Pai, Filho e Espírito Santo
INTRODUÇÃO: Esse é um assunto "conflitante" e, devido a isso, a proposta deste estudo NÃO é discutir FÉ, mas APENAS o conteúdo do texto bíblico; a questão da FÉ é pessoal. Quanto ao entendimento apresentado neste artigo, ou a qualquer outro entendimento diferente deste, "não" basta dizermos que está "errado", mas sim é necessário "provar", por meio de FONTES, seja a própria fonte textual bíblica ou fontes históricas primárias. Quanto a este estudo apresentado aqui, examine tudo e fique com o que é bom (1Tessalonicenses 5:21)! Reflexão: O apóstolo Paulo ensinou que NÃO adianta ter "conhecimento" e não ter AMOR (1Coríntios 13:2)!
1. Esse é um assunto – a meu ver – fascinante, porém muito complexo! Primeiramente, consideremos que, segundo a Bíblia, (a) há UM único Deus (monoteísmo)(Efésios 4:6 - 1Timóteo 1:17 - 1Timóteo 2:5 - 1Coríntios 8:6 - Isaías 43:10) e que (b) o Pai, o Filho e o Espírito Santo são diferentes um do outro!
Mateus 28:19 ("tradução mais literal) (19) "...batizando-os, em nome do PAI, e do FILHO e do SANTO ESPÍRITO"; (leia o estudo "Mateus 28:19 é Ilegítimo??)
MAS QUE DIFICULDADE HÁ EM ENTENDER ISSO?
2. MAS que dificuldade haveria nisso? Quando pensamos "apenas" na informação básica, "não" encontramos dificuldade nenhuma, MAS, quando pensamos nos detalhes, as dificuldades – a meu ver – surgem! Por exemplo:
(1) No Antigo Testamento, o DEUS ÚNICO é – curiosamente – expresso de forma PLURAL, pois a palavra ELOHIM ("Deus" em hebraico) é PLURAL! COMO entender isso? Veja adiante!
(2) No Novo Testamento, embora algumas passagens deem a ideia de que Jesus "não" seja Deus, tais como, (a) "há um único Deus, o Pai, e um único Senhor, Jesus Cristo (1Coríntios 8:6)", (b) "que conheçam ao único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo (João 17:3)", (c) "há um só Deus e um só Mediador, Jesus Cristo homem (1Timóteo 2:5)", (d) além de outras (Lucas 22:42 - Marcos 10:18 - Mateus 24:36 - Efésios 1:1-3 - Efésios 4:6 - Filipenses 2:11), TAMBÉM encontramos – curiosamente – passagens que mostram que Jesus Cristo é Deus, por exemplo, a que fala sobre o DEUS UNIGÊNITO (João 1:18)! MAS COMO ENTENDER ISSO? Veja adiante!
ELOHIM É PLURAL APENAS NUMÉRICO?
3. No Antigo Testamento, o DEUS ÚNICO é, curiosamente, expresso de forma PLURAL, pois a palavra ELOHIM é PLURAL (mais de dois)! Há também passagens que expressam DEUS de forma plural, a saber: "FAÇAMOS o homem a nossa imagem (Gênesis 1:26)", "DESÇAMOS e CONFUNDAMOS (Gênesis 11:7)" e "quem irá por NÓS (Isaías 6:8)". COMO entender isso? Ou seja, "ELOHIM" é uma PLURI-UNIDADE.
É UNIDADE porque é só UM, mas é PLURI, porque a palavra "ELOHIM" está no plural (mais de dois). Digo "mais de dois", porque na língua HEBRAICA (assim como no árabe) existe o plural de DOIS, conhecido como DUAL. MAS esse PLURAL (mais de dois) seria um PLURAL NUMÉRICO ou um PLURAL DE HONRA?
4. Há quem entenda que esse "plural" aplicado a DEUS "não" se trata de "plural numérico", mas sim de um "plural de honra", assim como, na passagem em que Deus disse que faria com que MOISÉS fosse um ELOHIM (uma autoridade) diante de faraó (Êxodo 7:1), a qual dá a entender que se trata de um PLURAL de honra! MAS, mesmo assim, perceba que a passagem que diz "o homem se tornou como UM ("ECHAD" H259) de NÓS (Gênesis 3:22)" dá a entender que se trata de um PLURAL numérico! O que lhe parece? Como explicar "UM de NÓS"?
SEGUNDO A BÍBLIA, JESUS É DEUS OU NÃO?
5. Com relação às passagens que dão a ideia de que Jesus "não" seja Deus, devemos considerar o seguinte:
(a) Devemos considerar que tais passagens "não" afirmam, de forma explícita, que Jesus "não" seja Deus;
(b) Devemos considerar que JESUS CRISTO estava DESGLORIFICADO (de certa forma) (João 17:5 - João 1:14), ESVAZIADO (Filipenses 2:5-8), ENCARNADO (João 1:14);
(c) Devemos considerar que existem passagens que dizem que Jesus é Deus.
6. Observe que uma dessas passagens que dão a ideia de que Jesus "não" seja Deus afirma que Jesus Cristo é o ÚNICO SENHOR (1Coríntios 8:6)! Veja que no Antigo Testamento é JAVÉ/JEOVÁ quem é chamado de SENHOR DOS SENHORES ("ADONE ADONIM") (Deuteronômio 10:17)! Observe também que essa passagem diz que TODAS as coisas e nós somos "feitos" para DEUS PAI e TODAS as coisas e nós fomos "feitos", POR MEIO de Jesus Cristo (1Coríntios 8:6)!
7. Observe, a seguir, algumas passagens que dizem que Jesus é Deus e reflita:
(a) Em JOÃO 20:28, é dito: "(28) Respondeu Tomé e disse a Ele: 'Senhor meu e DEUS meu'. ("tradução mais literal")". Há quem entenda que Tomé, ao dizer “Senhor meu e Deus meu”, Tomé “não” estava chamando JESUS de DEUS, mas sim Tomé estava chamando JESUS de “Senhor meu” e chamando o Deus Pai de “Deus meu”! A mim, essa interpretação me parece gramaticalmente possível, mas me parece estranha! O que lhe parece?
(b) Em TITO 2:13, é dito: "(13) Recebendo a abençoada esperança e aparição da glória do GRANDE DEUS e Salvador nosso, CRISTO JESUS ("tradução mais literal")". Em ROMANOS 9:5, é dito: "(5) Dos quais os patriarcas e dos quais o CRISTO, segundo a carne, sendo sobre todos DEUS, bendito para o sempre, amém! ("tradução mais literal")". E, em 1JOÃO 5:20, é dito: "(20) Sabemos, pois, que o Filho de Deus é presente e deu a nós entendimento, para conhecermos o Verdadeiro; e estamos nesse Verdadeiro, no Filho Dele, JESUS CRISTO. Este é o verdadeiro DEUS e vida eterna. ("tradução mais literal")". Quanto a Tito 2:13, Romanos 9:5 e 1João 5:20, há quem diga que tais passagens “não” estão dizendo que CRISTO seja DEUS, mas sim estão se referindo a CRISTO e a DEUS como sendo diferentes um do outro! A mim, me parece “claro” que tais passagens estão dizendo que CRISTO é DEUS! O que lhe parece?
