A Origem da Bíblia
→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.
→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:
1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.
2. Explique, usando argumentos lógicos.
3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).
4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.
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EM CONSTRUÇÃO
[1] PERGUNTAS REFLEXIVAS:
(a) Manuscritos originais NÃO existem; os manuscritos que existem são apenas cópias de cópias! CONCORDA?
(b) É difícil imaginar que exista algum manuscrito cópia 100% igual ao manuscrito original! CONCORDA?
(c) Com os manuscritos encontrados, tenta-se fazer uma RECONSTITUIÇÃO (RECONSTRUÇÃO, COMPILADO), da melhor forma possível! CONCORDA?
(d) Traduzir a Escritura para outros idiomas é necessário! CONCORDA?
(e) Às vezes, na tradução, é necessário fazer ADAPTAÇÕES em nomes próprios! CONCORDA?
(f) É possível que alguns copistas tenham copiado algo errado, de propósito, MAS é possível que tenham copiado algo errado, sem querer! CONCORDA?
(g) É possível que alguns tradutores tenham traduzido algo errado, de propósito, MAS é possível que tenham traduzido algo errado, sem querer! CONCORDA?
Bíblia - Escritura - Palavra de Deus
A palavra BÍBLIA, literalmente, significa "pergaminhos, livrinhos" (2Tm 4:13 - Jo 21:25);
A palavra ESCRITURA, literalmente, significa "mensagem escrita";
A expressão PALAVRA DE DEUS, literalmente, significa "mensagem vinda de Deus".
[1] A ESCRITURA (= Mensagem Escrita), na antiguidade, foi escrita em PERGAMINHOS (grego: BÍBLIA) e, na modernidade, em LIVRO (tradicionalmente, chamado de Bíblia);
[2] Biblicamente falando, PALAVRA DE DEUS é a MENSAGEM DE DEUS anunciada através dos PROFETAS e anunciada através de JESUS CRISTO (Hebreus 1:1,2) e é o próprio CRISTO (João 1:1 - João 1:14); devemos considerar também o seguinte: (a) na Escritura, além das mensagens ditas pelos profetas e por Jesus (Palavra de Deus), encontramos outros relatos (1Coríntios 7:12 - 1Coríntios 7:6 - 1Coríntios 7:25 - Cantares 1:1 - Eclesiastes 1:1 - Provérbios 1:1 - Neemias 1:1 - Jeremias 8:8), (b) a Escritura testifica de Cristo (João 5:39); assim sendo, entende-se que a Escritura contém a Palavra de Deus.
2Timóteo 3:16
[3] Com relação à passagem, em 2Timóteo 3:16, algumas traduções trazem (a) "TODA Escritura é divinamente inspirada e proveitosa...", enquanto outras traduções trazem (b) "TODA Escritura divinamente inspirada é proveitosa...".
PERGUNTA REFLEXIVA: Qual das duas traduções estaria mais correta?
RESPOSTA: MESMO SE, hipoteticamente, as duas traduções fossem possíveis, MESMO ASSIM, a pergunta seria A MESMA: "QUAL ESCRITURA SERIA ESSA?"; entende-se que, o mais provável, é que o apóstolo Paulo estivesse se referindo a TANAKH (Antigo Testamento) e, TALVEZ, estivesse se referindo TAMBÉM às suas cartas (cartas de Paulo) e, TALVEZ, ao evangelho segunto Mateus, Marcos, Lucas e João também!
De acordo com o estudo da Bíblia de Estudo de Genebra, a “Segunda Carta de Paulo a Timóteo” foi escrita entre 64 e 68 d.C. e, baseando-se no mesmo estudo, entende-se que, quando Paulo falou sobre as Escrituras Inspiradas (2Timóteo 3:16), Paulo, provavelmente, se referia ao Antigo Testamento (TANAKH) e, acredita-se, também aos escritos do Novo Testamento que já haviam sido produzidos até então e que circulavam entre as igrejas; deve-se também observar que, segundo esse estudo, observa-se que Mateus, João, Atos, Hebreus, 1João, 2João e Apocalipse não haviam sido escritos antes da “Segunda Carta de Paulo a Timóteo”.
Segundo os estudos da Bíblias de Estudo Pentecostal (CPAD) e da Bíblia de Estudo Genebra (SBB), a II Carta a TIMÓTEO foi escrita por volta de 67 d.C. (Bíblia de Estudo Pentecostal), entre 64 d.C. e 68 d.C. (Bíblia de Estudo Genebra); segundo esses estudos, o Evangelho de JOÃO, I JOÃO, II JOÃO, III JOÃO e o APOCALIPSE "não" haviam sido escritos ainda, quando a II Carta a TIMÓTEO estava escrita; veja as datações:
II TIMÓTEO (67 d.C. [Bíblia Pentecostal]; 64-68 [Bíblia Genebra]);
Evangelho de JOÃO (80-85 d.C. [Bíblia Pentecostal]; a maioria data em cerca de 90 d.C. [Bíblia Genebra]);
I JOÃO (85-95 d.C. [Bíblia Pentecostal]; alguns anos antes de 110 [Bíblia de Genebra]);
II JOÃO (85-95 d.C. [Bíblia Pentecostal]; 80-100 [Bíblia Genebra]);
III JOÃO (85-95 d.C. [Bíblia Pentecostal]; cerca de 80 d.C. [Bíblia Genebra]);
APOCALIPSE (90-96 d.C. [Bíblia Pentecostal]; a maioria data em 95 d.C. [Bíblia Genebra]).
