Passagens e Questões Difíceis

Passagens e Questões Difíceis

Passagens e Questões Difíceis

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Índice

A Submissão da Mulher

Simão, o Leproso

O Cabelo

Roupas

Quem Nunca Ouviu Falar de Jesus Cristo Pode Ser Salvo?

O Eunuco Poderia Adorar em Jerusalém? 

Aborrecer aos Pais (Lucas 14:26)

Matar, na Polícia, no Exército, por Legítima Defesa

As Matanças no Antigo Testamento

A Lei Fala do Sofrimento de Cristo?

O Messias no Antigo Testamento

Quem Veio Para Matar, Roubar e Destruir

Deus é Vingativo?

A Fé e os Pedidos não Concedidos

O que Significa Vocês são Deuses

Quem Entregou o Dízimo: Abrão ou Melquisedeque?

A Genealogia de Jesus

A Ira é Pecado?

Deus se Arrepende?

Jonas e o Grande Peixe

Pena de Morte

Comunicação com os Mortos

Deus Criou o Mal?

Quem Fez Davi Fazer o Senso: Deus ou Satanás?

Creia e Será Salvo Você e Sua Casa

Quem São os Espíritos em Prisão

JESUS FICOU ENDEMONIADO???

POR QUE O APÓSTOLO PAULO OFERECEU SACRIFÍCIO DE ANIMAL?

POR QUE DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ

QUEM MATOU GOLIAS: DAVI OU ELANÃ?

DEUS APROVOU A MORTE DOS EFRAIMITAS?

QUEM ESTIMULOU ISRAEL A FAZER O CENSO: DEUS OU SATANÁS?

POR QUE O HOMEM MORREU POR PEGAR LENHA NO SÁBADO?

A GRAVIDEZ VIRGINAL DE MARIA

 

A QUESTÃO DA SUBMISSÃO 

QUESTÃO DE HIERARQUIA

(Volte ao Índice)

[1] Algumas passagens dizem que a esposa deve ser submissa ao marido (Ef 5:22 - Cl 3:18 - 1Pe 3:1) e o marido é o CABEÇA da mulher (Ef 5:23). 

[2] A RELAÇÃO de "SER CABEÇA" e de SER SUBMISSA", ensinada na Escritura Sagrada (Bíblia), é uma relação de COOPERAÇÃO e de AMOR: (a) é uma relação de cooperação, uma vez que o marido PRECISA DA AJUDA DA ESPOSA (Gênesis 2:18) e, uma vez que o marido e a esposa DEPENDEM UM DO OUTRO (1Coríntios 11:11,12); (b) é uma relação de AMOR, uma vez que o marido DEVE, enfaticamente, AMAR A ESPOSA, NÃO tratando-a asperadamente (Cl 3:19 - Ef 5:25 - Ef 5:28 - Ef 5:33), e uma vez que a mulher, obviamente, também deve amar o marido (Tt 2:4); concluindo, essa RELAÇÃO NÂO tem nada a ver com AUTORITARISMO entre DITADOR e ESCRAVA. Essa RELAÇÃO é uma questão de HIERARQUIA, tais como: 

(a) Os filhos devem ser submissos aos seus pais e os pais NÃO devem irritar os filhos (Ef 6:1-4); 

(b) Os cidadãos devem ser submissos às AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, pois tais autoridades governamentais têm a obrigação de proteger os cidadãos; em caso de maridos violentos com a esposa, as AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS devem proteger a mulher, através da DENÚNCIA do crime (Rm 13:1-6); a esposa NÃO se torna insubmissa por denunciar o marido violento à polícia, assim como um funcionário NÃO se torna insubmisso por denunciar o crime de um superior hierárquico da empresa. Cada um tem o seu papel, e o papel da autoridade governamental é punir aqueles que fazem o mal (Rm 13:1-6). 

 
 
Liderança, Submissão, Costumes

[3] A passagem em 1Coríntios 11:3 apresenta o conceito de LIDERANÇA, lembrando que ser líder é uma responsabilidade; a liderança apresentada pelo apóstolo Paulo é a seguinte: (a) Deus é a cabeça de Cristo, (b) Cristo é a cabeça do homem e (c) o homem é a cabeça da mulher (1Co 11:3);  

[4] A passagem em 1Coríntios 11:5 apresenta o conceito de SUBMISSÃO, com uma linguagem, que para nós, parece enigmática! Pois o apóstolo Paulo diz que, SE a mulher estiver com o SINAL de SUBMISSÃO, ela poderá orar e PROFETIZAR (proclamar), sem problemas (compare 1Co 11:5 com 1Co 11:10). 
 
[5] A passagem em 1Coríntios 11:14-16 informa que o uso do cabelo curto (para os homens) e o uso do cabelo comprido (para as mulheres) é uma questão de USO e COSTUME (1Co 11:14-16) e tal costume, naquela ocasião, era que o CABELO COMPRIDO, na mulher, havia sido dado em LUGAR DE VÉU (compare 1Co 11:15 com 1Co 11:6) e que tal cabelo representava o SINAL de SUBMISSÃO (compare 1Co 11:10 com 1Co 11:13-15), mas APENAS como COSTUME (1Co 11:16).
 

[6] O apóstolo Paulo, primeiro, AFIRMA que o homem desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça coberta (1Co 11:4 - 1Co 11:7) e AFIRMA que a mulher desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça descoberta, pois é como se estivesse rapada/depilada/tosquiada (1Co 11:5,6) e repare que Paulo NÃO diz que é proibido aparar as pontas ou fazer um repicado, ou fazer uma franja! O apóstolo Paulo diz que os irmãos devem JULGAR a questão do cabelo, PERGUNTANDO SE é decente que a mulher ore com a cabeça descoberta (1Co 11:13) e PERGUNTANDO SE não é fato que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido (1Co 11:14); embora a expectativa da resposta seja que, de fato, seja indecente que a mulher ore com a cabeça coberta e que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido, NÃO podemos descartar a possibilidade de uma resposta diferente! Afinal, o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, fez PERGUNTAS, para que os irmãos JULGASSEM e RESPONDESSEM! O apóstolo Paulo CONCLUIU, dizendo que essa quastão do cabelo é uma QUESTÃO de COSTUME (1Co 11:16), ou seja, Paulo NÃO diz que seja mandamento!  

[7] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Uma mulher de cabelo naturalmente liso ou ondulado, mesmo que o cabelo NÃO esteja tratado, mas sim desidratado, mesmo assim, o cabelo liso e ondulado terá um caimento, parecido com um véu de tecido (pano), MAS, com relação à mulheres de cabelo crespo (negras ou mestiças), mesmo que o cabelo esteja tratado e hidratado, mesmo assim, esse tipo de cabelo NÃO terá um caimento como um véu de tecido (pano), mas sim ficará armado! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo CONCLUI, dizendo que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)! 

[8] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem muitos homens heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo comprido e que nunca se sentiram desonrados por isso! E existem muitas mulheres heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo curto, mas que nunca se sentiram desonradas por isso! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, disse que os irmãos deviam JULGAR a questão do cabelo (1Co 11:13,14), CONCLUINDO que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)!  

 

Simão, o Leproso.

(Volte ao Índice)

[9] As passagens que falam sobre Simão, o Leproso estão, em Mateus 26:6-13, em Marcos 14:3-9 e, em João 12:1-8. A passagem, em Lucas 7:36-38 é semelhante, mas trata-se do fariseu Simão; compare as quatro passagens: 

[10] Seis dias antes da Páscoa, Jesus chegou a Betânia (Jo 12:1); Dois dias antes da Páscoa, os líderes religiosos se reuniram, para planejar a morte de Jesus (Mt 26:1-6 - Mc 14:1-3); Jesus, ainda em Betânia, foi à casa de um homem CONHECIDO COMO "Simão, o leproso"  (Mt 26:6 - Mc 14:3); a passagem, em Marcos 14:3, diz que esse homem era CONHECIDO COMO "Simão, o leproso" (Mc 14:3); Jesus, nessa casa, participou de uma refeição, e Lázaro a quem Jesus havia ressuscitado, estava lá também (Jo 12:1-3) e uma mulher (Mt 26:7 - Mc 14:3), chamada Maria (Jo 12:3), derramou um perfume sobre o CORPO de Jesus (Mt 26:12 - Mc 14:8), sobre a cabeça (Mt 26:7 - Mc 14:3) e sobre os pés de Jesus (Jo 12:3). 

[11] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Sabemos que um leproso não poderia ficar na cidade, mas sim em um lugar afastado da cidade:  

(a) Jesus esteve na casa de um homem CONHECIDO COMO "Simão, o leproso", MAS Simão NÃO estava lá, pois estava leproso?  

(b) Jesus esteve na casa de um homem que, embora fosse CONHECIDO COMO "Simão, o leproso", tal homem NÃO estava mais doente, pois, talvez, Jesus tivesse feito um milagre, curando-o da lepra, assim como fez um milagre, ressuscitando Lázaro? 

(c) Quem escreveu o essas passagens para a língua GREGA, errou na tradução? No aramaico, as palavras "leproso" (GaR'Ba) e "oleiro/comeciante de vidro" (GaRaBa) possuem as mesmas consoantes (GRB); talvez, o tradutor teria errado na tradução para o grego, uma vez que essas duas palavras possuem as mesmas consoantes, MAS tanto na versão GREGA como na versão SIRÍACA (Peshitta), em Mateus 26:6, temos a tradução "leproso" e não como "oleiro" ou "comerciante de vidros". 

[12] A passagem em Lucas 7:36-38 fala sobre Jesus na casa de um fariseu chamado Simão (Lc 7:36-40) e de uma mulher pecadora que derramou perfume sobre os pés de Jesus (Lc 7:37,38).

 

O Eunuco Poderia Adorar em Jerusalém?

(Volte ao Índice)

[13] O Templo de Jerusalém possuia (a) uma Parte Externa (sem teto, ao ar livre) e (b) uma Parte Interna (com teto)

[14] Na PARTE INTERNA (com teto) do Templo de Jerusalém, havia dois compartimentos: o LUGAR SANTO e o LUGAR SANTÍSSIMO (Santo dos Santos). 

[15] No LUGAR SANTO, apenas os sacerdotes (e o sumo sacerdote) é que poderiam entrar; a passagem, em 1Reis 8:10, menciona APENAS os sacerdotes SAINDO do templo (1Rs 8:10); a passagem, em Hebreus 9:6, menciona APENAS os sacerdotes ENTRANDO no Primeiro Compartimento (Lugar Santo) (Hebreus 9:2 - Hebreus 9:6); a passagem, em Lucas 1:8,9, menciona o sacerdote Zacarias entrando no Santuário, para oferecer o incenso, enquanto o POVO estava do lado de FORA (Lc 1:8,9). 

No LUGAR SANTÍSSIMO, apenas o sumo sacerdote é que poderia entrar (Hb 9:6,7).

[16] Em Deuteronômio 23:1 é dito que o EUNUCO não pode entrar na reunião (qahal) de YaHWeH, mas NÃO impede que o EUNUCO esteja em Jerusalém, do lado de FORA da reunião.

[17] Embora, no Templo de Salomão, e, no Templo de Zorobabel, NÃO existisse nenhum Pátio dos Gentios (= Átrio dos Gentios), no Templo de Herodes, havia um Pátio dos Gentios; Herodes reformou a ampliou o Templo de Zorobabel, por volta de 18 ou 17 a.C. (Dicionário Bíblico de Anchor) Entende-se que os cegos e coxos que foram curados por Jesus, no templo, refira-se ao Pátio dos Gentios (Mt 21:13-15) e Jesus disse que a casa do Pai seria chamada de casa de oração (Mt 21:13) assim com, em Isaías 56:3-8, é dito que Deus iria permitir que o EUNUCOS entrassem na parte INTERNA de sua casa (Is 56:4,5) e que sua casa seria chamada de Casa de Oração (Is 56:7) De acordo com a Enciclopédia Judaica (The Jewish Encyclopedia), o Pátio Externo NÃO fazia parte do Templo, seu solo NÃO era sagrado e QUALQUER pessoa poderia entrar nele (Mt 21:12,13 - João 2:14-16). 

 

O Cabelo

(Volte ao Índice)

[18] A passagem em 1Coríntios 11:5 apresenta o conceito de SUBMISSÃO, com uma linguagem, que para nós, parece enigmática! Pois o apóstolo Paulo diz que, SE a mulher estiver com o SINAL de SUBMISSÃO, ela poderá orar e PROFETIZAR (proclamar), sem problemas (compare 1Co 11:5 com 1Co 11:10). 
 
