A Prosperidade Material, Segundo a Bíblia

A Prosperidade Material, Segundo a Bíblia

A Prosperidade Material

Segundo a Bíblia

 

1. Primeiramente, quanto à prosperidade material, é necessário diferenciar dois tipos de promessas encontradas na Bíblia: (a) a promessa de algo além do básico, isto é, mais do que alimento e roupa (Deuteronômio 15:4,5 - Deuteronômio 28:11-13) e (b) a promessa do básico (alimento e roupa) (Mateus 6:25-34 - Provérbios 10:3); existem também passagens que mostram que não devemos ajuntar tesouros na terra, mas sim no céu (Mateus 16:19-21)! Como entender essa suposta contradição?  

 

ALÉM DO BÁSICO

2. A Nação de Israel tinha uma promessa de ser materialmente próspera, de ser cabeça, não cauda, de dar empréstimos, em vez de pedir emprestado, se obedecessem a Deus (Deuteronômio 15:4,5 - Deuteronômio 28:11-13). A Bíblia diz que quem "não" trabalha (preguiçoso) empobrece, mas que quem trabalha (trabalho justo, obviamente) enriquece materialmente (Provérbios 10:3,4 - Provérbios 28:19)!

Pergunta: MAS, por que existem pessoas que, embora não sejam preguiçosas, trabalhando muito, mesmo assim, passam por necessidades materiais?

3. Há quem entenda que, para que a pessoa seja materialmente próspera, tal pessoa deve entregar os DÍZIMOS e as OFERTAS ("TERUMAH" H8641) na Casa de Deus (Malaquias 3:8-11), e há quem entenda que a pessoa deve também entregar as PRIMÍCIAS na Casa de Deus (Provérbios 3:9,10).

Pergunta: MAS há pessoas que “dizem” fazer tudo isso, mas, mesmo assim, passam por necessidades materiais, assim como há pessoas que dizem que nunca fizeram nada disso, mas que são bem prósperas materialmente! Mas como entender isso?

4. Para que possamos TENTAR entender o que a Bíblia diz sobre isso, é necessário ler o maior número possível de passagens que falam sobre isso e refletir! 

Pergunta: Hoje em dia, é possível cumprir o mandamento da entrega dos DÍZIMOS, das OFERTAS e das PRIMÍCIAS, conforme escrito na Bíblia? Leia sobre isso adiante.

 

A PROMESSA DE PROSPERIDADE PARA ISRAEL 

5. Havia uma promessa de “prosperidade material” para a Nação de Israel, a qual daria empréstimos, mas não pegaria empréstimo (Deuteronômio 15:4,5), a qual era uma promessa condicional e a CONDIÇÃO era que as dívidas dos ISRAELITAS POBRES deveriam ser canceladas a cada sete anos (Deuteronômio 15:1-3), teriam que obedecer TODA a Lei de Deus (Deuteronômio 15:5), teriam que ajudar os ISRAELITAS POBRES (Deuteronômio 15:7-10), pois SEMPRE HAVERÁ POBRES NA TERRA (Deuteronômio 15:11). Entende-se que essa é uma promessa COLETIVA, a qual, se a nação se desviasse da corrupção e ajudasse os necessitados – não os preguiçosos –, toda a nação seria cabeça e não cauda, SE obedecessem os mandamentos (Deuteronômio 28:11-13). 

Reflexão: Existe alguém que obedeça TODA a Lei de Deus, referente ao Antigo Testamento (Antiga Aliança)?

 

O BERÇO, A HERANÇA

6. A princípio, pode-se entender que a prosperidade material INICIAL de uma pessoa provém do berço, o qual tem a ver com a HERANÇA (Provérbios 13:22 – Provérbios 19:14 - Eclesiastes 5:14), ou seja, entende-se que uma pessoa nascida em um berço mais próspero materialmente, DE FORMA GERAL  podendo haver exceções  terá melhores condições de estudo, em escolas de melhor nome, obtendo um currículo mais atraente e competitivo e, consequentemente, conseguindo melhores empregos e, com isso, conseguindo pagar uma faculdade de melhor nome e, assim, deixando o currículo mais competitivo ainda. MAS esse é APENAS UM dos vários elementos que influenciam na questão da prosperidade material de cada pessoa!  

 

A PROFISSÃO PESSOAL, DOM DE DEUS

7. Outro detalhe importante a considerar é a questão da profissão da pessoa! Por exemplo, Jesus era artesão (Marcos 6:1-3), Amós era boiadeiro (Amós 7:14), Pedro era pescador (Mateus 4:18), Lídia era vendedora (Atos 16:14), Esdras era escriba (Esdras 7:6), Lucas era médico (Colossenses 4:14)!