(c) Em JOÃO 1:18, é dito: "(18) Ninguém viu a Deus nunca; o DEUS UNIGÊNITO que está junto ao PAI, Este declarou. ("tradução mais literal")". Quanto a João 1:18, me parece "claro" que tal passagem é "explícita" em dizer que o FILHO (Jesus) é DEUS, o DEUS UNIGÊNITO! O que lhe parece?
(d) Em JOÃO, é dito que o LOGOS (a Palavra) estava com Deus, o LOGOS era Deus (João 1:1), o LOGOS se fez CARNE, isto é, Jesus Cristo encarnado (João 1:14). Em 1TIMÓTEO é dito que DEUS foi revelado em CARNE (1Timóteo 3:16);
JESUS É "DEUS" EM QUE SENTIDO?
NO SENTIDO DE "TODO-PODEROSO", OU DE "GRANDE AUTORIDADE"?
8. Diante dessas passagens, principalmente, João 1:18, que mostra, "explicitamente", que o FILHO (Jesus) é DEUS – DEUS UNIGÊNITO –, João 1:1-14, que mostra que o LOGOS (a Palavra) era DEUS, o qual se fez carne, e 1Timóteo 3:16, que mostra que DEUS foi revelado em carne, há quem entenda que Jesus, de fato, é DEUS, mas "não" é o Deus Todo-Poderoso, mas sim "apenas" é DEUS, com o sentido de autoridade, uma GRANDE AUTORIDADE! Esse argumento se baseia, pelo fato de que, na Bíblia, há passagens que chamam homens de "deuses", sem sentido de idolatria, mas – entende-se – com o sentido de "autoridade" (João 10:33-34 - Salmos 82:1-6)!
9. Uma das palavras que significam "DEUS" em hebraico é "ELOHIM"; a palavra ELOHIM "não" é usada apenas para se referir ao DEUS Todo-Poderoso (Javé/Jeová) (Deuteronômio 6:4 - Gênesis 1:1), MAS é também usada para se referir a "falsos ídolos" (Êxodo 20:3 - Deuteronômio 13:2 - Juízes 16:23 - 2Reis 19:18 - Salmos 82:6) e também é usada para se referir a SERES HUMANOS que sejam AUTORIDADES humanas, por exemplo:
(a) Deus fez com que Moisés fosse "deus/autoridade" diante de faraó (Êxodo 7:1);
(b) Um escravo que, quando fosse liberto, preferisse continuar escravo, seria apresentado aos "deuses/autoridades" – geralmente, traduzido por "juízes" – (Êxodo 21:6);
(c) O ladrão devia ser apresentado aos "deuses/autoridades" – geralmente, traduzido por "juízes" – (Êxodo 22:8,9);
(d) "DEUS ("ELOHIM" H430) preside na reunião de DEUS ("EL" H410) em meio aos 'deuses/autoridades' ("ELOHIM" H430) e JULGA ("SHAPHAT" H8199) (Salmos 82:1 - Salmos 82:6)"; nessa passagem, entende-se que esses "deuses/autoridades" (Salmos 82:1 - Salmos 82:6) são "juízes", pois diz "Até quando vocês JULGARÃO ("SHAPHAT" H8199) injustamente...? (Salmos 82:2)".
TRÊS ENTENDIMENTOS
10. Diante dessa complexidade, há basicamente três entendimentos:
(a) Há quem entenda que o único DEUS (monoteísmo) é uma única pessoa, a qual se manifestou de "três modos", como Espírito Santo, como Pai e como Filho; nesse entendimento, Jesus Cristo é considerado Deus Todo-Poderoso, o Espírito Santo é considerado Deus Todo-Poderoso e também o Pai é considerado Deus Todo-Poderoso, MAS "não" são três pessoas divinas, MAS sim uma única pessoa divina – único Deus – que se manifesta de "três modos"; esse é o entendimento UNICISTA, também conhecido por MODALISMO ou SABELIANISMO;
(b) Há quem entenda que o único DEUS (monoteísmo) é constituído por "três pessoas", o Pai, o Filho e o Espírito Santo; nesse entendimento, Jesus Cristo é considerado Deus Todo-Poderoso, o Espírito Santo é considerado Deus Todo-Poderoso e também o Pai é considerado Deus Todo-Poderoso, sendo três pessoas divinas diferentes, constituindo um único Deus (monoteísmo), ou seja, uma TRINDADE (TRIUNIDADE); esse é o entendimento TRINITARIANO;
(c) Há quem entenda que o único DEUS (monoteísmo) é uma única pessoa, que o Filho (Jesus Cristo) "não" é Deus Todo-Poderoso, mas é "apenas" DEUS, com o sentido de "autoridade", uma GRANDE AUTORIDADE, por meio de quem – por meio de Jesus – TUDO foi criado (João 1:1-3 – Colossenses 1:15-17 – Hebreus 1:1-3)! Nesse entendimento, o Espírito Santo "não" é Deus Todo-Poderoso, mas é "apenas" uma "força divina impessoal"; esse é o entendimento UNITARISTA, também conhecido por ARIANISMO!
RESUMINDO
11. Resumindo, observe que JESUS ou é considerado Deus Todo-Poderoso (Unicistas e Trinitarianos), ou, no mínimo, é considerado uma GRANDE AUTORIDADE, por meio de quem – por meio de Jesus – TUDO foi criado, porém "não" sendo Deus Todo-Poderoso (Unitaristas)!
QUAL ENTENDIMENTO SE APROXIMA MAIS DO TEXTO BÍBLICO?
12. Para tentarmos obter a resposta a essa pergunta, temos que, obviamente, examinar o texto bíblico! Considere que o apóstolo Paulo disse que o fato de Deus ter se revelado em carne é um GRANDE MISTÉRIO (1Timóteo 3:16)! Diante de um assunto tão complicado, (a) devemos examinar o maior número possível de passagens que falam sobre tal assunto, (b) devemos refletir e tentar discernir qual é o entendimento que mais se aproxima do texto bíblico e também, (c) a fim de facilitar o nosso entendimento, devemos tentar encontrar as respostas para estas três perguntas:
13. De acordo com as passagens bíblicas:
(a) JESUS é Deus Todo-Poderoso, ou é apenas uma Grande Autoridade, por meio de quem – por meio de Jesus – TUDO foi criado?
(b) O Espírito Santo é um poder divino impessoal, ou é o próprio Deus Todo-Poderoso?
(b) O Espírito Santo, o Pai e o Filho são uma única pessoa divina manifesta de três modos, ou são três pessoas diferentes, que constituem o único Deus?
14. SE "conseguirmos" encontrar respostas a essas três perguntas – respostas que tenham uma "boa base bíblica" – então boa parte dessa complicação ficará resolvida!
Reflexões: Sobre este estudo, relembrando, examine tudo e fique com o que é bom (1Tessalonicenses 5:21)! Relembrando, o apóstolo Paulo ensinou que NÃO adianta ter "conhecimento" e não ter AMOR (1Coríntios 13:2)!
SEGUNDO A BÍBLIA, JESUS É DEUS TODO-PODEROSO OU NÃO?
15. Na Bíblia – mais especificamente no Novo Testamento –, existem passagens que mostram que Jesus Cristo é Deus Todo-Poderoso! Mas quais passagens? Mas como entender isso? Primeiramente, veja, adiante, sobre (a) Jesus Cristo pré-encarnado e sobre (b) Jesus Cristo encarnado e, depois, reflita sobre o RESUMO sobre Jesus Cristo como Deus Todo-Poderoso.
