A Oração: Pedir e Receber

A Oração: Pedir e Receber

ORAÇÃO (Pedir e Receber), Jejum, Milagres e Curas

 

Como este estudo é destinado a todos os públicos, o objetivo não é se você acredita ou não, o objetivo é apenas discutir o que o texto bíblico diz sobre o assunto. A questão da crença é pessoal.

1. Para que orar? Deus responde? Curas milagrosas existem?

Na Bíblia é dito que se pedirmos, nós receberemos. Mas como entender isso?

2. Devemos considerar que orar não é necessariamente pedir e a questão do receber é algo condicional (Mateus 6:10). Vamos ver isso daqui a pouco.

3. Também é importante notar que, na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que diga quantas vezes a pessoa deve orar por dia ou por semana e NÃO existe nenhuma passagem que diga quantos minutos cada oração deve durar. Sobre orar sem cessar e orar dia e noite, vamos ver isso mais adiante.

 

A LEI MOSAICA

4. Embora, no Antigo Testamento, haja muitas narrativas de pessoas orando, é importante notar que, na Lei de Moisés, que é a Lei de Deus, entregue por meio de Moisés (Malaquias 4:4)(compare Lucas 2:22 com Lucas 2:23;39)(compare Neemias 8:1 com Neemias 8:8,18), NÃO existe nenhum mandamento ou instrução sobre oração. Vamos ver a seguir os ensinos de Jesus sobre a oração, o pedir e o receber. 

 

PEDIR E RECEBER

5. Orar em si é conversar, NÃO é necessariamente pedir. Porém, com relação ao pedir e receber, as principais passagens que entram nessa questão são: Mateus 6 e Mateus 7 – Mateus 18  Mateus 21 e Marcos 11 – João 14, João 15 e João 16 – 1João 3 e 1João 5 – Tiago 4 (Mateus 6:33 - Mateus 7:7 - Mateus 7:11)(Mateus 18:19)(Mateus 21:20-22 - Marcos 11:21-24)(João 14:13,14 - João 15:7 - João 15:16 - João 16:23,24)(1João 3:22 - 1João 5:14,15)(Tiago 4:3).

 

PROMESSA DIRECIONADA AOS APÓSTOLOS

6. Ao lermos um texto, é necessário verificar para quem algo está sendo dito. Por exemplo, na Bíblia, há instruções que Jesus fez especificamente aos apóstolos. Mas será que aquilo que foi dito aos apóstolos não pode também ser aplicado às pessoas em geral? Eu penso que talvez sim, talvez não, MAS, na Bíblia, NÃO há detalhes sobre isso. Por exemplo, na ceia de Páscoa, Jesus, literalmente, lavou os pés dos apóstolos e disse aos apóstolos que eles deveriam fazer o mesmo (João 13:1-14).

Responda: Nós, do século 21, devemos, literalmente, lavar os pés das pessoas?

7. Há quem entenda, como eu, que Jesus lavou os pés dos apóstolos literalmente, porém, pelas entrelinhas, entende-se que o objetivo de Jesus era de ensinar a humildade. Eu entendo que considerar as entrelinhas é necessário, mas o problema é que entrelinhas é algo SUBJETIVO, gerando interpretações diferentes.

 

PEÇAM O QUE QUISEREM E SERÁ FEITO

8. Em Mateus 26, versos 19 ao 21, é dito que Jesus estava com os DOZE discípulos, na ceia de Páscoa, e que alguém iria trair Jesus (Mateus 26:19,20 – Marcos 14:16-18 – Lucas 22:13-21).

9. Em João 13, versos 1 e 2, temos a mesma narrativa sobre a ceia de Páscoa e a traição feita por Judas. Após Judas ter comido e ido embora (João 13:27-30), Jesus iniciou uma conversa com os apóstolos, a qual é narrada do final do capítulo 13 até o capítulo 16 e, nessa conversa, Jesus promete quatro vezes aos apóstolos, dizendo aos apóstolos que, aquilo que eles pedissem em Seu nome, em nome de Jesus, tal pedido seria concedido (João 14:13,14 - João 15:7 - João 15:16 - João 16:23,24).

