O Congregar (Devemos Congregar?)

O Congregar (Devemos Congregar?)

 

DEVEMOS CONGREGAR? DESIGREJADOS?

DEVEMOS OBEDECER À LIDERANÇA DA IGREJA?

 

INTRODUÇÃO

 

1. Não devemos confundir IGREJA com denominação. 

Segundo a Bíblia, IGREJA não é o local onde os crentes se reúnem.

IGREJA é o grupo de pessoas que fazem parte do corpo de Cristo (1Coríntios 12:27)(Colossenses 1:18 – Efésios 1:22,23 – Efésios 5:23).

2. Em 1TIMÓTEO 3:15 é dito que a casa de Deus, que é a igreja de Deus, é COLUNA e FUNDAMENTO da VERDADE! Perceba que o LOCAL onde os crentes se reúnem NÃO pode ser coluna e fundamento da verdade. SOMENTE os filhos de Deus é que podem ser coluna e fundamento da verdade.

3. Antigamente, o santuário (com o tabernáculo/tenda) era a Casa de Deus (Êxodo 25:8,9), mas era como FIGURA E SOMBRA das coisas celestiais (Hebreus 8:5) e, depois, o Templo em Jerusalém era chamado de Casa de Deus (2Crônicas 36:14 – Esdras 3:8), mas Deus NÃO morava lá (Atos 7:47,48 - 1Reis 8:27)

Deus NÃO habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 7:48 - Atos 17:24).

4. DENOMINAÇÃO é o nome que, tradicionalmente, é dado aos grupos que possuem um nome, geralmente, registrado em cartório, por exemplo: Presbiteriana, Batista, Assembleia de Deus, etc. 

5. Assim sendo, quem não faz parte de nenhuma denominação não é necessariamente um desigrejado, mas sim um não denominacionado.

 

MAS QUAL A IMPORTÂNCIA DAS DENOMINAÇÕES?

6. EU entendo que as denominações têm sua importância, embora, obviamente, nós tenhamos sempre que utilizar o ENTENDIMENTO que Deus nos deu (Marcos 12:30) e EXAMINAR a Escritura (Atos 17:11 - Mateus 22:29), a fim de avaliar, até que ponto, aquilo que a denominação ensina condiz com o que está escrito. NO ENTANDO eu entendo que as denominações NÃO são essenciais para a salvação (vida eterna).

7. Na passagem, em LUCAS 16:19-31, SEM entrar na questão de se é parábola ou não, reflita sobre aquele MENDIGO que, ao morrer, foi consolado. Qual a probabilidade de um MENDIGO, que morra mendigo, fazer parte de uma DENOMINAÇÃO judaica ou cristã, seja da época antiga ou da atual?

8. Será que quem pratica o amor ao próximo – "tive fome e vocês me alimentaram..." – irá para o fogo, só porque morreu sem fazer parte de uma denominação? (Mateus 25:31-46). 

9. Assim como quem faz parte de uma denominação não necessariamente faz parte do corpo de Cristo, mas sim faz parte de uma denominação (Mateus 13:24-30 - Mateus 7:21-23).

 

DEVEMOS CONGREGAR?

10. Congregar é reunir-se, agrupar-se, ajuntar-se. 

Em Hebreus 10:25, no texto grego, é dito "não abandonando o ajuntamento nosso".

Isso significa que devemos congregar?

11. Embora a resposta pareça ser óbvia, reflita sobre o seguinte:

(1) Na Bíblia existem dezenas, centenas de assuntos diferentes.

(2) Para muitos desses assuntos, existem interpretações diferentes e é por isso que existem muitas denominações diferentes.

12. Eu vou dar alguns exemplos de denominações que se consideram como cristãs.

O meu objetivo não é criticar tais denominações. Penso que, em qualquer grupo, existem erros e acertos.

Católica, Ortodoxa

Presbiteriana, Luterana

Batista, Adventista

Testemunhas de Jeová

Cristã no Brasil, Assembleia de Deus

Deus é Amor, Universal, Mundial

Etc.

13. Relembrando, em Hebreus 10:25, no texto grego, é dito "não abandonando o ajuntamento nosso".

14. PERGUNTA: O fato de existirem DENOMINAÇÕES diferentes e separadas entre si, isso significa que cada denominação está abandonando o ajuntamento das outras denominações?