JESUS CRISTO PRÉ-ENCARNADO
16. Segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo existia, antes da fundação do mundo (João 17:5 - Colossenses 1:17); veja mais detalhes:
(a) Jesus Cristo pré-encarnado foi GERADO, não criado (Hebreus 1:3-6)
(b) Jesus é co-criador (João 1:1-3 - Colossenses 1:16,17 - Hebreus 1:12,2);
(c) Jesus foi desglorificado (João 17:5), não totalmente (João 1:14);
(d) Jesus esvaziou-se a si mesmo (Filipenses 2:5-8);
(e) Jesus veio do céu (João 6:38 - João 3:13).
17. Jesus Cristo preexistia antes da encarnação (Filipenses 2:5-8), antes de Abraão (João 8:58); Jesus disse que existia antes da fundação do mundo (João 17:5 - Colossenses 1:17) e pediu ao PAI que o glorificasse com a GLÓRIA que ele (Jesus) tinha antes da fundação do mundo (João 17:5). Jesus Cristo desceu do céu (João 6:38 – João 6:51 – João 3:13), pois foi enviado (João 13:3 – João 16:28);
João 17:5 (“tradução mais literal”) (5) e agora, GLORIFICA-ME, Pai, junto a Ti, com a GLÓRIA que eu tinha contigo, ANTES que o mundo existisse.
GERADO, NÃO CRIADO
18. O FILHO – o Cristo – NÃO foi criado, MAS sim GERADO (Hebreus 1:3-6 - Hebreus 5:5,6 - Atos 13:33), ANTES da fundação do mundo (João 17:5 - Hebreus 1:5,6); o PAI gerou o FILHO em um "hoje" (Hebreus 1:5), o qual é um "hoje" ANTERIOR à vinda do PRIMOGÊNITO ao mundo (Hebreus 1:6) e Deus Pai ordena que TODOS os anjos ADOREM o FILHO (Hebreus 1:6); Jesus Cristo é o PRIMOGÊNITO de toda criação, o qual é ANTES de todas as coisas (Colossenses 1:15-17), o qual foi introduzido ao mundo (Hebreus 1:6), é o Primogênito entre os mortos (Colossenses 1:18 - Apocalipse 1:5) e o Primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29). MAS o FILHO e o PAI são UM (João 10:30)! Para TENTAR entender isso, é COMO se o Pai tivesse clonado a si mesmo – o Filho está no Pai e o Pai está no Filho (João 14:10,11) – e, por isso, os DOIS são UM (João 10:30)!
A QUESTÃO DO TEMPO
19. Considerando que o mundo material é composto por matéria, espaço e TEMPO, pode-se imaginar que, ANTES da fundação do mundo, NÃO havia “matéria, espaço” NEM “tempo” (Colossenses 1:15-17)! Para quem tem em mente a questão do “tempo”, entenderá que “antes” de o Filho ter sido gerado, o Filho sempre existiu no Pai – o Filho está no Pai e o Pai está no Filho (João 14:10,11) –, MAS, entende-se que o FILHO – Jesus Cristo – foi GERADO, quando nem havia TEMPO! É daí que se entende que esse “gerar” NÃO teve “antes” nem “depois”, isto é, seria um “gerar” atemporal (sem começo nem fim), apenas relacional (Pai e Filho). O fato do LOGOS (“a Palavra”) ser gerado é que faz Dele Filho.
TUDO FOI CRIADO, POR MEIO DE JESUS (Colossenses 1:15-17)
20. TUDO surgiu, por meio do LOGOS (da Palavra) (João 1:1-3), isto é, Jesus Cristo (João 1:14), e sem o LOGOS (a Palavra), NADA teria surgido (João 1:3); TUDO foi criado em Jesus (o Primogênito), TUDO foi criado, por meio de Jesus, e PARA Ele (PARA Jesus) (Colossenses 1:16), TUDO subsiste em Jesus (Colossenses 1:17); Deus fez as eternidades (os mundos), por meio de Jesus (Hebreus 1:1-2).
21. Pergunta: O fato de TUDO ter sido feito, POR MEIO de Jesus Cristo, (a) significa que Jesus Cristo foi um meio pelo qual DEUS PAI fez TUDO, ou (b) significa que DEUS PAI fez tudo COM Jesus (o FILHO), isto é, Jesus (o FILHO) também foi Criador de TUDO, junto com o PAI?
22. Resposta: Observe que, em Hebreus, é dito que DEUS (DEUS PAI), por meio do FILHO, fez as eternidades (os mundos) (Hebreus 1:1,2)! Observe também que, em Gênesis, é dito "FAÇAMOS o homem a NOSSA imagem (Gênesis 1:26)"! Diante dessas passagens é que entende-se que o PAI e o FILHO fizeram TUDO!
JOÃO 1:1-3 (“tradução mais literal”) (1) No princípio era o LOGOS e o LOGOS estava com o Deus e Deus era o LOGOS, (2) Este estava no princípio com Deus, (3) TUDO, POR MEIO (“DIA” G1223) Dele SURGIU e, sem Ele, surgiu nem uma coisa surgida.
COLOSSENSES 1:15-17 (“tradução mais literal”) (15) que é a IMAGEM “EIKON” G1504) do Deus invisível, PRIMOGÊNITO de toda criação, (16) porque NELE foi criado TUDO, nos céus, e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou senhorios, ou princípios ou autoridades, tudo POR MEIO (“DIA” G1223) Dele e PARA (“EIS” G1519) Ele foi criado, (17) E Ele é antes de TUDO e tudo nele subsiste.
HEBREUS 1:1-3 ("tradução mais literal") (1) Muitas vezes, de muitas maneiras, antigamente, DEUS falou aos pais, por profetas; (2) nesses últimos dias, falou a nós pelo FILHO, o qual constituiu herdeiro de TUDO e, POR MEIO DE ("DIA" G1223) quem fez as eternidades (os mundos) (“AION” G165), (3) o qual sendo o resplendor da glória, e CÓPIA (“CHARAKTER” G5481) da ESSÊNCIA/estrutura (“HYPOSTASIS” G5287) Dele, sustentando TUDO pela PALAVRA (“RHEMA” G4487) do poder, por si mesmo..."
A DESGLORIFICAÇÃO (João 17:5)
23. Em João 17:1-5, embora a passagem apresente Jesus e Deus, "separadamente", OBSERVE que essa mesma passagem afirma (a) que Jesus Cristo existia, antes da fundação do mundo (João 17:5), (b) que, antes da fundação do mundo, Jesus Cristo era GLORIFICADO, mas que, aqui no mundo, embora estivesse "um tanto" "desglorificado" (João 17:5), ainda assim, sua glória foi vista pelas pessoas (João 1:14), mas, após seu sacrifício (crucificação), tornou-se GLORIFICADO novamente, assim como era antes (João 17:5)!