10. Observe que essa promessa é CONDICIONAL, pois Jesus disse aos apóstolos “SE vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que vocês quiserem e lhes será feito" (João 15:7). Permanecer em Cristo é obedecer ao mandamento de Cristo (João 15:9). Ou seja, não se trata de um pedir e receber sem regras.

11. Perceba que o próprio contexto da conversa de Jesus com os apóstolos mostra que a expectativa da missão dos apóstolos NÃO era de pedir e receber riqueza material, MAS sim de perseguição. Veja que Jesus disse aos apóstolos “no mundo, vocês vão ter AFLIÇÕES (João 16:33)”.

Mas que ALIÇÕES seriam essas? Seriam os problemas comuns que todo mundo passa, tais como, ficar doente, desempregado? Ou será que se trata de uma AFLIÇÃO específica?

12. Essa conversa de Jesus mostra que essa aflição se refere à PERSEGUIÇÃO e à MORTE, pois Jesus disse aos apóstolos (1) “Vocês serão perseguidos (João 15:20)” (2) “vocês serão MORTOS (João 16:2)”, (3) “Vocês vão sofrer como em uma dor de parto (João 16:21,22)”. Assim sendo, esse pedir e receber, certamente, NÃO se refere à riqueza material, MAS sim, parece que tem a ver com condições para realizar a missão apostólica, conforme vemos em Mateus 10, verso 1, a saber, a expulsão de demônios e milagres (Mateus 10:1).

 

PROMESSA DE RIQUEZA MATERIAL

13. Ter riqueza material, em si, obviamente obtida de forma honesta, não é pecado, pois esse tipo de riqueza foi prometido à nação de Israel (Deuteronômio 28:11-13). O problema não está no dinheiro em si, MAS sim em colocar o coração nas riquezas (Mateus 6:21 - Mateus 6:24), ou seja, no AMOR ao dinheiro (1Timóteo 6:10).

14. Quanto à promessa de prosperidade material feita no Antigo Testamento, essa promessa foi feita para a nação de Israel, de forma coletiva, e tratava-se de uma promessa CONDICIONAL, ou seja, para que a nação de Israel fosse cabeça e não cauda, observe que os israelitas teriam que OBEDECER aos mandamentos da Antiga Aliança (Deuteronômio 28:11-13), por exemplo, o mandamento de que os mais prósperos teriam que ajudar os israelitas pobres – não os preguiçosos, obviamente –, ou seja, a prosperidade do ISRAELITA POBRE dependeria não só de seu próprio trabalho, mas também da AJUDA dos mais prósperos (Deuteronômio 15:7-10).

 

TUDO O QUE PEDIREM... ...RECEBERÃO

15. Em Marcos 11, verso 11, é dito que Jesus foi para Betânia com os DOZE apóstolos e que, no dia seguinte, Jesus, com fome, foi até uma figueira (Marcos 11:12-14) e em Mateus 21, versos 17 ao 20, temos a mesma narrativa (Mateus 21:17-20). É nesse mesmo contexto que Jesus fala sobre a FÉ de MOVER MONTANHAS e diz aos apóstolos "e TUDO o que vocês pedirem em oração, se vocês crerem, vocês receberão" (Mateus 21:20-22 - Marcos 11:21-24).

16. Conforme dito antes, o próprio contexto da missão apostólica mostra que esse pedir e receber NÃO se refere à riqueza material, pois eles iriam passar por sofrimentos (João 16:21,22).

17. Outro ponto importante a considerar é que o fato de uma pessoa ter FÉ de MOVER MONTANHAS não significa necessariamente que tal pessoa tenha uma boa espiritualidade, um bom relacionamento com Deus, intimidade com Deus (Mateus 7:22,23 – 1Coríntios 13:2). Vamos ver isso mais adiante.

