Três Mil Israelitas Foram Mortos

Três Mil Israelitas Foram Mortos

TRÊS MIL ISRAELITAS FORAM MORTOS 

 

1. Quando MOISÉS estava no monte (Êxodo 32:1), os israelitas fizeram um ídolo, um bezerro de ouro, e DISSERAM QUE QUEM OS HAVIA LIBERTADO DO EGITO ERAM OS ÍDOLOS (Êxodo 32:4 - Êxodo 32:8); no dia seguinte, os israelitas ofereceram sacrifícios ao ídolo e se curvaram diante dele e festejaram (Êxodo 32:6-8) e, devido a isso, Deus quis exterminar os israelitas (Êxodo 32:9,10), MAS Moisés intercedeu a Deus pelos israelitas (Êxodo 32:11) e, com isso, Deus deu uma chance ao povo (Êxodo 32:14).  

2. Moisés desceu do monte e ordenou que QUEM FOSSE DO SENHOR QUE VIESSE ATÉ ELE (ATÉ MOISÉS), MAS NEM TODOS VIERAM (Êxodo 32:25,26); aos que não vieram, Deus ordenou que fossem mortos e assim três mil israelitas foram mortos (Êxodo 32:27,28); Moisés voltou para falar com Deus, pedindo que perdoasse a idolatria, oferecendo a própria vida, dizendo: “Perdoe os pecados deles, se não, risque-me do seu livro (Êxodo 32:30-32)”. Deus disse: “...qualquer um que pecar contra mim eu riscarei do meu livro (Êxodo 32:33)”; com isso, Deus feriu o povo idólatra que havia sobrevivido (Êxodo 32:35), mas “não” tirou a vida deles (Êxodo 33:1). O que dizer diante disso?

3. Os israelitas VIRAM com os próprios olhos as pragas sobre o Egito, a fim de que faraó os liberasse e VIRAM com os próprios olhos a abertura do Mar Vermelho, MAS, mesmo assim, disseram que QUEM OS HAVIA LIBERTADO DO EGITO ERAM OS ÍDOLOS (Êxodo 32:4 - Êxodo 32:8); quando Moisés ordenou que QUEM FOSSE DO SENHOR QUE VIESSE ATÉ ELE, NEM TODOS VIERAM (Êxodo 32:25,26); eles pediram a Deus que os libertasse do Egito, Deus os libertou, eles estavam usufruindo dessa liberdade, MAS não queriam seguir as regras de Deus! É como um filho que esteja na casa do pai, usufruindo do teto, da comida, etc, MAS se recusando em seguir as regras do pai.