REFLEXÃO: SE as denominações estão SEPARADAS entre si, COMO é que elas conviverão juntas na Nova Terra? (Apocalipse 21:1-4)

15. Essas DENOMINAÇÕES estariam desmembradas entre si, separadas da cabeça, que é Cristo, estariam desigrejadas?

16. Eu entendo que, embora tais DENOMINAÇÕES estejam fisicamente separadas, devido ao entendimento ser diferente, tais denominações estão unidas naquilo que há em comum na fé.

17. PERGUNTA: E quanto à pessoa que não faz parte de nenhuma denominação, essa pessoa deve procurar alguma denominação?

18. Em qual denominação essa pessoa deve congregar? Pode ser em qualquer denominação?

Geralmente, a resposta a essa pergunta é que a pessoa deve congregar em uma denominação que tenha um ensino bíblico correto ou o mais próximo do correto.

19. Primeiramente, eu entendo que NÃO existe base bíblica para CONCLUIR que o fato de uma pessoa NÃO fazer parte de nenhuma DENOMINAÇÃO signifique necessariamente que tal pessoa esteja espiritualmente desmembrada, separada de Cristo, desigrejada. 

20. De forma inversa, o fato de tal pessoa fazer parte de uma DENOMINAÇÃO não sigifica necessariamente que tal pessoa faça parte do Corpo de Cristo (Mateus 13:24-30).

Assistam ao vídeo "A Salvação: a Vida Eterna"

 

PELA LÓGICA

21. SE sobre um ponto específico, existem interpretações diferentes, ou alguém está certo e os demais errados, ou todos estão errados.

22. SE sobre um ponto específico, houver apenas uma única interpretação, ou todos estarão certos, ou todos estarão errados.

23. Diante disso, o que podemos fazer então?

Na Bíblia é dito que devemos adorar a Deus com o nosso ENTENDIMENTO (Marcos 12:30) e é dito que devemos EXAMINAR a Escritura (Atos 17:11 - Mateus 22:29).

24. Um detalhe importante é que congregar não é o mesmo que cultuar. 

Assista ao vídeo "Culto e Adoração: Como Cultuar e Adorar a Deus".

Ou seja, para avaliarmos aquilo que é ensinado, devemos usar o ENTENDIMENTO que Deus nos deu e examinar a Escritura, a fim de ver até que ponto aquilo que está sendo ensinado está de acordo com o que está escrito.

25. Assim, a pessoa poderá fazer uma avaliação e até encontrar alguma denominação para congregar; 

Mas também é possível que a pessoa não encontre nenhuma denominação compatível. 

REFLEXÃO: É como se uma denominação estivesse procurando se juntar a uma outra denominação e não encontrasse nenhuma compatível.

26. Eu entendo que é natural o ser humano querer se reunir com pessoas com quem tenha afinidade. As pessoas naturalmente se reúnem por afinidade, seja presencialmente, ou virtualmente, pela internet, por vídeo conferência, por exemplo. 

***Curiosamente, o apóstolo Paulo dá uma ideia sobre a possibilidade de congregar "não fisicamente" (1Coríntios 5:3,4).

27. Eu entendo que o propósito de congregar, ou seja, de se reunir, é a edificação da igreja (1Coríntios 14:26-28) e que o ensino que acontece na reunião tem que ser um ensino correto (Hebreus 13:9) e que na reunião deve haver amor, pois, sem amor, nada tem valor (1Coríntios 13:1-3).

SE há edificação, por que não congregar?

SE não há edificação, por que congregar?

REFLITA sobre os cinco exemplos a seguir:

28. Há pessoas que, embora discordem bastante dos ensinamentos da DENOMINAÇÃO, mesmo assim continuam, só por causa dos amigos, da equipe de música, coisas do tipo.