 

PROMESSA DIRECIONADA ÀS PESSOAS EM GERAL

18. Também existem instruções direcionadas às pessoas em geral.

 

NÓS RECEBEMOS TUDO O QUE PEDIMOS

19. Em 1João, a promessa de que “nós temos o que pedimos” é destinada às pessoas em geral (1João 2:1) e aparece duas vezes (1João 3:22 – 1João 5:14,15). Mas NÃO se trata de pedir riqueza material, pois, observe que, no próprio capítulo 2, versos 15 e 16, é dito que NÃO devemos buscar a OSTENTAÇÃO da vida (1João 2:15,16).

20. Outro ponto importante é que tais passagens mostram que se trata de promessa CONDICIONAL, pois, veja que o capítulo 3 mostra que o receber é condicionado ao guardar os mandamentos, fazendo o que agrada a Deus (1João 3:22) e o verso seguinte diz que devemos amar ao próximo como Cristo nos amou (1João 3:23). Ou seja, NÃO se trata de um pedir e receber sem regras. Mas como Deus concede o que pedimos?

21. Observe que, no próprio capítulo 3, versos 17 e 18, a passagem dá um exemplo de amor ao próximo, dizendo que, se alguém tiver condições materiais, vendo alguém passando necessidade e não ajudar, esse amor será apenas de BOCA, mas devemos amar com ações, com sinceridade (1João 3:17,18). O pedido é coletivo - NÓS pedimos - e, para recebermos, NÓS praticamos o amor ao próximo. É a ideia de Deus agindo usando pessoas, isto é, por meio de pessoas. 

Responda: Você ama o próximo? Até que ponto nós amamos o próximo, como Cristo nos amou?

22. Observe que, no capítulo 5, também temos uma CONDIÇÃO, dizendo que nós temos, se pedirmos de acordo com a VONTADE de Deus (1João 5:14,15). Mas qual seria a vontade de Deus?

23. Veja alguns exemplos: a VONTADE de Deus é que calemos a ignorância, por meio da PRÁTICA DO BEM (1Pedro 2:15), é que pratiquemos a GRATIDÃO, em todas as situações (1Tessalonissenses 5:18), é que tenhamos a VIDA ETERNA (João 6:40), lembrando que quem AMA passou da morte para a VIDA (1João 3:14,15).

Responda: Na média, quantas vezes por ano você pratica o bem? Você é grato em todas as situações? Nós amamos ao próximo?

Dá a entender que, se não for pelo FAVOR de Deus – a graça de Deus – nenhum de nós consegue passar da morte para a vida.

 

DEVEMOS SEGUIR TODOS OS MANDAMENTOS DO ANTIGO TESTAMENTO?

24. Quando se fala sobre fazer a vontade de Deus, logo pensamos nos mandamentos escritos na Bíblia. Como sabemos, na parte da Bíblia tradicionalmente conhecida como Antigo Testamento, existem muitos mandamentos (Malaquias 4:4). Mas nós devemos seguir TODOS os mandamentos mencionados no Antigo Testamento?

25. Ao considerarmos a parte da Bíblia tradicionalmente conhecida como NOVO Testamento, nós lemos que os israelitas estavam debaixo da LEI de Deus referente à Antiga Aliança até Cristo (Gálatas 3:24), mais precisamente, até a morte de Cristo (Hebreus 9:15-17), PORÉM, com a morte de Cristo, estamos debaixo da LEI de Deus referente à Nova Aliança (Hebreus 9:15-17), entende-se a LEI de Cristo (Gálatas 6:2).

26. Existem passagens do NOVO Testamento que mostram que muitos dos mandamentos mencionados na Antiga Aliança NÃO são mais possíveis e outros NÃO são mais obrigatórios na Nova Aliança, por exemplo, o mandamento do cunhado (Deuteronômio 25:5,6), MAS, por outro lado, vemos que existem mandamentos que continuaram, pois foram reensinados pelos apóstolos, por exemplo, (1) honrar pai e mãe (Efésios 6:2,3), (2) não roubar (Efésios 4:28), (3) não dar falso testemunho (Efésios 4:25), (4) não cobiçar (Efésios 5:3), (5) não idolatrar (Efésios 5:5) etc.

