MATEUS 28:19 É ILEGÍTIMO?

MATEUS 28:19 É ILEGÍTIMO?

 

MATEUS 28:19

1. Quanto à passagem em Mateus 28:19, a qual traz o trecho "em nome do Pai, e do Filho e do Santo Espírito", há quem diga que tal trecho "não" se encontra nos manuscritos mais antigos, MAS tal trecho encontra-se sim nos manuscritos mais antigos; veja isso logo em seguida. MAS entende-se que esse trecho "em si" NÃO é suficiente para provar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, embora sejam três pessoas diferentes, os TRÊS sejam UM, um único DEUS – esse é o entendimento TRINITARIANO –; veja que a expressão "Abraão, Isaque e Jacó" não significa que os três sejam um! Também, entende-se que, MESMO SE tal trecho "não" se encontrasse nos manuscritos mais antigos, NÃO seria suficiente para desqualificar o entendimento trinitariano.       

2. Entende-se que o trecho “em nome do Pai, e do Filho, e do Santo Espírito (Mateus 28:19)” seja LEGÍTIMO, pelo seguinte:

(a) TODOS os manuscritos de Mateus que contém o capítulo 28, contém o versículo 19, inclusive, nos códices Vaticano e Sinaítico, nos quais, Mateus 28:19 aparece sem sinal de raspagem ou sobreposição.

(b) O comentário na BÍBLIA DE JERUSALÉM NÃO diz que tal trecho seja um acréscimo posterior, MAS apenas diz que, É POSSÍVEL QUE, tal fórmula tenha REFLETIDO influência do uso litúrgico POSTERIOR.

(c) O APARATO CRÍTICO DE TISCHENDORF NÃO afirma que tal trecho seja um acréscimo posterior feito por Tertuliano, MAS sim APENAS cita o nome de Tertuliano relacionado com esse trecho, sem comentar mais NADA. (veja o estudo "Tischendorf sobre Mateus 28:19").

(d) O Papa Bento XVI NÃO disse que Mateus 28:19 é ilegítimo (veja o estudo: "Papa Bento XVI sobre Mateus 28:19").

 

 

O QUE O PAPA BENTO XVI DISSE SOBRE MATEUS 28:19

Mateus 28:19 (Códice Sinaítico)

Mateus 28:19 (Códice Vaticano)

Mateus 28:19 (Peshitta)

Mateus 28:19 no Aparato Crítico de Tischendorf

Códice Sinaítico