METATRON, QUEM OU O QUE É?

METATRON, QUEM OU O QUE É?

 

METATRON, QUEM OU O QUE É?

 

Este texto abaixo NÃO é de minha autoria (José Carlos), mas eu o achei interessante!

Eu peguei esse texto deste link (Yeshua Chai)

 

-------------------------------

 

 

 

 

No judaísmo, um certo Anjo (îìàê) chamado Metatron (às vezes soletrado “Matatron”) desempenha um papel proeminente e interessante.

Considere; Metatron (îèèøåï) atua como agente direto de D-us em manutenção diária da Terra no Olam Hazê – ‘Neste mundo’, em comparação com Olam habá, ‘No Mundo por vir’. No Talmud (Avodá Zará 3b) ensina que antes da destruição do Templo Sagrado, Metatron foi carregado pela educação da Torá á todas as crianças, Talvez ele seja o anjo famoso que, de acordo com ensino Talmúdico no tratado Nidá 30b, ensina bebês toda a Torá e sabedoria possíveis e embora esqueçam toda a aprendizagem ao nascer.

 

O Rabino Nachmanides (1194-1270 – Espanha) escreve baseado em Shemot que Metatron foi o anjo do S-nhor que resgatou os judeus de sua servidão no Egito (Êxodo 12:12)Metatron foi o ser que mostrou a Moisés a Terra de Israel (MIdrash; Sifre Haazinu), que foi enviado para impedir Bil’am (Balaão – Números 22:36), apareceu para Devorah, e Barak (Juízes 4:14), tomou a mão de Ciro (Isaías 45:2).

 

De acordo com o Midrash Shemot (êxodo 12:12)Metatron foi quem puniu os egípcios e libertou os judeus da Escravidão. Rabino Akiva que conheceu Metatron, (Ver Midrash Osiyos d’rabino Akiva) resumiu o papel do anjo como sendo o “Presidente da Torá.” O papel desse anjo é tão importante que alguns erroneamente o confundem o Anjo como o próprio D-us. No entanto, essa classificação é uma heresia, e aquele que segue tais idéias é um apóstata. Pois Metatron é subserviente ao próprio D-us.

Historicamente, alguns sábios têm realmente feito outro erro ao explicar também que a identidade real de Metatron é a de Chanoch (Enoque) filho de Yered (Tosafot – Chulin 60a e 16b Yevamot)Metatron é de fato o “Diretor do Universo”, que é referido na Cabala como “O Jovem”, à luz de um poema litúrgico para Simchat Toráque se refere à Metatron como o impressionante e honrado, que é o “Diretor que preside o Universo”.

 

Muitas obras cabalísticas referem-se ao anjo Metatron por outro nome, ‘Na’ar’, que significa “adolescente”. O Talmud escreve (Yevamos 16b) que o “Diretor do Mundo”, disse o verso: ‘Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão’ (Salmo 37:25) Segundo estes pareceres que Metatron é o “Diretor do Mundo”, diz RabeinuTAM                         by Broadway Partners Browse Safe Split Test"' id="_x0000_i1025" style="width: 7.5pt; height: 7.5pt;" type="#_x0000_t75" alt="" href="http://www.yeshuachai.org/%D7%9E%D7%98%D7%98%D7%A8%D7%95%D7%9F-metatron/#88145476" o:button="t"> , Metatron não é certamente o humanóide da sétima geração, ou seja Enoque.

 

O significado da palavra “Metatron” não é clara, embora várias fontes explicar o nome de forma diferente. Os dicionários modernos definir o prefixo “Meta” como ‘ao lado de’ e “Tron” como ‘Trono’; isto implica que a tradução de Metatron deve ser “aquele ao lado do Trono” ou algo similar. Rabino Ben Nosson Yechiel de Roma(1035-1106) escreveu que a definição de Metator é um Guardião (Sefer HaAruch S.V. Metatar). Nachmanides escreve que a palavra “Metatron” significa Enviado ou Agente. Rabenu Bachaya escreve que o termo está relacionado com a palavra “Matrona” ou “mãe” que é a Dona da casa de seu marido, assim como Metatron administra e opera a casa de D-us (Sanhedrin 37b).

 

O Talmud (Sanhedrin 37b) explica, quando D-us aparentemente falou de si mesmo na terceira pessoa comandando Moisés de “Suba a D-us” (Êxodo 24:1); Era Metatron realmente a pessoa que ordenou a Moisés a fazê-lo. O Talmud explica que o versículo realmente diz D-us disse isso porque o nome (éäåä) de D-us é o mesmo de Metatron. O Rabi Rashi (citando 66b Tikkunei Zohar) explica que o valor numérico de Metatron é igual a um determinado nome de Hashem.

Alguns explicam que Metatron é o “Remidor” mencionado em Gênesis 48:16 [37].

O Talmud diz (Chagigah 15a) que uma vez Elisha Ben Avuyah entrou no Jardim do Éden (Paraíso). Lá, ele viu D-us sentado com Metatron, Elisha Ben Avuyah fundamentado que, assim como é suposto estar na presença de um rei, a pessoa também deve estar na presença do Hashem, e o fato de que Metatron sentou-se com D-us deve mostrar que Metatron era seu igual. Elisha Ben Avuyah se transformou em um Minim, palavra usada no primeiro século para os que acreditavam ser Yeshua de Nazare o Messias, e assim em toda a literatura judaica ele é chamado de Acher (O outro).

De acordo com o Zohar (Zohar Shemot) no momento em que o Mishkan (Tabernáculo) foi erigido na Terra, havia uma versão Celestial do Templo nas Esferas Celestiais. O Zohar se refere a este templo como o “Tabernáculo de Metatron” onde o anjo Michael é o Sumo Sacerdote. O Zohar explica que, assim como Samuel e Josué eram guardiões do Tabernáculo, e foram chamados ainda jovens, assim também Metatron que é O ‘Jovem’ do Templo Celestial. O Zohar cita uma história em que Rabi Shimon elogiou o rabino Chiyah e Rabi Yose por ter ficado no Templo Sagrado durante dois dias seguidos e, tendo sido ensinado lá os segredos celestes da Torá da boca de Metatron (que também é chamado de “Diretor da Torá”). O Midrash diz também (Bamidbar Rabá 12:12)que Metatron erguida uma tenda para D-us simultaneamente com os israelitas no deserto; Além disso, oMidrash também diz que Metatron oferece  os seus sacrifícios sobre o altar celestial para expiar os pecados dos judeus, enquanto eles estão no exílio.

 

 

----------------------------