27. Veja que em ATOS 15, foi decidido que, para os gentios (gentio significa não israelita) (Atos 15:19,20 - Atos 15:28,29), ou seja, para os gentios, NADA mais seria exigido, mas apenas o necessário: abster-se da comida sacrificada a ídolos, abster-se do sangue e da carne estrangulada e abster-se dos pecados sexuais (Atos 15:19,20 - Atos 15:28,29).

28. Em GÁLATAS 3 é dito que a LEI Mosaica foi um PEDAGOGO até Cristo (Gálatas 3:24). E, com a vinda de Cristo, uns dois mil anos atrás, mais precisamente, com a morte de Cristo, NÃO estamos mais debaixo do PEDAGOGO (Gálatas 3:24), ou seja, NÃO estamos mais debaixo da LEI de Deus referente à Antiga Aliança.

Assista ao vídeo "Jesus Histórico".

29. Em HEBREUS 7 é dito que houve MUDANÇA na LEI (Hebreus 7:11,12). Entende-se que seja na questão sacerdotal, pois é dito que o sacerdócio NÃO é mais LEVÍTICO, ou seja, o sacerdócio não é mais dos LEVITAS (Hebreus 7:11,12).

30. Em HEBREUS 8 é dito que a LEI da Antiga Aliança (Hebreus 8:8-10) já estava ULTRAPASSADA, OBSOLETA (Hebreus 8:13).

31. Mas Jesus disse que não veio destruir a LEI da Antiga Aliança, mas sim cumprir, ou como diz outra tradução, Jesus veio completar (“PLEROO” G4137)(STERN, 2008, p. 51) (Mateus 5:17). Mas como entender isso? Perceba que, no Antigo Testamento, é dito que Deus faria uma NOVA Aliança (Jeremias 31:31), ou seja, foi o próprio Deus que faria uma Nova Aliança e, com isso, entende-se que, existindo uma NOVA Aliança, percebe-se que não pode ser igual à Antiga Aliança, ou seja, pelo menos algum elemento teria que mudar. A NOVA Aliança seria feita com Israel e Judá, porém, os gentios foram incluídos (Romanos 11:12-24 - Mateus 21:42,43).

 

VOCÊS NÃO TÊM, PORQUE NÃO PEDEM

32. Em TIAGO, essa promessa aparece uma vez (Tiago 4:2,3) e também é destinada às pessoas em geral (Tiago 1:1) e diz que eles não recebiam porque pediam mal, para gastar com os próprios HEDONISMOS, ou seja, caprichos (Tiago 4:3). Perceba que em toda a carta de Tiago, esse "pedir e receber" NÃO tem a ver com riqueza material.

33. A carta já inicia aconselhando a PEDIR SABEDORIA (Tiago 1:5), depois diz que a RELIGIÃO PURA é ajudar os necessitados e afastar-se da corrupção (Tiago 1:27), diz que Deus escolheu os POBRES para serem ricos em FÉ (Tiago 2:5), que devemos AMAR ao próximo como a si mesmo (Tiago 2:8), que a FÉ sem atitudes é uma fé morta (Tiago 2:14-17) e a carta finaliza denunciando a riqueza obtida por meio de EXPLORAÇÃO ao pobre (Tiago 5:4-6).

34. No Antigo Testamento, também há passagens que denunciam a EXPLORAÇÃO ao pobre (Jeremias 22:13 - Provérbios 10:2 - Provérbios 13:11 - Eclesiastes 5:8 - Provérbios 29:2).

35. E embora o rei Davi tivesse dito que nunca viu um justo desamparado, nem sua descendência mendigando o pão (Salmos 37:25), devemos considerar que o fato de nunca ter visto não significa que nunca existiu ou que não exista.

36. Sem entrar na questão de se é figurado ou não, Jesus fala sobre um mendigo que, após a morte, foi consolado ao lado de Abraão (Lucas 16:19-25). É interessante porque Abraão, nessa terra, era materialmente rico (Gênesis 13:2).