O AUTOESVAZIAMENTO (KENOSIS)(Filipenses 2:7)
JESUS CRISTO IGUAL A DEUS (Filipenses 2:6)
24. A passagem em Filipenses 2:5-11 diz que Jesus Cristo, existindo, em forma de Deus, não considerou como "roubo" o fato de ser IGUAL a Deus (Filipenses 2:6), mas, a si mesmo, ESVAZIOU-SE (“KENOO” G2758), tornando-se servo, tornando-se SEMELHANÇA ("HOMOIOMA" G3667) dos homens (Filipenses 2:7), morrendo na cruz (Filipenses 2:8) e, por isso, Deus (Deus Pai) o EXALTOU e lhe concedeu o nome que está acima de todo nome (Filipenses 2:9), para que ao nome de Jesus TODO joelho se DOBRE, no céu, na terra, e debaixo da terra (Filipenses 2:10) e para que TODA língua o confesse que é SENHOR Jesus Cristo, para a glória de Deus Pai (Filipenses 2:11);
25. O que dizer diante dessa passagem? Essa passagem diz que o FATO de "ser IGUAL a Deus" não foi considerado ROUBO, exatamente pelo fato de que Jesus é IGUAL a Deus (Filipenses 2:6)!
Filipenses 2:5-8 (“tradução mais literal”) (5) Nisto pensem vocês, no que também Cristo Jesus, (6) que em forma de Deus existindo, não considerou ROUBO (“HARPAGNOS” G725) o ser IGUAL a Deus, (7) mas ESVAZIOU-SE (“KENOO” G2758), tomando forma de escravo, tornando-se (“GINOMAI” G1096) à semelhança ("HOMOIOMA" G3667) de homens (8) e sendo encontrado em forma (“SCHEMA” G4976) de homem, humilhou-se, tornando-se obediente até a morte, morte de cruz.
JESUS CRISTO ENCARNADO
26. Quem tem uma certa prática de "examinar as Escrituras", provavelmente, perceberá que (a) há informações que são obtidas de forma direta, por meio de passagens que afirmam coisas, de forma direta e explícita, MAS (b) há informações que são obtidas de forma indireta, isto é, comparando passagens! Veja, adiante:
IFORMAÇÕES OBTIDAS, DE FORMA DIRETA
27. observe que, DE FORMA DIRETA, o Novo Testamento afirma que:
(a) Jesus Cristo existia antes da fundação do mundo (João 17:5 - Colossenses 1:17);
(b) Jesus Cristo pré-encarnado foi DESGLORIFICADO (até certo ponto) (João 17:5 - João 1:14);
(c) Jesus Cristo ESVAZIOU-SE a si mesmo (Filipenses 2:7);
(d) Quando o PAI introduz o FILHO no mundo, o PAI ordena que TODOS os seus anjos (anjos de Deus) ADOREM o FILHO (Hebreus 1:9);
(e) o LOGOS (a Palavra) estava com Deus, o LOGOS era Deus (João 1:1), o LOGOS se fez CARNE, isto é, Jesus Cristo encarnado (João 1:14); DEUS foi revelado em CARNE (1Timóteo 3:16), NÃO só carne, mas também alma/espírito humanos (Mateus 26:38 – Mateus 27:50);
(f) Jesus Cristo tornou-se em SEMELHANÇA ("HOMOIOMA" G3667) dos homens (Filipenses 2:7), ASSEMELHANDO-SE (“HOMOIOO” G3666) aos homens em TUDO (Hebreus 2:17)(Hebreus 2:14), (g) sendo "tentado" em TUDO (Hebreus 4:15), porém SEM pecado (Hebreus 4:15), pois Jesus Cristo é o último Adão (1Coríntios 15:21,22 - 1Coríntios 15:45)(Romanos 5:12-19) e, devido a isso, entende-se que Jesus Cristo pré-encarnado TORNOU-SE um ser “humano completo”, isto é, com corpo carnal (João 1:14), com alma/espírito (Mateus 26:38 – Mateus 27:50), porém sem pecado (Hebreus 4:15);
(h) O FILHO É CÓPIA ("CHARAKTER" G5481) DA ESSÊNCIA (“HYPOSTASIS” G5287) DE DEUS PAI (Hebreus 1:3), é A IMAGEM (“EIKON” G1504) DO DEUS INVISÍVEL (Colossenses 1:15);
(i) Em Jesus Cristo habita TODA a plenitude da DIVINDADE, corporalmente (Colossenses 2:9).
28. Observa-se também, DE FORMA DIRETA, que Jesus tinha duas naturezas (características):
(a) Natureza humana (Filipenses 2:7 - Hebreus 2:14 - Hebreus 2:17 - Hebreus 4:15 - 1Timóteo 2:5 - Lucas 2:52);
(b) Natureza divina (João 1:18 - Hebreus 1:6 - João 8:58 - Colossenses 2:9).
IFORMAÇÕES OBTIDAS, DE FORMA INDIRETA
29. MAS "COMO" a encarnação ocorreu e "COMO" entender as duas naturezas do Jesus Cristo encarnado? Observa-se que "não" existem passagens que expliquem, de forma direta, "COMO" isso ocorreu, mas entende-se que, DE FORMA INDIRETA, é possível entender isso, até certo ponto! Como diz o apóstolo Paulo, que Deus manifesto em carne é um GRANDE MISTÉRIO (1Timóteo 3:16)! Veja:
30. O PÓ (carne), ao receber a respiração de vida, TORNOU-SE alma vivente; perceba que o PÓ (carne) TORNOU-SE "alma vivente", mas "não" deixou de ser PÓ (carne)! O que ocorreu é que a "respiração de vida" lhe foi adicionada (Gênesis 2:7 - 1Coríntios 15:45).
31. De forma semelhante – e indireta –, entende-se que, quando se diz que o Logos TORNOU-SE carne, não significa que o Logos deixou de ser Logos, mas sim que a CARNE lhe foi adicionada (João 1:14).
SEMELHANTE, NÃO IGUAL
32. Conforme dito anteriormente, Jesus Cristo tornou-se em SEMELHANÇA ("HOMOIOMA" G3667) dos homens (Filipenses 2:7), ASSEMELHANDO-SE (“HOMOIOO” G3666) aos homens em TUDO (Hebreus 2:17)(Hebreus 2:14), (g) sendo "tentado" em TUDO (Hebreus 4:15), porém SEM pecado (Hebreus 4:15), pois Jesus Cristo é o último Adão (1Coríntios 15:21,22 - 1Coríntios 15:45)(Romanos 5:12-19);
COMPOSIÇÃO DO SER HUMANO
33. Basicamente, o ser humano é constituído de:
(a) corpo carnal humano;
(b) alma/espírito humanos.
34. Considerando que um ser humano é constituído, basicamente, de (1) corpo carnal (Jó 34:14,15 - Tiago 2:26 - Mateus 10:28), (2) alma humana (Gênesis 35:18 - 1Reis 17:21,22 - Mateus 10:28) e (3) espírito humano (Zacarias 12:1 - Isaías 42:5), assim entende-se que Jesus Cristo encarnado – Jesus Cristo homem – tinha a mesma constituição de qualquer ser humano; o Espírito de Deus habita no ser humano – filho de Deus, por adoção (Romanos 8:14-17) – (1Coríntios 3:16 - 1Coríntios 6:19), MAS não faz parte da composição humana (Romanos 8:9). (Veja o estudo: "A Pessoa é uma Alma ou Tem uma Alma?").
COMPOSIÇÃO DO LOGOS ENCARNADO
35. Mas, entende-se, DE FORMA INDIRETA, que o LOGOS, ao se encarnar (João 1:14), conforme dito anteriormente, tornou-se carne, não com o sentido de "deixar" de ser Logos e se transformar em carne, mas sim com o sentido de ASSUMIR, isto é, de ser-lhe "acrescentada" a carne humana, juntamente com alma/espírito humanos! Assim, entende-se que Jesus Cristo encarnado era (é) constituído de:
(a) corpo carnal;
(b) alma/espírito humanos;
(c) a pessoa do LOGOS, ou seja, o próprio LOGOS!