Reflexão: Todas as profissões proporcionam o mesmo salário? É óbvio que não! Quem ganha mais: (a) um professor de ensino fundamental e médio, (b) um corretor de imóveis, (c) um advogado, (d) um programador (e) um médico, (f) um empresário?

8. Entende-se, segundo ECLESIASTES, que a riqueza material – obtida de forma justa, obviamente – é DOM de Deus (Eclesiastes 5:18,19); por exemplo, algumas pessoas têm DOM de serem EMPRESÁRIOS, grandes negociantes, MAS nem todos têm esse dom! Assim como nem todos tem o dom de ensinar, o dom de liderar, etc (Romanos 12:6-8 – 1Coríntios 12:29,30). 

Reflexão: Você tem o DOM de empresariado, isto é, de enriquecer, por meio de grandes negociações? Ou você tem o DOM de ENSINO, ou seja, você sabe ensinar? Quem ganha mais: um grande negociante ou um professor de ensino fundamental e médio? Reflita!   

 

O POTENCIAL PRODUTIVO HUMANO

9. Observa-se também que o ser humano tem naturalmente um POTENCIAL PRODUTIVO, o qual as empresas utilizam, a fim de prosperarem materialmente. Obviamente, é Deus quem concede ao ser humano esse potencial de produção material (Atos 17:25).

Pergunta: Mas, se Deus deu esse potencial de produção material ao ser humano, por que, no mundo, há pessoas que passam por necessidade material, até nas coisas mais básicas (alimento e roupa)? A Bíblia diz alguma coisa sobre isso? 

 

TRABALHAR MUITO, POUCO; GANHAR MUITO, POUCO

10. Na Bíblia, NÃO encontramos APENAS passagens que falam de (a) quem trabalha MUITO e ganha muito e de (b) quem trabalha “pouco” e ganha “pouco” (Provérbios 10:3,4), MAS também encontramos passagens que falam o OPOSTO, isto é, de (c) quem trabalha “pouco”, mas ganha MUITO e de (d) quem trabalha MUITO, mas ganha “pouco”, por exemplo, devido a EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA BARATA (Êxodo 1:11 - Êxodo 5:9 - Tiago 5:4-6)! Vemos algo um tanto PARECIDO (não igual), em uma parábola de Jesus, em que os trabalhadores que trabalharam o dia inteiro ganharam o mesmo que os trabalhadores que trabalharam apenas uma hora (Mateus 20:1-12)! Existe também a questão do FAVORITISMO, isto é, existe uma TENDÊNCIA (sem generalizar) em recepcionar bem, de forma privilegiada, as pessoas que se vestem melhor, que têm um poder financeiro maior e de recepcionar mal quem se veste mal, que têm pouco poder financeiro (Tiago 2:2-9). 

 

VOCÊS COMERÃO O MELHOR DESSA TERRA

11. A passagem em ISAÍAS diz que, SE os israelitas OBEDECESSEM a Deus, eles comeriam o melhor dessa terra, MAS, SE eles desobedecessem, eles seriam MORTOS pela espada (Isaías 1:19,20). 

ISAÍAS 1:19,20 - (19) SE vocês quiserem e OBEDECEREM, o melhor da terra vocês comerão, (20) Mas, SE vocês se RECUSAREM e se rebelarem, pela ESPADA serão devorados, pois a boca do Senhor disse.

12. Pergunta: Existe alguém que OBEDEÇA a Deus, por completo, ou que desobedeça totalmente? Você está mais perto de MORRER pela espada, ou de COMER o melhor dessa terra? Resposta: Obviamente, ninguém obedece a Deus por completo, pois TODOS nós somos pecadores (1João 1:8-10 - Romanos 3:23-26). Ai de nós, se não fosse pelo FAVOR (graça) de Deus (Romanos 5:20)! 

 

JUSTOS, INJUSTOS, RICOS, POBRES

13. Na Bíblia, lemos que o JUSTO tem riquezas (Provérbios 15:6); o salmista disse que nunca viu um JUSTO desamparado nem seus filhos mendigar o pão (Salmos 37:25), que os santos do Senhor não têm falta de nada (Salmos 34:9,10); em Salmos, é dito que a pessoa que se afasta das coisas erradas e que medita na LEI de Deus, será próspero (bem sucedido) em TUDO (Salmos 1:1-3); Salomão disse que Deus "não" deixa o JUSTO passar fome (Provérbios 10:3); no Novo Testamento, lemos que Deus suprirá todas as nossas necessidades (Filipenses 4:19) e diz que Jesus tronou-se POBRE, para que nós tornássemos RICOS! Mas que tipo de riqueza: (a) material, (b) espiritual, ou (c) ambas? Devemos nos lembrar de que o apóstolo Paulo passou tanto por fartura quanto por necessidades, passando até nudez e FOME (Filipenses 4:12,13 – 2Coríntios 11:27). O profeta Elias também passou por situações difíceis (1Reis 17:5-7). O apóstolo Paulo também fala sobre os santos que passam por necessidades (Romanos 12:13). MAS como entender isso? 