37. O Antigo Testamento fala tanto pessoas justas prósperas (Provérbios 15:6) quanto o OPOSTO, pessoas justas materialmente pobres (Provérbios 15:16,17 – Provérbios 16:8 – Provérbios 28:6 – Salmos 73:3,4), dentre outros exemplos (Eclesiastes 7:15 - Eclesiastes 8:14 - Jó 21:7-16).

 

PEÇAM E SERÁ DADO

38. Na narrativa do Sermão da Montanha, essa promessa de receber o que se pede é destinada às pessoas em geral (Mateus 5:1,2 - Mateus 7:28,29 - Mateus 8:1). Essa narrativa se encontra tanto em MATEUS, nos capítulos 5, 6 e 7, quanto em LUCAS, no capítulo 6 (Lucas 6:20-29). Essa promessa aparece três vezes, apenas em MATEUS (Mateus 6:33 - Mateus 7:7 - Mateus 7:11). Para entender melhor o CONTEXTO, é bom ler o texto inteiro dos capítulos 5, 6 e 7 de Mateus.

39. No Sermão da Montanha, Jesus disse “Busquem primeiro o Reino de Deus e a justiça Dele e todas essas serão acrescentadas a vocês” (Mateus 6:33). Perceba que o que seria acrescentado se refere ao que foi dito anteriormente, isto é, ao BÁSICO: alimento e roupas (Mateus 6:25-32). Mas como entender isso?

40. Observe que se trata de uma promessa CONDICIONAL e a condição é buscar primeiro o Reino e a justiça de Deus (Mateus 6:33). Observe que a palavra “busquem” está no plural, ou seja, é uma busca coletiva. Quando as pessoas, coletivamente, buscam o Reino e a justiça de Deus, as pessoas recebem o básico.

MAS de que maneira Deus concede o que é pedido? Isso tem a ver a prática coletiva do amor ao próximo, ou seja, Deus agindo por meio de nós. Vamos ver mais sobre isso a seguir.

 

PEDIR, BUSCAR, BATER

41. Em Mateus 7, verso 7, temos três elementos: pedir, buscar e bater. Jesus disse "PEÇAM e será dado, BUSQUEM e encontrarão, BATAM e se abrirá (Mateus 7:7,8)". Vamos começar pelo último elemento.

Batam e se abrirá. Mas bater e abrir o quê?

42. Pelo CONTEXTO posterior, no verso 13, entende-se que se trata do PORTÃO estreito (“PULE” G4439), pelo qual Jesus ensina a ENTRAR (Mateus 7:13,14), o qual dá acesso ao caminho estreito que conduz à VIDA (Mateus 7:14). Observe que, no capítulo 25, na passagem que diz “Eu estava com fome e vocês me alimentaram”, mostra-se que quem ama ao próximo recebe a VIDA Eterna (Mateus 25:34-40 – Mateus 25:46). Ou seja, esse PORTÃO estreito tem a ver com o amor ao próximo.

43. Observe também que em 1João, é dito que...

Quem AMA passou da morte para a VIDA (1João 3:14,15);

Quem AMA está na LUZ (1João 2:9-11);

Quem AMA permanece em Jesus (1João 3:23,24);

Quem AMA conhece a Jesus (1João 4:7,8);

Quem AMA é FILHO de Deus, NASCIDO de Deus (1João 4:7).

 

Busquem e encontrarão. Mas buscar o quê?

44. Observe que, no contexto anterior, no capítulo 6, Jesus ensina a BUSCAR primeiro o Reino e a justiça de Deus (Mateus 6:33,34). Veja que, no capítulo 5, Jesus disse que quem pratica e ensina os mandamentos será chamado grande no REINO dos céus (Mateus 5:19) e, em seguida, Jesus fala, por exemplo, sobre o matar com palavras (Mateus 5:21,22), sobre o adultério em pensamento (Mateus 5:27,28), sobre amar o inimigo, para que nos tornemos filhos de Deus etc (Mateus 5:44,45).

Responda: Você nunca mata as pessoas com palavras? Você ama seus inimigos? Você que é casado, você nunca adultera em pensamento? Dá a entender que, se não for pelo FAVOR de Deus (a graça de Deus), ou seja, se depender de nós, todos nós estamos perdidos.

