O INFERNO, SEGUNDO A BÍBLIA
1. A palavra "inferno" é uma palavra que vem do Latim, que significa "inferior"; a palavra “inferno”, na verdade, é um “termo genérico”, pois, nos manuscritos bíblicos, existem quatro palavras diferentes que, em português, são geralmente traduzidas por "inferno", a saber, "hades/sheol", "tartaroo" e "geenna" e, por isso, para entendermos melhor, é preferível analisar os termos específicos encontrados nos manuscritos.
HADES, SHEOL
2. Na Bíblia, a palavra grega “hades (G86)” significa "invisível" - junção do prefixo "a (G1)", que significa "não", com a palavra "eido (G1492)", que significa "ver" - mas equivale à palavra hebraica “sheol” (compare Atos 2:27 com Salmos 16:10), que, à princípio, tem o sentido de “túmulo” (Gênesis 37:35);
3. Após a morte física, o corpo da pessoa, obviamente, fica em um LUGAR FÍSICO (túmulo, terra, mar), isto é, fica no HADES/SHEOL, fisicamente falando (compare Atos 2:27 com Salmos 16:10); ***na mitologia grega, a palavra HADES refere-se tanto ao "deus da morte" (FONTE: Ilíada, IX, versos 453-457) quanto ao "mundo dos mortos" (FONTE: Ilíada. XXIII, versos 65-76); (TEXTO ESPANHOL)(TEXTO INGLÊS) (TEXTO GREGO)
4. Perceba que, na passagem em LUCAS 16:22-31 (O Rico e o Lázaro), há uma ideia de HADES/SHEOL, espiritualmente falando, como se fosse um "Túmulo Espiritual", um "mundo invisível dos mortos"; relembre que a palavra grega HADES significa "não visto", isto é, "invisível"!
5. Segundo o Livro do Apocalipse, o “invisível/túmulo (hades)” será esvaziado (Apocalipse 20:13) e as pessoas serão julgadas (Apocalipse 20:13) e o “invisível/túmulo (hades)” será lançado no “lago de fogo” (limnen tou pyros) (Apocalipse 20:14) e quem não tiver o nome escrito no livro da vida também será lançado no “lago de fogo” (Apocalipse 20:14)
6. A palavra "hades (G86)" é sempre ou quase sempre traduzida por "inferno" e aparece nas seguintes passagens: Mateus 11:23 - Mateus 16:18 - Lucas 10:15 - Lucas 16:23 - Atos 2:27 - Atos 2:31 - 1Coríntios 15:55 - Apocalipse 1:18 - Apocalipse 6:8 - Apocalipse 20:13 - Apocalipse 20:14).
O RICO E O LÁZARO (Lucas 16:19-31)
7. Sem entrar na questão de até que ponto essa passagem é figurada ou não, pode-se observar que essa passagem em si apresenta dois aspectos:
(a) Um Aspecto Social, que mostra que tanto um mendigo (Lázaro) (Lucas 16:20) quanto um rico (Abraão) (Gênesis 13:2) podem, após a morte, estar em consolo (Lucas 16:25). REFLEXÃO: Mas esse consolo ocorre (a) após a morte, entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo, ou (b) somente após a ressurreição do corpo?
(b) Um Aspecto de Consciência Pós-Morte. Há quem entenda que não era a intenção de Jesus ensinar que existe consciência entre a morte do corpo e a ressurreição, mas sim em ensinar que existe consciência "somente" após a ressurreição do corpo, e entendem que Cristo queria mesmo é ensinar o aspecto social, isto é, de que tanto um mendigo (Lázaro) quanto um rico (Abraão) podem usufruir de um consolo!
8. De acordo com essa passagem (Lucas 16:22-31), algumas pessoas - espiritualmente, obviamente - vão para um LUGAR DE CONSOLO (Lucas 16:25), conhecido como SEIO DE ABRAÃO (kolpon tou abraam) (Junto de Abraão) (Lucas 16:22-25), enquanto outras vão para um LUGAR DE TORMENTO (topon tes basanou) (Lucas 16:23,24 - Lc 16:28); de acordo com a passagem em Lucas 23:43, o ladrão arrependido, ao morrer, estaria com Jesus no PARAÍSO (paradeisos G3857), após a morte; segundo o apóstolo Paulo, o PARAÍSO é o TERCEIRO CÉU (2Coríntios 12:2-4); comparando o SEIO DE ABRAÃO (Lucas 16:22-25) com o PARAÍSO (Lucas 23:43) ou TERCEIRO CÉU (2Coríntios 12:2-4), dá a entender que se referem ao MESMO LUGAR (a uma mesma "realidade").