[19] A passagem em 1Coríntios 11:14-16 informa que o uso do cabelo curto (para os homens) e o uso do cabelo comprido (para as mulheres) é uma questão de USO e COSTUME (1Co 11:14-16) e tal costume, naquela ocasião, era que o CABELO COMPRIDO, na mulher, havia sido dado em LUGAR DE VÉU (compare 1Co 11:15 com 1Co 11:6) e que tal cabelo representava o SINAL de SUBMISSÃO (compare 1Co 11:10 com 1Co 11:13-15), mas APENAS como COSTUME (1Co 11:16).
 

[20] COMENTÁRIO REFLEXIVO: O apóstolo Paulo NÃO disse que era proibido a mulher cortar o cabelo e NEM define qual era o comprimento do cabelo! 

[21] PERGUNTA REFLEXIVA: (a) O comprimento do cabelo até "a altura dos olhos" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! (b) O comprimento do cabelo até "a altura da boca" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! (c) O comprimento do cabelo até "a altura do queixo" era considerado curto ou longo?! Se fosse considerado "curto", o homem poderia usalo?! Se fosse considerado "longo", a mulher poderia usá-lo?! 

[22] O apóstolo Paulo, primeiro, AFIRMA que o homem desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça coberta (1Co 11:4 - 1Co 11:7) e AFIRMA que a mulher desonra a própria cabeça, quando ora ou profetiza com a cabeça descoberta, pois é como se estivesse rapada/depilada/tosquiada (1Co 11:5,6) e repare que Paulo NÃO diz que é proibido aparar as pontas ou fazer um repicado, ou fazer uma franja! O apóstolo Paulo diz que os irmãos devem JULGAR a questão do cabelo, PERGUNTANDO SE é decente que a mulher ore com a cabeça descoberta (1Co 11:13) e PERGUNTANDO SE não é fato que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido (1Co 11:14); embora a expectativa da resposta seja que, de fato, seja indecente que a mulher ore com a cabeça coberta e que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelo comprido, NÃO podemos descartar a possibilidade de uma resposta diferente! Afinal, o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, fez PERGUNTAS, para que os irmãos JULGASSEM e RESPONDESSEM! O apóstolo Paulo CONCLUIU, dizendo que essa quastão do cabelo é uma QUESTÃO de COSTUME (1Co 11:16), ou seja, Paulo NÃO diz que seja mandamento!  

[23] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Uma mulher de cabelo naturalmente liso ou ondulado, mesmo que o cabelo NÃO esteja tratado, mas sim desidratado, mesmo assim, o cabelo liso e ondulado terá um caimento, parecido com um véu de tecido (pano), MAS, com relação à mulheres de cabelo crespo (negras ou mestiças), mesmo que o cabelo esteja tratado e hidratado, mesmo assim, esse tipo de cabelo NÃO terá um caimento como um véu de tecido (pano), mas sim ficará armado! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo CONCLUI, dizendo que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)! 

[24] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem muitos homens heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo comprido e que nunca se sentiram desonrados por isso! E existem muitas mulheres heterossexuais que usam (e que usaram) cabelo curto, mas que nunca se sentiram desonradas por isso! Provavelmente, por isso, é que o apóstolo Paulo, em vez de afirmar, disse que os irmãos deviam JULGAR a questão do cabelo (1Co 11:13,14), CONCLUINDO que a questão do cabelo é uma questão de COSTUME, ou seja, NÃO é mandamento (1Co 11:16)! 

1 Coríntios 11:4-7 
4. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça COBERTA, desonra a sua própria cabeça.
5. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça DESCOBERTA, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse RAPADA (depilar-se, tosquiar-se = ksurao G3587).
6. Portanto, SE a mulher não se COBRE COM VÉU, TOSQUIE-SE também. Mas, SE (se = ei G1487) para a mulher é coisa indecente TOSQUIAR-SE (torquiar-se, cortar curto G2751) ou RAPAR-SE (depilar-se, tosquiar-se = ksurao G3587), que ponha o véu.
7. O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
 
 
1 Coríntios 11:13-16 
13. JULGAI entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta (akatakalyptos G177)?
14. Ou não vos ensina a mesma NATUREZA que é desonra para o homem ter cabelo crescido (ter cabelo longo = komao G2863)?
15. Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe FOI DADO EM LUGAR DE VÉU.
16. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal COSTUME (synetheia - G4914), nem as igrejas de Deus.

 

Roupas 

(Volte ao Índice)

[25] Na Escritura, NÃO existe NENHUM mandamento definindo o tamanho da roupa, co comprimento da roupa, o tamanho do decote! A Escritura define as práticas sexuais proibidas (estupro, adultério, sexo com familiares, sexo homossexual, sexo com animais)! A Escritura define que a roupa deve ser MODESTA E DECENTE, MAS NÃO define o que seria uma roupa modesta e indecente (1Tm 2:9,10)! SE a Escritura NÃO define, quem resta para definir? A sociedade! Em nossa sociedade, minissaia e blusinha muito decotada é que é considerado como roupa indecente! Em nossa sociedade, usar maiô, biquíni, sunga, na PRAIA, ou, na PISCINA, NÃO é considerado indecente! Em algumas tribos indígenas, ficar nu (parcialmente ou totalmente) NÃO é considerado como indecente! 

[26] O apóstolo Paulo, embora tenha falado especificamente sobre como as mulheres devem se vestir, podemos fazer a mesma aplicação para as roupas masculinas; o apóstolo Paulo afirma que as ROUPAS devem ser MODESTAS (respeitosas) e DECENTES (moderadas) (1Tm 2:9,10), MAS o apóstolo Paulo NÃO define quais roupas seriam modestas e decentes e quais NÃO seriam! Na época de Paulo, as mulheres usavam vestidos femininos e os homens usavam vestidos masculinos, MAS, hoje em dia, as mulheres usam calças femininas e os homens usam calças masculinas (Dt 22:5)! 

[27] PERGUNTA REFLEXIVA: O que seria uma ROUPA MODESTA E DECENTE? 

RESPOSTA: Isso depende da sociedade onde a pessoa está inserida e depende da CONSCIÊNCIA da pessoa (Rm 14:22)! Em nossa sociedade, as roupas consideradas como indecente são minissaias e blusinhas com um decote grande! Em nossa sociedade, usar maiô, biquíni e sunga, na praia, e, na piscina, NÃO é considerado como indecente! Em nossa sociedade, usar shorts ou calça apertada (calça strech), para praticar esportes, NÃO é considerado como indecente! ENQUANTO, em outras sociedades, a mulher deve cobrir até o rosto! Que tipo de roupa seria adequada para tomar banho no mar e na piscina? Seria um maiô? Seria um vestido? Seria calça comprida? Seria uma bermuda? O apóstolo Paulo diz que a roupa deve ser modesta e decente, MAS NÃO define quais roupas seriam (1Tm 2:9,10)! 

1 Timóteo 2:9,10 
9. Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente (aidos G127), com decência e discrição (G4997), não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, 
10. mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus. 

respeito, modéstia, humildade (aidos G127) 

alto-controle, sobriedade, moderação, equilíbrio (sophrosyne G4997) 

 

Roupa Interior 

[28] Como prioridade, obviamente, devemos VESTIR uma "ROUPA INTERIOR", composta de (a) compaixão, misericórdia, piedade (oiktirmos G3628), (b) bondade, benignidade, integridade (chrestotes G5544), (c) humildade (tapeinophrosyne G5012), (d) mansidão (praites G4240), (e) paciência (makrothymia G3115) (Cl 3:12-14); devemos VESTIR a FÉ (pistis G4102), o AMOR (agape G26) e a ESPERANÇA DA SALVAÇÃO (elpis G1680 - soteria G4991) (1Ts 5:8); devemos VESTIR a ARMADURA DE DEUS(Ef 6:13)", que é composta de (a) Verdade (cinturão = cingindo-se) (Ef 6:14), (b) Justiça (couraça) (Ef 6:14), (c) Preparação do Evangelho (calçado) (Ef 6:15), (d) Fé (escudo) (Ef 6:16), lembrando que a Fé Viva é aquela acompanhada de Obras, que são a ajuda ao necessitado (Tg 2:14-17), com amor (1Co 13:3), (e) Salvação (capacete) (Ef 6:16), lembrando que somos salvos, para praticar Boas Obras (Mt 5:16 - Ef 2:10 - Hb 10:24 - 2Co 9:8 - Tt 3:8 - Tt 2:7 - 1Tm 6:18 - 1Tm 5:10), (f) Palavra de Deus (espada) (Ef 6:17), ou seja, devemos conhecer a Escritura (Mt 22:29), devemos examinar a Escritura (At 17:10,11), a fim de não sermos enganados com outros ensinos (2Pe 2:1-3); devemos VESTIR o Novo Homem, com a verdade (aletheia - G225), trabalhando (ergazomai - G2038), a fim de REPARTIR com os Necessitados (Ef 4:24-28).

vestir = enduo (G1746)- 

[29] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Existem pessoas que, de acordo com a sociedade, parecem estar vestidas de maneira modesta e decente, PORÉM, quando se convive com tal pessoa, percebe-se que tal pessoa tem um coração RUIM (Mt 23:27,28 - Cl 2:20,23), ASSIM COMO também existem pessoas, com esse tipo de roupa, com coração bom!  

[30] Existem pessoas que, de acordo com a sociedade, parecem estar vestidas de maneira INDECENTE, PORÉM, quando se convive com tal pessoa, percebe-se que tal pessoa tem um coração BOM, ASSIM COMO também existem pessoas, com esse tipo de roupa, com coração ruim!

 

A Nudez Mencionada em Levíticos 18

[31] A NUDEZ mencionada, em Levítico 18, está relacionada à "RELAÇÕES SEXUAIS PROIBIDAS", a saber, (a) relação sexual entre pais e filhos (Lv 18:7,8), (b) relação sexual entre irmãos e irmãs (Lv 18:9), (c) relação sexual entre avós e netos (Lv 18:10), (d) relação sexual entre tios e sobrinhos (Lv 18:12-14), (e) relação sexual entre sogros e genros/noras (Lv 18:15), (f) relação sexual entre cunhados e cunhadas (Lv 18:16), (g) relação sexual com mulher menstruada (Lv 18:19), (h) relação sexual com a mulher do próximo (adultério) (Lv 18:20), (i) relação sexual homossexual (Lv 18:22), (j) relação sexual com animais (bestialismo) (Lv 18:23). 

[32] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Imagine que você seja um(a) médico(a) cirurgiã(o) e que tenha que ver a NUDEZ de seus pais, de seu irmão, de sua irmã, de seu filho, de sua filha, etc, A FIM DE examiná-los ou de fazer uma cirurgia neles! Imagine que você tenha que ver a NUDEZ de um familiar, A FIM DE dar banho na pessoa, pelo fato de tal pessoa estar impossibilitada de tomar banho sozinha, por alguma paralisia, por velhice avançada, etc! Imagine que você tenha que ver NUDEZ de um familiar, A FIM DE salvá-lo de um ataque de algum estuprador ou de algum animal selvagem! É óbvio que NÃO há problema NENHUM em ver a NUDEZ de seus familiares, nessas circunstâncias! Existe uma passagem curiosa que diz que Deus ordenou ao profeta Isaías que andasse sem roupas (= nu), e o profeta Isaías obedeceu, andando sem roupas (= nu) durante três anos (Is 20:2-4)! 

 

A Nudez Provoca o Adultério em Pensamento?

[33] O adultério em pensamento pode acontecer, mesmo que a pessoa esteja totalmente coberta (Mt 5:27,28 - Jó 31:1); o apóstolo Paulo diz que nós somos TENTADOS pela nosssa PRÓPRIA COBIÇA (Tg 1:14,15) e diz que regras, tais como, "NÃO MANUSEIE, NÃO PROVE, NÃO TOQUE", são regras que NÃO tem poder NENHUM contra os DESEJOS DA CARNE (Cl 2:20-23);

[34] RESPOSTA: O apóstolo Paulo diz que devemos ter uma TRANSFORMAÇÃO DE MENTE (compare Rm 12:2 com Cl 3:1-14), que significa que temos que amar uns aos outros (Rm 12:9,10), sendo pacientes e perseverando em oração (Rm 12:12), ajudando aos necessitados (Rm 12:13 - Rm 12:20), abençoando a quem nos persegue, nunca amaldiçoando (Rm 12:14), não ambicionando coisas altivas (Rm 12:16), não praticando a vingança (Rm 12:20), vencendo o mal com o bem (Rm 12:19-21).