45. No capítulo 25, vemos que Buscar o REINO de Deus equivale a praticar o amor ao próximo, pois Jesus disse “eu estava com fome e você me alimentaram” (Mateus 25:34-40) e perceba que, devido a isso, Jesus os recebe no Reino de Deus (Mateus 25:34).

 

Peçam e será dado. Mas pedir o quê?

Mas de que maneira Deus concede o que pedimos?

46. Veja que, no contexto anterior, no capítulo 6, Jesus ensina, por exemplo, a PEDIR o Reino (Mateus 6:8-15), conforme vimos anteriormente. O próprio capítulo 6 mostra que NÃO se trata de PEDIR riquezas materiais, pois Jesus ensina a não ajuntar tesouros na terra, mas sim no céu (Mateus 6:19-21). Mas como Deus concede o que pedimos?

47. Observe que, no contexto próximo posterior, no verso 11, Jesus diz que Deus dará coisas boas àqueles que lhe PEDIREM e o verso 12 mostra uma CONCLUSÃO, a qual diz, "Portanto, tudo o que vocês desejam que as pessoas lhes façam, façam também a elas" (Mateus 7:11,12). Essa conclusão é um ponto-chave.

48. Observe que essa CONCLUSÃO dá a ideia de que, para que Deus nos conceda o que nós pedimos, é necessário que nós façamos aos outros aquilo que nós queremos que tais pessoas nos façam. É uma ideia de reciprocidade, de coletividade.

49. Isso nos dá uma ideia de um aspecto NATURAL, em que Deus utiliza a própria natureza para conceder o que pedimos. Ou seja, nesse aspecto natural, quando nós DOAMOS, fazendo o bem às pessoas, é Deus que, por meio de nós, está fazendo esse bem, de forma representativa.

50. Essa ideia também é encontrada em outras passagens, por exemplo, quando é dito que Deus habita em nós (1Coríntios 3:16,17 - João 14:23), quando é dito que nós somos representantes de Cristo na terra (2Coríntios 5:20 - João 13:20), que nós somos o corpo de Cristo (1Coríntios 12:27) e que Cristo é formado em nós (Gálatas 4:19). Ou seja, assim sendo, quando nós ajudamos o necessitado, é Cristo que está ajudando o necessitado, por meio de nós. É Deus, que habita em nós, que está fazendo, por meio de nós.

51. É a ideia de que nós podemos ser instrumentos usados por Deus, quando fazemos o que Deus quer, por exemplo, conforme dito, em Deuteronômio 10, versos 18 e 19, "amem o estrangeiro" (Deuteronômio 10:18,19) e também em Levítico 19, verso 18, "ame o próximo como a si mesmo" (Levítico 19:18)

52. De forma INVERSA, perceba que, quando nós praticamos o amor ao próximo, nós estamos fazendo isso a Cristo, de forma representativa, pois Jesus disse “eu estava com fome e vocês me alimentaram” (Mateus 25:34-40). É um entrelaçamento, uma interconexão entre Deus e os homens.

53. Mas se Deus age por meio de nossa ação, PARA QUE ORAR, pedindo a Deus, sendo que somos nós mesmos que vamos agir? Na Bíblia, não existe uma explicação sobre isso, mas, considerando que Jesus ensinou a orar (Mateus 6:5-13 – Lucas 11:1-4), entende-se que deve haver algum motivo. Devemos considerar que orar é conversar, não significa necessariamente pedir. Observa-se também que a oração que Jesus ensinou é como se fosse um LEMBRETE. Vamos ver isso a seguir. E existe também a questão do milagre, mas vamos ver isso mais adiante.

 

ORAÇÃO QUE JESUS ENSINOU

54. Jesus ensinou a orar (Mateus 6:5-13 – Lucas 11:1-4)É interessante notar que a oração que Jesus ensinou NÃO é um pedido individualista e é como se fosse um LEMBRETE para nós mesmos, a fim de nos lembrar sobre a humildade, a coletividade. A oração que Jesus ensinou possui os seguintes aspectos:

(1) Deus-Pai, que é NOSSO...