EXISTE CONSCIÊNCIA ENTRE A MORTE DO CORPO E A RESSURREIÇÃO DO CORPO?
9. Considerando que o apóstolo Paulo falou sobre preferir estar ausente do corpo e habitar com o Senhor (2Coríntios 5:8) e que em Mateus é dito que a ALMA pode continuar viva, mesmo com o corpo morto (Mateus 10:28), devido a isso, entende-se que existe consciência entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo.
10. Há quem questione: "Como pode haver "língua, chama e água" após a morte?" Bem, sobre essa passagem (Lucas 16:22-31), pode-se entender que Jesus utilizou elementos da nossa realidade (língua, chama, água), a fim de expressar uma realidade pós-morte (percepção, tormento, alívio)! Também há o seguinte questionamento: "Como Abraão, que já estava morto, teria informações sobre pessoas que estão vivas aqui na terra?" Bem, considere que não é preciso estar em um lugar para obter informações sobre tal lugar! Agora, como Abraão teria obtido tais informações, a passagem não diz!
TARTAROO
11. A palavra grega “tartaroo (G5020)” aparece apenas em 2Pedro 2:4 e que significa “tartarizar” (lançar no tártaro); alguns anjos pecaram e Deus não os perdoou, mas sim os “tartarizou” – lançou-os no tártaro – e os colocou em “correntes da escuridão” (seira zophos G4577-G2217) (2Pedro 2:4) (compare 2Pedro 2:4 com Judas 1:6), ficando “reservados para o juízo” (G5083 tereoo – G2920 krisin) (compare 2Pedro 2:4 com Judas 1:6).
12. Em Judas 1:6, temos um relato parecido, dizendo que alguns anjos foram colocados em “ataduras na escuridão” (desmois zophon G1199 - G2217), ficando “reservados para o juízo” (G5083 tereoo – G2920 krisin) (compare Judas 1:6 com 2Pedro 2:4).
GEENNA
13. A palavra grega "geenna (G1067)" é a junção das palavras hebraicas "vale (H1516 gay)" e "lamentação (H2011 hinnom)", ou seja, "vale de lamentação". A palavra grega "geenna (G1067)", nas Bíblias em português, é sempre traduzida por "inferno" e aparece nas seguintes passagens bíblicas: Mateus 5:22 - Mateus 5:29 - Mateus 5:30 - Mateus 10:28 - Mateus 18:9 - Mateus 23:15 - Mateus 23:33 - Marcos 9:43 - Marcos 9:45 - Marcos 9:47 - Lucas 12:5 - Tiago 3:6 14. Historicamente, sabe-se que o Vale de Hinom era um LIXÃO, ao sul e fora de Jerusalém, onde tacava-se fogo constantemente (FONTE: Estudo da Bíblia de Genebra sobre Mateus 5:22; Estudo da Bíblia Plenitude sobre Mateus 5:22). |
15. No Novo Testamento, o “vale de lamentação (geena)” possui um “fogo insaciável” (pyr to asbeston) (Marcos 9:43 - Marcos 9:45 – Mateus 3:12 – Lucas 3:17), um “fogo eterno” (pyr to aionion) (Mateus 18:8,9 – Mateus 25:41 – Judas 1:7), o qual é um “tormento eterno” (kolasin aionion) (compare Mateust 25:41 com Mateus 25:46), que é uma “fornalha de fogo” (kaminon tou pyros) (compare Mateus 13:40-50 com Mateus 25:31-46) e que, provavelmente, seja o mesmo que o “lago de fogo” (limnen tou pyros) (Apocalipse 19:20 - Apocalipse 20:10 - Apocalipse 20:14 - Apocalipse 20:15 - Apocalipse 21:8), uma vez que "o fogo eterno" foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41 - Judas 1:7) e que o diabo será lançado no "lago de fogo" (Apocalipse 20:10). Entende-se que Jesus fez uso de um elemento de nossa realidade - no caso, o LIXÃO do Vale de Hinom, onde tacava-se fogo - a fim de expressar uma REALIDADE pós-morte, um "LIXÃO Espiritual"!