14. Observe que a Bíblia também fala o OPOSTO, isto é, de pessoas JUSTAS que são POBRES e de pessoas INJUSTAS que são RICAS (Provérbios 15:16,17 – Provérbios 16:8 – Provérbios 28:6 Salmos 73:3,4), isto é, RIQUEZA adquirida de forma INJUSTA (Provérbios 10:2 - Provérbios 13:11 - Ezequiel 22:12,13 - Tiago 5:4-6); a Bíblia fala de pessoas JUSTAS que PERECEM e de pessoas INJUSTAS que perduram, isto é, que têm vida longa (Eclesiastes 7:15), de pessoas JUSTAS que recebem o que os injustos merecem e pessoas INJUSTAS que recebem o que os justos merecem (Eclesiastes 8:14). Em Jó, fala-se sobre INJUSTOS que são materialmente prósperos (Jó 21:7-16); em Eclesiastes, fala-se sobre um SÁBIO que era POBRE (Eclesiastes 9:15). Veja que CAIM, que era injusto, conseguiu edificar uma cidade (Gênesis 4:17)! 

15. O que dizer diante disso? O apóstolo Paulo, embora trabalhasse como construtor de tendas (Atos 18:1-3), passou por nudez e FOME, devido a suas viagens missionárias e perseguições (2Coríntios 11:22-33 - Atos 9:23-25). Entende-se que existe a possibilidade de a pessoa (a) sofrer pelos erros dos outros, (b) sofrer pelos próprios erros, (c) sofrer por causa de condições severas da natureza e (d), por alguma PROVAÇÃO (Jó 1:6-22); veja, a seguir:

 

SOFRER PELOS ERROS DOS OUTROS

16. A pessoa pode sofrer pelos erros dos outros, por exemplo, CORRUPÇÃO NO GOVERNO (Provérbios 29:2); em ECLESIASTES, lemos sobre pobres oprimidos, cujos direitos são desrespeitados por governantes (Eclesiastes 5:8); também existe a EXPLORAÇÃO DE MÃO DE OBRA BARATA (Provérbios 10:2 – Provérbios 13:11 - Tiago 5:4-6), por agiotagem (Provérbios 28:8); por PERSEGUIÇÃO (2Coríntios 11:22-33 - Atos 9:23-25); e outros motivos

 

SOFRER PELOS PRÓPRIOS ERROS

17. A pessoa pode sofrer também pelos próprios erros, por exemplo: se a pessoa fizer uma MÁ ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS, perderá sua riqueza (se for rico), ou passará necessidades básicas (se for pobre) (Lucas 14:28-30 - Gênesis 41:28-36 - Provérbios 10:5 - provérbios 6:8 - Eclesiastes 5:14), por exemplo, NÃO faz sentido a pessoa gastar dinheiro com passeio e, logo depois, passar necessidade nas coisas básicas (alimento, roupa, água, luz); por QUERER APARENTAR SER O QUE NÃO É (Provérbios 13:7); por gastar dinheiro com EXCESSOS (bebedeira, por exemplo) (Provérbios 23:21 - Lucas 15:30); se a pessoa tiver PREGUIÇA, isto é, quando a pessoa tem saúde, tem emprego, mas não trabalha (Provérbios 6:6-11 – Provérbios 10:4 – Provérbios 13:4 – Provérbios 19:15 – Provérbios 20:13 – Provérbios 24:30-34).

 

CONDIÇÕES SEVERAS DA NATUREZA

18. Condições da natureza (clima severo, catástrofes) (Gênesis 41:28-36 - Atos 11:27-29).  

  

SOFRER DEVIDO À ALGUMA PROVAÇÃO

19. Na Bíblia, existe a ideia de PROVAÇÃO, a fim de que a pessoa seja "aprovada" e receba a coroa da vida (Tiago 1:12). Jó foi provado (Jó 1:6-22) e foi aprovado e recebeu o dobro do que antes tinha (Jó 42:10); a VONTADE de Deus é que as pessoas sejam GRATAS (GRATIDÃO) em todas as situações (1Tessalonicenses 5:18). NÃO devemos alimentar o sentimento de INVEJA (Gálatas 5:21).