(2) Seja feita a SUA vontade...

(3) O Pão Diário dê para NÓS...

(4) Perdoe as NOSSAS dívidas, assim como NÓS perdoamos as dívidas dos outros.

55. Mas, talvez, muitos de nós fazemos uma oração EGOÍSTA, do tipo:

(1) Deus-escravo MEU...

(2) Seja feita a MINHA vontade...

(3) Muito Dinheiro dê para MIM agora...

(4) Perdoe as MINHAS dívidas, MAS eu não vou perdoar a dívida de ninguém.

56. A oração que Jesus ensinou nos lembra de que Deus é o Pai NOSSO.

É interessante que, em Provérbios, é dito que Deus corrige a quem ama, assim como um pai (Provérbios 3:12), ou seja, nós, como filhos, podemos ser corrigidos pelo Pai, quando fazemos traquinagem (Provérbios 3:12). Responda: Você nunca faz traquinagem?

57. Essa oração também nos lembra sobre o DESAPEGO de si, pois é dito “seja feita a Sua vontade” (Mateus 6:10) e a vontade de Deus, por exemplo, é que AMEMOS ao próximo (Mateus 5:44,45). Perceba que o “seja feita a Sua vontade” é um elemento CONDICIONAL de tudo o que venha a ser pedido. Ou seja, TUDO o que uma pessoa vier a pedir a Deus, no final das contas, estará condicionado ao “seja feito a Sua vontade”.

58. Essa oração nos lembra sobre pedir o MÍNIMO (o pão diário), NÃO em favor da INDIVIDUALIDADE (para mim), MAS sim em favor da COLETIVIDADE (para NÓS) (Mateus 6:11). É interessante que, em Salmos 104, versos 13 e 14, é dito que Deus dá a chuva e que do solo surge o PÃO (Salmos 104:13,14). Isso também nos dá uma ideia de um aspecto NATURAL, em que Deus nos concede o PÃO DIÁRIO, por meio da natureza, por exemplo, o solo e as chuvas.

59. Essa oração também nos lembra sobre o PERDÃO coletivo, recíproco e condicional: "Perdoe NOSSAS dívidas, assim como NÓS perdoamos as dívidas dos outros" (Mateus 6:12).

60. Em Mateus 18, versos 21 a 35, Jesus fez uma COMPARAÇÃO, falando de um rei que perdoou uma dívida de um homem, uma dívida impossível de pagar (Mateus 18:23-27), MAS como esse homem, que era patrão, não perdoou as dívidas de seus empregados (Mateus 18:28-30), o rei ficou sabendo e decidiu voltar a cobrar a dívida daquele patrão (Mateus 18:31-35).

60b. Nessa comparação, perceba QUATRO aspectos: (1) a dívida em dinheiro foi perdoada, porque se tratava de uma dívida impossível de pagar, (2) o rei só perdoaria se o patrão também perdoasse seus empregados, (3) perdoar NÃO é um esquecimento literal, pois, mesmo após perdoar a dívida, o rei se lembrou da dívida e (4) perdoar NÃO significa deixar a pessoa com o crédito zerado ou positivo, pois o rei resolveu cobrar a dívida de novo, ou seja, a pessoa perdoada continua com o crédito negativo, porém a pessoa que perdoa DEIXA de cobrar tal dívida impagável. Pelo contexto anterior, vemos que, na vida real, o perdão NÃO se aplica APENAS a dívidas de dinheiro físico, impossíveis de pagar, MAS sim se aplica a perdoar pecados, em geral (Mateus 18:15-22 - Lucas 17:3,4). Vamos ver isso, a seguir.

 

AS CHAVES, O PODER DE LIGAR E DESLIGAR

O QUE PEDIREM SERÁ FEITO

61a. Em Mateus 16, Jesus diz que entregou ao apóstolo Pedro as chaves do Reino, para LIGAR E DESLIGAR (Mateus 16:18,19), MAS, em Mateus 18, vemos que o ligar e desligar também é possível para outras pessoas.  

