A Religião Pura
→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.
→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:
1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.
2. Explique, usando argumentos lógicos.
3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).
4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
[1] A palavra grega que é traduzida por RELIGIÃO é THRESKEIA (G2356) e aparece nas seguintes passagens: Atos 26:5 - Colossenses 2:18 - Tiago 1:26 - Tiago 1:27; a palavra grega THRESKEIA aparece com o sentido de SISTEMA DENOMINACIONAL, por exemplo, o farisaísmo (At 26:5) e pode ter o sentido de ESTILO DE VIDA (Tg 1:26,27).
SENTIDO FAVORÁVEL
(a) Estilo de Vida, ajudando ao necessitado e afastando-se da corrupção (RELIGIÃO PURA) (Tg 1:27);
SENTIDO DESFAVORÁVEL
(a) Estilo de Vida Hipócrita (RELIGIÃO VÃ, HIPÓCRITA, INÚTIL) (Tg 1:26);
(b) Ritual a Anjos (Cl 2:18)
[2] PERGUNTA REFLEXIVA: A Religião, a Religiosidade, ser Religioso é algo bom?
RESPOSTA: Depende! De acordo com a Escritura, o termo "religião" pode ter sentido favorável, quando se trata da RELIGIÃO PURA, que é ajudar aos necessitados, obviamente, com amor e afastar-se da corrupção, ou seja, é um ESTILO DE VIDA (Tg 1:27), mas pode ter sentido desfaforável, quando se refere a um "estilo de vida" sem amor, com corrupção (Tg 1:26) e quando se refere a rituais aos anjos (Cl 2:18); o termo "religião" também tem o sentido de "sistema denominacional", quando a Escritura fala sobre o "farisaísmo" (At 26:5); as palavras "religiosidade" e "religioso" são palavras derivadas da palavra "religião".
[3] PERGUNTA REFLEXIVA: Religião, com o sentido de "Sistema Denominacional" é algo ruim?
RESPOSTA: A Escritura NÃO ensina que devemos montar e registrar (em cartório) denominações, tais como, as inúmeroas denominações chamadas de cristãs, MAS também NÃO proíbe! Mas, embora a Escritura NÃO proíba essa "estruturação das denominações", uma coisa é certa, independente de DENOMINAÇÃO ou não, o fato é que os servos de Deus DEVEM ter um ESTILO DE VIDA, da seguinte forma, ajudando os necessitados, obviamente, com amor, e afastando-se da corrupção (Tg 1:27).
A Religião Pura
[4] A passagem em Tiago 1:27 fala sobre a RELIGIÃO PURA, que é ajudar ao necessitado, com amor, e afastar-se da corrupção (Tg 1:27) e, baseando-se na definição da passagem em Tiago 1:27, podemos entender essa RELIGIÃO PURA como sendo um ESTILO DE VIDA (ajudar aos necessitados e afastar-se da corrupção); no manuscrito grego, a palavra grega para "RELIGIÃO" é THRESKEIA (G2356) (Tg 1:27); a palavra grega traduzida por "religioso" é THRESKOS (G2357) e aparece apenas em Tiago 1:26; embora, em Tiago 1:26, as palavras "RELIGIOSO (threskos)" e "RELIGIÃO (threskeia)" tenham um sentido DESFAVORÁVEL, em Tiago 1:27, a palavra RELIGIÃO (threskeia) tem o sentido FAVORÁVEL; considerando que o termo RELIGIÃO PURA (estilo de vida) tem um sentido FAVORÁVEL (Tg 1:27), podemos entender que o termo RELIGIOSIDADE PURA (maneira de ser) e o termo "RELIGIOSO PURO" também têm o mesmo sentido FAVORÁVEL.
Tiago 1:27 - 27. A RELIGIÃO PURA e imaculada para com nosso Deus e Pai é esta: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS nas suas AFLIÇÕES, e guardar-se INCONTAMINADO DO MUNDO.