Contato com os Mortos (Necromancia)
→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.
→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:
1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.
2. Explique, usando argumentos lógicos.
3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).
4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
(Dt 18:11,12)
[1] Na transfiguração de Jesus, ocorreu um diálogo entre Jesus, Elias e Moisés; Pedro, Tiago e João NÃO participaram desse diálogo, apenas ouviram. (Mt 17:1-9 – Mc 9:2-9 – Lc 9:28-36 – 2Pe 1:16-18).
Pedro escreveu que, estando no monte, com Jesus, viu Jesus recebendo Honra e Glória de Deus Pai (2Pe 1:16-18)
Elias NÃO morreu (2Rs 2:11) e João Batista já estava morto (Mt 14:1-6).
João Batista disse que NÃO era Elias
2) Em Lucas 1:15-17, lemos que João Batista viria "no espírito e virtude de Elias", ou seja, para continuar o ministério profético que Elias desempenhou no Antigo Testamento (e não que João Batista seria o próprio Elias):
"E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias [e não sendo "o próprio Elias], para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto." (Lucas 1:17)
3) Vejamos a resposta de João Batista quando indagado: “E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?... E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou... ” (João 1:19, 21).
4) João Batista já havia morrido, mas foi Elias quem apareceu no Monte da Transfiguração. Jesus Cristo Se dirigiu a um alto monte, levando consigo a Pedro, Tiago e João (Mt 17:1) e, ao Se transfigurar diante deles, “... eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele” (Mt 17:3).
Como se vê, quem apareceu juntamente com Moisés foi “Elias” e não João Batista. Entretanto, João Batista já havia morrido na ocasião deste evento (Mt 14:10; Lc 9:9, 28:31). Portanto, se João Batista fosse a “reencarnação” de Elias, era João Batista (conforme a doutrina espírita) que deveria ter aparecido no Monte da Transfiguração e não Elias. Entretanto, como ELIAS NÃO MORREU (foi levado vivo para o céu), portanto, não poderia ter "reencarnado".
5) Em Malaquias 4:5, lemos: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”. Também, com base nesta passagem, os espíritas alegam que João Batista foi a “reencarnação” de Elias. Porém, João Batista veio, com qualidades semelhantes às de Elias, e cumpriu seu ministério.
No Livro do Apocalipse vemos que Elias retornará (juntamente com Moisés, sendo eles “as duas testemunhas”), apenas no período da Grande Tribulação, "o grande e terrível dia do Senhor" (tal como foi antevisto pelos discípulos, no Monte da Transfiguração, conforme Mateus 17:1), para anunciar o evangelho a todas as nações, antes que venha o fim: “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco” (Ap 11:3).
6) Alguns chegam a alegar que JESUS CRISTO "afirmou" que Elias já tinha vindo. Vejamos a passagem que confunde tanto os que não lêem a Bíblia, mas apenas retiram trechos para formular TEORIAS:
Disse Jesus: "E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir". (Mateus 11:14)
Visto que ELIAS NÃO PASSOU PELA MORTE FÍSICA, JOÃO foi "ELIAS" apenas no sentido de ter o mesmo tipo de "espírito" (isto é, de MINISTÉRIO, de trabalho, de atitudes, etc.).
Há uma expressão popular, que usamos frequentemente, e dizemos: "fulano tem espírito/alma empreendedor", "beltrano tem espírito/alma de jogador de futebol", "ciclano tem espírito/alma de artista", etc...
João É Elias; mas NÃO o é no sentido literal, pois o Elias literal, que nunca morreu e que está dentro do céu em corpo e alma e espírito, ainda está sendo esperado para VIR.
Vejamos como é NECESSÁRIO lermos, SEMPRE, alguns capítulos da Bíblia, antes ou depois, dos versículos que causam dúvidas ou parecem ser "contraditórios":
"E, respondendo ele [JESUS CRISTO], disse-lhes:
Em Marcos, capítulo 9, vemos a transfiguração de Jesus e o aparecimento de Moisés e Elias (Marcos 9:4). Depois, em Marcos 9:11, os discípulos perguntam a Jesus "por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?" Ao que Jesus responde:
"E Jesus, respondendo, disse-lhes:
Jesus Cristo disse, aqui em MATEUS 17:11, que Elias ainda VIRÁ. Entretanto, João Batista já tinha vindo (Mateus 3) e MORRIDO (Mt 14:10; Lc 9:9, 28:31) na ocasião deste evento!!!
Ou seja, Elias VIRÁ (juntamente com Moisés), somente na época em que antecederá a segunda vinda de Jesus Cristo, no período da Grande tribulação (o grande e terrível dia do Senhor).
CONCLUINDO:
João Batista não era Elias:
a) primeiro, porque ELIAS NÃO MORREU;
b) segundo, porque João Batista veio, morreu, e logo depois o próprio Jesus explicou aos discípulos que Elias ainda VIRÁ. Este é um verbo no FUTURO. João Batista já estava até morto nesta ocasião e, portanto, se João Batista fosse Elias, não haveria como Jesus dizer que Elias ainda viria, se já tivesse vindo
c) terceiro, porque quando Elias VIER, ele "restaurará todas as coisas" (conforme Marcos 9:12). João Batista não restaurou todas as coisas. Isto aponta que João Batista não foi o literal e pleno cumprimento da profecia da vinda de Elias, pois João Batista não restaurou tudo (Israel toda não se converteu, e não se seguiu o Reinado de Mil anos de Jesus Cristo - Apocalipse 20:4.
O Elias literal ainda VIRÁ.
Marcos 9:2-9
2. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles.
3. Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las.
4. E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.
5. Então Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias".
6. Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados.
7. A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! "
8. Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus.
9. Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.