Mateus 24 - Marcos 13 - Lucas 21

Mateus 24 - Marcos 13 - Lucas 21

 

1. Após Jesus ter falado sobre a DESTRUIÇÃO do Templo de Jerusalém (Mateus 24:1,2 - Marcos 13:1,2 - Lucas 21:5,6), os discípulos fizeram três perguntas: 

(1) QUANDO “ISSO” acontecerá? (Mateus 24:3 - Marcos 13:4 - Lucas 21:7)

(2) QUAL o sinal da sua VINDA? (Mateus 24:3)

(3) QUAL o sinal do FIM DO TEMPO (grego: "sinteleias tou aionos")? (Mateus 24:3)

2. Somente MATEUS registra as perguntas sobre a VINDA DE CRISTO e sobre o FIM DO TEMPO (grego: "sinteleias tou aionos") (Mateus 24:3).  

 

Em resposta à terceira pergunta - Qual o sinal do FIM DO TEMPO - Jesus disse: “Será anunciado o Evangelho a todos os gentios (nações) e então virá o FIM (grego: "TELOS") (Mateus 24:14). 

 

3. De acordo com o registro de LUCAS, primeiro ocorre a PERSEGUIÇÃO CRISTÃ (Lucas 21:12,13 – Mateus 24:9 – Marcos 13:9) e DEPOIS ocorrem falsos cristos, guerras, terremotos, fomes, doenças e grandes sinais no céu, que, de acordo com o registro de MATEUS e MARCOS, é o PRINCÍPIO DAS DORES (Mateus 24:4-8 – Marcos 13:5-8 - Lucas 21:8-12). 

Em resposta à primeira pergunta - Quando "ISSO" acontecerá: a destruição de Jerusalém - Jesus disse: “QUANDO vocês virem a abominação da desolação, que foi dito pelo profeta Daniel, estando no lugar santo (Mateus 24:15-20) e Jesus também falou sobre Jerusalém sendo cercada por exércitos (Lucas 21:20) e Jesus alertou que, quando esses sinais ocorressem, quem estivesse na JUDEIA deveria FUGIR (Mateus 24:16-20 - Marcos 13:14-18 - Lucas 21:21-23);

4. Veja que, na sequência, Jesus disse: “Haverá pois GRANDE TRIBULAÇÃO como nunca houve desde o início do mundo até agora e nunca haverá (Mateus 24:21,22 - Marcos 13:19,20 - Lucas 21:23)”; por causa da “SEQUÊNCIA DA FRASE”, entende-se que Jesus relaciona a Grande Tribulação com a destruição de Jerusalém, a qual ocorreria em 70 d.C., MAS pela “INTENSIDADE” como Jesus descreve essa Grande Tribulação, isso nos leva a entender que não se refere APENAS à destruição de Jerusalém! Observe que no relato em LUCAS é dito que a Grande Tribulação é destinada aos "judeus" e que Jerusalém seria “atribulada (pisada)” pelos gentios (não judeus), ATÉ QUE fossem completados os TEMPOS DOS GENTIOS (grego: "kairoi ethnon") (Lucas 21:23,24). Assim sendo, podemos entender que essa Grande Tribulação dos judeus ainda não acabou e, devido a isso, a VINDA de Cristo mencionada em MATEUS 24:30,31 (vista pelas nações) NÃO aconteceu ainda!

4. DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO (Mateus 24:29 - Marcos 13:24), Jesus disse que haveria um ABALO CÓSMICO (Lucas 21:25 - Mateus 24:29 - Marcos 13:25) e depois aconteceria a VINDA DE CRISTO nas nuvens (Lucas 21:27,28 - Mateus 24:27-31 - Marcos 13:26,27 - Zacarias 14:4,5).

Em resposta à segunda pergunta - Qual o sinal do sua VINDA ("PAROUSIA") - Jesus disse que o SINAL apareceria no céu (Mateus 24:30). 

5. Comparando os três relatos, temos a seguinte ORDEM dos eventos:

(a) PERSEGUIÇÃO DOS CRISTÃOS 

(b) PRINCÍPIO DAS DORES 

(c) GRANDE TRIBULAÇÃO 

(d) ABALO CÓSMICO 

(e) VINDA DE CRISTO NAS NUVENS

-------------------------------------------------------------------------------------------

MATEUS 24 (“tradução mais literal”): (32). Agora, da figueira, aprendam a parábola. Quando já o ramo dela torna-se macio e as folhas brotam, vocês sabem que perto (está) o verão. (33) Assim também vocês, quando virem TODAS COISAS (“PANTA TAUTA”), sabem que perto está ,às portas. (34) Verdadeiramente, digo lhes que não, não passa esta GERAÇÃO (“GENEA” G1074) até que TODAS COISAS (“PANTA TAUTA”), aconteçam. (Biblehub)(Scripture)

