Usos e Costumes

Usos e Costumes

Usos e Costumes

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-------------------------------------------------------------------------------------------- 

Cabelo

[1] A passagem em 1Coríntios 11:5 apresenta o conceito de SUBMISSÃO, com uma linguagem, que para nós, parece enigmática! Pois o apóstolo Paulo diz que, SE a mulher estiver com o SINAL de SUBMISSÃO, ela poderá orar e PROFETIZAR (proclamar), sem problemas (compare 1Co 11:5 com 1Co 11:10). 
 
[2] A passagem em 1Coríntios 11:14-16 informa que o uso do cabelo curto (para os homens) e o uso do cabelo comprido (para as mulheres) é uma questão de USO e COSTUME (1Co 11:14-16) e tal costume, naquela ocasião, era que o CABELO COMPRIDO, na mulher, havia sido dado em LUGAR DE VÉU (compare 1Co 11:15 com 1Co 11:6) e que tal cabelo representava o SINAL de SUBMISSÃO (compare 1Co 11:10 com 1Co 11:13-15), mas APENAS como COSTUME (1Co 11:16).

COMENTÁRIO REFLEXIVO: O apóstolo Paulo NÃO disse que era proibido a mulher cortar o cabelo e NEM define qual era o comprimento do cabelo!

PERGUNTA REFLEXIVA: (a) O comprimento do cabelo até "a altura dos olhos" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! (b) O comprimento do cabelo até "a altura da boca" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! (c) O comprimento do cabelo até "a altura do queixo" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?!

[3] O apóstolo Paulo, primeiro, AFIRMA que o homem desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça coberta (1Co 11:4 - 1Co 11:7) e AFIRMA que a mulher desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça descoberta, pois é como se estivesse rapada/depilada/tosquiada (1Co 11:5,6) e repare que Paulo NÃO diz que é proibido aparar as pontas ou fazer um repicado, ou fazer uma franja! O apóstolo Paulo diz que os irmãos devem JULGAR a questão do cabelo, PERGUNTANDO SE é decente que a mulher ore com a cabeça descoberta (1Co 11:13) e PERGUNTANDO SE não é fato que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido (1Co 11:14); embora a expectativa da resposta seja que, de fato, seja indecente que a mulher ore com a cabeça coberta e que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido, NÃO podemos descartar a possibilidade de uma resposta diferente! Afinal, o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, fez PERGUNTAS, para que os irmãos JULGASSEM e RESPONDESSEM! O apóstolo Paulo CONCLUIU, dizendo que essa quastão do cabelo é uma QUESTÃO de COSTUME (1Co 11:16), ou seja, Paulo NÃO diz que seja mandamento! 

[4] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Uma mulher de cabelo naturalmente liso ou ondulado, mesmo que o cabelo NÃO esteja tratado, mas sim desidratado, mesmo assim, o cabelo liso e ondulado terá um caimento, parecido com um véu de tecido (pano), MAS, com relação à mulheres de cabelo crespo (negras ou mestiças), mesmo que o cabelo esteja tratado e hidratado, mesmo assim, esse tipo de cabelo NÃO terá um caimento como um véu de tecido (pano), mas sim ficará armado! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo CONCLUI, dizendo que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!

[5] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem muitos homens heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo comprido e que nunca se sentiram desonrados por isso! E existem muitas mulheres heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo curto, mas que nunca se sentiram desonradas por isso! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, disse que os irmãos deviam JULGAR a questão do cabelo (1Co 11:13,14), CONCLUINDO que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!

1 Coríntios 11:4-7
4. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça COBERTA, desonra a sua própria cabeça.
5. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça DESCOBERTA, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse RAPADA (depilar-se, tosquiar-se = ksurao G3587).
6. Portanto, SE a mulher não se COBRE COM VÉU, TOSQUIE-SE também. Mas, SE (se = ei G1487) para a mulher é coisa indecente TOSQUIAR-SE (torquiar-se, cortar curto G2751) ou RAPAR-SE (depilar-se, tosquiar-se = ksurao G3587), que ponha o véu.
7. O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.  

 

1 Coríntios 11:13-16
13. JULGAI entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta (akatakalyptos G177)?
14. Ou não vos ensina a mesma NATUREZA que é desonra para o homem ter cabelo crescido (ter cabelo longo = komao G2863)?
15. Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe FOI DADO EM LUGAR DE VÉU.
16. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal COSTUME (synetheia - G4914), nem as igrejas de Deus.

 

 

Jóias

[1] Na passagem, em 1Pedro 3:3:4, é dito que devemos dar mais ênfase à beleza interior, não na beleza exterior (cabelo, joias, roupas) (1Pe 3:3,4); na passagem, em 1Tm 2:8-10, o apóstolo Paulo diz que era ELE (o próprio Paulo) que não permitia que a mulher ensinasse o homem (1Tm 2:12), podemos entender que isso NÃO seja um mandamento de Deus (1Co 7:12 - 1Co 7:6), mas sim, TALVEZ, o apóstolo Paulo tivesse ficado irritado, diante de algumas mulheres que, TALVEZ, enfatizassem muito a beleza exterior e NADA, com relação à beleza interior! 