29. De forma inversa, existem pessoas que até concordam bastante com os ensinamentos da DENOMINAÇÃO, mas que não conseguem continuar, pelo fato de, no grupo, haver falta de amor, altivez, muita hipocrisia, coisas do tipo. Neste caso, devemos refletir sobre o que o apóstolo Paulo disse que "mesmo que se tenha TODO conhecimento, SEM amor NADA tem valor" (1Coríntios 13:1-3)

30. Existem pessoas que, embora gostem das pessoas do grupo, por serem receptivas, amorosas, mesmo assim, devido ao entendimento ser diferente, não conseguem continuar em tal DENOMINAÇÃO. Parece que o que pesa mais nem é a QUANTIDADE de pontos em discordância, mas sim a relevância que se dá a determinados pontos. Por exemplo, há pessoas que, mesmo concordando com quase tudo, desejaria sair da DENOMINAÇÃO só por causa de um único ponto, por exemplo, a questão sobre a Trindade.

31. Há casos em que a pessoa até encontra uma denominação, com o qual tenha afinidade, mas sendo inviável frequentar, por causa da distância, ou por falta de dinheiro de passagem, dentre outros problemas.

32. Há o caso de o marido e a esposa terem entendimentos um tanto diferentes. Suponha que a esposa entenda ser mais próximo do correto os ensinamentos da Presbiteriana tradicional e que o marido prefira o ensinamento pentecostal, como o da Assembleia de Deus ou da Deus é Amor.

33. Certamente, se os dois congregarem juntos, um deles não vai se sentir bem. Penso que, nesse caso, é bom refletir sobre a questão da RECIPROCIDADE, isto é, o mal que eu não quero para mim eu não posso desejar para o outro (Efésios 5:28,29 - Efésios 5:33)(Tito 2:4).

Isto é, o marido gostaria de congregar onde não se sente bem?

Então por que que a esposa teria que congregar onde não se sente bem?

 

HÁ QUEM SE PERGUNTE O SEGUINTE: 

34. Como a pessoa vai tomar a ceia e entregar os dízimos sem estar numa denominação? E a questão do batismo com água?

35. Bem, esses assuntos, batismo com água, ceia e dízimos, são assuntos para outros estudos, mas eu vou fazer um pequeno comentário.

36. Quanto ao batismo com água, imagine alguém morando num lugar com pouca água e onde não há ninguém que se considere cristão, além de tal pessoa. Essa pessoa poderia se batizar si mesma com água? ou essa pessoa poderia ficar sem se batizar com água, sem problemas? A minha sugestão é considerar a diferença entre texto normativo e texto não normativo. Isso faz uma boa diferença (Atos 6:36-38). 

37. Quanto à ceia, há quem entenda que Jesus usou uma SIMBOLOGIA, utilizando o ALIMENTO MATERIAL (pão e vinho material), a fim de apresentar um ALIMENTO ESPIRITUAL (Cristo, o verdadeiro alimento) e que a ORDENANÇA (comam, bebam, façam isso) se refere APENAS ao ALIMENTO ESPIRITUAL e que a simbologia é opcional. Há quem entenda que a ordenança se refere tanto ao alimento espiritual quanto ao alimento material (simbologia) e que a simbologia pode ser praticada em casa, sem problemas (1Coríntios 11:24,25).

38. Quanto ao Dízimo, há quem entenda que, hoje, é IMPOSSÍVEL cumprir esse mandamento, pois o dízimo devia ser entregue na casa do tesouro (Malaquias 3:10), que ficava no Templo em Jerusalém (Neemias 10:38,39) e que, a cada três anos, a pessoa devia entregar o dízimo na própria cidade onde morava, a fim de alimentar a tribo de Levi e os necessitados (Deuteronômio 14:28,29). Hoje, o sacerdócio não é mais levítico (Hebreus 7:11,12)  e, quanto aos necessitados, o apóstolo Paulo ordenou fazer COLETAS sem porcentagem específica (2Coríntios 9:7-9). 

39. Há quem entenda que é possível fazer uma CONTEXTUALIZAÇÃO do mandamento sobre o dízimo. MAS há quem entenda que não é possível.

Assistam ao vídeo "O Dízimo: o salário do obreiro". 

 

PESSOAS QUE ENSINAM ERRADO

40. Devemos separar os seguintes casos:

(1) Existem pessoas que ensinam errado, pensando que estão certas.

(2) Existem pessoas que descobriram que estavam ensinando errado, mas que não têm coragem de dizer isso em público.

(3) Existem pessoas que ensinam errado, sabendo que é errado, pois agem assim, de propósito, com más intenções.