JESUS FALA SOBRE PESSOAS INDO PARA O FOGO ETERNO
16. Jesus diz que o FOGO ETERNO foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41), mas Jesus também fala de pessoas indo para esse fogo eterno, veja:
(a) Jesus fala sobre pessoas indo para o LUGAR DE TORMENTO (Lucas 16:28)
(c) Jesus fala sobre pessoas indo para o FOGO ETERNO (Mateus 18:8 - Mateus 25:41)
(d) Jesus fala sobre pessoas indo para o FOGO INSACIÁVEL (Mateus 9:43 - Marcos 9:45), (veja também Mateus 3:12 - Lucas 3:17)
(e) Jesus fala sobre pessoas indo para o TORMENTO ETERNO (Mateus 25:46)
(f) Jesus fala sobre pessoas indo para a FORNALHA DE FOGO (Mateus 13:42 - Mateus 13:50)
(g) O livro de Apocalipse fala de pessoas indo para o LAGO DE FOGO (Apocalipse 20:15 - Apocalipse 21:8).
17. REFLEXÃO: Mas esse FOGO é "literal"? Há quem entenda que seja "literal", MAS há quem entenda que "NÃO", isto é, Jesus teria usado um elemento da nossa realidade (FOGO), a fim de expressar um "tormento" existente na realidade PÓS-MORTE!
18. MAS independente de ser literal ou não, uma coisa é certa, NÃO deve ser NADA bom, isto é, deve ser um TORMENTO, é o que as passagens afirmam! Há quem diga que o elemento FOGO não significa "tormento" para quem mora em "lugares gelados" (Alasca, Rússia, Mongólia, Islândia, etc), mas isso NÃO faz sentido! Mesmo pessoas que moram em lugares gelados sabem que seria horrível ter o corpo coberto de chamas!
19. MAS será que essas pessoas que serão lançadas nesse FOGO (a) ficarão "eternamente" em tormento, (b) ou serão atormentadas por algum tempo e, depois, deixarão de existir? Observe que esse FOGO ETERNO foi criado para o diabo e seu anjos (Mateus 25:41), isto é, não foi criado para as pessoas, ou seja, talvez, somente o diabo e seus anjos é que terão um tormento eterno, - uma vez que anjos não morrem (Lucas 20:36) - mas as pessoas que estiverem nesse FOGO sofrerão apenas por algum tempo, pois a alma pode morrer, sendo destruída ("APOLYMI" G622) no GEENNA (Mateus 10:28)! Essa questão fica em aberto! REFLITA: MAS se todos nós (100%) somos PECADORES, como fazer para NÃO ir para o LAGO DE FOGO?
Nós somos salvos pelo FAVOR/graça de Deus, por meio da FÉ; entende-se que se trata de uma FÉ VIVA, uma FÉ VÁLIDA, isto é, uma FÉ com BOAS OBRAS, uma FÉ com AMOR verdadeiro!
É dito que somos salvos pelo FAVOR/graça de Deus, porque, se Jesus NÃO tivesse morrido por nós, NÃO haveria FAVOR/graça de salvação a ser dado a nós, por meio da FÉ, ou seja, mesmo que praticássemos uma FÉ VIVA - fé com boas obras - tal fé não seria suficiente para nos salvar!
Mas, uma vez que Jesus morreu pela humanidade - FAVOR/graça de Deus - é preciso que tenhamos acesso a esse FAVOR/graça, por meio da FÉ, isto é, uma FÉ VIVA (fé com boas obras)!
Também é dito que quem RECEBE a Cristo, nasce de novo e torna-se FILHO de Deus! MAS o que seria "RECEBER a Cristo"? Entende-se que RECEBER a Cristo seja a prática do AMOR ao próximo (Boas Obras), pois, quem AMA ao próximo torna-se FILHO de Deus e quem AMA ao próximo (Boas Obras), encontra o Filho do Homem (Jesus)! Assim sendo, a maneira PRÁTICA e REAL de expressarmos que RECEBEMOS a Cristo é com a prática do AMOR ao próximo (Boas Obras)! Não adianta recebermos Jesus com a BOCA e o rejeitarmos com as ATITUDES!