[35] Devemos procurar as coisas do alto (Cl 3:1), PENSANDO NAS COISAS DO ALTO (Cl 3:2), VESTINDO uma "ROUPA INTERIOR", composta de (a) compaixão, misericórdia, piedade (oiktirmos G3628), (b) bondade, benignidade, integridade (chrestotes G5544), (c) humildade (tapeinophrosyne G5012), (d) mansidão (praites G4240), (e) paciência (makrothymia G3115) (Cl 3:12-14);

 

Aborrecer aos Pais (Lucas 14:26)

(Volte ao Índice) 

Lucas 14:26

26. Se alguém vier a mim, e não ABORRECER a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 

[36] O verbo hebraico "sane" (H8130 sane = odiar/detestar) também é usado, em alguns casos, com o mesmo sentido de "preterir", tais como: Jacó preteriu Lia e preferiu Raquel (Gn 29:30-32), a Antiga Aliança fala sobre esposas preteridas e preferidas (Dt 21:15-17), Dalila disse que estava sendo preterida (Jz 14:16), Deus preteriu Esaú e preferiu Jacó (compare Ml 1:3 com Rm 9:13). 

[37] O verbo grego miseo" (G3404 miseo = odiar/detestar)", em algumas passagens, tem o sentido de "preterir", tais como: preterir a um senhor e preferir a outro (Mt 6:24 - Lc 16:13), quem pretere a própria vida, a guarda (Jo 12:25), Deus preteriu Esaú e preferiu Jacó (compare Rm 9:13 com Ml 1:3), preterir (a tradição) dos familiares e preferir (os ensinos) de Jesus (Lc 14:26).
 
[38] Na passagem em Lucas 14:26, em específico, Jesus diz que devemos preterir os nossos familiares e a nós mesmos e preferir a Jesus Cristo, mas em que sentido?
 
[39] Quando Jesus disse que era o UNGIDO, que era DEUS, muitos judeus julgaram ser isso uma blasfêmia; muitos dos que decidiam ser discípulos de Jesus, estariam indo contra A TRADIÇÃO de seus familiares, ou seja, teriam que preterir AS TRADIÇÕES de seus familiares e a si mesmos e preferir OS ENSINOS de Jesus.
 
[40] NÃO se pode entender que, nessa passagem (Lc 14:26), devemos amar menos os familiares e amar mais a Jesus, uma vez que a ÚNICA maneira de amarmos a Deus é amando uns aos outros.

 

Mateus 5:43-44 - 43. Ouvistes que foi dito: AMARÁS o teu próximo, e ODIARÁS o teu inimigo.
44. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

Mateus 6:24 - 24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de ODIAR um e AMAR o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 

Lucas 16:13 - 13. Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de ODIAR um e AMAR o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 

Lucas 14:26 - 26. Se alguém vier a mim, e não ABORRECER a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

João 12:25 - 25. Quem AMA a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo ODEIA a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. 

Romanos 9:13 - 13. Como está escrito: AMEI a Jacó, e ODIEI a Esaú. 

 

Matar, Quando se é Policial, Soldado.

Matar por Legítima Defesa.

(Volte ao Índice) 

[41] As AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS têm AUTORIDADE autorizada por Deus, para portar ARMAS, a fim de CUIDAR, PROTEGER a população (Romanos 13:1-6), ou seja, a polícia e o exército têm autorização divina, para proteger a população! Por extensão, as autoridades governamentais, ao delegar autoridade aos cidadãos de matarem por legítima defesa, entende-se que, se for por legítima defesa, há uma autorização divina.
 
 
Romanos 13:1-6
1. Todos devem sujeitar-se às AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
2. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
3. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
4. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas SE VOCÊ PRATICAR O MAL, TENHA MEDO, POIS ELA NÃO PORTA A ESPADA SEM MOTIVO. É serva de Deus, agente da justiça para PUNIR QUEM PRATICA O MAL.
5. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
6. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. 

 

 

Quem Nunca Ouviu Falar de Jesus Cristo Pode Ser Salvo? 

(Volte ao Índice) 

[42] Embora a passagem em Romanos 10:9,10 diga que quem confessa ao Senhor Jesus, “com a boca”, e crê no coração que Deus o ressuscitou, será salvo, percebe-se duas coisas: 

(a) A ideia de “ATITUDES” deve estar implícita, pois NÃO adianta confessar a Jesus com a BOCA” e negá-LO com as ATITUDES (Mt 7:20-23 – Tg 2:15-20 – 1João 3:17-19). 

(b) Essa passagem NÃO afirma que SOMENTE os que confessam com a BOCA e que crêem na ressurreição de Cristo é que serão salvas! PERGUNTA REFLEXIVA: Como os mudos confessariam com a BOCA? Como as pessoas que nunca ouviram falar de Jesus Cristo iriam CRER na ressurreição de Jesus Cristo? 

[43] Após a morte, todos serão julgados (Rm 14:10-12 – Hb 9:27); entende-se que TODOS os seres humanos (mentalmente saudáveis) têm a noção do que é certo e do que é errado, uma vez que TODOS serão julgados, de acordo com as obras que praticaram (Rm 2:5-8 - Ap 20:11-15). 

IMPORTANTÍSSIMO! 

(a) Devemos PERDOAR as ofensas dos outros, para que possamos ser perdoados por Deus! (Mt 6:12-15  - Lc 6:37);

(b) Devemos SER MISERICORDIOSOS, para que possamos ser tratados com misericórdia (Mt 5:7 - Lc 6:36 - Tg 2:13);

(c) Nós seremos JULGADOS com o mesmo julgamento que julgarmos as pessoas (Mt 7:1,2 - Lc 6:37);

(d) Nós NÃO devemos CONDENAR as pessoas, para que nós não sejamos CONDENADOS (Lc 6:37).

[44] Nós somos salvos pela GRAÇA (= Favor de Deus), por meio da FÉ, não por nossas obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8-10 – At 15:11), ou seja, Jesus Cristo morreu por nós (Favor de Deus), basta RECEBERMOS a Cristo (João 1:11-13), com as ATITUDES (Mt 7:15-24 - Jo 13:34,35).

[45] PERGUNTA REFLEXIVA: Mas o que significa RECEBER A CRISTO (João 1:11-13)? 

RESPOSTA: A passagem em Mateus 25:37-46 mostra que quem AMA AO PRÓXIMO é quem RECEBE A CRISTO (Mt 25:37-46); a passagem em 1João 4:20,21 mostra que quem AMA AO PRÓXIMO é quem AMA A DEUS (1Jõao 4:20,21) e a passagem em Romanos 13:8-10 mostra que quem AMA AO PRÓXIMO é quem cumpre TODA A LEI (Rm 13:8-10); a passagem em 1João 3:14 diz que quem AMA AO PRÓXIMO passou da morte para a VIDA (1João 3:14); a passagem em Mateus 7:20-23 mostra que não adianta falar, sem dar bom fruto (Mt 7:20-23). 

[46] PERGUNTA REFLEXIVA: Considerando que as ATITUDES falam mais do que o FALAR DA BOCA, (a) SERÁ que uma pessoa que nunca ouviu falar de Jesus Cristo, mas que tenha ATITUDES boas, não estaria RECEBENDO a Cristo com tais ATITUDES? (b) SERÁ que alguém que se entende como ATEU, mas que tenha ATITUDES boas, não estaria RECEBENDO a Cristo com tais ATITUDES? (c) SERÁ que alguém de outra crença, mas que tenha ATITUDES boas, não estaria RECEBENDO a Cristo com tais ATITUDES?

RESPOSTA: Deus vai se encarregar de julgar com justiça a cada um (Rm 14:10-12 – Hb 9:27), segundo suas obras (Rm 2:5-8 - Ap 20:11-15), NÃO cabe a nós julgarmos a salvação das pessoas, pois é Deus quem pode julgar, com relação ao SALVAR ou ao DESTRUIR (Tg 4:12).

 

 

As Matanças no Antigo Testamento

(Volte ao Índice)

 

O DEUS RELATADO NO ANTIGO TESTAMENTO ERA MAU?

1. O Antigo Testamento registra Deus exterminando ou mandando exterminar povos, tais como:

(a) Cananeus, amorreus (Deuteronômio 20:16-18);

(b) Amalequitas (1Samuel 15:1-3);

(c) Midianitas (Números 31:17,18).

2. MAS COMO ENTENDER ISSO? Considere o seguinte:

(a) DEUS É TARDIO EM SE IRAR, mas chega a um momento em que DEUS SE IRA (Êxodo 34:6 - Naum 1:3 -Isaías 48:9 - Neemias 9:29,30); veja que, em Gênesis 15:16, é dito que a medida da INJUSTIÇA dos AMORREUS não havia ainda chagado ao LIMITE de tolerância (Gênesis 15:16);

(b) De forma geral, tais povos seriam exterminados, por causa da IMPIEDADE que eles praticavam (Deuteronômio 9:4-6), por exemplo, eles praticavam SACRIFÍCIOS HUMANOS (2Reis 16:3 - Deuteronômio 12:29-31 -Deuteronômio 18:9-14), PROSTITUIÇÃO CULTUAL (Gênesis 38:21,22 - 1Reis 14:24), SEXO COM ANIMAIS (Levítico 18:23,24), etc.

(c) Veja que Deus também PUNIA os israelita, quando eles (israelitas) se rebelavam contra Deus, deixando que outros povos os dominassem (Juízes 6:1-6) (Juízes 3:12-14)(Jeremias 25:1-11)!

********** ********** ********** **********

CANANEUS, AMORREUS (Deuteronômio 20:16-18)

3. Deus ordenou que alguns israelitas ESPIASSEM a terra de Canaã – terra que Deus daria aos israelitas (Números 13:1,2 - Números 13:17-29) - mas Calebe já queria tomar posse da terra (Números 13:30 - Números 14:6-9);

4. Quando os israelitas estavam para atravessar o rio Jordão, lhes foi dito (Deuteronômio 9:1,2) que os povos daquela terra seriam exterminados (Deuteronômio 20:16-18) NÃO por causa da justiça dos israelitas, mas sim por causa da IMPIEDADE daqueles povos (Deuteronômio 9:4-6), por exemplo, eles praticavam SACRIFÍCIOS HUMANOS (2Reis 16:3 - Deuteronômio 12:29-31 - Deuteronômio 18:9-14), PROSTITUIÇÃO CULTUAL (Gênesis 38:21,22 - 1Reis 14:24), SEXO COM ANIMAIS (Levítico 18:23,24), etc.

5. No deserto, CANANEUS (e amalequitas) atacaram os israelitas em Hormá, mas os israelitas, por terem desobedecido a Deus, perderam a guerra (Números 14:45); os CANANEUS, novamente, em outro momento, em um lugar que também passou a se chamar Hormá, atacaram os israelitas, mas, dessa vez, os israelitas venceram a guerra (Números 21:1-3); após os israelitas terem atravessado o rio Jordão, aproximaram-se da cidade cananeia de Jericó (Deuteronômio 32:49) – a cidade das Palmeiras (Deuteronômio 34:3) – e os habitantes de Jericó guerrearam contra os israelitas, mas os israelitas venceram (Josué 24:11); em outro momento, por causa de desobediência a Deus, os israelitas perderam a cidade das Palmeiras (Jericó) e foram dominados pelos MOABITAS por dezoito anos (Juízes 3:12-14) e, depois, novamente por desobediência a Deus, os israelitas foram dominados pelos CANANEUS (Juízes 4:1,2)! 

6. Veja que algumas pessoas foram poupadas, tais como Raabe e sua família (Josué 6;25) e os gibeonitas – que eram“heveus” habitantes de Gibeom (Josué 9:3-7) – também foram "poupados", por temerem à destruição (Josué 9:24-27). 

