A Justificação

A Justificação

A Justificação

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

A JUSTIFICAÇÃO

 

1. A pessoa é sempre justificada por Deus, quando reconhece que é “pecador” e que precisa da “misericórdia” de Deus, praticando a “humildade” (Lucas 18:10-14).

2. Nós NÃO somos justificados por OBRAS DA LEI DA ANTIGA ALIANÇA (Romanos 3:20,21 - Romanos 3:28 – Gálatas 2:16 – Gálatas 3:11 - Gálatas 3:24), MAS nós somos JUSTIFICADOS pelo FAVOR (graça) de Deus, por Jesus Cristo (Romanos 3:24 – Romanos 3:24) e pela FÉ ("fé viva", obviamente) (Romanos 3:30 – Romanos 5:1,2 – Gálatas 3:24); a FÉ VIVA é a fé acompanhada de OBRAS DE AMOR AO PRÓXIMO (Tiago 2:24) e essa OBRA é a Ajuda ao Necessitado (Tiago 2:14-17).

 

Lucas 18:10-14 - 10. "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. 11. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. 12. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. 13. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, TEM MISERICÓRDIA DE MIM, que SOU PECADOR’. 14. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa JUSTIFICADO DIANTE DE DEUS. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

 

Tiago 2:14-19 - 14. Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura ESSA FÉ PODE SALVÁ-LO?
15. SE UM IRMÃO OU UMA IRMÃ ESTIVEREM NUS E TIVEREM FALTA DE MANTIMENTO COTIDIANO,
16. e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; E NÃO LHES DERDES AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O CORPO, QUE PROVEITO HÁ NISSO?
17. Assim também A FÉ, SE NÃO TIVER OBRAS, É MORTA em si mesma.
18. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19. Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.