36. O Espírito de Deus habitava (habita) Nele (em Jesus encarnado) (Lucas 4:1), mas entende-se que o Espírito Santo e o LOGOS (o Filho) são diferentes entre si. Veja isso adiante.
37. Evidentemente, o fato de Jesus Cristo encarnado ter um componente a mais (o Logos) (somando a natureza humana com a divina) faz com que Ele fosse (seja) diferente de um ser humano; assim sendo, entende-se que TUDO que um ser humano completo tem – na composição humana – o LOGOS encarnado também tinha (tem), ou seja, o LOGOS encarnado era (é) um ser humano completo (100% homem);
38. MAS, DE FORMA INVERSA, nem tudo o que o LOGOS encarnado tinha (tem) (somando a natureza humana com a divina), um ser humano tem, pois o LOGOS não deixou de ser LOGOS, isto é, continuou sendo LOGOS (100% divino), pois, mesmo encarnado, Jesus é chamado de DEUS UNIGÊNITO (João 1:18), pois, quando o PAI (Deus Pai) introduziu o FILHO (Jesus) ao mundo, ordenou que TODOS os seus anjos (anjos de Deus) ADORASSEM o FILHO (Hebreus 1:9)! É daí que vem a ideia de que o LOGOS encarnado (Jesus Cristo encarnado) era (é) o único HOMEM-DEUS (ou DEUS-HOMEM)!
A QUESTÃO DA PORCENTAGEM
39. A questão da porcentagem depende do “conjunto” analisado; é possível analisar o LOGOS encarnado em três conjuntos:
(a) Conjunto-humano (corpo carnal e alma/espírito humano);
(b) Conjunto-divino (o próprio LOGOS);
(c) Conjunto humano-divino (a soma dos dois conjuntos).
40. Considerando “apenas” o conjunto-humano, Jesus Cristo encarnado era (é) 100% homem.
41. Considerando “apenas” o conjunto-divino, Jesus Cristo encarnado era (é) 100% Deus Todo-Poderoso.
42. Considerando o conjunto humano-divino – a SOMA dos dois conjuntos –, parece IMPRÓPRIO dizer qual a porcentagem, (a) pois a NATUREZA HUMANA do Jesus encarnado (corpo carnal, alma/espírito humanos) NÃO era (não é) divina, (b) pois entende-se que Deus é infinitamente maior que o ser humano (Efésios 1:22,23).
A PESSOALIDADE
43. Considerando que o LOGOS pré-encarnado já era uma "pessoa" antes da encarnação, ao ser-lhe acrescentado o corpo humano, não houve a necessidade de se criar uma nova pessoa do zero (sem experiência, nem memória pré-encarnada), MAS sim manteve-se a pessoalidade (pessoa) do LOGOS pré-existente (com experiência e memória pré-encarnada), isto é, Jesus Cristo encarnado era (é) uma única pessoa (não duas) HUMANA e DIVINA, ao mesmo tempo, em outras palavras, Jesus Cristo encarnado era (é) uma única pessoa (não duas) com duas naturezas (características): natureza humana (tinha fome, sede, sono, cansaço, etc) e natureza divina (eternidade, onisciência, onipresença, onipotência).
DIVINDADE E HUMANIDADE
44. Entende-se que o corpo carnal, juntamente com a alma/espírito humanos de Jesus Cristo é "criatura" (não é Deus Todo-Poderoso), mas o LOGOS, a parte divina e pessoal (pessoa) de Jesus Cristo encarnado, não DEIXOU de ser LOGOS (Deus), mas continuou (continua) sendo LOGOS, o Deus Todo-Poderoso, pois, mesmo encarnado, Jesus é chamado de DEUS UNIGÊNITO (João 1:18), pois, quando o PAI (Deus Pai) introduziu o FILHO (Jesus) ao mundo, ordenou que TODOS os seus anjos (anjos de Deus) ADORASSEM o FILHO (Hebreus 1:9)! Isto é, a natureza humana foi “acrescentada”, não houve “transformação/mudança”, mas sim “adição”.
45. Segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo é Deus Todo-Poderoso; veja:
(a) Quando o PAI (Deus Pai) introduziu o FILHO ao mundo, ordenou que o FILHO (Jesus) fosse ADORADO por TODOS seus anjos (anjos de Deus) (Hebreus 1:6);
(b) Jesus Cristo encarnado é chamado de DEUS UNIGÊNITO (João 1:18)
(c) Em Apocalipse, é dito que Jesus (Apocalipse 1:1 - Apocalipse 1:5,6), o qual virá (Apocalipse 1:7), é o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8);
(d) O FILHO (Jesus) é a CÓPIA da estrutura de Deus PAI (Hebreus 1:3), é a IMAGEM do Deus invisível (Colossenses 1:15);
(e) Jesus Cristo é IGUAL a Deus (Filipenses 2:6) e o que o PAI faz, o FILHO (Jesus) faz IGUAL (João 5:19);
(f) Ao compararmos JAVÉ/JEOVÁ – o Eterno, Deus Todo-Poderoso – com JESUS CRISTO encarnado, observa-se que ambos compartilham os mesmos títulos, a saber:
(1) ÚNICO SALVADOR (Isaías 43:10,11)(Atos 4:11:12 - Mateus 1:21 – ucas 2:11 - Atos 13:23 - Filipenses 3:20 - 2Timóteo 1:10 - 1João 4:14 - João 4:42 - 2Pedro 2:20);
(2) REDENTOR (Isaías 48:17)(Colossenses 1:14 - Efésios 1:7 - Hebreus 9:11,12);
(3) SENHOR DOS SENHORES (Deuteronômio 10:17)(1Coríntios 8:6 - Apocalipse 17:14);
(4) FONTE DE ÁGUA VIVA (Jeremias 2:12,13)(1Coríntios 10:4 - João 7:37-39);
(5) O PRIMEIRO E O ÚLTIMO (Isaías 44:6)(Apocalipse 1:17-18);
(6) EXISTIA ANTES DE ABRAÃO (Êxodo 6:3)(João 8:58,59);
(7) SOMOS SUAS TESTEMUNHAS (Isaías 43:10,12)(Atos 1:8,9).
46. Quando Jesus Cristo morreu, Deus morreu?
Devemos considerar o seguinte:
47. Entende-se que, quando um ser humano “morre”, apenas o corpo carnal morre, mas a alma/espírito continua com vida (Mateus 10:28 – Eclesiastes 12:7 – Atos 7:58), pois, considerando o que o apóstolo Paulo falou sobre preferir estar ausente do corpo e habitar com o Senhor (2Coríntios 5:8) e que em Mateus é dito que a ALMA pode continuar viva, mesmo com o corpo morto (Mateus 10:28), entende-se que existe consciência entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo.
48. Diante disso, pode-se entender que, quando Jesus Cristo morreu, sua CARNE, obviamente, morreu (João 1:14), MAS a alma/espírito humano NÃO morreu! A pessoa do LOGOS, ou seja, o próprio LOGOS, obviamente, não morreu! O corpo carnal do LOGOS (Deus) ressuscitou! O PAI (Deus Pai) e o Espírito Santo (o Outro Consolador) nunca morreram!