7. No deserto, os israelitas pediram aos AMORREUS permissão para passar (Números 21:21,22), mas os AMORREUS atacaram os israelitas (Números 21:23), mas os israelitas venceram a guerra (Números 21:24,25 – Números 21:32) e ocuparam a terra que antes era deles (dos amorreus) (Números 21:21-25); em Gênesis 15:16, é dito que a medida da INJUSTIÇA dos AMORREUS não havia ainda chagado ao LIMITE de tolerância (Gênesis 15:16);

 

********** ********** ********** ********** 

AMALEQUITAS, MIDIANITAS 

8. Após os israelitas terem saído do Egito, os AMALEQUITAS os atacaram (Deuteronômio 25:17-19 - 1Samuel 15:2 - Êxodo 17:8-13); em outro momento, os AMALEQUITAS (e os cananeus) atacaram os israelitas em Horma (Números 14:45) e, depois, houve outros ataques dos AMALEQUITAS contra os israelitas (Juízes 10:10-14) e, devido a isso, entende-se por que Deus ordenou que os israelitas guerreassem contra eles (os amalequitas) (1Samuel 15:1-3); 

9. MIDIANITAS: Em um primeiro momento, os MIDIANITAS (e moabitas) se reuniram contra os israelitas (Números 22:4-6) e até usaram suas mulheres, para atraírem os homens israelitas a se prostituírem com elas e, com isso, levá-los a adorar a sua divindade Baal-Peor (Números 31:15,16 - Números 25:17,18 - números 25:1-4) e, por causa disso, Deus castigou os israelitas rebeldes (Números 25:3,4) e ordenou que os israelitas guerreassem contra os MIDIANITAS (Números 25:16-18 -Números 31:1,3);

10. Primeiramente, o exército israelita havia matado apenas os homens, poupando as mulheres e crianças (Números 31:7-9), mas Moisés ordenou que matassem também as mulheres, uma vez que elas haviam seguido o conselho de Balaão de seduzirem, fazendo com que os homens israelitas se prostituíssem com elas (Números 31:15,16 – Apocalipse 2:14); MOISÉS também ordenou que matassem as crianças, poupando apenas as mulheres virgens (Números 31:17,18). Em um segundo momento, por causa da rebeldia dos israelitas, Deus decidiu entregar os israelitas nas mãos dos MIDIANITAS por sete anos (Juízes 6:1-6). 

********** ********** ********** ********** 

11. SODOMA/GOMORRA

Deus decidiu destruir Sodoma e Gomorra, devido aos muitos pecados (Jonas 1:1:1,2 - Naum 3:1-7), exemplo, eram soberbos e não ajudavam os pobres, embora tivessem fartura (Ezequiel 16:49,50), MAS, se houvesse algum justo em tais cidades, Deus não as destruiria (Gênesis 18:20-33). 

 

12. NÍNIVE

No caso de NÍNIVE, Deus ai destruí-la, devido ao pecado do povo, mas, como os ninivitas se converteram do mau caminho, Deus não os destruiu (Jonas 3:1-10).

 

 

MATANÇAS (TEXTOS)

 

 

-----------------------------------------------------------------------

 

 

Por que Deus Permite que Pessoas Morram devido a

Terremotos, Furacões, Tsunamis? Secas, Enchentes?

[52] Quando se vai à praia, às vezes, encontramos placas de advertência dizendo: "PERIGO, NÃO NADE, ÁGUAS PROFUNDAS" ou "PERIGO, TUBARÃO"! Quem não sabe nadar, não deveria se arriscar, entrando nessa parte perigosa do mar! Da mesma forma, existem partes do planeta que são mais perigosas! Devemos saber que TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMES e ERUPÇÕES VULCÂNICAS acontecem APENAS em algumas partes do planeta Terra!

[53] PERGUNTA REFLEXIVA: Por acaso, Deus OBRIGOU as pessoas a construirem suas cidades onde há TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMIS, ERUPÇÕES VULCÂNICAS? Por acaso, Deus OBRIGOU as pessoas a construirem bairros NO MORRO ou A BEIRA DO RIO, onde há maior probabilidade de haver DESLIZAMENTOS DE TERRA e ENCHENTES?

RESPOSTA: Hipoteticamente, SE a humanidade fosse UNIDA, todos poderiam JUNTOS edificar CIDADES em partes do PLANETA onde não há ocorrência de TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMES, ERUPÇÕES VULCÂNICAS!

(a) SE alguém for para o Japão, tal pessoa já vai ciente de que lá existe TERREMOTO!

(b) SE alguém pretende morar nos Estados Unidos, tal pessoa já vai ciente de que lá existem FURACÕES!

(c) SE alguém for a uma praia perto de uma FALHA GEOLÓGICA nas placas tectônicas, tal pessoa já vai ciente de que pode ocorrer um maremoto e uma tsunami!

(d) SEda parte do planeta tem seus problemas naturais, e os habitantes desses lugares SABEM que eles têm que CONVIVER com tais problemas! Ou teriam que se MUDAR para outra parte do planeta! 

 

ENCHENTES, DESLIZAMENTOS DE TERRA, SECAS

[54] Hipoteticamente, os governos poderiam ajudar os pobres a se mudarem para lugares onde não há ENCHENTE, nem DESLIZAMENTO DE TERRA! O povo também é mal educado, jogando lixo na rua, entupindo os bueiros!

[55] Hipoteticamente, os governos poderiam ajudar o população pobre que vive na SECA, captando água do subsolo, criando lagos artificiais, captando a água de algum rio e transportando essa água através de canos, plantando muitas árvores! Em exemplo é o LAGO ARTIFICIAL que o governo construiu em BRASÍLIA, para melhorar o clima! O governo poderia construir vários lagos em regiões secas! Outro exemplo é DUBAI, um lugar RICO construído no DESERTO da ARÁBIA e lá não há falta de água!

 

 

 

 No passado, eu só encontrei o caso da GRANDE INUNDAÇÃO (DILÚVIO), devido à maldade da humanidade! Isso foi plano de Deus!

 Há o caso de terremotos como punição à maldade da humanidade e como plano de Deus, no livro da REVELAÇÃO (APOCALIPSE)!

 

As PRAGAS DO EGITO são um exemplo de punição planejada por Deus!

 

 Deuteronômio 11:17 Caso contrário, a ira do Senhor se acenderá contra vocês e ele fechará o céu para que não chova e para que a terra nada produza, e assim vocês logo desaparecerão da boa terra que o Senhor está dando a vocês. Por que então deus não fecha o céu quando está chovendo muito para evitar as enchentes, e não morrer tantas pessoas??? Será que são todos ruim???

 

 Isso quer dizer o que a respeito do tema??? E ntão viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.
E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

Gênesis 18:22-33

 

 

Dt 32:39 "Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

 

quanto as catástrofes amigo tsunami e etc ...Sl 104:4 Faz dos ventos seus mensageiros e dos clarões reluzentes seus servos.

 

 Sl 148:8 relâmpagos e granizo, neve e neblina, vendavais que cumprem o que ele determina,

 

 aqui amigos Is 28:1 Ai daquela coroa, orgulho dos bêbados de Efraim, e de sua magnífica beleza, situada nos altos de um vale fértil e que agora é como uma flor murcha, Ai dos que são dominados pelo vinho!
Is 28:2 Vejam! O Senhor envia alguém que é poderoso e forte. Como chuva de granizo e vento destruidor, como violento aguaceiro e tromba d’água inundante, ele a lançará com força ao chão.
Is 28:3 A coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim será pisoteada.

 

 

--------------

  

 

 

A LEI Fala Sobre o Sofrimento de Cristo?

Lucas 24:26,27 - Lucas 24:44,45 - João 1:45 - João 5:46

(Volte ao Índice)

 

[57] Lucas 24:26,27 → Segundo essa passagem, (a) primeiro, Jesus disse que o Cristo deveria sofrer e entrar em sua glória, (d) depois, Jesus, começando deste Moisés até TODOS os profetas, explicou-lhes o que, em TODAS as Escrituras, havia sobre ele (Jesus). → Essa passagem NÃO diz que, em CADA livro da Escritura, esteja escrito a palavra Cristo (= Messias), literalmete, mas sim diz que a TOTALIDADE das Escrituras falam COISAS sobre o Cristo - TALVEZ, de forma implícita!

→ Embora, na PARTE A do versículo, mencione Jesus falando sobre o SOFRIMENTO dele (do Cristo) e, embora, na PARTE B, Jesus afirme que em todas as Escrituras (Moisés e Profetas) havia COISAS sobre o Cristo, essa PARTE B do versículo NÃO afirma que tais COISAS sobre Cristo, contidas nas Escrituras, relatassem o SOFRIMENTO de Cristo, especificamente!

[58] Lucas 24:44,45 → Segundo essa passagem, (a) primeiro, Jesus diz que há COISAS sobre Cristo, as quais estão escritas na LEI de Moisés, nos Profetas e nos Salmos que devem se cumprir, (b) depois, é dito que o entendimento dos discípulos foi aberto, para que eles pudessem entender as Escrituras. → Essa passagem NÃO diz que na LEI de Moises, nos Profetas e nos Salmos estivesse escrito a palavra Cristo (= Messias), mas sim diz que na LEI de Moisés, nos Profetas e nos Salmos estão escritas COISAS sobre o Cristo - TALVEZ, de forma implícita!

[59] João 5:46 → Segundo essa passagem, Jesus diz que Moisés escreveu sobre ele (Jesus).
→ Essa passagem NÃO diz que na LEI de Moises, estivesse escrito a palavra Cristo (= Messias), mas sim diz que Moisés escreveu COISAS sobre o Cristo - TALVEZ, de forma implícita!

 

[60] Lucas 24:44,45 e João 5:46 NÃO afirmam que o SOFRIMENTO de Cristo, em específico, era o que havia sido escrito na LEI de Moisés, nos Profetas e nos Salmos! Essas passgens apenas dizem que há COISAS sobre o Cristo que foram relatadas nas Escrituras, mas NÃO diz que se trata do SOFRIMENTO do Cristo, especificamente, NÃO especifica qual o aspecto da pessoa de Cristo, exatamente!

 

[61] João 1:45 → Essa passagem diz que Felipe havia encontrado ALGUÉM que havia sido relatado na LEI e nos Profetas, mas NÃO diz que esse relato estivesse especificando o NOME desse ALGUÉM, os pais desse ALGUÉM ou a cidade natal desse ALGUÉM. Segundo João 1:45, Felipe firma que esse ALGUÉM relatado na LEI e nos Profetas seja JESUS.

 

MENSAGENS IMPLÍCITAS

[62] Penso como "possível" considerar estas passagens a seguir como IMPLÍCITAS:

Gênesis 3:15 → Quem seria a decendência da mulher iria ferir a cabeça da serpente e que teria o calcanhar ferido pela serpente? TALVEZ se refira ao Cristo!

Deuteronômio 18:17-19 → Quem seria esse "profeta" que Deus estabeleceria? TALVEZ se refira ao Cristo!

Coríntios 10:4 → Essa passagem afirma que a ROCHA mencionada no relato de Moisés (Números 20:8-11) é o Cristo.

1Coríntios 5:7 → Essa passagem afirma que Cristo é o nosso cordeiro da páscoa. (Ex 12:2-6 - Ex 12:27)

 

O Messias no Antigo Testamento

(Volte ao Índice)

 

O Messias no Pentateuco

[63] No judaísmo, de acordo com alguns judeus, a passagem em Gênesis 49:10 é uma mnsagem IMPLÍCITA sobre o MESSIAS (Talmude Babilônico, ordem: Nezikin, Tratado: Sanhedrin, página 98b, comentário 25 (veja que no rodapé sobre o comentário 25 é dito que se refere a Gêneses XLIX, 10 = Gênesis 49:10).

 

[64] Com relação à passagem em Deuteronômio 18:18, NO JUDAÍSMO, entende-se que o "profeta" que Deus estabeleceria se refere a Josué e aos demais profetas que viessem após Josué; em Atos 7:37, esse profeta é mencionado. 

Gênesis: 49. 10. O cetro não se arredará de Judà, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.

Deuteronômio 18:18 - 18. Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

O Messias nos Profetas

[65] No judaísmo, entende-se que, na passagem em Isaías 2:2-4, apessoa que julgará entre as nações (Is 2:4) se refira ao MESSIAS.

Isaías 2:2-4 - 2. E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
3. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.
4. E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

O Messias nos Salmos

[66] Há passagens no Novo Testamento que relacionam os relatos Jesus Cristo com passagens dos Salmos; veja,a seguir. 

