O Messias

O Messias


O Messias

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

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1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

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[1] O Messias é relatado no Antigo Testamento (TANAKH), porém NÃO de forma "detalhada".
 
No Antigo Testamento (TANAKH), o Messias é relatado:
 
(a) De forma "gloriosa", vindo nas nuvens (Daniel 7:13,14)(2Samuel 7:12-14 - Atos 13:32,33 - Hebreus 1:5);
 
(b) De forma "humilde", montado num jumento (Zacarias 9:9), transpassado (Zacarias 12:10).
 
[2] Informação Extra-Bíblica: Devido a esses dois tipos opostos de relatos (messias glorioso e messias humilde), enquanto o cristianismo entende como sendo DUAS vindas de UM mesmo messias (Jesus Cristo), o judaísmo interpreta como sendo DOIS messias,  a saber, (a) o Mashia Ben Yosef (Messias Filho de José) vindo humilde e (b) o Mashia Ben David (Messias Filho de Davi) vindo com glória.  
  

Daniel 7:13,14. - 13. Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. 

Zacarias 9:9 - 9. Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. 

Zacarias 12:10 - 10. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram;e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

 

***O rabino Maimonides (1135 - 1204), também conhecido como Rambam (sigla de "Rabbeinu Mosheh Ben Maimon = nosso professos Moisés Filho de Maimon"),  nasceu em Córdoba, Espanha.

 

O Messias no Pentateuco

[1] No judaísmo, a passagem em Gênesis 3:15 é uma passagem IMPLÍCITA que fala sobre o MESSIAS (TALMUD: Iruvin 100 b - Pessachim 118 a - Sotá 9b)(Targum Yonatan ben Uziel, Gênesis 3:15). 

Targum Yonatan, Gênesis 3:15 → “E conflito farei entre ti e a mulher, entre tua descendência e a descendência dela, dentre os filhos delas haverá aqueles que vão aprender os mandamentos da Torá, serão intencionados e eles vão te bater na cabeça, esses que vão cumprir os mandamentos da Torá para eles haverá cura, mas para ti não haverá cura, e no futuro eles vão fazer você perder a mordida no calcanhar, nos dias do rei Mashiach.”  

Em aramaico, com letras hebraicas → (áÌÅéðÈêÀ åÌáÅéï àÄúÌÀúÈà áÌÅéï æÇøÀòÂéÇú áÀðÈêÀ åÌáÅéï æÇøÀòÂéÇú áÌÀðÈäÈà åÄéäÅé ëÌÇã éÀäåÉï áÌÀðÈäÈà ãÀàÄúÌÈà ðÇèÀøÄéï îÄöÀåÈúÈà ãÀàåÉøÇéÀéúÈà éÆäÁåÀéÇï îÀëÇåÀåðÄéï åÌîÇçÀéÈéï éÈúÈêÀ òÇì øÅéùÑÈêÀ åÀëÇã ùÑÇáÀ÷Äéï îÄöÀåÈåúÈà ãÀàåÉøÇéÀéúÈà úÌÆäÁåÅé îÄúÀëÇåÅéï åÌðÀëÄéú éÇúÀäåÉï áÌÀòÄ÷ÀáÅäåÉï áÌÀøÇí ìÀäåÉï éÀäÅà àÈñåÌ åÀìÈêÀ ìÈà éÀäÅé àÈñåÌ åÇòÂúÄéãÄéï àÄéðåÌï ìÀîÆòÁáÇã ùÑÀôÄéåÌúÈà áÌÀòÄé÷ÀáÈà áÌÀéåÉîÅé îÇìÀëÌÈà îÀùÑÄéçÈà:) O Rei Messias (îÇìÀëÌÈà îÀùÑÄéçÈà). 

[2] No judaísmo, de acordo com alguns judeus, a passagem em Gênesis 49:10 é uma mensagem IMPLÍCITA sobre o MESSIAS (Talmude Babilônico, ordem: Nezikin, Tratado: Sanhedrin, página 98b; nota 26)(veja que, no rodapé, sobre o comentário 26, é dito que se refere a Gn XLIX, 10 = Gênesis 49:10).