 

 

DÍZIMOS – HOJE, É IMPOSSÍVEL CUMPRIR 

20. Eu não sou contra o ATO de entregar 10%, ou outra porcentagem, em prol da divulgação do Evangelho (Boa Mensagem) e de obras de caridade! Eu também penso que, SE a pessoa "gosta" de frequentar uma determinada denominação cristã, "concordando" com o que é ensinado, é justo que tal pessoa contribua financeiramente para ajudar a pagar as despesas (água, luz, aluguel, por exemplo). MAS eu entendo que esse ATO de entregar 10% NÃO é o cumprimento do mandamento da entrega dos DÍZIMOS, pois é DIFERENTE daquilo que está escrito na Bíblia! Veja a seguir:

21. Para cumprir o mandamento da entrega dos DÍZIMOS, a Bíblia diz que a pessoa deveria viajar até Jerusalém e COMER dos dízimos lá em Jerusalém (Deuteronômio 14:22-26 – 1Reis 14:21).

Reflexão: Você viaja até Jerusalém e COME dos dízimos lá?

22. Também, a cada TRÊS anos, as pessoas deviam deixar os DÍZIMOS nas suas cidades, a fim de alimentar os LEVITAS LEGÍTIMOS e os NECESSITADOS, que na época eram os estrangeiros, os órfãos e as viúvas (Deuteronômio 14:28,29 – Deuteronômio 26:12).

Reflexão: Você, a cada TRÊS anos, deixa os DÍZIMOS na sua cidade e alimenta os LEVITAS LEGÍTIMOS? Devemos nos lembrar de que o Novo Testamento diz que o sacerdócio NÃO é mais “levítico” (Hebreus 7:11,12). 

MAS JESUS MANDOU ENTREGAR O DÍZIMO!

23. Jesus disse aos fariseus que eles deviam entregar os dízimos, que no caso era dízimo de ERVAS (não de dinheiro) (Mateus 23:23 – Lucas 11:42), MAS perceba que Jesus e os fariseus AINDA estavam debaixo da Lei de DEUS da Antiga Aliança (Gálatas 4:4,5 – João 7:19); a Nova Aliança (Novo Testamento) “começou”, APÓS a morte de Jesus Cristo (Hebreus 9:15-17 – Hebreus 8:6,7,8 – Hebreus 8:13 – Hebreus 10:16 – Mateus 26:27,28 – Lucas 16:16,17) e houve MUDANÇA na LEI (Hebreus 7:12);

24. Você, a cada TRÊS anos, deixa os DÍZIMOS na sua cidade e alimenta os NECESSITADOS com os DÍZIMOS? Mesmo que sim, mesmo assim, com relação aos NECESSITADOS, o apóstolo Paulo ensinou a fazermos COLETAS, sem porcentagem específica, dizendo que cada um contribuísse segundo proposto no coração, pois Deus ama quem dá com alegria (2Coríntios 9:7-9).

MAS ABRAÃO ENTREGOU O DÍZIMO

25. Não adianta “propor” o DÍZIMO de Abraão – o qual NÃO há registro de que fosse “mandamento” – e ler MALAQUIAS 3:10 – o qual é “mandamento” da LEI de Deus entregue por Moisés (Malaquias 4:4 – Deuteronômio 14:22-29).

 

PRIMÍCIAS – HOJE, É IMPOSSÍVEL CUMPRIR 

26. Em Provérbios 3:9,10, é dito que devemos honrar a Deus com as primícias dos seus bens (Provérbios 3:9,10), MAS O QUE seriam essas PRIMÍCIAS?

Provérbios 3:9,10 (9) Glorifique a Javé com sua riqueza e com a PRIMÍCIA (“RESHIT” H7225) de toda sua produção; (10) e se encherão os seus celeiros completamente e de vinho seus barris transbordarão. 

27. AS PRIMÍCIAS (primeiros frutos) eram uma oferta vegetal, a qual deveria ser entregue na Casa de Deus (Êxodo 23:19), um dia após o primeiro SHABAT (sábado) da festa dos pães sem fermento (dia 16) (Levítico 23:11); nesse dia, o israelita devia levar ao sacerdote uma MEDIDA (ou FEIXE) (“OMER” H6016) dos PRIMEIROS FRUTOS (“RESHIT” H7225) da colheita (Levítico 23:10). 