 

(a) "Até o meu próprio AMIGO ÍNTIMO, em quem eu tanto confiava, QUE COMIA DO MEU PÃO, levantou CONTRA MIM O SEU CALCANHAR."
(Salmos 41: 9 - Veja Mateus 26:23)

(b) "Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou: TRANSPASSARAM-ME AS MÃOS E OS PÉS."
(Salmos 22:16)

(c) "Repartem entre si as minhas vestes e LANÇAM SORTES SOBRE A MINHA TÚNICA."
(Salmos 22: 18 - Veja João 19: 23, 24)

(d) "Deram-me FEL por mantimento, e NA MINHA SEDE ME DERAM A BEBER VINAGRE."
(Salmos 69: 21 - Veja Mateus 27:34)

(e) "Todos os que me vêem ZOMBAM DE MIM, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:CONFIOU NO SENHOR, QUE O LIVRE; livre-o, pois nele tem prazer."
(Salmos 22: 7, 8 - Veja Mateus 27: 29)

(f) "Poderia contar TODOS OS MEUS OSSOS; eles vêem e me contemplam."
(Salmos 22: 17 - Veja João 19:33)

(g) "Ele guarda TODOS OS MEUS OSSOS; NEM SEQUER UM DELES SE QUEBRA."
(Salmos 34: 20)

(h) "Não deixarás a minha alma no inferno, NEM PERMITIRÁS QUE O TEU SANTO VEJA A CORRUPÇÃO."
(Salmos 16: 10 - Veja Lucas 24:6)

(i) "Mas Deus REMIRÁ A MINHA ALMA DO PODER DA SEPULTURA, pois me receberá."
(Salmos 49: 15 - Veja Marcos 16:6)

(j) "Disse o Senhor AO MEU SENHOR: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés."
(Salmos 110: 1 - Veja Mateus 22:44; Marcos 12:36 e Lucas 20:42)

(k) "Jurou o Senhor e não se arrependerá: TU ÉS UM SACERDOTE ETERNO, segundo a ordem de Melquisedeque."
(Salmos 110: 4 - Veja Hebreus 5:6 e 6:20)

(l) "A PEDRA que os edificadores rejeitaram tornou-se CABEÇA DE ESQUINA."
(Salmos 118: 22 - Veja Mateus 21: 42 e Lucas 20:17)

 

----------------------------------------------

QUEM VEIO PARA MATAR, ROUBAR E DESTRUIR? (João 10:10-12)

(Volte ao Índice)

[68] A Bíblia diz que QUEM veio para matar, roubar e destruir é o LADRÃO (João 10:10), MAS o LADRÃO É o (a) ajudante contratado (mercenário), ou é (b) o lobo? 

[69] Entende-se que, quem veio para "matar, roubar e destruir", que é o LADRÃO (João 10;10), NÃO deve ser o AJUDANTE CONTRATADO (mercenário)(G3411 - misthotos), MAS sim o LOBO, pois o AJUDANTE CONTRATADO -  que NÃO é pastor – FOGE, quando vê o LOBO e o LOBO pega AS OVELHAS e as espalha (João 10:12); entende-se que é o LOBO que mata, rouba e destroi as ovelhas! 

 

 

 

DEUS É VINGATIVO?

(Volte ao Índice)

[70] a expressão VINGANÇA DO SENHOR tem o sentido de que, embora Deus seja TARDIO EM SE IRAR, chega a um momento em que a TOLERÂNCIA se acaba (Naum 1:2); Nesse sentido, eu entendo que Deus seja VINGADOR! Talvez "vingativo" não seja um termo apropriado, pois dá a entender que alguém "vingativo" não tenha misericórdia! Mas Deus tem misericórdia e é LONGÂNIMO, mas, embora Deus seja TARDIO em se IRAR, chega a um momento em que Ele SE IRA (= SE VINGA)! Deus é misericordioso, mas não é bobo! Deus é amor, mas é também fogo consumidor! - IRA DE DEUS = VINGANÇA DE DEUS = FOGO CONSUMIDOR DE DEUS.

Deuteronômio: 32. 35. Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.

 

Salmos: 94. 1. Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece!

 

 Isaías: 34. 8. Pois o Senhor tem um dia de vingança, um ano de retribuições pela causa de Sião.

 

 Isaías: 61. 2. a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

 

Jeremias: 46. 10. Porque aquele dia é o dia do Senhor Deus dos exércitos, dia de vingança para ele se vingar dos seus adversários. A espada devorará, e se fartará, e se embriagará com o sangue deles; pois o Senhor Deus dos exércitos tem um sacrifício na terra do Norte junto ao rio Eufrates.

Jeremias: 50. 28. Eis a voz dos que fogem e escapam da terra de Babilônia para anunciarem em Sião a vingança do Senhor nosso Deus, a vingança do seu templo.

 

Jeremias: 51. 6. Fugi do meio de Babilônia, e livre cada um a sua vida; não sejais exterminados na sua punição; pois este é o tempo da vingança do Senhor; ele lhe dará o pago.

 

Naum: 1. 2. O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. 3. O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no turbilhão e na tempestade, e as nuvens sao o po dos seus pés.

 

 ---------------------------------------------------- 

 

 

A FÉ E OS PEDIDOS NÃO CONCEDIDOS

(Volte ao Índice)

[71] Entende-se que Deus concede um pedido nosso, de acordo com as seguintes CONDIÇÕES:

(a) SE a pessoa permanecer em Cristo e SE as Palavras de Cristo permanecerem na pessoa (João 15:7), guardando o mandamento de Jesus que é "amar uns aos outros, assim como Cristo nos amou" (João 15:10-12).

(b) SE a pessoa tiver FÉ em Deus/Jesus (Mc 11:22-24 - Mt 17:16-20 - Mt 21:21,22 - Lc 17:5,6)(Mt 9:19-21 - Mc 5:25-34 - Lc 8:43-48)(Mc 10:46-52 - Lc 18:35-43)(Lc 17:11-19); Devemos nos lembrar de que a FÉ VIVA é a FÉ com AMOR AO PRÓXIMO (Tiago 2:14-17);

(c) SE o pedido for para o bem (Tiago 4:3);

(d) SE Deus quiser (ELEMENTO DECISIVO);

 

ELEMENTO DECISIVO

[72] Entende-se que, (a) mesmo que a pessoa permaneça em Cristo e que as Palavras de Cristo permaneçam na pessoa, (b) mesmo que a pessoa tenha uma FÉ VIVA, (c) mesmo que o pedido da pessoa seja para o bem, (d) MESMO ASSIM, para que o pedido seja concedido, dependerá do QUERER DE DEUS (elemento decisivo), pelo seguinte motivo:

(a) Jesus pediu ao Pai que o livrasse do sofrimento, mas o Pai não concedeu (Mt 26:39 - Mc 14:36 - Lc 22:42);

(b) O apóstolo Paulo, por três vezes, pediu ao Senhor que o livrasse do espinho na carne, mas o Senhor não concedeu, dizendo: "MINHA GRAÇA BASTA" (2Coríntios 12:7-10);

(c) Jesus cura (Mt 8:7), conforme a FÉ da pessoa (Mt 8:13), CONFORME o querer dele (de Jesus) (Mt 8:2,3).

(d) O profeta Eliseu morreu doente (2Reis 13:14);

(e) Timóteo estava frequentemente doente (1Timóteo 5:23);

(f) Jó foi provado com doenças (Jó 2:7,8).

 

 

-----

O QUE SIGNIFICA "VOCÊS SÃO DEUSES" 

(Volte ao Índice)

 

[73] PERGUNTA: O que significa a frase "vocês são deuses"?
 
RESPOSTA: Esta frase "vocês são deuses" está registrada tanto em João 10:34-36 quanto em Salmos 82:6; para entendermos essa frase, temos que saber que a palavra "deus" em hebraico é "elohim (H430)"; a palavra "elohim" é "plural" e, de acordo com alguns estudiosos, PROVAVELMENTE, tem o sentido de "PODER" (veja "Etimologia da Palavra Elohim").
 
[2] No Antigo Testamento, a palavra "elohim" é usada:
 
(a) Referindo-se a "Deus/Javé (YaHWeH)" (Dt 6:4 - Gn 1:1);
 
(b) Referindo-se a "deuses (ídolos)" (Ex 20:3 - Dt 13:2 - Jz 16:23 - 2Rs 19:18 - Sl 82:6);
 
(c) Referindo-se a "seres humanos (poderosos/autoridades)" (Êx 7:1 - Sl 82:1 - Sl 82:6 - Êx 21:6 - Êx 22:8,9).
 
[3] Jesus disse que (algumas) pessoas, as quais receberam a palavra de Deus, eram conhecidas como "deuses (elohims)", com o sentido de "pessoas poderosas"! Ao ler Salmos 82:1-4, entende-se que Jesus se referia a alguns juízes que eram injustos! Entende-se que a palavra de Deus foi entregue a tais "juízes injustos", com a finalidade de repreendê-los (Salmos 82:1-4), uma vez que Jesus fez uma "comparação" entre tais pessoas (juízes injustos) e Ele (Jesus), a quem o Pai santificou (João 10:35,36).
 
 
 
 
 

QUEM ENTREGOU O DÍZIMO: ABRAÃO OU MELQUISEDEQUE?

(Volte ao Índice) 

Embora, ao ler Hebreus 7:1,2 (e Hebreus 7:6-8), entende-se que foi "Abraão (Abrão)" quem entregou o dízimo a Melquisedeque, ao ler Gênesis 14:19,20, não temos a mesma clareza, pois, no compilado hebraico, o nome "Abrão (Abraão)" NÃO aparece no versículo 20 (Gn 14:20).

 

ANALISANDO GÊNESIS 14:18-20

[1] Quando Melquisedeque abençoou a Abrão, Melquisedeque, ao abençoar, tanto falou de Abrão (...bendito seja Abrão...), quanto dirigiu a palavra a Abrão (...entregou os TEUS inimigos nas TUAS mãos...)(Gênesis 14:19,20).

[2] COMENTÁRIO REFLEXIVO: Pelo fato de, em Gênesis 14:20, o nome "Abrão (Abraão)" não aparecer no compilado hebraico, temos então a seguinte frase: "...e deu lhe (para ele) o dízimo de tudo": (a) Quem deu? Deu para quem?

a. SE considerarmos que foi Abrão quem deu o dízimo de tudo, temos que imaginar que, DE REPENTE, houve uma mudança de sujeito no texto.

b. SE foi Melquisedeque quem "trouxe pão e vinho", "abençoou-o" e "disse uma benção", POR QUE deveríamos imaginar que foi Abrão quem deu o dízimo de tudo, uma vez que o texto NÃO informa a mudança de sujeito?

c. Pelo fato de a passagem em si NÃO registrar a mudança de sujeito, isso NÃO significa que não tenha havido uma mudança de sujeito!

Gênesis 14:20

(וּבָרוּךְ) u-baruk (H1288) = e bendito

(אֵל) el (H410) = (seja) DEUS

(עֶלְיוֹן) elyon (H5945) = altíssimo

(אֲשֶׁר) asher (H834) = que

(מִגֵּן) miggen (H4042) = entregou

(צָרֶיךָ) tzare-ka (H6862) = inimigo-teu

(בְּיָדֶךָ) be-yade-ka (H3027) = na-mão-tua

(וַיִּתֶּן) u-ayytten (H5414) = e-deu

(לוֹ) lo = lhe (= a ele)

(מַעֲשֵׂר) ma'aser (H4643) = dízimo

(מִכֹּל) mi-kkol (H6305) = de-tudo

 

[3] CONCLUSÃO: Embora a passagem em Gênesis 14:18-20 não seja, em si, esclarecedora, ao ler a passagem em Hebreus 7:1,2 (e Hebreus 7:6-8), entende-se que foi "Abraão (Abrão)" quem entregou o dízimo a Melquisedeque.

Informação Extra-Bíblica: Segundo o judaísmo, foi Abrão quem entregou o dízimo a Melquisedeque.

 

Hebreus 7:2 (parte A)
() o (G3739) = a quem (pronome relativo dativo masculino singular)
(καὶ) kai (G2532) = também
(δεκάτην) dekaten (G1181) = dízimo (adjetivo acusativo feminino singular)
(ἀπὸ) apo (G575) = de
(πάντων) panton (G3956) = tudo (adjetivo genitivo neutro plural)
(ἐμέρισεν) emerisen (G3307) = compartilhou 
(Ἀβραάμ) abraam (G11) = nominativo masculino singular.

 

A Genealogia de Jesus  

(Volte ao Índice) 

[1] As genealogias de Mateus e Lucas seguem juntas até o rei Davi (Mt 1:2-6)(Lc 3:32-34)

(Mateus 1:2-6) (Lucas 3:32-34) ABRAÃO → Isaque → Jacó → Judá → Perez → Esrom → Arão → Aminadabe → Naassom → Salmom/Salá → Boaz → Obede → Jessé → DAVI

[2] Depois de DAVI, as genealogias se separam nos filhos de Davi (a) SALOMÃO (Mateus 1:6) e (b) NATÃ (Lucas 3:31)

(Mateus 1:6-16) DAVI → Salomão → Roboão → Abias → Asa → Josafá → Jorão → Uzias → Jotão → Acaz → Ezequias → Manassés → Amom → Josias → Jeconias → Salatiel → Zorobabel → Abiúde → Eliaquim → Azor → Zadoque → Aquim → Eliúde → Eleazar → Matã → Jacó → José (marido de Maria). 

