O Cânon de Jerônimo
Oscilação do Cânon em Comentários
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OSCILAÇÃO DO CÂNON EM COMENTÁRIOS
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.1. JERÔNIMO, estudioso cristão (325-378 d.C.) (Bíblia Apologética, 2000; pág. 1323), (COMFORT, 2001; pág. 110).(BRUCE, 2011; págs. 80, 85, 204-208), quanto ao Antigo Testamento, apresenta o “cânon menor”; quanto a isso, observa-se uma OSCILAÇÃO, pois, embora seu cânon NÃO inclua os "deuterocanônicos", em comentários, Jerônimo trata "alguns" deuterocanônicos como sendo “canônicos” (RODRIGUES, 2012; págs.147-161); veja a seguir o cânon de Jerônimo e a “oscilação” em seus comentários.
2. Quanto ao Novo Testamento, Jerônimo apresenta um CÂNON igual ao das bíblias católicas/protestantes; veja a seguir.
CÂNON
aaaaaaaaaaaa
OSCILAÇÃO EM COMENTÁRIOS
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
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3. JERÔNIMO, estudioso cristão (nascido em 346 ou 347 d.C.), propõe o "cânon menor", com 22 livros – Rute e Juízes num só livro; Jeremias e Lamentações num só livro – (BRUCE, 2011; pág. 80,81); no prefácio de Samuel e Reis, diz: “aqueles que não são encontrados em nossa lista devem ser colocados entre os escritos apócrifos; Sabedoria, Eclesiástico (Siraque), Judite, Tobias e o Pastor não são canônicos... ...a igreja lê Judite, Tobias e os livros dos Macabeus, mas não são admitidos no cânon das Escrituras.” (JERÔNIMO, 2006 a, pág. 778 e 782)(LIMA, 2007; págs. 61,62 // BRUCE, 2011; pág. 82,83).
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4. Jerônimo, em sua carta a Paulino, bispo de Nola, menciona o CÂNON do Novo Testamento (LIMA, 2007; págs. 65); veja a seguir:
“...O Novo Testamento eu tratarei momentaneamente de MATEUS, MARCOS, LUCAS e JOÃO, são ao todo quatro, o verdadeiro querubim... ...o apóstolo PAULO escreve a sete igrejas; instrui TIMÓTEO e TITO; intercede com FILEMON por seu escravo fugitivo.
A respeito de Paulo, eu prefiro permanecer quieto a somente escrever poucas coisas.
Os ATOS dos apóstolos parece relacionar-se a uma história revelada e descrever a infância da igreja nascente; mas, se nós soubermos que seu escritor foi Lucas, o médico, cujo o elogio está no Evangelho, , nós observaremos do mesmo modo que todas as suas palavras são medicina para a alma doente.
Os apóstolos TIAGO, PEDRO, JOÃO e JUDAS produziram sete cartas místicas e curtas, curtas e longas, isto é, curtas nas palavras, mas longas no pensamento, de modo que houvesse poucos que não se impressionassem profundamente ao lê-las.
O APOCALIPSE de João tem tantos mistérios quanto tem palavras. Eu disse demasiado pouco em comparação com o que o livro merece; todo o elogio a ele é inadequado, para cada uma de suas palavras múltiplos significados mentirosos se escondem. Eu imploro a você, caro irmão, viva entre estes livros, medite sobre eles, para conhecer nada mais, para procurar nada mais...” (JERÔNIMO; CARTA A PAULINO, BISPO DE NOLA) (LIMA, 2007; págs. 65).
5. Jerônimo diz que o apóstolo Paulo escreveu “a sete igrejas”, mas não menciona os nomes; entende-se que são (1) ROMANOS, (2) I e II CORÍNTIOS, (3) GÁLATAS, (4) EFÉSIOS, (5) FILIPENSES, (6) COLOSSENSES e (7) I e II TESSALONICENSES.
6. Quanto a I e II TIMÓTEO, TITO e FILEMON, não são cartas dirigidas a igrejas (grupos de pessoas), mas sim cada carta é dirigida a uma pessoa específica.
7. Jerônimo, em sua carta a Darnado, prefeito da Gália, comenta sobre Hebreus e o Apocalipse de João (LIMA, 2007; págs. 65, 66).
“Isto deve ser dito a nosso povo que aquela carta que é chamada aos HEBREUS é aceita como sendo do apóstolo Paulo, não somente pelas igrejas do leste, mas por todos os escritores da igreja de língua grega, dos tempos mais remotos; embora muitos a julguem como sendo de Barnabé ou de Clemente. Agora, não é importante quem é o autor; é trabalho de um homem da igreja e recebido reconhecidamente, diariamente, na leitura pública das igrejas. Se o costume dos latinos não o recebe entre as ESCRITURAS CANÔNICAS, de outro modo, pela mesma liberdade, fazem as igrejas dos gregos, por aceitarem o APOCALIPSE de João.
Contudo, nós aceitamos ambos, não seguindo o costume do tempo atual, mas o precedente, dos escritores antigos, que geralmente fizeram uso livremente dos testemunhos de ambos os trabalhos. E isto eles fizeram, não querendo na ocasião citar escritos apócrifos, como fizeram ao usar exemplos da literatura pagã, mas tratando-os como trabalhos canônicos e eclesiásticos.” (JERÔNIMO; CARTA A DARNADO, PREFEITO DA GÁLIA)(LIMA, 2007; págs. 65, 66).
8. Percebe-se, nessa carta, que ainda havia OSCILAÇÃO de aceitação de HEBREUS e de APOCALIPSE de João. (LIMA, 2007; págs. 65, 66).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
*A Origem da Bíblia; Philip Wesley Comfort; Editora CPAD; 2001;
*Bíblia Apologética de Estudo; Editora ICP; 2000;
*Manual de Defesa dos Livros Deuterocanônicos; Rafael Rodrigues; Clube dos Autores; 2012.
*O Cânon Bíblico; Alessandro Lima; Editora ComDeus; 2007.
*O Cânon das Escrituras; Frederick Fyvie Bruce; Editora Hagnos; 2011.