 

 

Roupas 

[6] Na Escritura, NÃO existe NENHUM mandamento definindo o tamanho da roupa, co comprimento da roupa, o tamanho do decote! A Escritura define as práticas sexuais proibidas (estupro, adultério, sexo com familiares, sexo homossexual, sexo com animais)! A Escritura define que a roupa deve ser MODESTA E DECENTE, MAS NÃO define o que seria uma roupa modesta e indecente (1Tm 2:9,10)! SE a Escritura NÃO define, quem resta para definir? A sociedade! Em nossa sociedade, minissaia e blusinha muito decotada é que é considerado como roupa indecente! Em nossa sociedade, usar maiô, biquíni, sunga, na PRAIA, ou, na PISCINA, NÃO é considerado indecente! Em algumas tribos indígenas, ficar nu (parcialmente ou totalmente) NÃO é considerado como indecente!

[7] O apóstolo Paulo, embora tenha falado especificamente sobre como as mulheres devem se vestir, podemos fazer a mesma aplicação para as roupas masculinas; o apóstolo Paulo afirma que as ROUPAS devem ser MODESTAS (respeitosas) e DECENTES (moderadas) (1Tm 2:9,10), MAS o apóstolo Paulo NÃO define quais roupas seriam modestas e decentes e quais NÃO seriam! Na época de Paulo, as mulheres usavam vestidos femininos e os homens usavam vestidos masculinos, MAS, hoje em dia, as mulheres usam calças femininas e os homens usam calças masculinas (Dt 22:5)!

[8] PERGUNTA REFLEXIVA: O que seria uma ROUPA MODESTA E DECENTE? 

RESPOSTA: Isso depende da sociedade onde a pessoa está inserida e depende da CONSCIÊNCIA da pessoa (Rm 14:22)! Em nossa sociedade, as roupas consideradas como indecente são minissaias e blusinhas com um decote grande! Em nossa sociedade, usar maiô, biquíni e sunga, na praia, e, na piscina, NÃO é considerado como indecente! Em nossa sociedade, usar shorts ou calça apertada (calça strech), para praticar esportes, NÃO é considerado como indecente! ENQUANTO, em outras sociedades, a mulher deve cobrir até o rosto! Que tipo de roupa seria adequada para tomar banho no mar e na piscina? Seria um maiô? Seria um vestido? Seria calça comprida? Seria uma bermuda? O apóstolo Paulo diz que a roupa deve ser modesta e decente, MAS NÃO define quais roupas seriam (1Tm 2:9,10)!     

1 Timóteo 2:9,10
9. Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente (aidos G127), com decência e discrição (G4997), não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras,
10. mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus. 
 
respeito, modéstia, humildade (aidos G127) 
alto-controle, sobriedade, moderação, equilíbrio (sophrosyne G4997)

 

 

Roupa Interior 

[9] Como prioridade, obviamente, devemos VESTIR uma "ROUPA INTERIOR", composta de (a) compaixão, misericórdia, piedade (oiktirmos G3628), (b) bondade, benignidade, integridade (chrestotes G5544), (c) humildade (tapeinophrosyne G5012), (d) mansidão (praites G4240), (e) paciência (makrothymia G3115) (Cl 3:12-14); devemos VESTIR a FÉ (pistis G4102), o AMOR (agape G26) e a ESPERANÇA DA SALVAÇÃO (elpis G1680 - soteria G4991) (1Ts 5:8); devemos VESTIR a ARMADURA DE DEUS(Ef 6:13)", que é composta de (a) Verdade (cinturão = cingindo-se) (Ef 6:14), (b) Justiça (couraça) (Ef 6:14), (c) Preparação do Evangelho (calçado) (Ef 6:15), (d) Fé (escudo) (Ef 6:16), lembrando que a Fé Viva é aquela acompanhada de Obras, que são a ajuda ao necessitado (Tg 2:14-17), com amor (1Co 13:3), (e) Salvação (capacete) (Ef 6:16), lembrando que somos salvos, para praticar Boas Obras (Mt 5:16 - Ef 2:10 - Hb 10:24 - 2Co 9:8 - Tt 3:8 - Tt 2:7 - 1Tm 6:18 - 1Tm 5:10), (f) Palavra de Deus (espada) (Ef 6:17), ou seja, devemos conhecer a Escritura (Mt 22:29), devemos examinar a Escritura (At 17:10,11), a fim de não sermos enganados com outros ensinos (2Pe 2:1-3); devemos VESTIR o Novo Homem, com a verdade (aletheia - G225), trabalhando (ergazomai - G2038), a fim de REPARTIR com os Necessitados (Ef 4:24-28).

vestir = enduo (G1746)- 

[10] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem pessoas que, de acordo com a sociedade, parecem estar vestidas de maneira modesta e decente, PORÉM, quando se convive com tal pessoa, percebe-se que tal pessoa tem um coração RUIM (Mt 23:27,28 - Cl 2:20,23), ASSIM COMO também existem pessoas, com esse tipo de roupa, com coração bom!  

