---
1. Na passagem , em João 14:16,17, observa-se a ideia de Trindade, pois é dito que JESUS pedirá ao PAI e o Pai dará OUTRO CONSOLADOR (= ESPÍRITO DA VERDADE) aos discípulos (João 14:16,17).
(a) JESUS pedirá ao PAI;
(b) O Pai dará OUTRO CONSOLADOR aos DISCÍPULOS;
(c) Outro Consolador = Espírito da Verdade;
(d) O MUNDO não pode receber o Espírito da Verdade.
João 14:16,17 - (16) E EU pedirei ao PAI e OUTRO CONSOLADOR dará a VOCÊS que esteja com VOCÊS para sempre, (17) o ESPÍRITO DA VERDADE que o MUNDO não pode receber, porque não o vê nem conhece. VOCÊS o conhecem, pois, com VOCÊS permanece e em VOCÊS estará.
****** ****** ****** ****** ****** ****** ******
2. Embora DEUS (O PAI) seja "espírito" (João 4:24), entende-se que DEUS "não" seja o mesmo que "O ESPÍRITO", pois, em ROMANOS 8:26,27, é dito que O ESPÍRITO intercede a DEUS por nós (Romanos 8:26,27) e, devido a isso é que também se tem a ideia de Trindade.
(a) O Espírito intercede pelos SANTOS;
(b) O ESPÍRITO intercede, obviamente, a Deus;
(c) DEUS, obviamente, recebe a intercessão do Espírito.
Romanos 8:26,27 - (26) Assim, porém, também o ESPÍRITO ajuda em nossa fraqueza, pois que orar como se deve não sabemos, mas o próprio ESPÍRITO intercede, com gemidos inexpressíveis. (27) Aquele que, porém, sondando os corações, conhece qual a intenção do ESPÍRITO, porque, de acordo com DEUS, intercede pelos SANTOS.
****** ****** ****** ****** ****** ****** ******
3. Na passagem, em Romanos 8:9, observa-se que o Espírito de Deus é o Espírito de Cristo.
(a) Espírito de Deus = Espírito de Cristo.
Romanos 8:9 - (9) Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. Se, porém, alguém o Espírito de Cristo não tem, ele não é Dele.
RESULTADO
(a) Espírito de Cristo = Espírito de Deus (Romanos 8:9) = Espírito Santo (óbvio)
(b) Outro Consolador = Espírito da Verdade (João 14:16,17) = Espírito Santo (óbvio)