A Família

A Família

O QUE É FAMÍLIA, SEGUNDO A BÍBLIA?

 

1. Qualquer pessoa sabe o que é FAMÍLIA, ou seja, pai, mãe, filhos, etc! MAS, só por curiosidade, quais as passagens bíblicas que mostram, de forma MAIS DETALHADA, o que seria uma família? Bem, eu selecionei duas passagens bíblicas, as quais eu vou comentar DEPOIS. MAS qual importância ou relevância haveria em pesquisar isso? Bem, quando pensamos no BÁSICO, não encontramos dificuldade nenhuma, MAS, quando pensamos em algumas situações diferentes, as polêmicas ou dúvidas talvez surjam! Veja algumas situações a seguir e tente responder "SIM", "NÃO" ou "NÃO SEI":

(a) Um homem e uma mulher casados, SEM filhos: SÓ os DOIS são uma família?

(b) Um homem solteiro (um assexuado, por exemplo) que tenha um filho ADOTIVO: SÓ os DOIS são uma família?

(c) Um homem e uma mulher casados, sem filhos biológicos, mas com um filho ADOTIVO: SÓ os TRÊS são uma família?

(d) Um homem e uma mulher ADÚLTEROS com um filho provindo desse adultério: SÓ os TRÊS são uma família?

2. Parece que, com relação a situações diferentes, não encontramos textos bíblicos que definam isso! Parece que fica subjetivo. MAS há algumas passagens curiosas para refletirmos, as quais veremos DEPOIS; agora vamos ver as duas passagens que eu selecionei, que mostram, de forma MAIS DETALHADA, o que seria uma família.

 

****** ****** ****** ****** ****** ******

 

PASSAGENS QUE MOSTRAM, DE FORMA MAIS DETALHADA

3. A princípio, precisamos considerar esta genealogia: "Esta é a DESCENDÊNCIA ("TOLEDAH" H8435) de Terá: TERÁ é pai de Abrão, de NAOR e de Harã (Gênesis 11:27-29)" e NAOR é pai de Betuel (Gênesis 24:24) e Betuel é pai de Rebeca (Gênesis 24:16-24).

4. Em português, as palavras PARENTES (PARENTELA) e FAMÍLIA possuem um sentido semelhante: em português, FAMÍLIA tem um sentido mais abrangente, pois se refere tanto a PAI, MÃE, FILHOS quanto a AVÓS, NETOS, TIOS, SOBRINHOS, PRIMOS, etc, MAS a palavra PARENTES (PARENTELA) é menos abrangente, pois NÃO se refere a PAI, MÃE, FILHOS, IRMÃOS.

5. Em hebraico, no Antigo Testamento, encontramos algumas palavras que dão esse sentido de PARENTES (PARENTELA) e FAMÍLIA.

As palavras "MISHPACHAH (H4940)" e "MOLEDET (H4138)" parecem ter o mesmo sentido de PARENTES (PARENTELA) ou FAMÍLIA, pois veja que Abrão (Gênesis 24:1) - que depois veio a se chamar ABRAÃO (Gênesis 17:5) - ordenou a seu servo que fosse até seus PARENTES ("MOLEDET" H4138) (Gênesis 24:4), até a CASA ("BAIT" H1004) de seu pai, até sua FAMÍLIA ("MISHPACHAH - H4940), a fim de buscar uma mulher para seu filho (Gênesis 24:38), ou seja, nessa passagem, entende-se que PARENTES (PARENTELA) (Gênesis 24:4) e FAMÍLIA (Gênesis 24:38) têm o mesmo sentido.

6. A passagem em GÊNESIS 24 nos mostra a composição de uma PARENTELA (FAMÍLIA). Veja que o servo de Abrão chegou até a PARENTELA (FAMÍLIA) de Abrão; observe que, nessa PARENTELA (FAMÍLIA), a passagem menciona cinco familiares: NAOR, MILCA, BETUEL, REBECA (Gênesis 24:15) e LABÃO (Gênesis 24:29). Tendo ABRÃO como ponto de referência, observe:

NAOR (irmão de Abrão)

MILCA (cunhada de Abrão)

BETUEL (sobrinho de Abrão)

REBECA (sobrinha-neta de Abrão)

LABÃO (sobrinho-neto de Abrão)

***Concluindo, essa passagem menciona cinco componentes familiares: IRMÃOS, CUNHADOS, SOBRINHOS, SOBRINHOS-NETOS.

Obviamente, (1) SE há NETOS, há avós, (2) SE há SOBRINHOS, há tios, cunhados, sogros, genros, noras, primos, etc.

7. Para concluir, vejamos a passagem em GÊNESIS 11 e 12, que diz que TERÁ pegou seu filho Abrão, seu NETO Ló e sua NORA Sarai, saíram de Ur dos caldeus e foram com destino a Canaã, mas ficaram no lugar chamado Harã (Gênesis 11:31) e, DEPOIS, é dito que Deus ordenou a Abrão que deixasse seus PARENTES ("MOLEDET" H4138) (Gênesis 12:1); essa passagem nos mostra a composição de uma PARENTELA (FAMÍLIA); observe que, nessa PARENTELA (FAMÍLIA), - sem contar Abrão e sua esposa Sarai - a passagem menciona dois familiares: TERÁ e LÓ. Tendo ABRÃO como ponto de referência, observe:

TERÁ (pai de Abrão)

LÓ (sobrinho de Abrão)

***Obviamente, (1) SE há PAI, há mãe, (2) SE há SOBRINHOS - como dito antes - há tios, cunhados, sogros, genros, noras, primos, etc.

Concluindo, nessas duas passagens - GÊNESIS 24 e GÊNESIS 11 e 12 - vemos, TEXTUALMENTE, aquilo que culturalmente já sabemos, isto é, quais componentes que formam uma FAMÍLIA.

 

****** ****** ****** ****** ****** ******

PASSAGENS COM SITUAÇÕES DIFERENTES

8. OBSERVE que a questão "d" mencionada acima se parece com (1) o caso do rei Salomão, filho do ADULTÉRIO entre o rei Davi com Batseba; neste caso, SÓ os TRÊS, formavam uma família? (2) Outra situação é o caso de Jesus, que não teve pai biológico, tinha apenas mãe biológica (Maria) e um pai adotivo (José). SÓ três formavam uma família?

9. Há passagens que mostram um relacionamento familiar espiritual, (1) quando Jesus diz que quem faz a vontade de Deus são sua mãe e seus irmãos (Mateus 12:50), (2) quando Jesus disse à sua mãe biológica (Maria) que o discípulo amado era o filho dela (e vice-versa) (João 19:26,27) e (3) quando o apóstolo Paulo diz que somos irmãos de Jesus (Romanos 8:29).