[3] Com relação à passagem em Deuteronômio 18:18, NO JUDAÍSMO, entende-se que o "profeta" que Deus estabeleceria se refere a Josué e aos demais profetas que viessem após Josué; em Atos 7:37, esse profeta é mencionado. 

 

O Messias nos Profetas

[4] No judaísmo, entende-se que, na passagem em Isaías 2:2-4, apessoa que julgará entre as nações (Is 2:4) se refira ao MESSIAS.

Isaías 53:4 → Segundo alguns estudos judaicos (TALMUD; rabi Moshe Alshekh), refere-se ao Messias. (Talmud Babilônico, ordem: Nezikin; Tratado: Sanhedrin; página 98b; nota 31) (veja que, no rodapé, sobre o comentário 31, é dito que se refere a Is LIII, 4 = Isaías 53:4).

 

Daniel 7:13 → No judaísmo, de acordo com o rabino Rashi, Daniel 7:13 refere-se ao Messias (ver o comentário de Rashi)

Zacarias 9:9 → No judaísmo, de acordo com o rabino Rashi, Zacarias 9:9 refere-se ao Messias (ver o comentário de Rashi)

Zacarias 12:10 → No judaísmo, de acordo com o rabino Rashi, Zacarias 12:10 refere-se ao Messias (ver comentário de Rashi)

 

 

O FERIDO DE DEUS (Isaías 53:4,6 – 1Pedro 2:21-25)

 

[1] O FERIDO DE DEUS relatado em Isaías 53:4,6, de acordo com 1Pedro 2:21-25, é CRISTO.

Isaías 53:4-6 - 4. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
5. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e PELAS SUAS FERIDAS FOMOS CURADOS.
6. TODOS NÓS, TAL QUAL OVELHAS, NOS DESVIAMOS, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

 

1Pedro 2:21-25 - 21. Para isso vocês foram chamados, pois também CRISTO sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.
22. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca".
23. Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
24. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; POR SUAS FERIDAS VOCÊS FORAM CURADOS.
25. Pois VOCÊS ERAM COMO OVELHAS DESGARRADAS, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

 

 

O UNGIDO (Isaías 61:1,2 - Lucas 4:17-21)

[1] O UNGIDO relatado em Isaías 61:1,2, de acordo com Lucas 4:17-21, é CRISTO.

Na passagem em Lucas 4:17-21, quando Cristo lê a passagem em Isaías 61:1,2, Cristo para de ler na parte que diz "e proclamar o ano da graça do Senhor" e diz que tal passagem havia se cumprido naquele dia; perceba que a parte que diz "o dia da vingança do nosso Deus" não havia sido lida.

Isaías 61:1,2 – 1. O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, porque O SENHOR ME UNGIU para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2. A APREGOAR O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

Lucas 4:17-21
17. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
18. "O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, porque ELE ME UNGIU para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos
19. E PROCLAMAR O ANO DA GRAÇA DO SENHOR".
20. Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;
21. e ele começou a dizer-lhes: "HOJE SE CUMPRIU A ESCRITURA QUE VOCÊS ACABARAM DE OUVIR".

 

VEM COM AS NUVENS - TODOS VERÃO,

ATÉ OS QUE O TRASPASSARAM

(Apocalipse 1:7)(Daniel 7:13,14 - Zacarias 12:10)

 

Apocalipse 1:7 - 7. Eis que VEM COM AS NUVENS, e todo o olho o verá, até os mesmos que O TRASPASSARAM; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Daniel 7:13,14 - 13. Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que VINHA NAS NUVENS DO CÉU um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

 

Zacarias 12:10 - 10. Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e OLHARÃO PARA MIM, A QUEM TRASPASSARAM; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

 

 

 

 O Messias nos Salmos

 

[5]

Salmos 2:1 →  No judaísmo, de acordo com o rabino Rashi, Salmos 2:1 refere-se ao Messias (ver o comentário de Rashi)

Salmos 21:2 → No judaísmo, de acordo com o rabino Rashi, Salmos 21:2 refere-se ao Messias (ver o comentário de Rashi)

***O rabino Shlomo Yitzhaki (1040 - 1105), também conhecido como Rashi, nasceu na França; Rashi é um famoso rabino autor dos primeiros comentários compreensivos sobre o Talmud e a Tanakh.