28. Os israelitas plantavam durante seis anos, mas, no sétimo ano, era mandamento que eles não plantassem (Êxodo 23:10,11); a FESTA DAS PRIMÍCIAS da plantação ocorria uma vez por ano (Êxodo 23:14-16); as primícias da plantação deveriam ser levadas à casa de Deus (Êxodo 23:19 – Êxodo 34:26), que primeiramente era o santuário com o tabernáculo/tenda (Êxodo 25:8,9); as primícias da plantação eram entregues no período da Festa das Sete Semanas (50 dias = Pentecostes) (Números 28:26 – Deuteronômio 16:9,10 – Levítico 23:15,16 – Atos 2:1); as primícias da plantação (cereal/vinho/azeite) e da lã deveriam ser entregues para os sacerdotes levitas (Deuteronômio 18:1-4); com as primícias da farinha, fazia-se a massa e o bolo (Números 15:20,21).

Pergunta: Você consegue cumprir o mandamento da entrega das PRIMÍCIAS, conforme escrito na Bíblia?

 

DETERMINAR 

29. Há quem entenda – biblicamente falando – que, para termos PROSPERIDADE MATERIAL dinheiro e saúde  também devemos DETERMINAR as coisas, MAS seria “determinar” em que sentido? (a) No sentido de sermos pessoas esforçadas (determinadas), porém conscientes de que o nosso objetivo pode não ser alcançado? (b) Ou, no sentido de crer que o ato de dizer “eu determino tal coisa”, de fato, garantirá que nossos objetivos sejam alcançados? 

30. Obviamente, devemos ser esforçados (determinados) (Provérbios 24:10), MAS não há como ter certeza de que tudo o que nós planejamos acontecerá! É por isso que em TIAGO existe a instrução para dizermos "SE DEUS QUISER, FAREMOS" (Tiago 4:13-15).   

 

PROFETIZAR 

31. Há quem entenda – biblicamente falando – que TODOS nós devemos PROFETIZAR e que, para termos PROSPERIDADE MATERIAL dinheiro e saúde  também devemos PROFETIZAR tal prosperidade material. O que dizer diante disso? Segundo a Bíblia, a pessoa deve profetizar SOMENTE quando é o próprio Deus quem ORDENA a tal pessoa que profetize (Deuteronômio 18:20) e tudo o que tal pessoa profetizar TEM que se cumprir, pois, se não se cumprir, tal pessoa será um falso profeta (Deuteronômio 18:22).

32. Quanto à passagem em EZEQUIEL, que diz “Profetize sobre os ossos secos (Ezequiel 37:4)”, observe que foi o próprio DEUS quem ORDENOU ao profeta que profetizasse. Os ossos não são literais, mas sim são a Nação de Israel, pois os israelitas diziam que os ossos deles haviam se secado (Ezequiel 37:11) e, por isso, Deus havia ORDENADO ao profeta que profetizasse (Ezequiel 37:12). Reflexão: Deus alguma vez já mandou você profetizar? Para quem já profetizou, tal profecia se cumpriu? 

33. Existe o DOM de profecia (1Coríntios 12:4-10 – Romanos 12:6-8), MAS NEM todos têm esse DOM (1Coríntios 12:29,30); a profecia EDIFICA (1Coríntios 14:3 - 1Coríntios 14:5), ENSINA e consola a igreja (1Coríntios 14:31); Reflexão: Você tem o DOM de profecia?

 

O PODER DA LÍNGUA 

34. A morte e a vida estão no poder da língua (Provérbios 18:21), Mas essa VIDA e MORTE (Provérbios 18:21) tem qual sentido? (a) Seria “vida e morte” no sentido literal, isto é, a pessoa nasce, cresce e morre? (b) Seria no sentido emocional, ou seja, levantar a autoestima da pessoa eu derrubá-la? (c) Seria no sentido espiritual, isto é, de fazer com que a pessoa se torne carnal, com as obras da carne (Gálatas 5:19-21), ou se torne espiritual, com o fruto do espírito (Gálatas 5:22-25), ou (d) Ou seria o poder que fazer com que a pessoa fique materialmente rica ou pobre? 

35. A passagem em TIAGO nos dá uma ideia, a qual diz que da LÍNGUA pode proceder o BENDIZER (o elogio) (“EULOGIA” G2129) e a MALDIÇÃO (o ódio) (“KATARA” G2671) (Tiago 3:5-10). Jesus disse que é possível MATAR com as palavras (Mateus 5:21,22). 

 

POR QUE DEUS NÃO AJUDA AS PESSOAS QUE SOFREM?