49. Jesus Cristo pré-encarnado ESVAZIOU-SE (a) da sua divindade, ou (b) da sua glória?
Pelo fato de ser dito que em Jesus habitava TODA PLENITUDE da divindade, corporalmente (Colossenses 2:9), entende-se que Jesus esvaziou-se apenas de sua glória (não totalmente) (João 17:5 – João 1:14).
50. Devemos adorar a PESSOA de Jesus Cristo, isto é, o próprio LOGOS (Deus), pois, quando o PAI introduziu o FILHO ao mundo, ordenou que seus anjos o ADORASSEM (Hebreus 1:6).
O FILHO É CÓPIA DA ESSÊNCIA DO PAI (Hebreus 1:3)
O FILHO DEVE SER ADORADO (Hebreus 1:6)
51. DEUS (Hebreus 1:1), Deus Pai, fez do FILHO herdeiro de TUDO (Hebreus 1:2); Deus fez as eternidades (os mundos), por meio do FILHO (Hebreus 1:2); O FILHO É CÓPIA ("CHARAKTER" G5481) DA ESSÊNCIA DE DEUS PAI (Hebreus 1:3), é A IMAGEM (“EIKON” G1504) DO DEUS INVISÍVEL (Colossenses 1:15).
52. O PAI gerou o FILHO em um "hoje" (Hebreus 1:5), o qual é um "hoje" ANTERIOR à vinda do PRIMOGÊNITO ao mundo (Hebreus 1:6) e Deus Pai ordena que TODOS os anjos ADOREM o FILHO (Hebreus 1:6).
Hebreus 1:1-6 ("tradução mais literal") (1) Muitas vezes, de muitas maneiras, antigamente, DEUS falou aos pais, por profetas; (2) nesses últimos dias, falou a nós pelo FILHO, o qual constituiu herdeiro de TUDO e, POR MEIO DE ("DIA" G1223) quem fez as eternidades (os mundos) (“AION” G165), (3) o qual sendo o resplendor da glória, e CÓPIA (“CHARAKTER” G5481) da ESSÊNCIA/estrutura (“HYPOSTASIS” G5287) Dele, sustentando TUDO pela PALAVRA (“RHEMA” G4487) do poder, por si mesmo; tendo feito a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade, nas alturas, (4) tornando-se tão mais poderoso do que os anjos quanto superior entre os deles nome herdou. (5) A qual dos anjos, pois, disse alguma vez: “Tu és meu FILHO, eu hoje Te gerei”? E novamente: “Eu serei para Ele PAI e Ele será para mim FILHO”? (6) Quando, além disso, ainda TRAZ o PRIMOGÊNITO ao mundo, diz: “ADOREM a Ele, TODOS os anjos de Deus”.
JESUS DEVE SER ADORADO
53. JESUS disse a Satanás que devemos ADORAR (“PROSKYNEO” G4352) a DEUS (Mateus 4:10 – Lucas 4:8); DEUS ordena que o FILHO seja ADORADO (“PROSKYNEO” G4352) por TODOS os anjos de Deus (Hebreus 1:6) e há passagens que descrevem Jesus sendo ADORADO por pessoas e, nessas passagens, Jesus NÃO repreende tais pessoas, pelo fato de o estarem adorando! Veja:
(a) Um leproso ADOROU (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (Mateus 8:2);
(b) Um líder da sinagoga ADOROU (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (Mateus 9:18);
(c) Uma mulher cananeia (Mateus 15:22) ADOROU (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (Mateus 15:25);
(d) Um homem que havia sido curado da cegueira (João 9:24) ADOROU (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (João 9:38);
(e) Maria Madalena e outra Maria ADORARAM (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (Mateus 28:9);
(f) Alguns discípulos ADORARAM (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (Mateus 28:17);
(g) Dois discípulos, que estavam indo para Emaús (Lucas 24:13), ADORARAM (“PROSKYNEO” G4352) a Jesus (Lucas 24:52);
JESUS CRISTO IGUAL A DEUS (João 5:17-19)
O FILHO FAZ IGUALMENTE O QUE O PAI FAZ
54. JESUS CRISTO, antes da encarnação, era IGUAL a Deus (Filipenses 2:6), MAS, mesmo ESVAZIANDO-SE, a si mesmo, tornando-se servo, tornando-se SEMELHANTE aos homens (Filipenses 2:7), Jesus disse que o que o PAI fazia, Ele (o FILHO), fazia IGUAL (João 5:19)! JESUS DISSE que o PAI trabalhava até no sábado e que Ele (Jesus) também (João 5:17); os judeus procuravam matar Jesus, não só porque quebrava o sábado, mas também porque dizia que Deus era o seu próprio PAI, fazendo-se IGUAL a Deus (João 5:18).
João 5:17-19 (“tradução mais literal”) (17) Jesus respondeu-lhes: “Meu Pai até agora tem trabalhado, também eu tenho trabalhado”. (18) Por isso, então, mais procuravam os judeus matá-Lo, pois não só quebrava o sábado, mas também chamava a Deus de “seu próprio Pai”, fazendo-se IGUAL a Deus. (19) Respondeu então Jesus e disse-lhes: ‘Verdadeiramente, eu digo lhes, não pode o Filho fazer de si mesmo nada, se não vir (“ver”) o Pai fazendo; o que, pois, Ele faz, isso também o Filho IGUALMENTE faz.”
55. JESUS DISSE: “se, pois, vocês não crerem que EU SOU (João 8:24)... ...eles perguntaram-lhe: “Você quem é? (João 8:24)”, “Quando vocês levantarem o Filho do Homem, então vocês saberão que EU SOU (João 8:28)”, “antes que Abraão existisse, EU SOU (João 8:58); eles pegaram, então, pedras para apedrejá-Lo (João 8:29)”. Em outra ocasião, quando foram prender Jesus, Ele (Jesus) perguntou a quem eles procuravam (João 18:4) e eles responderam que procuravam a Jesus (João 18:5) e, quando Jesus respondeu "EU SOU", eles recuaram de costas e caíram no chão (João 18:6).
56. Observe que, no Antigo Testamento, quando Moisés perguntou a Deus qual era o seu NOME – o nome de Deus – (Êxodo 3:13), Deus disse: “EU SOU O QUE SOU”. E disse mais: “Você dirá aos filhos de Israel: ‘EU SOU me enviou a vocês’ (Êxodo 3:14)”. Observe que os fariseus (João 8:13) quiseram apedrejar a Jesus (João 8:29), pelo fato de Jesus ter dito EU SOU (João 8:24 – João 8:28 – João 8:58).
O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O ALFA E O ÔMEGA
O TODO-PODEROSO (Apocalipse 1:8)
57. Em Apocalipse, é dito que Jesus Cristo (Apocalipse 1:1 - Apocalipse 1:5,6), o qual virá com as nuvens (Apocalipse 1:7), é o PRIMEIRO E O ÚLTIMO, o qual MORREU e está VIVO (Apocalipse 1:17,18), é o ALFA E O ÔMEGA (Apocalipse 22:13), o qual VIRÁ, o DEUS TODO-PODEROSO (Apocalipse 1:8)!