Ou seja, cada caso é um caso.

 

E A LIDERANÇA DA IGREJA? DEVEMOS OBEDECER?

41. Eu entendo que ser líder ("PROISTEMI" G4291 = liderar) é um DOM ("CHARISMA" G5486)(Romanos 12:6-8);

(1) Ou seja, há quem tem tanto o título quanto o dom;

(2) Há quem não tem nem o título nem o dom.

(3) Há quem tem o TÍTULO, mas não tem o dom.

(4) E há quem não tem título, mas tem o dom.

42. Quanto à LIDERANÇA da igreja (Hebreus 13:7 - Hebreus 13:17), eu entendo que:

(1) Devemos obedecer tal liderança, SOMENTE naquilo que esteja, de acordo com a Palavra de Deus (Hebreus 13:7 - Hebreus 13:17), SOMENTE naquilo em que tal liderança OBEDECE a Deus (Atos 5:27-29), SOMENTE naquilo em que tal liderança IMITA a Cristo (1Coríntios 11:1). 

(2) Essa liderança NÃO deve ser DOMINADORA, NÃO dever DOMINAR os irmãos (Mateus 20:25-28). 

(3) Embora Paulo tivesse se comparando a uma MÃE (Gálatas 4:19), chamando alguns os irmãos de “filhos na fé” (Timóteo 1:1,2 - Tito 1:1-4), e, embora exista o dom de ensino (Efésios 4:8-11 – 1Coríntios 12:4-11), o LÍDER NÃO deve ser chamado de PAI, nem de MESTRE (Mateus 23:8-11). Penso que isso é uma forma de prevenir os líderes de serem altivos e de prevenir os liderados de confiarem cegamente em seus líderes!

 

AS CHAVES: O PODER DE LIGAR E DESLIGAR

43. O poder de ligar e desligar aparece em Mateus 16:19 e em Mateus 18:18 e isso NÃO significa que a liderança pode criar novas ordenanças.

44. O contexto de Mateus 18 é sobre como agir em caso de algum irmão na fé pecar contra outro.

Reflexão: como todos nós somos pecadores, eu entendo que esse texto fala de algum pecado mais grave contra alguém (1Coríntios 8:12 – 1Coríntios 15:34 – 1Coríntios 6:18 – Efésios 4:26 – Romanos 6:15)(1João 1:8-10). 

Assista ao vídeo "O Nascido de Deus não Peca?"

45. O contexto diz que, primeiro, o ofendido deve conversar com o ofensor, em particular. (Mateus 18:15)

46. Caso não resolva, o ofendido deve levar, pelo menos, mais uma pessoa, para conversar com o ofensor. O ofendido junto com essa outra pessoa serão duas testemunhas do caso (Mateus 18:16).

47. Se isso não resolvesse, o caso deveria ser levado para a IGREJA, que no contexto, era uma igreja de judeus (Hebreus 2:12 - Atos 7:38), e o ofensor seria considerado como um GENTIO (não judeu) e PUBLICANO (cobrador de impostos).

48. Naquela época, os judeus eram separados dos gentios (gentio significa não judeu)(Mateus 18:17 - Atos 7:38)(Apocalipse 13:8 - 1Pedro 1:19,20). Segundo o Novo Testamento, hoje, NÃO há mais separação entre judeus e gentios (não judeus) (Romanos 10:12 - Colossenses 3:11)

49. No verso 19, é dito, "SE dois de vocês concordarem, na terra, sobre qualquer coisa que pedirem, ocontecerá a eles".  Segundo o contexto, "DOIS de vocês" são as duas testemunhas mencionadas anteriormente.

50. Se as duas testemunhas concordassem entre si, tudo o que tais testemunhas tivessem pedido, aconteceria para eles, isto é, aconteceria para tais testemunhas.  Jesus está entre as duas ou três testemunhas de um julgamento. Perceba que esse TUDO que seria pedido e que ocorreria NÃO se trata de um TUDO sem contexto, MAS sim se refere a um TUDO que esteja de acordo com o contexto específico da passagem, ou seja, o contexto de julgamento.

51. E esse TUDO aconteceria para as duas testemunhas, NÃO para dois líderes que viessem se reunir para decidir criar novas novas ordenanças.