RESPONSABILIDADE SOCIAL

36. Há quem pergunte o seguinte: Por que Deus permite que pessoas sofram, devido a enchentes, deslizamentos de terra, doenças, secas, fomes, terremotos, furacões, tsunamis, etc? Devemos observar que tanto o Antigo Testamento (Antiga Aliança) quanto o Novo Testamento (Nova Aliança) trazem mandamentos, para que aqueles que têm condições (1João 3:17,18), ajudem aos pobres necessitados (não preguiçosos)! Essa é a ideia de RESPONSABILIDADE SOCIAL. Veja a seguir:

37. O Antigo Testamento (Antiga Aliança) tinha (tem) mandamentos (e estímulos), para ajudar o POBRE necessitado (não o preguiçoso), por exemplo:

(a) Os israelitas deveriam cancelar as dívidas dos ISRAELITAS POBRES (não preguiçosos) a cada sete anos (Deuteronômio 15:1-3); os israelitas teriam que ajudar os ISRAELITAS POBRES (não preguiçosos) (Deuteronômio 15:7-10), pois SEMPRE HAVERÁ POBRES NA TERRA (Deuteronômio 15:11). 

(b) A cada TRÊS anos, os israelitas deviam deixar os DÍZIMOS nas suas cidades, a fim de alimentar os LEVITAS LEGÍTIMOS e os NECESSITADOS, que na época eram os estrangeiros, os órfãos e as viúvas (Deuteronômio 14:28,29 – Deuteronômio 26:12). Devemos nos lembrar de que o Novo Testamento diz que o sacerdócio NÃO é mais “levítico” (Hebreus 7:11,12) e, com relação aos NECESSITADOS, o apóstolo Paulo ensinou a fazermos COLETAS, sem porcentagem específica (?%) – sendo diferente do dízimo (10%) –, dizendo que cada um contribuísse segundo proposto no coração (?%), pois Deus ama quem dá com alegria (2Coríntios 9:7-9). 

(c) O Antigo Testamento (Antiga Aliança) também contém o mandamento que diz: "Ame ao próximo como a si mesmo" (Levítico 19:18).

(d) É feliz quem trata bem os NECESSITADOS (Provérbios 14:21), quem trata bem o pobre Deus recompensará (Provérbios 19:17), quem reparte o pão com o pobre é abençoado (Provérbios 22:9), quem dá ao pobre não passará necessidade (Provérbios 28:27), quem zomba dos pobres despreza o Criador (Provérbios 17:5); a mãe de Lemuel aconselhou seu filho (Provérbios 31:1) a defender o direito dos pobres (Provérbios 31:9) e a ajudar os pobres (Provérbios 31:20); ai de quem é injusto com os POBRES (Isaías 10:1,2 - Malaquias 3:5).

38. Em Provérbios, é dito que HÁ quem espalha (quem dá) e aumenta (tem aumento), mas HÁ quem retém e fica em necessidade (passa necessidade) (Provérbios 11:24,25). MAS seria "espalhar (dar)" para quem? Seria espalhar para os NECESSITADOS?   

PROVÉRBIOS 11:24,25 - (24) Há quem espalha e aumenta e ainda quem retém o correto e, assim, fica em necessidade. 25. A alma abençoada engordará (“DASHEN” H1878). Quem sacia, a si mesmo derrama.

39. Quanto ao Novo Testamento, é importante observarmos o seguinte: observe que, DE FORMA DIRETA, o Novo Testamento diz que Jesus Cristo é Deus revelado em carne (1Timóteo 3:16), é o LOGOS (a Palavra) que estava com Deus, é o LOGOS que era Deus (João 1:1) e que se fez CARNE, isto é, Jesus Cristo encarnado (João 1:14) que, continuou sendo Deus, o Deus-Unigênito (João 1:18) (Veja mais detalhes no estudo "Pai, Filho e Espírito Santo") e o Novo Testamento também diz que NÓS somos o CORPO DE CRISTO (1Coríntios 12:27), diz que NÓS somos REPRESENTANTES DE CRISTO aqui na terra (2Coríntios 5:20) e diz que Cristo é formado em NÓS (Gálatas 4:19).

40. Jesus Cristo se comparou aos necessitados, isto é, sempre que praticamos o AMOR ao próximo, ajudando a um necessitado  entende-se, qualquer tipo de necessidade , é ao FILHO DO HOMEM (Jesus Cristo) que estaremos AMANDO – entende-se, de forma representativa – (Mateus 25:34-45); Jesus Cristo também ensinou que NÓS devemos praticar o AMOR ao próximo, ajudando o necessitado, amando ao próximo, assim como Ele (Jesus) nos amou (João 13:34,35), conforme nossas possibilidades, obviamente (1João 3:17,18).