RESUMO: JESUS CRISTO COMO DEUS TODO-PODEROSO
58. Resumindo, além da passagem que diz que "TUDO foi criado por meio de Jesus e PARA Ele (PARA Jesus) (Colossenses 1:16,17)", existem passagens que mostram, direta ou indiretamente, que Jesus é Deus Todo-Poderoso, a saber:
(a) Em Apocalipse, é dito que Jesus (Apocalipse 1:1 - Apocalipse 1:5,6), o qual virá (Apocalipse 1:7), é o Alfa e o Ômega, o TODO-PODEROSO (Apocalipse 1:8);
(b) Deus PAI ordena que o FILHO (Jesus) seja ADORADO (Hebreus 1:6);
(c) Jesus Cristo é IGUAL a Deus (Filipenses 2:6) e o que o PAI faz, o FILHO (Jesus) faz IGUAL (João 5:19);
(d) O FILHO (Jesus) é a CÓPIA da essência de Deus PAI (Hebreus 1:3), é a IMAGEM do Deus invisível (Colossenses 1:15);
(e) Jesus tem os mesmos títulos de Javé/Jeová.
CONCLUSÃO
59. O que dizer diante disso? Há quem entenda que (a) Jesus compartilha os mesmos títulos que Javé/Jeová, pelo fato de Jesus ser um "representante" de Javé/Jeová – uma REPRESENTATIVIDADE –, MAS, SE Jesus Cristo fosse APENAS uma "representatividade" de Javé/Jeová, essa "representatividade" seria TÃO AUDACIOSA, a ponto de, facilmente, PARECER uma "blasfêmia" contra Javé/Jeová! MAS é, exatamente, pelo fato de JESUS ter os mesmos títulos de JAVÉ/JEOVÁ e, devido a outras passagens explícitas, as quais mostram que JESUS é Deus Todo-Poderoso – conforme visto anteriormente – é que há quem entenda que JESUS é o próprio JAVÉ/JEOVÁ (o Eterno, Deus Todo-Poderoso)!
60. MAS, considerando que há apenas UM único Deus (monoteísmo) (Efésios 4:6), COMO entender que o FILHO (Jesus) seja Deus Todo-Poderoso, assim como o PAI (Deus Pai) é Deus Todo-Poderoso?
61. Bem, a ÚNICA forma, biblicamente, de entender isso é que, (a) embora o Filho “não” seja o Pai (João 14:24 – João 14:28), o PAI e o FILHO, os DOIS são UM (João 10:30), (b) QUEM VÊ O FILHO VÊ O PAI (João 14:9) (c) O FILHO ESTÁ NO PAI E O PAI ESTÁ NO FILHO (João 14:10,11) e (d) O QUE O PAI FAZ O FILHO FAZ (João 5:19).
O ESPÍRITO SANTO
62. Observe que, em João, é dito que DEUS é ESPÍRITO (João 4:24); observe que, em Mateus, é dito que Maria concebeu do ESPÍRITO SANTO (Mateus 1:18) (veja o estudo "A Gravidez Virginal de Maria"); observe que, em 2Coríntios, comentando sobre o CRISTO (2Coríntios 3:14) e chamando-o de SENHOR (2Coríntios 3:16), é dito que o SENHOR é ESPÍRITO e onde está o ESPÍRITO DO SENHOR, há liberdade (2Coríntios 3:17). E também, "DEUS estava em Cristo (2Coríntios 5:19)" e "o FILHO é a IMAGEM do Deus invisível (Colossenses 1:13-16)".
63. Essas passagens, a princípio, dão a ideia de que o ESPÍRITO SANTO é DEUS (João 4:24), de que o Espírito Santo é o PAI de Jesus (Mateus 1:18) e de que o Espírito Santo é também o FILHO, o Cristo (2Coríntios 3:17)! Esse é o entendimento UNICISTA, também conhecido por MODALISMO ou SABELIANISMO! MAS há passagens que mostram que o ESPÍRITO SANTO, o PAI e o FILHO “não” são os mesmos (João 14:26 – João 15:26) e, com isso, entende-se que o Espírito Santo foi o “meio” pelo qual o Pai gerou o Jesus Cristo encarnado. Pai, Filho e Espírito Santo são DIFERENTES (João 14:26 – João 15:26).
(a) Deus é ESPÍRITO (João 4:24), mas o ESPÍRITO SANTO “não” é o PAI (João 14:26 – João 15:26);
(b) O Filho e o Pai , os DOIS são UM (João 10:30), mas o FILHO “não” é o PAI (João 14:24 – João 14:28);
(c) Deus é Pai (= Deus Pai) (Mateus 6:9 – Hebreus 5:5); Deus é Pai de Jesus Cristo, pois o GEROU (Hebreus 5:5 – Hebreus 1:5 – Atos 13:33).
SEGUNDO A BÍBLIA, O ESPÍRITO SANTO É DEUS OU NÃO?
64. Pergunta: O Espírito Santo é Deus ou uma "força impessoal divina”? O que a Bíblia diz?
Resposta: Há quem entenda que o Espírito Santo seja DEUS, assim como o PAI e o FILHO são UM (João 10:30), o ÚNICO DEUS; MAS há quem entenda que o Espírito Santo “não” seja Deus, mas sim apenas uma “força divina impessoal”! Mas o que a Bíblia diz sobre isso?
(a) Há alguma passagem na Bíblia que diga que o Espírito Santo seja “apenas” uma "força impessoal divina"? Resposta: Não.
(b) Há alguma passagem na Bíblia que diga que o Espírito Santo seja Deus? Resposta: Existe a passagem em Atos, a qual diz que, quando Ananias mentiu ao Espírito Santo, ele mentiu a Deus (Atos 5:3,4); existe também a passagem em 1Coríntios que diz que nós somos santuário de Deus e diz que o Espírito Santo habita em nós (1Coríntios 3:16).
O QUE DIZER DIANTE DISSO?
65. Há quem entenda que, nessa passagem (Atos 5:3,4), existe uma REPRESENTATIVIDADE, isto é, o Espírito Santo estaria apenas “representando” a Deus, ASSIM como na passagem em que Jesus diz que, quando nós fazemos o bem a uma pessoa (ser humano) – AMOR ao próximo –, com isso, nós estamos “amando” o Filho do homem (Jesus Cristo) (Mateus 25:34-45), ou seja, o necessitado “não” é literalmente o Filho do homem, MAS sim “apenas” uma representatividade!
66. MAS há quem entenda que, no caso do Espírito Santo, NÃO se trata de representatividade, pelos seguintes motivos:
(a) NÃO existe NENHUMA passagem que diga que o Espírito Santo seja uma "força divina impessoal";
(b) O pecado de BLASFÊMIA contra o Espírito Santo NÃO tem perdão (Mateus 12:31,32 - Marcos 3:29 – Lucas 12:10);
(c) Jesus disse que enviaria OUTRO CONSOLADOR (João 14:16), o qual é o Espírito Santo (João 14:26).
(e) Há passagens que mostram o Espírito Santo como sendo uma pessoa, pois fala (Atos 13:2), pensa (1Coríntios 2:10), se entristece (Efésios 4:30), intercede por nós (Romanos 8:26,27), decide (1Coríntios 12:7-11), consola (João 14:16 - João 14:26 - João 15:26).
67. Considerando que o FILHO (Jesus), obviamente, é uma pessoa, o PAI também é uma pessoa; e considerando que JESUS, conforme visto antes, é Deus Todo-Poderoso, POR QUE então que O OUTRO CONSOLADOR – o Espírito Santo – seria "menos" do que Jesus, ou seja, apenas uma "força impessoal de Deus"? Como seria possível BLASFEMAR contra uma "força impessoal"?