 

DEVEMOS CONGREGAR? (Hebreus 10:25)

52. Relembrando, em HEBREUS 10:25, no texto grego, é dito "não abandonando o ajuntamento nosso".

53. No grego, a palavra ajuntamento é EPI-SYNAGOGE (G1997) e essa palavra aparece apenas DUAS vezes no Novo Testamento, em Hebreus 10:25 e em 2Tessalonissenses 2:1, que fala sobre a vinda do Senhor e o nosso ajuntamento com Ele. 

54. Perceba que o AJUNTAMENTO mencionado em 2Tessalonissenses 2:1 é um AJUNTAMENTO CELESTIAL. Há quem entenda que o AJUNTAMENTO de Hebreus 10:25 trata-se TAMBÉM de um ajuntamento celestial, pelo seguinte: 

55. O CONTEXTO GERAL da carta aos HEBREUS começa e termina mostrando um CONTRASTE entre a IGREJA ("EKLESIA" G1577) terrena do Antigo Testamento (Hebreus 2:12 - Atos 7:38) e a IGREJA ("EKLESIA" G1577) dos inscritos no CÉU (Hebreus 12:23), 

56. Nos capítulos 8, 9 e 10, vemos o CONTRASTE entre o santuário celestial e o santuário terreno (Hebreus 8:1,2), o qual é imagem do santuário celestial (Hebreus 8:4,5 - Hebreus 9:23,24 - Hebreus 10:1) e é nesse contexto que, no capítulo 10, é dito que devemos entrar no Santo dos Santos (Hebreus 10:19), pelo NOVO CAMINHO (Hebreus 10:20) e que não devemos abandonar o ajuntamento nosso (Hebreus 10:25) e no capítulo 11, o CONTRASTE continua, entre a pátria terrena e a PÁTRIA CELESTIAL (Hebreus 11:16).

57. Reflexão: Mas se trata de um AJUNTAMENTO CELESTIAL, da mesma forma que o SANTUÁRIO celestial (Hebreus 8:4,5 - Hebreus 9:23,24 - Hebreus 10:1), assim como a IGREJA celestial (Hebreus 12:23), como a PÁTRIA celestial (Hebreus 11:16)? Ou se trata de um AJUNTAMENTO terrestre? Caso, de fato, se refira a um AJUNTAMENTO celestial, então deve estar relacionado ao NOVO CAMINHO (Hebreus 10:20). 

58. A palavra grega EPI-SYNAGOGE possui a partícula EPI (G1909), a qual pode ter um sentido de "ACIMA, EM CIMA", como na palavra "epiderme", que é a camada mais externa da pele. 

 

 

 

 

*********************************************************************

*********************************************************************

*********************************************************************

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

DEVEMOS CONGREGAR? (Hebreus 10:25) 

1. A passagem em Hebreus 10:25 diz que não devemos abandonar a congregação/reunião. Segundo o contexto de Hebreus, trata-se de uma congregação/reunião onde deve haver amor (Hebreus 10:24) e ensino da Palavra de Deus (Hebreus 13:7), ensinamentos corretos (Hebreus 13:9). Mas como saber se os ensinamentos são corretos? Note que devemos adorar a Deus com o nosso ENTENDIMENTO (Marcos 12:30) e com esse entendimento temos que EXAMINAR a Escritura (Atos 17:11 - Mateus 22:9)! 

 

2. Em Coríntios é dito que o propósito da REUNIÃO (CONGREGAÇÃO) é a EDIFICAÇÃO da igreja (1Coríntios 14:26-28); REFLEXÃO: SE há edificação, por que não se reunir/congregar? SE NÃO há edificação, por que se reunir/congregar?

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

1. Embora não devamos abandonar a REUNIÃO (CONGREGAÇÃO) (Hebreus 10:25), devemos ter a conciência de que o propósito da REUNIÃO (CONGREGAÇÃO) é a EDIFICAÇÃO da igreja (1Coríntios 14:26-28); 

PERGUNTA REFLEXIVA: Que sentido há em se reunir/congregar em um lugar onde, segundo o seu entendimento, quase NÃO há edificação para a igreja, onde várias doutrinas NÃO estão de acordo com a Escritura? SE há edificação, por que não se reunir/congregar? SE NÃO há edificação, por que se reunir/congregar? 