(Lucas 3:23-31) DAVI → Natã → Matatá → Mená → Meleá → Eliaquim → Jonã → José → Judá → Simeão → Levi → Matã → Jorim → Eliézer → Josué → Er → Elmedã → Cosã → Adi → Melqui → Neri → Salatiel → Zorobabel → Resá → Joanã → Jodá → José → Semei → Matatias → Maate → Nagaí → Esli → Naum → Amós → Matatias → José → Janai → Melqui → Levi → Matã → Heli → (como filho de José) Jesus. 

NOMES IGUAIS

[3] Comparando as duas genealogias, percebemos que há "pessoas diferente", porém com o mesmo nome, por exemplo:

[4] Zorobabel (filho de Salatiel, filho de Jeconias) (Mt 1:12) e Zorobabel (filho de Salatiel, filho de Neri) (Lc 3:27); embora em 1Crônicas registra que “Zorobabel, filho de Pedaías” (1Crônicas 3:19), em outras passagens, registra-se “Zorobabel, filho de Sealtiel” (Esdras 3:2 – Esdras 3:8 – Neemias 12:1 – Ageu 1:12 – Ageu 1:14 – Ageu 2:23).

[5] Sugere-se duas possibilidades: (a) Pedaías talvez tivesse falecido, sem filhos, e Sealtiel, conforme o mandamento do "levirato (cunhalado)" (Dt 25:5), tivesse assumido a mulher de seu irmão falecido, e foi chamado de "pai de Zorobabel", o qual também foi chamado de "Filho de Pedaías", (b) ou, talvez, tanto Sealtiel como seu irmão Pedaías tiveram filhos com o mesmo nome Zorobabel: "Zorobabel, filho de Sealtiel" e "Zorobabel, filho de Pedaías", ou seja, duas pessoas diferentes, que seriam primos, mas que teriam o mesmo nome; Um fato que reforça a idéia de que foram pessoas diferentes, é que o Zorobabel, Filho de Sealtiel, teve um filho chamado ABIÚDE (registrado em Mt 1:13), enquanto o Zorobabel, filho de Pedaías, TEVE FILHOS COM OUTROS NOMES (1 Crônicas 3:19,20).

[6] Somente a genealogia de Lucas registra os antecedentes de ABRAÃO. 

(Lucas 3:34-38) Adão → Sete → Enos → Cainã → Maleleel → Jarete → Enoque → Matusalém → Lameque → Noé → Sem → Arfaxade → Cainã → Salá → Eber → Faleque → Ragaú → Seruque → Nacor → Terá → ABRAÃO 

[7] Embora, no Antigo Testamento, geralmente as traduções trazem “Selá, filho de Arfaxade” (Gn 10:24 – Gn 11:12-14 – 1Cr 1:17), os manuscritos mais antigos – da Septuaginta e do Mar Morto – registram o nome Cainã; assim, entende-se do porque Lucas registrar  “Selá, filho de Cainã, filho de Arfaxade” (Lucas 3:36).

 

A Genealogia de Lucas é de José ou de Maria? 

[1] Tradicionalmente, entende-se que a genealogia de Lucas é a genealogia dos antepassados de Maria, mãe biológica de Jesus, pelos seguintes motivos:

(a) Por causa da expressão "asssim suposto de José (ως ενομιζετο Ιωσηφ)";

(b) Pelo fato de o nome "José" aparecer apenas UMA vez, no compilado grego;

(c) Pelo fato de a genealogia de Mateus ter prosseguido com o filho de DAVI (SALOMÃO) (Mateus 1:6), enquanto que a genealogia de Lucas prosseguiu com o filho de DAVI (NATÃ) (Lucas 3:31),  deixando óbvio que, se a genealogia de Mateus terminou em José, a genealogia de Lucas NÃO poderia terminar em José também! 

 

[2] No compilado grego, o nome “José” aparece apenas uma vez, ficando, literalmente, assim:  

[e][(o)mesmo][estava][Jesus][iniciando][como][(de)anos][trinta][sendo][filho][assim][suposto][(de)José][de][Eli]  

Reajustando para o português, tal versículo ficaria assim:  

“e o mesmo Jesus estava iniciando como trinta anos, sendo filho – assim suposto, de José – de Eli”. 

 

Lucas 3:23 

(Καὶ) = e (G2532) 

(αὐτὸς) = (o)mesmo (G846) 

(ἦν) = estava (G1510) 

(Ἰησοῦς) = Jesus (G2424) 

(ἀρχόμενος) = iniciando (G756) 

(ὡσεὶ) = como (G5616) 

(ἐτῶν) = (de)anos (G2094) 

(τριάκοντα) = trinta (G5144) 

(ὢν) = sendo (G1510) 

(υἱός) = filho (G5207) 

(ὡς) = assim (G5613) 

(ἐνομίζετο) = suposto (G3543) 

(Ἰωσὴφ) = (de)José (G2501) 

(τοῦ) = de (G3588) 

(Ἠλὶ) = Eli (G2242)

 

 

A IRA É PECADO?

(Volte ao Índice) 

[1] No compilado grego do Novo Testamento, encontramos três palavras que, em português, significam IRA; 

(a) PARORGISMOS (G3950); 

(b) THYMOS (G2372);  

(c) ORGE (G3709);  

Também encontramos o verbo IRAR-SE: 

(d) ORGIZO (G3710). 

[2] PERGUNTA: Mas qual seria a diferença entre PARORGISMOS, THYMOS e ORGHE?

RESPOSTA: É permitido ORGIZO (irar-se) (Efésios 4:26), assim como Jesus teve ORGE (ira)(Marcos 3:5), mas não devemos deixar que o sol se ponha sobre o nosso PARORGISMOS (ira) (Efésios 4:26)e não se deve ORGIZO (irar-se) sem motivo (Mateus 5:22); devemos ser tardios em ter ORGE (Tiago 1:19), devemos orar sem ORGE (1Timóteo 2:8), devemos eliminar tanto ORGE quanto THYMOS (Efésios 4:31 - Colossenses 3:8).

Embora THYMOS seja uma obra da carne (Gl 5:20), a expressão IRA DE DEUS é expressa tanto como THYMOS de Deus (Ap 15:1 - Ap 14:10 - Ap 14:19 - Ap 15:7 - Ap 16:1) quanto ORGE de Deus (Jo 3:36 - Ef 5:6 - Cl 3:6 - Rm 1:18); também encontramos a expressão "vinho da THYMOS da ORGE de Deus (Ap 19:15).

----------------------------------------------------------------------------------------------- 

A expressão IRA DE DEUS, no compilado grego do Novo Testamento, aparece expresso, da seguinte forma:

(a) "thymos tou theou (θυμος του θεου) (Ap 15:1)", "thymou tou theou (θυμου του θεου) (Ap 14:10 - Ap 14:19 - Ap 15:7 - Ap 16:1)"; (θυμος) nominativo, (θυμου) genitivo.

(b) "orghe tou theou (οργη του θεου) (Jo 3:36 - Ef 5:6 - Cl 3:6)", "orghe theou (οργη θεου) (Rm 1:18)"

→ Em Apocalipse 19:15, encontramos as duas palavras juntas, na expressão "vinho da ira da ira de Deus":

"oinou tou thymou tes orghes tou theou (οινου του θυμου της οργης του θεου) (Ap 19:15)"; (οργη) nominativo, (οργης) genitivo 

 

PARORGISMOS (G3950) - IRA (só ocorre em Efésios 4:26)

THYMOS (G2372) - IRA 

ORGE (G3709) -IRA

ORGIZO (G3710) - IRAR-SE

 

DEUS SE ARREPENDE?

1. A passagem em Números (Números 23:19) diz que Deus não mente e NÃO se arrepende, MAS há outras passagens que dizem que Deus se arrepende (Gênesis 6:6,7)! MAS como entender isso?

2. A palavra traduzida por “arrepender-se” (referindo-se a Deus) é a palavra hebraica “NACHAM (H5162)”, que tem o sentido de “ENTRISTECER-SE”, portanto, o “arrependimento de Deus” tem o sentido de “entristecer-se de Deus”! Ao observar a ideia da passagem de Números, observa-se que, (a) embora Deus “se arrependa (SE ENTRISTEÇA)” (Gênesis 6:6,7), (b) DEUS NÃO SE ARREPENDE (NÃO SE ENTRISTECE) a ponto de DEIXAR DE CUMPRIR o que prometeu (Números 23:19). 

3. Observe que, nas passagens que mostram Deus “se arrependendo (SE ENTRISTECENDO)”, tal “arrependimento (ENTRISTECIMENTO)” NÃO fez com que Deus DEIXASSE DE CUMPRIR o que havia prometido! Essa é a ideia da passagem de Números (Números 23:19). 

(a) Deus se entristeceu de ter feito o homem (Gênesis 6:6,7);

(b) Deu se entristeceu de ter colocado Saul como rei (1Samuel 15:11 - 1Samuel 15:35); 

(c) Deus estava cansado de se entristecer por Jerusalém (Jeremias 15:5,6); 

(d) Deus se entristece por ter que aplicar um "castigo/mal (juízo de Deus)" (Êxodo 32:14 - 2Samuel 24:16 - 1Crônicas 21:15 - Jeremias 18:8 - Jeremias 26-3 - Jeremias 23:13 - Joel 2:13,14 - Jonas 3:9,10).   

4. RESUMINDO: (a) Deus tem "arrependimento (ENTRISTECIMENTO)" NÃO INTERFERENTE no cumprimento divino, (b) Deus NÃO tem "arrependimento (ENTRISTECIMENTO)" INTERFERENTE do cumprimento divino (Números 23:19). 

 
 
 
 
----------
 
[1] PERGUNTA: Com relação ao Messias, há quem alegue que certas afirmações do Novo testamento sobre o Antigo Testamento NÃO estão relatadas no Antigo Testamento; COMO entender isso?
 
RESPOSTA: Há umas três possibilidades:
 
(a) Considerando que, no Antigo Testamento, NÃO existe NENHUMA passagem "explícita" sobre o Messias, podemos entender que tais passagens estejam IMPLÍCITAS, no Antigo Testamento.
 
(b) Considerando que o Antigo Testamento registra LIVROS que não estão inclusos no Antigo Testamento, podemos entender que tais passagens podem se referir ao conteúdo desses livros que não foram incluídos no Antigo Testamento.
 

PERGUNTA REFLEXIVA: Esses livros estariam faltando na TANAKH (Antigo Testamento)?  

Livro das Guerras (Números 21:14); 
Livro de Jasar (Josué 10:13) (2 Samuel 1:18); 
Livro dos Atos de Salomão (1 Reis 11:41); 
Livro de Natã (1 Crônicas 29:29) (2 Crônicas 9:29); 
Livro de Gade (1 Crônicas 29:29); 
Histórias do profeta Ido (2Crônicas 13:22)
Livro de Semaías (2 Crônicas 12:15); 
Atos de Uzias, escrito por Isaías (2 Crônicas 26:22); 
Livros dos Videntes (2 Crônicas 33:19)?
 
(c) Considerando que o Antigo Testamento relata que houve escribas judeus que adulteravam a Escritura, podemos entender que, talvez, tais passagens tenham sido adulteradas por tais escribas.
 
Alguns escribas JUDEUS (Jeremias 8:1) estavam adulterando a Escritura, pois "a caneta (pena)" deles era "falsa", ou seja, tais "escribas judeus" estavam usando "a caneta (pena)" para "escrever" coisas falsas (Jeremias 8:8).
 

