O Cânon de Melito, Bispo de Sardes
Oscilação do Cânon em Comentários
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1. Melito, foi bispo de Sardes por volta de 170 d.C. (BRUCE, 2011; pág. 64), apresenta o “cânon menor”, mas NÃO inclui ESTER, porém inclui SABEDORIA; quanto a isso, observa-se uma OSCILAÇÃO, pois, embora seu cânon NÃO inclua ESTER – nem "alguns" deuterocanônicos – em comentários, Melito trata ESTER e "alguns" deuterocanônicos como sendo “canônicos”; veja a seguir o cânon de Melito e a “oscilação” em seus comentários.
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Quanto a MELITO, bispo de Sardes (170 d.C.), temos uma das primeiras menções do cânon do Antigo Testamento; Melito apresenta o "cânon menor", com pequena variação; observa-se que, embora o livro de ESTER "não" faça parte do cânon de Melito, quando ele (Melito) faz comentários, ele trata o livro de ESTER como se fosse "canônico", ou seja, observa-se uma OSCILAÇÃO; veja esse cânon, a seguir:
"Quando fui para o ORIENTE e cheguei ao lugar onde essas coisas eram pregadas, aprendi com exatidão os livros da Antiga Aliança e os enviei para você. Estes são os seus nomes: cinco de Moisés: GÊNESIS, ÊXODO, NÚMEROS, LEVÍTICO, DEUTERONÔMIO; JOSUÉ, filho de Num, JUÍZES, RUTE, 4 Livros dos REINOS, 2 Livros de CRÔNICAS, SALMOS de Davi, PROVÉRBIOS de Salomão, e SABEDORIA*, ECLESIASTES, CANTARES, JÓ; dos profetas: ISAÍAS, JEREMIAS*, OS DOZE num só livro, DANIEL*, EZEQUIEL, ESDRAS*. (EUSÉBIO; HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 4:26.12-14)" (BRUCE, pág. 64,65 // RODRIGUES; pág. 119)
O cânon de Melito está registrado na CARTA DE MELITO A ONÉSIMO, a qual é mencionada na obra HISTÓRIA ECLESIÁSTICA, do historiador EUSÉBIO DE CESARÉIA (BRUCE, 2011; págs. 64,65).
2. De forma EXPLÍCITA, lemos o seguinte:
(a) ESTER "não" está incluso no cânon de Melito;
(b) SABEDORIA está "de forma explítita" incluso no cânon de Melito;
3. Quanto à SABEDORIA, há uma discussão: no texto grego temos: “Σολομονος Παροιμιαι η και Σοφια” e no texto em latim temos "Salomonis Proverbia, quae et Saptientia" (RODRIGUES; pág. 120). Há quem traduza esse trecho como "PROVÉRBIOS de Salomã, SABEDORIA também" (RODRIGUES; pág. 120), isto é, neste caso temos dois livros diferentes; há quem traduza como "PROVÉRBIOS de Salomão, também chamado de SABEDORIA" (BRUCE, pág. 65), isto é, neste caso, temos um único livro com dois nomes diferentes; quem traduz assim, se baseia no fato de que Eusébio, Heguesipo, Irineu e outros chamavam o livro de PROVÉRBIOS de "PLENIVIRTUOSA SABEDORIA" (HISTÓRIA ECLESIÁSTICA 4:22.9) (BRUCE; pág. 65).
4. Reflexão: Mas há como ter certeza de que PLENIVIRTUOSA SABEDORIA também era chamada de SABEDORIA?
(a) SE "Sabedoria" mencionada nessa lista seja o mesmo que "Plenivirtuosa Sabedoria", então é mais provável que JEREMIAS mencionado nessa lista inclua apenas LAMENTAÇÕES (BRUCE; pág. 65).
(b) SE "Sabedoria" mencionada nessa lista seja a SABEDORIA deuterocanônica, então é mais provável que JEREMIAS mencionado nessa lista inclua não apenas LAMENTAÇÕES, mas também BARUQUE e a CARTA DE JEREMIAS (RODRIGUES; pág. 119)
CASOS IMPLÍCITOS
5. Embora NEEMIAS e LAMENTAÇÕES "não" estejam mencionados "de forma explícita" no cânon de Melito, entende-se que NEEMIAS já esteja incluso em ESDRAS; também entende-se que LAMENTAÇÕES já esteja incluso em JEREMIAS; é possível que BARUQUE e a CARTA DE JEREMIAS também estejam inclusos em JEREMIAS.
6. Dependendo de como se conta, chega-se a 21 livros; se considerarmos ESDRAS como contendo Esdras e Neemias, chegamos ao número de 22 livros; Melito Não inclui ESTER no cânon (BRUCE, pag. 64,65).
(1) Gênesis, (2) Êxodo, (3) Números, (4) Levítico, (5) Deuteronômio,
(6) Josué, (7) Juízes, (8) Rute,
(9) 4 Livros dos Reinos, (10) 2 Livros de Crônicas,
(11) Salmos, (12) Sabedoria (Provérbios), (13) Eclesiastes,
(14) Cantares, (15) Jó, (16) Isaías,
(17) Jeremias (com Lamentações, entende-se),
(18) Os Doze (Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias),
(19) Daniel, (20) Ezequiel, (21) Esdras (Esdras e Neemias, entende-se)
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OSCILAÇÃO DO CÂNON EM COMENTÁRIOS
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FONTE BIBLIOGRÁFICA
*O Cânon das Escrituras; Frederick Fyvie Bruce; Editora Hagnos; 2011.