REFLEXÃO: Percebe-se que as pessoas gostam de se reunir/congregar em ambientes, sejam físicos ou virtuais (internet), com pessoas que compartilham entendimentos semelhantes! 

 

OS SERVOS DE DEUS NÃO DEVEM ABANDONAR

O GRUPO DE IRMÃOS (= CONGREGAÇÃO)

[1] A passagem, em Hebreus 10:25, diz que NÃO devemos ABANDONAR "o grupo de irmãos (= congregação)".

No versículo 24, o apóstolo Paulo ensina que devemos praticar Boas Obras, com Amor (Hb 10:24).
No versículo 25, o apóstolo Paulo ensina que NÃO devemos ABANDONAR (G1459 egkataleipo [verbo]) o grupo de irmãos (= congregação) (G1997 episynagoge [substantivo]), mas, em vez disso, devemos consolar (= encorajar) (G3870 parakaleo [verbo]) uns aos outros (Hb 10:25).

[2] PERGUNTA REFLEXIVA: Você ficaria feliz em frequentar um lugar onde, segundo o seu entendimento, várias das DOUTRINAS ensinadas NÃO têm FUNDAMENTO na Escritura? - É inegável que REUNIR-SE em um grupo, onde prevalecem os ensinos fundamentados na Escritura seja algo BOM (Hb 10:25), mas, quando começam a prevalecer os ensinos, SEM fundamento na Escritura, é melhor SAIR (Ap 18:4).

[3] É possível se reunir (congregar) com os irmãos em Cristo, mesmo sem estar fisicamente presente (1Co 5:3,4).

[4] Quando os servos de Deus se reúnem (= congregam) (1Co 14:26), uns têm:

(a) Cânticos (salmos):

(b) DOUTRINA;

(c) Revelação;

(d) Línguas;

(e) INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS.

→ TUDO para a EDIFICAÇÃO da "igreja (corpo de Cristo = grupo de irmãos) (1Co 14:26); os irmãos em Cristo também devem ENSINAR UNS AOS OUTROS (Cl 3:16). 

 

 CONGREGAR NÃO É O MESMO QUE CULTUAR

[5] Congregar (Reunir-se) NÃO é sinônimo de Cultuar, pois o Congregar Fisicamente (Reunir-se com os irmãos, fisicamente) NÃO é possível acontecer em todos os momentos do dia, todos os dias, MAS devemos Cultuar a Deus em todos os momentos do dia, todos os dias de nossa viva, em todos os lugares onde estivermos.

[6] Os irmãos em Cristo devem seguir a Doutrina dos Apóstolos (At 2:42 - 1Tm 1:3-5), devem seguir a Sã Doutrina (2Tm 4:1-3 - Tt 1:9 - Tt 2:1 - 1Tm 4:13-16 - 1Tm 4:6), que é uma Doutrina Escrita, pois NÃO devemos ir além do que está escrito (1Co 4:6).

[7] Nós NÃO limitamos a Deus, MAS Deus nos impõe limites, pois a Escritura nos orienta a NÃO irmos além do que está escrito (1Co 4:6).

[8] NÃO devemos nos deixar enganar por Doutrinas de Homens (Cl 2:16-23 - Mt 15:9 - Ef 4:14), nem por Doutrinas de Demônios (1Tm 4:1-5).

 

DEVEMOS OBEDECER AOS LÍDERES

QUE PREGAM O EVANGELHO VERDADEIRO

 

[9] Existem passagens que mostrarm que há uma LIDERANÇA na IGREJA (grupo de pessoas) (Hb 13:7 - Hb 13:17); veja as características dessa LIDERANÇA: 

(a) Devemos OBEDECER a essa LIDERANÇA, SOMENTE, SE essa liderança trouxer/ensinar a Palavra de Deus (Hb 13:7 - Hb 13:17), SOMENTE, SE essa lideraça OBEDECER a Deus (At 5:27-29), SOMENTE, SE essa liderança IMITAR a Cristo (1Co 11:1). 

(b) Essa liderança NÃO deve ser DOMINADORA, NÃO dever DOMINAR os irmãos (Mt 20:25-28). 