Existem pessoas que, de acordo com a sociedade, parecem estar vestidas de maneira INDECENTE, PORÉM, quando se convive com tal pessoa, percebe-se que tal pessoa tem um coração BOM, ASSIM COMO também existem pessoas, com esse tipo de roupa, com coração ruim!

 

A Nudez Mencionada em Levíticos 18

[11] A NUDEZ mencionada, em Levítico 18, está relacionada à "RELAÇÕES SEXUAIS PROIBIDAS", a saber, (a) relação sexual entre pais e filhos (Lv 18:7,8), (b) relação sexual entre irmãos e irmãs (Lv 18:9), (c) relação sexual entre avós e netos (Lv 18:10), (d) relação sexual entre tios e sobrinhos (Lv 18:12-14), (e) relação sexual entre sogros e genros/noras (Lv 18:15), (f) relação sexual entre cunhados e cunhadas (Lv 18:16), (g) relação sexual com mulher menstruada (Lv 18:19), (h) relação sexual com a mulher do próximo (adultério) (Lv 18:20), (i) relação sexual homossexual (Lv 18:22), (j) relação sexual com animais (bestialismo) (Lv 18:23).

[12] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Imagine que você seja um(a) médico(a) cirurgiã(o) e que tenha que ver a NUDEZ de seus pais, de seu irmão, de sua irmã, de seu filho, de sua filha, etc, A FIM DE examiná-los ou de fazer uma cirurgia neles! Imagine que você tenha que ver a NUDEZ de um familiar, A FIM DE dar banho na pessoa, pelo fato de tal pessoa estar impossibilitada de tomar banho sozinha, por alguma paralisia, por velhice avançada, etc! Imagine que você tenha que ver NUDEZ de um familiar, A FIM DE salvá-lo de um ataque de algum estuprador ou de algum animal selvagem! É óbvio que NÃO há problema NENHUM em ver a NUDEZ de seus familiares, nessas circunstâncias! Existe uma passagem curiosa que diz que Deus ordenou ao profeta Isaías que andasse sem roupas (= nu), e o profeta Isaías obedeceu, andando sem roupas (= nu) durante três anos (Is 20:2-4)! 

A Nudez Provoca o Adultério em Pensamento?

[13] O adultério em pensamento pode acontecer, mesmo que a pessoa esteja totalmente coberta (Mt 5:27,28 - Jó 31:1); o apóstolo Paulo diz que nós somos TENTADOS pela nosssa PRÓPRIA COBIÇA (Tg 1:14,15) e diz que regras, tais como, "NÃO MANUSEIE, NÃO PROVE, NÃO TOQUE", são regras que NÃO tem poder NENHUM contra os DESEJOS DA CARNE (Cl 2:20-23);

[14] RESPOSTA: O apóstolo Paulo diz que devemos ter uma RENOVAÇÃO DA MENTE (compare Rm 12:2 com Cl 3:1-14), que significa que temos que amar uns aos outros (Rm 12:9,10), sendo pacientes e perseverando em oração (Rm 12:12), ajudando aos necessitados (Rm 12:13 - Rm 12:20), abençoando a quem nos persegue, nunca amaldiçoando (Rm 12:14), não ambicionando coisas altivas (Rm 12:16), não praticando a vingança (Rm 12:20), vencendo o mal com o bem (Rm 12:19-21).

[15] Devemos procurar as coisas do alto (Cl 3:1), PENSANDO NAS COISAS DO ALTO (Cl 3:2), VESTINDO uma "ROUPA INTERIOR", composta de (a) compaixão, misericórdia, piedade (oiktirmos G3628), (b) bondade, benignidade, integridade (chrestotes G5544), (c) humildade (tapeinophrosyne G5012), (d) mansidão (praites G4240), (e) paciência (makrothymia G3115) (Cl 3:12-14);

 

Tiago 1:14-15
14. Cada um, porém, é TENTADO PELA PRÓPRIA COBIÇA, sendo por esta arrastado e seduzido.
15. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
 
 
Colossenses 2:20-23
20. Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
21. "NÃO MANUSEIE! (G680)" "NÃO PROVE! (G1089)" "NÃO TOQUE! (G2345)"?
22. Todas essas coisas estão destinadas a PERECER PELO USO, pois se baseiam em MANDAMENTOS (G1778) e ENSINOS (G1319) HUMANOS (G444).
23. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas NÃO TÊM VALOR algum para refrear os IMPULSOS (G4140) DA CARNE (G4561).