41. Assim sendo, entende-se que nós somos representantes de Deus na terra, para acudir ao NECESSITADO, ou seja, isso é RESPONSABILIDADE SOCIAL! Veja algumas reflexões, a seguir: 

 

ALGUMAS REFLEXÕES 

42. Quando se vai à praia, às vezes, encontramos placas de advertência, dizendo: "PERIGO, NÃO NADE, ÁGUAS PROFUNDAS" ou "PERIGO, TUBARÃO"! Quem não sabe nadar, não deveria se arriscar, entrando nessa parte perigosa do mar! Da mesma forma, existem partes do planeta que são mais perigosas! Devemos saber que TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMES e ERUPÇÕES VULCÂNICAS acontecem APENAS em algumas partes do planeta Terra!

43. Pergunta: Deus OBRIGOU as pessoas a construirem suas cidades onde há TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMIS, ERUPÇÕES VULCÂNICAS? Por acaso, Deus OBRIGOU as pessoas a construirem bairros NO MORRO ou À BEIRA DO RIO, onde há maior probabilidade de haver DESLIZAMENTOS DE TERRA e ENCHENTES? Quem obriga NÃO é Deus, mas sim a NECESSIDADE de encontrar algum lugar para morar e as pessoas que moram nesses lugares de risco, certamente, não tiveram escolha! Quem, tendo condições financeiras de morar em um lugar seguro, vai escolher morar em lugar de risco de enchente, deslizamento de terra, ao lado do esgoto aberto?

44. Hipoteticamente, SE a humanidade fosse UNIDA, isto é, SE todos praticassem o AMOR ao próximo, TODOS poderiam JUNTOS edificar CIDADES em partes do PLANETA onde não há ocorrência de TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMES, ERUPÇÕES VULCÂNICAS! 

(a) SE alguém for para o Japão, tal pessoa já vai ciente de que lá existe TERREMOTO! 

(b) SE alguém pretende morar nos Estados Unidos, tal pessoa já vai ciente de que lá, em algumas partes, existem FURACÕES! 

(c) SE alguém for a uma praia perto de uma FALHA GEOLÓGICA nas placas tectônicas, tal pessoa já vai ciente de que pode ocorrer um maremoto e uma tsunami! 

 

ENCHENTES, DESLIZAMENTOS DE TERRA, SECAS

45. Hipoteticamente, os governos poderiam ajudar os pobres a se mudarem para lugares onde não há ENCHENTE, nem DESLIZAMENTO DE TERRA! O povo também é mal educado, jogando lixo na rua, entupindo os bueiros! 

46. Hipoteticamente, os governos poderiam ajudar o população pobre que vive na SECA, captando água do subsolo, ou criando lagos artificiais, ou captando a água de algum rio e transportando essa água através de canos, ou plantando muitas árvores! Dizem que transformar água do mar em água potável é possível, mas é muito caro! Será que a ciência não consegue encontrar uma forma menos cara de fazer essa dessalinização? Será que o dinheiro gasto com a corrupção não seria suficiente para dessalinizar a água do mar e para suprir outras necessidades da população geral (saúde, educação, segurança, transporte, previdência social, etc)?  

47. Um exemplo é o LAGO ARTIFICIAL que o governo construiu em BRASÍLIA, para melhorar o clima! O governo poderia construir vários lagos em regiões secas! Outro exemplo é DUBAI, um lugar RICO construído no DESERTO da ARÁBIA, e lá não há falta de água!

 

NÃO SE MEDE A ESPIRITUALIDADE PELO QUE SE TEM

48. O problema não é o dinheiro, nem a riqueza material, mas sim o AMOR AO DINHEIRO (1Timóteo 6:10), que é IDOLATRIA (Efésios 5:5); Jesus, em uma parábola (ou algo parecido), fala sobre um POBRE miserável (Lázaro) que, ao morrer, esteve em consolo junto com Abraão (Lucas 16:22-31), o qual era um homem materialmente RICO (Gênesis 13:2). Observe que a igreja em Esmirna era uma igreja "materialmente pobre", porém "espiritualmente rica" (Apocalipse 2:8,9), enquanto que a igreja em Laodiceia era uma igreja "materialmente rica", porém "espiritualmente pobre" (Apocalipse 3:14-17).

49. Em Provérbios, Agur (Provérbios 30:1) pede a Deus nem a pobreza nem a riqueza, mas apenas o alimento suficiente, para que, sendo RICO, não se esqueça de Deus e, sendo POBRE necessitado, não precise roubar (Provérbios 30:8,9 - Deuteronômio 8:11-14); a vida de uma pessoa não consiste naquilo que tal pessoa tem, mas (entende-se) naquilo que tal pessoa é (Lucas 12:15), isto é, devemos ser RICOS para com Deus (Lucas 12:13-21), devemos ser RICOS de BOAS OBRAS (1Timóteo 6:18), não na aparência, mas sim no seu interior (1Samuel 16:7); de que vale ganhar o mundo todo e perder a alma (Mateus 16:26)? 