(c) O LÍDER (ou outro ser humano) NÃO deve ser chamado de PAI, nem de MESTRE (Mt 23:8-11). 

 

[10] PERGUNTA: MAS quem são esses LÍDERES? 

RESPOSTA: SER LÍDER (proistemi G4291 = liderar) é um DOM (CHARISMA G5486)(Rm 12:6-8); um LÍDER na igreja DEVE trazer/ensinar a Palavra de Deus (Hb 13:7 - Hb 13:17), portanto, é ÓBVIO queum LÍDER deve ter CONHECIMENTO, a fim de ORIENTAR os liderados para o SUCESSO (boa obra)!  Há passagens que citam pessoas que, devido ao dom que recebem, devem, OBVIAMENTE, ter BOM CONHECIMENTO da Escritura, a fim de ORIENTAR outras pessoas para a BOA OBRA (sucesso); veja alguns DONS abaixo:   

(a) ENSINADOR (G1320 didaskalos): SER ENSINADOR (G1320 didaskalos) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11)(CHARISMA G5486)(1Co 12:4-11); embora exista o DOM de ser ENSINADOR (didaskalos), devemos nos lembrar de que Jesus ensinou que NÃO devemos chamar ninguém de MESTRE (G2519kathegetes - καθηγητÞς);  

(b) APÓSTOLO/PESSOA ENVIADA: a palavra grega "apóstolo (G652 apostolos)" significa "PESSOA ENVIADA"; ser APÓSTOLO (pessoa enviada) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11); o DOM de ser APÓSTOLO foi dado, após a subida de Cristo aos céus (Ef 4:8-11);

(c) EVANGELISTA/ANUNCIADOR DA BOA MENSAGEM: a palavra grega "evangelho" significa "boa mensagem" e, assim sendo, a palavra "evangelista (G2099 euaggelistes)" significa "ANUNCIADOR DA BOA MENSAGEM"; ser ANUNCIADOR DA BOA NOTÍCIA (evangelista) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11);

(d) PROFETA/ANUCIADOR DA PALAVRA DE DEUS: a palavra "profeta" significa "ANUNCIADOR DA PALAVRA DE DEUS"; ser ANUNCIADOR DA PALAVRA DE DEUS (profeta) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11)(CHARISMA G5486)(1Co 12:4-11); 

(e) DIÁCONO/SERVIDOR: a palavra grega "diácono (G1249 diakonos)" significa "SERVIDOR"; a SERVIDORIA é um DOM (CHARISMA G5486)(= DOM de SERVIÇO) (diakonia G1248)(Rm 12:6-8); DE FORMA GERAL, TODOS nós DEVEMOS sermos SERVIDORES (diáconos) de Jesus (2Co 3:6 - Jo 12:26 - 2Co 6:4 - Mt 20:26 - Mt 23:11 - Mc 9:35 - Mc 10:43), inclusive as mulheres (Rm 16:1 - 2Co 3:6), MAS, DE FORMA ESPECÍFICA, ALGUNS de nós recebem o DOM DE SERVIDORIA/SERVIÇO (diakonia)(Rm 12:6-8); a palavra "diakonos" é uma palavra que, no grego, pode ser tanto masculina quanto feminina (comum de doi gêneros), portanto, podendo significar "SERVIDOR/SERVIDORA"; 

(f) BISPO/SUPERVISOR, PASTOR: a palavra "bispo" é uma palavra do "LATIM", mas a palavra que aparece nos manuscritos gregos é a palavra "EPISKOPOS", que significa "SUPERVISOR; existe a FUNÇÃO de SUPERVISÃO (episcopado) (1Tm 3:1); o SUPERVISOR (bispo) deve PASTOREAR (cuidar, alimentar) as ovelhas (os irmãos) (At 20:28); SER PASTOR (G4166 poimen)é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11); a passagem em Atos 20:28 faz a conecção entre a palavra BISPO (supervisor) com a palavra PASTOR, dizendo que o BISPO deve PASTOREAR (At 20:28);  

Atos 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiubispos [epikkopous], para apascentardes [poimainein] a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.  