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Bíblia de Genebra
*Mateus (muitos datam em 80-100 d.C.; alguns datam em 50d.C.)
Marcos (antes de 62 d.C.; ou não muito depois de 70 d.C.)
Lucas (cerca de 63 d.C.)
*João (a maioria data em cerca de 90 d.C.)
Atos (antes de 70; ou de 80-85; ou de 105-130 d.C.)
Romanos (54-57 d.C.)
1Coríntios (cerca de 55 d.C.)
2Coríntios (cerca de 55 d.C.)
Gálatas (49-55 d.C.)
Efésios (60-62 d.C.)
Filipenses (cerca de 61 d.C.)
Colossenses (cerca de 60 d.C., segundo o comentário sobre Filemom)
1Tessalonicenses (50-51 d.C.)
2Tessalonicenses (cerca de 51 d.C.)
1Timóteo (62-64 d.C.)
2Timóteo (64-68 d.C.)
Tito (62-64 d.C.)
Filemom (cerca de 60 d.C.)
*Hebreus (antes de 96 d.C.; ou antes de 70 d.C.)
Tiago (44-62 d.C.)
1Pedro (60-68 d.C.)
2Pedro (67-68 d.C.)
*1João (alguns anos antes de 110 d.C.)
*2João (80-100 d.C.)
3João (cerca de 80 d.C.)
Judas (65-67 d.C. ou antes)
*Apocalipse (a maioria data em 95 d.C.)
[4] A palavra "BÍBLIA (G975)" é uma palavra grega que significa "PERGAMINHOS (plural) ou LIVRINHOS (plural), ou ESCRITOS (plural)", diminutivo de "BIBLOS (G976)"; o singular é "BIBLION (G975)".
→ Nos manuscritos gregos, a palavra BÍBLIA (plural) ocorre nas seguintes passagens: Jo 21:25 - 2Tm 4:13 - Ap 20:12.
→ Nos manuscritos gregos, a palavra BIBLION (singular de BIBLIA) ocorre nas seguintes passagens: Mt 19:7 - Mc 10:4 - Lc 4:17 - Lc 4:20 - Jo 20:30 - Gl 3:10 - - Hb 9:19 - Hb 10:7 - Ap 1:11 - Ap 5:1 - Ap 5:2 - Ap 5:3 - Ap 5:4 - Ap 5:5 - Ap 5:8 - Ap 5:9 - Ap 6:14 - Ap 17:8 - - Ap 21:27 - Ap 22:7 - Ap 22:9 - Ap 22:10 - Ap 22:18 - Ap 22:19).
biblion (plural: biblia) (G975) = pergaminho, livrinho, escrito (substantivo)
biblos (G976) = pergaminho, livro
[2] O singular BIBLION ocorre, referindo-se:
(a) Ao Escrito da Lei (TORAH) (Gl 3:10 - Hb 9:19);
(b) Ao Escrito do Profeta Isaías (Lc 4:17 - Lc 4:20);
(c) Ao Escrito do Apocalipse (Ap 5:1);
(d) Ao Livro da Vida (Ap 17:8 - Ap 20:12).
[2] O plural BIBLIA ocorre, referindo-se:
(a) Aos Escritos que o apóstolo Paulo pediu que fossem trazidos (2Tm 4:13);
(b) Aos Pergaminhos que registrariam os feitos do Salvador (Jo 21:25).
[3] Nos manuscritos gregos, a palavra BIBLOS refere-se a:
(a) Pergaminho da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1:1);
(b) Pergaminho de Moisés (Mc 12:26);
(c) Pergaminho de Isaías (Lc 3:4);
(d) Pergaminho dos Salmos (Lc 20:42 - At 1:20);
(e) Pergaminho dos Profetas (At 7:42);
(f) Pergaminhos de magia (At 19:19);
(g) Pergaminho da Vida (Fl 4:3 - Ap 3:5 - Ap 20:15).
PERGUNTA REFLEXIVA: Considerando que uma porcentagem GRANDE de "Variação Textual de Palavras" NÃO significa, necessariamente, uma GRANDE "Variação Textual de SENTIDO", QUAIS SERIAM as principais Variações Textuais DE SENTIDO, do Novo Testamento?
Manuscritos Bizantinos
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Texto-tipo_Bizantino#section_1
Manuscritos Semíticos do Novo Testamento
Texto Receptus e Texto Crítico