Jeremias 8:8

[como][(vocês)dizem] 
[sábios][nós(somos)][e-(a)Lei][(de)Javé(está)][conosco][certamente] 
[vejam][em-falsidade][fez][(a)caneta] 
[falsidade(é)][(dos)escribas]
 
***     ***     ***     ***     ***     ***
 
(אֵיכָה) ekah (H349) = como 
(תֹאמְרוּ) tomeru (H559) = (vocês) dizem
 
(חֲכָמִים) hakamim (H2450) = sábios 
(אֲנַחְנוּ) anakhnu (H587) = nós (somos) 
(וְתוֹרַת) u-torat (H8451) = e-(a) LEI 
(יְהֹוָה ) YaHWeH (H3068) = de Javé (está) 
(אִתָּנוּ) ittanu (H854) = conosco 
(אָכֵן) aken (H403) = certamente
 
(הִנֵּה) hinneh (H2009) = vejam (partícula demonstrativa) 
(לַשֶּׁקֶר) lasheqer (H8267) = em falsidade 
(עָשָׂה) asah (H6213) = fez 
(עֵט) 'et (H5842) = (a)caneta (pena)
 
(שֶׁקֶר) sheqer (H8267) = falsidade (é) 
(סֹפְרִים) sopherim (H5608) = (dos) escribas
 
 
Jonas e o Grande Peixe

 
Entende-se que o relato de Jonas (Jonas 1:1 - 2Reis 14:25) sendo engolido pelo grande peixe pode ter sido "figurado" ou "literal" (Jonas 1:17 - Mateus 12:40); veja que, na história, há relatos de pessoas sendo engolidos por animais marinhos; veja a seguir:  
É conhecido o caso do marinheiro inglês, James Bartley, que foi salvo vivo perto das ilhas Malvinas em fevereiro de 1891, depois de passar 15 horas dentro do ventre de um cachalote. É conhecido também o caso de outro marinheiro inglês, que caiu no canal de Calais, e foi tragado por um "Tubarão Baleia, ficando 48 horas dentro desse animal e algumas horas após ser resgatado estava em bom estado, e foi exibido ao público no Museu de Londres. O fato é narrado no livro "The Harmony Science and Scripture", de Harry Rimmer, onde o autor conheceu pessoalmente o personagem da história.
Pena de Morte
EM CONSTRUÇÃO

1Coríntios 5:1-13

[5] O apóstolo Paulo, falando sobre JULGAMENTO entre os irmãos na fé, disse o seguinte (1Co 5:11,12): O apóstolo Paulo comentou um caso na igreja de Corinto, em que um filho mantinha relações sexuais com a mãe (1Co 5:1) e o apóstolo Paulo diz que tal pessoa deveria ter sido EXCLUÍDA do meio dos irmãos (1Co 5:2) e Paulo determinou, juntamente com os irmãos, que tal malfeitor fosse "entregue a SATANÁS", para a destruição da carne, a fim de que o espírito fosse salvo (1Co 5:3-5 - 1Tm 1:20); o apóstolo Paulo disse que os irmãos (na fé) NÃO devem se associar com uma pessoa que se diga "irmão na fé", mas que seja uma pessoa (a) devassa, (b) gananciosa/avarenta, (c) idólatra, (d) maldizente, (e) beberrão e (f) ladrão, dizendo que NÃO se deve nem comer junto com tal pessoa (1Co 5:11), ou seja, tal pessoa deve ser TIRADA de entre o meio dos irmãos (1Co 5:13); devemos JULGAR NÃO segundo a aparência, mas com justiça (Jo 7:24); devemos jugar a nós mesmos (1Co 10:15)

Quem deve ser excluído do Grupo de Irmãos:

(a) pessoa devassa (sexualmente) (G4205 pornos);

(b) pessoa gananciosa (G4123 pleonektes);

(c) pessoa idólatra (G1496 eidololatres);

(d) pessoa que só reclama (G3060 loidoros);

(e) beberrões (G3183 methysos);

(f) ladrões (G727 arpaks).

 

 

-----------------------------------------------------------------------------

COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS

 

Existe uma questão fechada e uma questão aberta:

A questão fechada é esta: É proibido falar com um morto? Sim, é proibido se comunicar com os mortos (Deuteronômio 18:11 - Isaías 8:19)(Apocalipse 22:14,15);

A questão aberta é esta: Existe a possibilidade de um vivo se comunicar com um morto? Essa questão é considerada aberta porque há dois argumentos relevantes opostos: (a) Quem entende que existe essa possibilidade, diz que a passagem em 1Samuel 28:6-22 diz que "Samuel disse" (1Samuel 28:15,16 - 1Samuel 28:20); MAS seria esse Samuel o verdadeiro profeta Samuel, ou o "suposto" Samuel? 

(b) Quem entende que não existe essa possibilidade entende que a ideia dessa passagem seria dizer que "o (suposto) Samuel disse", pois a mulher tinha visto deuses subirem da terra (1Samuel 28:13) e viu um homem velho em uma capa e Saul "entendeu" que era Samuel (1Samuel 28:14), além, de citarem outras passagens, tais como, aquela em que o filho de Davi morre e Davi disse que o filho dele não poderia voltar à ele (a Davi) e citam a passagem em Lucas em que o rico morto não poderia voltar para se comunicar com os seus parentes vivos (Jó 7:9,102Samuel 12:23)(Lucas 16:23-31);. 

(Volte ao Índice)

--------------------------------------------------------

DEUS CRIOU O MAL?

1. Em Isaías 45:7 é dito que Deus cria o “mal”; pelo fato de a parte “a” do versículo mencionar elementos opostos – luz e trevas – entende-se que na parte “b”, também temos elementos opostos – paz e mal – e, assim sendo, entende-se que esse "mal" não seja o mesmo que “pecado”, mas sim seja oposto de "paz", ou seja, uma "calamidade", assim como "trevas" é oposto de "luz"! (Isaías 45:7)

2. Considerando que esse MAL mencionado em Isaías 45:7 NÃO seja o mesmo que “pecado”, mas sim de “calamidade”, entende-se que a finalidade desse “mal (calamidade)” seja de disciplinar, provar, ou exterminar.

3. Deus é bom e TARDIO em se irar, ou seja, chega a um momento em que Deus se ira (Êxodo 34:6 - Naum 1:3 - Isaías 48:9 - Neemias 9:29,30)! 

Isaías 45:7. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

 

(Volte ao Índice)

--------------------------------------------------------

--------------------------------------

 

QUEM FEZ DAVI FAZER O SENSO DE ISRAEL:

DEUS OU SATANÁS?

 

 

O CENSO DE ISRAEL 

1. O episódio do censo feito por Davi é relatado em duas passagens e contém umas cinco dificuldades: (1) Quem impulsionou Davi a fazer o censo: Deus ou Satanás? (2) Qual foi a transgressão de Davi: o censo em si, ou algo relativo ao censo? (3) Qual foi a transgressão do povo de Israel? (4) Qual o total correto do censo? (5) Deus se arrepende?

 

***QUEM ESTIMULOU DAVI A FAZER O CENSO? 

2. A passagem de Samuel diz que foi Deus quem “impulsionou (“SUT” H5496)” Davi a fazer o censo (contagem do povo) (2Samuel 24:1), mas a passagem em Crônicas diz que foi Satanás (1Crônicas 21:1)! MAS COMO entender isso? 

4. Entende-se que Deus impulsionou Davi a fazer o censo (2Samuel 24:1), por meio de Satanás, isto é, Deus utilizou Satanás como instrumento para impulsionar Davi a fazer tal censo (1Crônicas 21:1); da mesma forma, perceba que é dito que foi Davi quem fez o censo (2Samuel 24:10), porém sabemos que foi, por meio de seus comandantes, isto é, Davi utilizou seus comandantes como instrumento para realizar tal censo (2Samuel 24:4). 

5. Há algumas passagens na Bíblia que mostram essa ideia de Deus utilizando Satanás como instrumento para realizar algum propósito divino, por exemplo, Satanás foi utilizado como instrumento de “provação” (Jó 1:6-12); em outra passagem, Satanás foi utilizado como instrumento de “disciplina”, a fim de que o espírito da pessoa se salvasse (1Coríntios 5:5); em outra passagem, como instrumento, para que a pessoa não blasfemasse (1Timóteo 1:20).

 

***QUAL FOI A TRANSGRESSÃO DE DAVI?

6. Quando Davi ordenou ao seu comandante Joabe que realizasse o censo, Joabe DISCORDOU da ordem de Davi de fazer tal censo (2Samuel 24:3 – 1Crônicas 21:3)! Após a realização do censo, Davi disse que havia cometido uma TRANSGRESSÃO (“AVON” H5771) (2Samuel 24:10 – 1Crônicas 21:8)! MAS qual teria sido a transgressão de Davi: o censo em si, ou algo relativo ao censo?

7. A lei do censo diz que, quando um censo fosse realizado em Israel, seriam contados homens de vinte anos para cima e cada homem contado teria que dar um dinheiro no valor de meio ciclo para o Senhor, para o serviço da congregação, como oferta de expiação da alma (Êxodo 30:11-16), mas a tribo de Levi NÃO poderia ser contada (Números 1:47-49).

8. Quando a passagem diz que Joabe NÃO incluiu na contagem a tribo de Levi, pois tal ordem parecia horrível (1Crônicas 21:6-8 - 2 Samuel 24:10), entende-se que Davi queria que a tribo de Levi fosse contada também, transgredindo a Lei sobre o censo (Números 11:47-49). O censo em si, conforme a lei do censo (Êxodo 30:11-16 - Números 1:47-49), não é errado! Também não haveria sentido em considerar tal censo como transgressão, uma vez que foi o próprio Deus, por meio de Satanás, que impulsionou Davi a realizar tal censo (2Samuel 24:1 - 1Crônicas 21:1)! 

 

***QUAL FOI A TRANSGRESSÃO DO POVO?

9. Deus puniu o povo de Israel (2Samuel 24:15 – 1Crônicas 21:14), MAS por qual motivo? A passagem em Samuel inicia com a afirmação de que Deus estava novamente IRADO contra Israel (2Samuel 24:1)! Embora a passagem não relate o motivo dessa IRA, entende-se que o povo de Israel deve ter feito alguma TRANSGRESSÃO bem ruim, a ponto fazer com que Deus ficasse IRADO!

 

***QUAL O TOTAL CORRETO DO CENSO?

10. A passagem em Crônicas registra “um milhão e cem mil” em Israel e “470 mil” em Judá (1Crônicas 21:5), mas a passagem em Samuel registra “800 mil” em Israel e “500 mil” em Judá (2 Samuel 24:9); MAS como entender isso?

 

Israel

+1.100.000 (um milhão e cem mil)

-800.000 (oitocentos mil)

___________________

-300.000 (trezentos mil)

 

Judá

-470.000 (quatrocentos e setenta mil)

+500.000 (quinhentos mil)

________________

-30.000 (trinta mil)

 

11. Entende-se que essa diferença no resultado ocorreu pelo fato de que, embora Joabe tivesse o resultado total, incluindo a tribo de Levi e de Benjamim (TOTAL MAIOR), Joabe decidiu NÃO incluir essas tribos na lista que seria entregue a Davi (TOTAL MENOR) (1Crônicas 21:6).

 

***DEUS SE ARREPENDE?

12. Nesse episódio do censo de Israel é dito que Deus se arrependeu (2Samuel 24:16 - 1Crônicas 21:15).

13. A passagem em Números (Números 23:19) diz que Deus não mente e NÃO se arrepende, MAS há outras passagens que dizem que Deus se arrepende (Gênesis 6:6,7)! MAS como entender isso?

14. A palavra traduzida por “arrepender-se” (referindo-se a Deus) é a palavra hebraica “NACHAM (H5162)”, que tem o sentido de “ENTRISTECER-SE”, portanto, o “arrependimento de Deus” tem o sentido de “entristecer-se de Deus”! Ao observar a ideia da passagem de Números, observa-se que, (a) embora Deus “se arrependa (SE ENTRISTEÇA)” (Gênesis 6:6,7), (b) DEUS NÃO SE ARREPENDE (NÃO SE ENTRISTECE) a ponto de DEIXAR DE CUMPRIR o que prometeu (Números 23:19). 
15. Observe que, nas passagens que mostram Deus “se arrependendo (SE ENTRISTECENDO)”, tal “arrependimento (ENTRISTECIMENTO)” NÃO fez com que Deus DEIXASSE DE CUMPRIR o que havia prometido! Essa é a ideia da passagem de Números (Números 23:19). 
(a) Deus se entristeceu de ter feito o homem (Gênesis 6:6,7); 
(b) Deu se entristeceu de ter colocado Saul como rei (1Samuel 15:11 - 1Samuel 15:35); 
(c) Deus estava cansado de se entristecer por Jerusalém (Jeremias 15:5,6); 
(d) Deus se entristece por ter que aplicar um "castigo/mal (juízo de Deus)" (Êxodo 32:14 - 2Samuel 24:16 - 1Crônicas 21:15 - Jeremias 18:8 - Jeremias 26-3 - Jeremias 23:13 - Joel 2:13,14 - Jonas 3:9,10).   

 

16. RESUMINDO: (a) Deus tem "arrependimento (ENTRISTECIMENTO)" NÃO INTERFERENTE no cumprimento divino, (b) Deus NÃO tem "arrependimento (ENTRISTECIMENTO)" INTERFERENTE do cumprimento divino (Números 23:19). 

 

***Veja este mesmo estudo, porém com mais alguns detalhes aqui: O CENSO DE ISRAEL

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------

CREIA E SERÁ SALVO TU E TUA CASA (Atos 16:31)

 

1. Considerando que a salvação é individual (Mateus 16:26,27 – 1Coríntios 7:16 – 2Coríntios 5:10 – Romanos 14:12 – Apocalipse 22:17) e que, para que a pessoa se salve (obtenha a vida eterna), é necessário crer em Cristo (João 3:16-21 – João 3:36), COMO entender Atos 16:31 onde diz: “creia no Senhor Jesus e será salvo, você e sua casa”? 