[11] PRESBÍTERO/PESSOA MAIS VELHA: A palavra grega “presbítero (G4245 presbuteros) significa “PESSOA MAIS VELHA", homem ou mulher (1Tm 5:1,2);

***Embora a palavra grega (presbítero) signifique "pessoa mais velha", essa palavra NÃO significa necessariamente uma "pessoa idosa (= ancião)", pois, na Parábola do FILHO PRÓDIGO (= filho esbanjador, gastão), o filho mais novo é o NEOTEROS (o esbanjador) e o filho MAIS VELHO é o PRESBÍTEROS e perceba que o filho MAIS VERLHO (PRESBITEROS) NÃO era idoso/ancião AINDA (Lc 15:25)! 

***Embora Paulo e Barnabé tivessem escolhido "Homens Mais Velhos (= presbíteros)" em cada IGREJA (grupo de pessoas)(At 14:19-23) e embora Paulo tivesse orientado Tito a escolher "Homens Mais Velhos (= presbíteros)" (Tt 1:1-5), para serem SUPERVISORES (bispos) (Tt 1:5-9), NEM todos os PRESBÍTEROS (Mais Velhos) eram SUPERVISORES (bispos) (At 14:19-23 – Tito 1:5-9) e o SER PRESBÍTERO (mais velho) NÃO era, necessariamente, um CRITÉRIO, para ser SUPERVISOR (bispo) (Tito 1:7-9); os CRITÉRIOS BÍBLICOS (1Tm 3:1-7 – Tt 1:7-9), para escolher um SUPERVISOR (Bispo), são: 

(a) irrepreensível (Tt 1:7 – 1Tm 3:2);

(b) casado com uma mulher (Tt 1:7 – 1Tm 3:2); 

(c) humilde (não soberbo) (Tt 1:7 – 1Tm 3:6);

(d) calmo (Tt 1:7); 

(e) que chegado à bebida alcoólica (Tt 1:7 – 1Tm 3:2,3); 

(f) não violento (Tt 1:7 – 1Tm 3:3); 

(g) não cobiçoso (ganancioso) (Tt 1:7 – 1Tm 3:3);

(h) hospitaleiro (Tt 1:8 – 1Tm 3:2); 

(i) bondoso (Tt 1:8);

(j) moderado (Tt 1:8 – 1Tm 3:3); 

(k) justo (Tt 1:8); 

(l) santo (Tt 1:8); 

(m) temperante (Tt 1:8); 

(n) firme na Palavra de Deus (Tt 1:9); 

(o) vigilante (1Tm 3:2); 

(p) honesto (1Tm 3:2);

(q) apto para ensinar (1Tm 3:2); 

(r) não briguento (1Tm 3:3); 

(s) sem avareza (1Tm 3:3); 

(t) que governe bem a própria casa (1Tm 3:4); 

(u) dar bom testemunho perante a sociedade (1Tm 3:7). 

[12] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Ser LÍDER (Rm 12:6-8), PASTOR/BISPO (Ef 4:8-11), APÓSTOLO (Ef 4:8-11), EVANGELISTA (Ef 4:8-11), PROFETA (Ef 4:8-11 - 1Co 12:4-11) e DIÁCONO (Rm 12:6-8) são DONS, ou seja, é possível que determinada pessoa tenha UM TÍTULO de líder, pastor/bispo, apóstolo, evangelista, profeta e diácono, MAS que NÃO tenha O DOM de ser líder, pastor/bispo, apóstolo, evangelista, profeta ou diácono. 

[13] Questionar um líder NÃO é rebeldia/insubmissão/desobediência, pois TODOS podem se equivocar, ou seja, por mais que a pessoa seja (a) um incansável trabalhador para Deus, (b) um grande conhecedor da Escritura e (c) bem cuidadosa com os ensinos bíblicos, mesmo assim, tal pessoa pode se equivocar, por isso, TODOS os irmãos em Cristo DEVEM conhecer as Escrituras, para NÃO errarem (Mt 22:29), DEVEM examinar a Escrituras (At 17:10,11), para não serem enganados por Ensinos Falsos, provenientes de Falsos Mestres (2Pe 2:1-3), pois A ÚNICA FONTE de Ensino Espiritual da pessoa que faz parte do Corpo de Cristo é a Escritura (Gl 1:8,9 - 1Co 4:6 - At 17:10,11). 

 

DEVEMOS CONGREGAR?