MARCOS 13 (“tradução mais literal”): (28) Além disso, da figueira, aprendam a parábola. Quando já o ramo dela macio se torna e brotam as folhas, (vocês) sabem que perto o verão está. (29) Assim também vocês, quando virem (estas) COISAS (TAUTA) acontecerem, sabem que perto está, às portas. (30) Verdadeiramente, digo-lhes que não, não passará esta GERAÇÃO (“GENEA” G1074), até que (estas) COISAS TODAS (TAUTA PANTA) aconteçam. (Biblehub)(Scripture

LUCAS 21 (“tradução mais literal”): (29) E disse (uma) parábola a eles. Vejam a figueira e todas as árvores. (30) Quando brotam, (vocês) já olhando por si só, sabem que já perto o verão está. (31) Assim também vocês, quando virem (estas) COISAS (TAUTA) acontecerem, (vocês) sabem que perto está o Reino de Deus. (32) Verdadeiramente, digo-lhes que não, não passará esta GERAÇÃO (“GENEA” G1074), até que TODAS (PANTA”) aconteçam. (Biblehub)(Scripture)

 

 

Mateus 24:1--44

1. E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 

2. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

3. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? 

Marcos 13:1-33

1. E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!

2. E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.

3. E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular:

4. Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir.

Lucas 21:5-36

5. E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse:

6. Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.

7. E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?

 

 

 

4. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; 

5. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 

5. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane;

6. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

8. Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.

 

6. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas AINDA NÃO É O FIM

7. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 

8. Mas todas estas coisas são O PRINCÍPIO DAS DORES

7. E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas AINDA NÃO SERÁ O FIM. 

8. Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas sãoOS PRINCÍPIOS DAS DORES.

 

9. E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas O FIM NÃO SERÁ LOGO. 

10. Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;

11. E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu. 

 

9. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 

 

9. Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.

 

12. Mas ANTES DE TODAS ESTAS COISAS lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome.

13. E vos acontecerá isto para testemunho. 

10. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão

 

 

 
 
 

 

11. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

 

 

12. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.  13. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 

14. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e ENTÃO VIRÁ O FIM. 

10. Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações.

11. Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo. 

12. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer.

13. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.

14. Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder;

15. Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. 

16. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós.

17. E de todos sereis odiados por causa do meu nome.

18. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça.

19. Na vossa paciência possuí as vossas almas. 

 

15. Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; 

16. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; 

17. E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;

18. E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes. 

19. Mas ai das grávidas e das que amamentarem NAQUELES DIAS! 

20. E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; 

21. Porque haverá então GRANDE AFLIÇÃO, COMO NUNCA HOUVE desde o princípio do mundo até agora, NEM TAMPOUCO HÁ DE HAVER

22. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.  

14. Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

15. E o que estiver sobre o telhado não desça para casa, nem entre a tomar coisa alguma de sua casa;

16. E o que estiver no campo não volte atrás, para tomar as suas vestes.

17. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias!

18. Orai, pois, para que a vossa fuga não suceda no inverno.

19. Porque naqueles dias haverá uma AFLIÇÃO TAL, qual NUNCA HOUVE desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, NEM JAMAIS HAVERÁ.

20. E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 

20. Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.

21. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.

22. Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.

23. Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque HAVERÁ GRANDE APERTO NA TERRA, e ira sobre este povo.

24. E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém SERÁ PISADA PELOS GENTIOS, até que os tempos dos gentios se completem.

 
 
 

23. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; 

24. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 

25. Eis que eu vo-lo tenho predito. 

26. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 

27. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também A VINDA DO FILHO DO HOMEM. 

28. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.  

21. E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.

22. Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos.

23. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo.

 

 

 
 

 

29. E, LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. 

30. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, VINDO SOBRE AS NUVENS DO CÉU, com poder e grande glória. 

31. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.   

24. Ora, naqueles dias, DEPOIS DAQUELA AFLIÇÃO, o sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz.

25. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas.

26. E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

27. E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

25. E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.

26. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

27. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

28. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.

 
 

32. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 

33. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 

34. Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO SEM QUE TODAS ESTAS COISAS ACONTEÇAM.

35. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. 

28. Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão.

29. Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas.

30. Na verdade vos digo queNÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO, SEM QUE TODAS ESTAS COISAS ACONTEÇAM.

31. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

29. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;

30. Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.

31. Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.

32. Em verdade vos digo queNÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO ATÉ QUE TUDO ACONTEÇA.

33. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

 
 
 
 

36. Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. 

37. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 

38. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,

39. E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. 

40. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; 

41. Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. 

42. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 

43. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. 

44. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. 

32. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

33. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

 

34. E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

35. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.

36. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem. 

 

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

----