2. Há quem entenda que tal passagem significa que basta um primeiro familiar se converter que todos os demais familiares se converterão, caso esse primeiro familiar "creia" nisso! MAS será que a salvação dos demais familiares dependeria do primeiro familiar crer? O problema desse entendimento é que isso gera uma expectativa no crente de que os todos os seus familiares se converterão, mas, os anos vão passando e nem sempre isso acontece! E quando não acontece, tal crente acaba se questionando se, de fato, teve creu o suficiente! Isso gera uma angústia na pessoa! MAS o que será que tal passagem quer dizer?

3. Pelo fato de a salvação ser individual, entende-se que a frase "creia no Senhor Jesus e (você) será salvo, VOCÊ e SUA CASA" significa que "o carcereiro seria salvo SE ele cresse" e, da mesma, "cada membro da família do carcereiro seria salvo SE cresse".

4. Perceba, no verso 31, que “creia no Senhor Jesus” está no singular e perceba que “será salvo” também está no singular, tanto em português quanto nos manuscritos gregos; 

5. Da mesma forma que “será salvo” não se refere somente ao carcereiro, entende-se que, semelhantemente, “creia” também não se refira apenas ao carcereiro, ou seja, cada um deveria crer para ser salvo, isto é, foi necessário que todos cressem para que se salvassem. 

6. O mesmo tipo de frase acontece, no verso 33, tanto em português quanto nos manuscritos gregos: perceba que “foi batizado” está no singular, porém sabemos que não se refere somente ao carcereiro, ou seja, cada um foi batizado, isto é, todos foram batizados. 

7. A promessa “creia no Senhor Jesus e será salvo, você e a sua casa” aplica-se para todos nós, isto é, quem crer será salvo (João 3:16-21 – João 3:36). Paulo e Silas (Atos 16:29) pregaram a palavra de Deus tanto para o carcereiro quanto para todos os de sua casa (Atos 16:32) e todos creram (Atos 16:34).

O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS E EM SEU NOME?

8. É dito que a “salvação” é pelo FAVOR (graça) de Deus e não pelas obras (Efésios 2:8-10 -Atos 15:11), porque, sem o FAVOR (graça) de Deus, ninguém conseguiria se salvar! Por outro lado, o acesso à “salvação” é por meio da FÉ (CRER) (Efésios 2:8-10), mas entende-se que tem que ser uma FÉ VIVA, que é a “fé” acompanhada com a prática do AMOR ao próximo (Tiago 2:14-17)! O FAVOR (graça) de Deus para a “salvação” é o “sacrifício de Cristo” (Colossenses 1:14 -Efésios 1:7 - Hebreus 9:11,12) (Colossenses 1:14 - Efésios 1:7 - Hebreus 9:11,12).

9. CRER é o mesmo que TER FÉ, pois, nos manuscritos gregos, a palavra traduzida por "crer" é "PISTeuo (G4100)" e a palavra traduzida por "fé" é "PISTis (G4102)". O acesso à “salvação” é por meio da FÉ (CRER) (Efésios 2:8-10) em Jesus (João 3:16-18 – Atos 27:31) e em seu nome, recebendo-o (João 1:11,12); Considerando que o nome "Jesus (hebraico: Yeshua)" significa "SALVAÇÃO" (Mateus 1:21), entende-se que CRER no nome de Jesus (João 1:11,12) signifique “crer” na salvação (Mateus 1:21).

REFLEXÃO: Mas o que significa CRER (ter FÉ) em Jesus e em seu nome, recebendo-o: (1) significa "crer" que Jesus existe, ou (2) significa "crer" no que Jesus ensinava e crer na "salvação"?

10. Devemos considerar que, no tempo e local em que Jesus vivia (e proximidades), todos já "criam" na existência de Jesus, mas nem todos "criam" no que Jesus ensinava, nem na salvação! Por isso, entende-se que “crer” em Jesus e em seu nome signifique “crer” naquilo que Jesus ensinava - amor (João 13:34,35 - Mateus 5:44), perdão (Mateus 6:12-15), misericórdia (Mateus 5:7 - Lucas 6:36,37), etc. -  praticando (Tiago 1:22-25), e “crer” na salvação.

11. Devemos também considerar que a “fé” tem que ser uma FÉ VIVA, que é a“fé” acompanhada com a prática do AMOR ao próximo (Tiago 2:14-17); não basta CRER, pois até os demônios creem (Tiago 2:19); não adianta ter uma “fé” que remove montanhas, sem amor (1Coríntios 13:2); não adianta receber a Cristo (João 1:11-13) com a BOCA, mas rejeitá-lo com as ATITUDES (Mateus 7:21-23)! A forma "prática" e "real" de RECEBER a Cristo é com as ATITUDES (prática do amor ao próximo) (Mateus 25:34-40 - Mateus 25:46 - Mateus 7:15-24-João 13:34,35);

12. É certo que não devemos julgar se a pessoa é salva ou não (Tiago 4:12), mas o curioso é que MUITOS que se consideram “servos de Deus”, naquele dia, o Senhor lhes dirá que nunca os conheceu (Mateus 7:22,23) e o curioso é que, para aqueles que praticam o AMOR ao próximo, o Filho do homem os receberá no reino (Mateus 25:34-40); veja existem PROMESSAS para aqueles que praticam o AMOR AO PRÓXIMO, tais como:

(a) Quem AMA AO PRÓXIMO torna-se FILHO DE DEUS (Mateus 5:44,45);

(b) Quem AMA AO PRÓXIMO é quem RECEBE A CRISTO (o Filho do Homem) (Mateus 25:37-46); NÃO adianta RECEBER a Cristo com a BOCA e rejeitá-lo com as ATITUDES (Mateus 7:21-23);

(c) Quem AMA AO PRÓXIMO é quem AMA A DEUS (1Jõao 4:20,21 - 1João 3:17,18);

(d) Quem AMA AO PRÓXIMO cumpre TODA A LEI de Deus - obediência a Deus (Atos 5:27-29) - (Romanos13:8-10); quem desobedece à LEI de Deus (desobediência) NÃO é conhecido por Deus (Mateus 7:23), mas quem AMA AO PRÓXIMO conhece a Deus (1João 4:7);

(e) Quem AMA AO PRÓXIMO passou da morte para a VIDA (1João 3:14).  

Atos 16:31 (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) - 31. E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e SERÁS SALVO, tu e a tua casa. 

Atos 16:31 (Almeida Revisada Imprensa Bíblica) - Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e SERÁS SALVO, tu e tua casa.

Atos 16:31 (Sociedade Bíblica Britânica) - Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e SERÁS SALVO, tu e a tua casa.

Atos 16:31 (Bíblia Católica Ave Maria) - Disseram-lhe: Crê no Senhor Jesus e SERÁS SALVO, tu e tua família.

Atos 16:31 (Bíblia Católica da CNBB) - Paulo e Silas responderam: "Acredite no Senhor Jesus, e SERÃO SALVOS você e todos os da sua casa."

Atos 16:31 (Nova Versão Internacional) - Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e SERÃO SALVOS, você e os de sua casa".

 
QUEM SÃO OS ESPÍRITOS EM PRISÃO?
-----------------------------------------------------------------------------
   
O ESTUPRADOR TINHA QUE SE CASAR COM A VÍTIMA?

1. Uma passagem em Números fala sobre um CASO em que diz que, quando um homem PEGAR ("TAPHAS" H8610) e se deitar com uma MULHER SOLTEIRA (não noiva), ele terá que pagar ao pai da moça 50 peças de prata e ela será sua ESPOSA, pois a HUMILHOU ("ANAH" H6031), NÃO podendo largá-la. Há quem entenda que este caso se trate de um ESTUPRO pois diz que ele a HUMILHOU ("ANAH" H6031) (Deuteronômio 22:28,29). MAS como entender isso?

 

2. Na verdade, este CASO não se trata de estupro, mas sim de “sexo sem compromisso entre solteiros”, pois é o mesmo CASO relatado em Êxodo (Êxodo 22:16,17). SE fosse caso de estupro, a mulher GRITARIA por socorro (Deuteronômio 22:27). A expressão “ele a HUMILHOU ("ANAH" H6031)” NÃO significa que ele a “estuprou”, pois A MESMA expressão é utilizada, no contexto anterior, em um CASO de ADULTÉRIO, em que, embora a mulher tivesse consentido, mesmo assim, é dito que o homem a HUMILHOU ("ANAH" H6031) (Deuteronômio 22:23,24).

 

3. No contexto anterior, (a) temos o CASO de ADULTÉRIO, pois o grito de socorro não é mencionado; neste caso, os dois sofreriam “pena de morte” (Deuteronômio 22:22); (b) temos o CASO de sexo consentido com mulher noiva, pois não houve grito de socorro; neste caso, os dois sofreriam “pena de morte” (Deuteronômio 22:23,24); (c) temos o CASO de ESTUPRO, pois o homem FORÇOU (“CHAZAK” H2388) a mulher e ela gritou por socorro; neste caso, somente o estuprador (obviamente) sofreria “pena de morte” (Deuteronômio 22:25-27); e finalmente o último CASO de “sexo sem compromisso entre solteiros”, no qual não haveria “pena de morte” (Deuteronômio 22:28,29).

 

4. Veja que (a) o sexo NÃO CONSENTIDO (ESTUPRO) era evidenciado pelo GRITO de socorro (Deuteronômio 22:27) e (b) o sexo CONSENTIDO (ADULTÉRIO, por exemplo) era evidenciado por não gritar (Deuteronômio 22:24), MAS, de qualquer forma, para que alguém sofresse “pena de morte”, seria necessário, no mínimo, DUAS TESTEMUNHAS (Deuteronômio 17:6 – Deuteronômio 19:15) e, SE a testemunha fosse FALSA, receberia a mesma punição da pessoa que foi acusada indevidamente, ou seja, sofreria a “pena de morte” (Deuteronômio 19:16-19).

(a) Como acusar um homem de ESTUPRO sem, ao menos, duas testemunhas?

(b) Como acusar um homem e uma mulher de ADULTÉRIO sem, ao menos, duas testemunhas?

REFLEXÕES

5. Imagine que a mulher GRITASSE por socorro, mas ninguém conseguisse ouvir os gritos, nem conseguisse ver o que estaria acontecendo e o estuprador fugisse! Nesse caso, não haveria testemunhas! Obviamente, tanto o “abalo psicológico” quanto “as partes íntimas machucadas da mulher” seriam evidências de que ela era vítima; de qualquer forma, NÃO haveria pena de morte, por não haver testemunhas (Deuteronômio 17:6 – Deuteronômio 19:15).

6. A questão do GRITO por socorro (Deuteronômio 22:24 – Deuteronômio 22:27) é apenas uma evidência de sexo não consentido! Fora a questão do GRITO, SE a cena fosse flagrada (vista) pelas testemunhas, é obvio que se poderia perceber se a mulher estaria consentindo ou não com o sexo! O fato é que, sem testemunhas, NÃO poderia haver “pena de morte” (Deuteronômio 17:6 – Deuteronômio 19:15).

***Este estudo também está disponível nesta página (O Estuprador Tinha que Se Casar com a Vítima?)

 

EM CONSTRUÇÃO

 

-----------------------

O Suicídio de Judas

Vocês conhecem a passagem de Mateus c27 que fala do suicídio de Judas?Nos versículos 8,9 e 10 fala  que essa profecia esta em Jeremias. Já li o livro de Jeremias 8 vezes ( amo o livro desse profeta), e nunca encontrei nada referente a essa profecia. Li este livro na intenção de encontrar essa pseuda verdade e não encontrei. Quem profetizou esse suicídio de Judas, foi Zacarias C 11 VS 11,12, e 13.....Vamos estudar povo de Deussss!!!!

 

 

Deus Habita nas Trevas

 

EU ESQUECI DE DIZER QUE E 2 CRONICAS c6v1.....A mesma historia vc encontra em 1Reis c8v22ate 53.....e lá esta bem claro a palavra trevas!!!

essa expressão que o rei Salomão usou, não sei da onde ele tirou, mas se você vê quando o Senhor apareceu para Moisés no Sinai, Moisés usa essa  Êxodo 20 -  21. Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava.
- Bíblia JFA OFFline
Na minha Thompson edição Contemporânea diz: Moisés se achegou às densas trevas, onde Deus estava.

Essa nuvem escura era a forma de o povo não ver à Deus para não serem fulminados.