50. Os que são materialmente RICOS "não" devem ser ALTIVOS (1Timóteo 6:18), mas sim devem ser RICOS de BOAS OBRAS (1Timóteo 6:18); a ajuda ao NECESSITADO deve ser feita, sem exibicionismo, em secreto – entende-se, à medida do possível, pois, às vezes, a lei do país exige que se declare a origem e o destino –;  Jesus nos ensina a pedirmos ao Pai (Deus Pai) o pão de cada dia (Mateus 6:11).

 

PASSAGENS DIFÍCEIS DE ENTENDER

51.  Umas das passagens mais difíceis de entender, são estas: Jesus disse que não devemos juntar tesouros na terra, mas sim no céu (Mateus 6:19-21), MAS o que isso significa? Significa que não devemos guardar o nosso dinheiro no banco? Para tentarmos entender isso, devemos também considerar que Jesus fala sobre o PLANEJAMENTO, sobre uma boa administração dos recursos materiais, dando exemplo de um construtor (Lucas 14:28-30). Com isso, entende-se que não é errado guardar dinheiro, com o intuito de se preparar, para uma construção (Lucas 14:28-30), ou outro planejamento, ou, a fim de se preparar para um momento ruim de desemprego ou de baixos rendimentos (Provérbios 6:8). Entende-se que não devemos guardar riquezas, por avareza, isto é, AMOR AO DINHEIRO (1Timóteo 6:10), que é IDOLATRIA (Efésios 5:5); 

52. Não devemos ambicionar riquezas materiais (1Timóteo 6:9); devemos nos contentar com o que nós temos (Hebreus 13:5,6 - 1Timóteo 6:8 - Filipenses 4:11-13 - Lucas 3:14); devemos confiar da provisão de Deus (Hebreus 13:5,6 - 1Timóteo 6:17); não devemos confiar nas riquezas materiais (1Timóteo 6:17 - Provérbios 11:28); devemos ser GRATOS em todas as situações (1Tessalonicenses 5:18); Jesus disse que é difícil uma pessoa materialmente RICA e que confia nas RIQUEZAS entrar no Reino de Deus, MAS nada é impossível para Deus (Mateus 19:23-26 - Marcos 10:23-25);

Reflexão: O que dizer diante de passagens TÃO DIFÍCEIS, principalmente, para quem deseja ser materialmente RICO?   

 

CONCLUSÃO

53. Ao lermos um grande número de passagens bíblicas que falam sobre a prosperidade, percebe-se que a Bíblia registra JUSTOS que enriquecem, INJUSTOS que empobrecem, JUSTOS que empobrecem e INJUSTOS que enriquecem; o Antigo Testamento, de fato, dá uma ênfase na PROSPERIDADE MATERIAL, mas também enfatiza a RESPONSABILIDADE SOCIAL, em favor dos NECESSITADOS! Já, no Novo Testamento, percebe-se "pouca" ênfase na prosperidade material, MAS muita ênfase na PROSPERIDADE ESPIRITUAL, na RESPONSABILIDADE SOCIAL.

54. Assim, entende-se que, SE as nações POBRES se afastassem da corrupção e ajudassem os necessitados (não preguiçosos) e, SE não fossem exploradas por nações poderosas, tais nações POBRES seriam bem prósperas materialmente, TODOS com o básico (casa, alimento, roupa, emprego), com boas escolas, bons hospitais, bons meios de transporte, boas rodovias, ferrovias, etc. Um exemplo interessante que eu gosto de citar são alguns países ateus, tais como, a Noruega, a Suécia, o Japão, os quais, embora seus cidadãos, de forma geral, dizem não acreditar em um CRIADOR, mesmo assim, percebe-se que eles acreditam, de certa forma, naquilo que Deus ensina na Bíblia, isto é, na RESPONSABILIDADE SOCIAL!  

55. Examinando todas essas passagens bíblicas, entende-se que obter a RIQUEZA material, em si, não é pecado; o problema é o AMOR ao DINHEIRO, a confiança nas RIQUEZAS; a prosperidade material depende de vários fatores, tais como, não ser preguiçoso, não ser explorado, não ser perseguido, não ser um mal administrador dos bens, não ser esbanjador, etc. Quem tem condições materiais deve ajudar os necessitados (não preguiçosos). 

 

 

 

 

 

 

A MEDIDA TRANSBORDANTE: A QUE SE REFERE?