68. O fato de haver a possibilidade de BLASFEMAR contra o Espírito Santo e o fato do Espírito Santo ser o OUTRO CONSOLADOR são "afirmações" tão AUDACIOSAS que, para mim, é difícil imaginar que o Espírito Santo seja "apenas" uma "força impessoal personificada", não sendo Deus, sendo apenas uma representatividade de Deus! O que lhe parece?
O ESPÍRITO SANTO É UM COM O FILHO E O PAI?
69. Considerando que o FILHO (Jesus) é uma pessoa, obviamente o PAI também é uma pessoa! Considerando que o PRIMEIRO CONSOLADOR (Jesus) é uma pessoa, há quem entenda que o OUTRO CONSOLADOR (Espírito Santo) também seja uma pessoa!
(a) Para quem entende que o Espírito Santo "não" é uma pessoa, mas sim "uma força divina impessoal", entenderá, ao menos, que o PAI e FILHO são duas pessoas divinas constituindo um único Deus, pois os dois são um, assim como Jesus disse;
(b) Para quem entende que o Espírito Santo é uma pessoa, por exemplo, por ser o OUTRO CONSOLADOR, concluirá – de forma indireta – que o PAI, o FILHO e o OUTRO CONSOLADOR (Espírito Santo) são três pessoas divinas, as quais constituem um único Deus (monoteísmo).
70. Embora haja um trecho em 1JOÃO 5:7,8 que diga "(verso 7, parte "B") [...no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. (verso 8, parte "A") e três são os que testificam na terra], é importante estarmos informados de que esse trecho encontra-se entre "colchetes [...]", pelo fato de tal trecho "não" se encontrar nos manuscritos gregos mais antigos. Devido a isso, neste estudo, esse trecho não será usado como argumento (FONTE: Bíblia de Estudo Genebra; Bíblia de Estudo NVI).
71. Outros detalhes IMPORTANTES são os seguintes:
(a) O Consolador é o Espírito da Verdade (João 14:16,17)
(b) O Consolador é o Espírito Santo (João 14:26).
(c) O Consolador “sai” do Pai (João 15:26)
(d) O Espírito Santo é o Espírito de Deus (Efésios 4:30 - 1Coríntios 12:3)
(e) O Espírito de Deus é o Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO SÃO: TRÊS MODOS, OU TRÊS PESSOAS?
72. Pergunta: O PAI, o FILHO e o Espírito Santo são:
(a) Uma única pessoa divina (único Deus), que se apresenta de três modos (monoteísmo)?
(b) O único Deus constituído por três pessoas divinas (monoteísmo)?
73. Para talvez tentar facilitar o entendimento, devemos observar a questão da "simultaneidade", por exemplo:
(a) Quando o FILHO orava ao PAI, seria o FILHO (natureza humana) orando ao PAI (natureza divina, obviamente)? Nesse caso, o FILHO "não" era uma pessoa, NEM o PAI era uma pessoa? O FILHO (natureza humana) era um MODO orando a outro MODO (o Pai)?
(b) E quando o FILHO, ao morrer, entregou seu ESPÍRITO ao PAI (Lucas 23:46)? O FILHO "não" era uma pessoa, mas "apenas" um MODO, o qual entregou seu ESPÍRITO ao PAI, que também "não" era uma pessoa, mas "apenas" um MODO?
(c) o LOGOS (a Palavra) estava com Deus, o LOGOS era Deus (João 1:1), o LOGOS se fez CARNE, isto é, Jesus Cristo encarnado (João 1:14); neste caso, em que o LOGOS estava com Deus, eram dois MODOS apresentados por um única pessoa divina? O que lhe parece?
(d) Em João 17:5 é dito "(5) e agora, GLORIFICA-ME, Pai, junto a Ti, com a GLÓRIA que eu tinha contigo, ANTES que o mundo existisse (“tradução mais literal”)". Observe que, nessa passagem, o FILHO e o PAI estavam juntos. Seria a única pessoa divina, apresentando-se de dois MODOS? o PAI e o FILHO "não" eram duas pessoas, mas sim dois MODOS?ente? Ou seria o único Deus (monoteísmo) constituído de pessoas diferentes? O que lhe parece?
74. Há quem entenda que, as passagens que dão a ideia de que o FILHO existia antes da encarnação, na verdade, "não" significa que o FILHO, de fato, existia antes da encarnação, mas sim significa "apenas" que o FILHO existia na mente (no plano) de Deus. Esse argumento se baseia na passagem que diz que o CORDEIRO foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8)! Há quem entenda que essa frase "livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" (Apocalipse 13:8) é "apenas" o nome do livro, isto é, "não" significa que o Cordeiro, de fato, morreu desde a fundação do mundo! Mas, mesmo que essa frase seja, de fato, o nome do livro, qual seria a razão de esse livro ter esse nome? De qualquer forma, COMO o Cordeiro teria morrido desde a fundação do mundo: (a) espiritualmente, ou (b) apenas como um plano de Deus? O que lhe parece?
75. E quanto ao LOGOS, que é Deus, estar junto do DEUS? Seria o LOGOS apenas um plano de Deus? E quanto à passagem que diz que o FILHO estava junto ao PAI, antes da fundação do mundo? O FILHO seria apenas um plano de Deus? E quando o PAI introduz o FILHO ao mundo, o FILHO era apenas um plano de Deus? Ou não era plano, mas sim MODOS? Ou eram duas pessoas, as quais formam um único Deus? O que lhe parece? É exatamente a interpretação disso que definirá qual é o entendimento da pessoa que examina a Escritura, se UNICISTA (um único Deus manifesto em três modos), ou TRINITARIANO (um único Deus constituído de três pessoas)!
CONCLUSÃO
(a) SE eu NÃO fosse levar em consideração o conteúdo escrito na Bíblia, eu imaginaria que Deus é Pai, que Jesus não é Deus, mas apenas um homem revolucionário e iluminado, e que o Espírito Santo é apenas uma energia de Deus!
(b) MAS, considerando MUITOS dos detalhes ESCRITOS na Bíblia, a única conclusão que eu chego é que JESUS, o FILHO, é Deus Todo-Poderoso, assim como o PAI é Deus Todo-Poderoso!
(c) Quanto ao ESPÍRITO SANTO, (1) pelo fato de O FILHO (Jesus Cristo) ter pedido ao Pai e O PAI ter enviado O OUTRO CONSOLADOR (o Espírito Santo) e (2) pelo fato de ser possível BLASFEMAR contra o Espírito Santo e de essa blasfêmia ser um pecado SEM perdão, dá a entender – de forma indireta – que o Espírito Santo não deve ser menos do que Deus Todo-Poderoso!
(d) Assim como o FILHO e o PAI são UM – de forma indireta – eu entendo que o Espírito Santo também é UM com o FILHO e com o PAI, uma vez que só há um ÚNICO DEUS!
(e) É por isso que, ao examinar todos esses detalhes bíblicos, me parece que o entendimento melhor seja o TRINITARIANO. Por isso, eu sou trinitariano! MAS, pelo fato de esse assunto ser tão complicado, eu COMPREENDO bem o fato de outras pessoas serem UNISSISTAS, UNITARISTAS, etc.
****** ****** ****** ****** ****** ******
UNIÃO HIPOSTÁTICA: A ENCARNAÇÃO DO LOGOS
Pai Filho e Espírito Santo (Textos)