAH" H4284) seus.
(a) O homem, obviamente, tem PLANOS (Provérbios 16:1), Deus, obviamente, tem RESPOSTA para tudo (Provérbios 16:1);
(b) O homem, obviamente, tem CAMINHOS, Deus, obviamente, PESA os espíritos, ou seja, Deus nos AVALIA (Provérbios 16:2);
(c) Observe que a passagem diz que devemos DEDICAR a Deus as OBRAS, não os "planos/pensamentos" (Provérbios 16:3);
(d) Observe que PRIMEIRO vêm as OBRAS (TRABALHO) e DEPOIS é que vem o ESTABELECIMENTO dos planos/pensamentos, ou seja, é depois do TRABALHO que os planos/pensamentos podem se realizar, se concretizar (Provérbios 16:3).
2. Esses TRÊS primeiros versículos dizem que o HOMEM (a) tem PLANOS (Provérbios 16:1), (b) tem CAMINHOS (Provérbios 16:2) e (c) tem OBRAS (Provérbios 16:3) e, em seguida, comenta sobre o que é BOM e o que é MAU e, por meio desse contexto do que é BOM e MAU, podemos entender o porquê de essa passagem iniciar falando sobre PLANOS, CAMINHOS e OBRAS do homem! (Provérbios 16:1-3).
(a) O QUE É BOM: Desviar-se do mal (Provérbios 16:6), a justiça (Provérbios 16:8), a balança justa (Provérbios 16:11), a honestidade (Provérbios 16:13), a sabedoria (Provérbios 16:16), a prudência (Provérbios 16:16), a humildade (Provérbios 16:19) e a paciência (Provérbios 16:32);
(b) O QUE É MAU: A altivez (Provérbios 16:5), a injustiça (Provérbios 16:8), a impiedade (Provérbios 16:12), a soberba (Provérbios 16:18,19), a maldade (Provérbios 16:27), a difamação (Provérbios 16:28), a violência (Provérbios 16:29).
Devemos Pedir Confirmação a Deus Sobre Tudo?
3. Baseando-se nesses três primeiros versículos (Provérbios 16:1-3), há quem entenda que quando um filho de Deus tem algum PLANO, tal pessoa, ANTES de colocar tal PLANO em PRÁTICA (caminho e obra), deve PEDIR a Deus uma CONFIRMAÇÃO e ESPERAR, até que tal “RESPOSTA” de confirmação seja revelada. MAS ESSA PASSAGEM AFIRMA ISSO?
4. Mesmo que essa EXPERIÊNCIA de "Deus confirmar algo" possa acontecer com alguém, DEVEMOS considerar que, NESSA PASSAGEM "em si", NÃO há NADA explícito que afirme NEM que confirme isso! SE assim fosse, COMO Deus responderia? (a) Por sonhos, (b) por visões, (c) por um profeta? E, uma vez que a própria passagem já dá exemplos do que é BOM e MAU, nos ORIENTANDO sobre COMO as nossas atitudes devem ser no dia a dia, POR QUE mesmo assim nós ficaríamos com dúvidas sobre como agir?
5. Observe que o homem deve dedicar a Deus as OBRAS, não os PLANOS (Provérbios 16:3). Perceba também que essa dedicação das OBRAS a Deus se parece com o que o apóstolo Paulo disse sobre nos apresentarmos a Deus como “sacrifício agradável” (Romanos 12:1)! Veja que, em outra passagem, o apóstolo Paulo chama a prática de BOAS OBRAS como sendo “sacrifício agradável” (Romanos 5:1,2 – Filipenses 4:15-18)!
6. Enfim, pelo contexto da passagem “em si”, entende-se que, (a) SE os PLANOS, os CAMINHOS e as OBRAS do homem forem MAUS, Deus PESA (avalia) e RESPONDE com “punição” (Provérbios 16:4,5) e (b) SE os PLANOS, os CAMINHOS e as OBRAS do homem forem BONS, Deus PESA (avalia) e RESPONDE com “recompensa” (Provérbios 16:6,7)!
****** ****** ****** ****** ****** ****** ****** ****** ******
***Repare que é "Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)" que dá a ideia de "pedir a Deus que abençoe os PLANOS". EMBORA NÃO SEJA ERRADO PEDIR A DEUS QUE ABENÇOE OS PLANOS, devemos considerar que essa passagem em si NÃO diz isso. POR ISSO, É BOM COMPARAR AS TRADUÇÕES.
(NVI - Nova Versão Internacional) Consagre ao Senhor tudo O QUE VOCÊ FAZ, e os seus planos serão bem-sucedidos.
(ALMEIDA Corrigida e Revisada) Confia ao Senhor as tuas OBRAS, e teus pensamentos serão estabelecidos.
(ALMEIDA Revisada Imprensa Bíblica) Entrega ao Senhor as tuas OBRAS, e teus desígnios serão estabelecidos.
(Bíblia Judaica) Commit your AFFAIRS to the Lord, and your plans will be established.
(NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Peça a Deus que ABENÇOE OS SEUS PLANOS, e eles darão certo.