61b. Em Mateus 18, versos 15 a 22, vemos que, se alguém prejudicasse outra pessoa, primeiro, a pessoa prejudicada deveria conversar com o ofensor (Mateus 18:15), MAS, caso não resolvesse, seria necessário levar TESTEMUNHAS (Mateus 18:16), PORÉM, se não resolvesse, o caso deveria ser levado para a igreja (Mateus 18:17), que pelo contexto, tratava-se de uma igreja israelita (Hebreus 2:12 - Atos 7:38).

61c. E, se mesmo assim, não resolvesse, a pessoa que prejudicou deveria ser considerada como gentio. Gentio significa não israelita (Mateus 18:17). Devemos considerar que Jesus disse que passaria o reino para os gentios (Mateus 21:43) e o apóstolo Paulo disse que os gentios foram enxertados, foram inclusos em Jesus (Romanos 11:12-24). É nesse contexto que Jesus fala do poder de LIGAR E DESLIGAR e que o que eles pedissem seria feito (Mateus 18:19)

61d. No verso 19, é dito, "SE dois de vocês concordarem na terra sobre qualquer coisa que pedirem, acontecerá a eles" (Mateus 18:19) e, em seguida, é dito que onde houver dois ou três reunidos em nome de Jesus, Jesus estará presente (Mateus 18:20).  Pelo contexto, percebemos que, SE duas testemunhas concordassem entre si, sobre qualquer coisa, assim aconteceria com a pessoa que prejudicou e com a pessoa prejudicada, pois trata-se de um contexto de JULGAMENTO, pois Jesus está presente quando duas ou três testemunhas se reúnem em nome Dele. Em seguida, o apóstolo Pedro pergunta quantas vezes deve-se perdoar (Mateus 18:21,22).

61e. Perceba que esse TUDO que seria pedido e concedido NÃO se trata de um TUDO sem contexto, MAS sim se refere a um TUDO que esteja de acordo com o contexto específico do julgamento.

62. Jesus disse “Orem pelos que perseguem vocês” (Mateus 5:44 – Lucas 6:28). Será que Jesus queria que orássemos “Pai, perdoe-lhes, eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34)? O texto em si não dá detalhes. Assista ao vídeo "O Perdão, segundo a Bíblia". 

Vejamos a seguir outras passagens em que Jesus ensina sobre a oração.

 

ENTREM NO QUARTO, FECHANDO A PORTA

63. Em Mateus 6, versos 5 e 6, Jesus critica os hipócritas que ficam orando em pé nas sinagogas e nas ruas e Jesus diz, "Quando vocês orarem, entrem no quarto de vocês e fechando a porta, orem" (Mateus 6:5,6). Se interpretarmos, sem o contexto, vamos orar apenas dentro do quarto e com a porta fechada, MAS, pelo contexto anterior, percebe-se que o problema em si NÃO está em orar fora do quarto, mas sim na hipocrisia.

64. Sobre a questão de templos, antigamente, o santuário com a tenda (tabernáculo) era a Casa de Deus (Êxodo 25:8,9), mas era como FIGURA E SOMBRA das coisas celestiais (Hebreus 8:5) e, depois, o Templo de Jerusalém era chamado de Casa de Deus (2Crônicas 36:14 - Esdras 3:8), mas Deus não morava lá (Atos 7:47,48 - 1Reis 8:27).

65. Embora Deus NÃO habite em templos feitos por mãos humanas (Atos 7:47,48 - Atos 17:24 - 1Reis 8:27), o problema NÃO está em orar em templos ou nas ruas, mas sim o problema está em ser hipócrita, exibicionista, altivo (Mateus 6:1-6). Veja que Jesus orava ao ar livre (Lucas 3:21,22 - João 11:41-44)Esse é um exemplo de casos em que, por questão de razoabilidade, entende-se que o significado de algo é diferente daquilo que está literalmente escrito.

66. Nesse sentido, não há problemas em fazermos, por exemplo, pequenas orações apenas em pensamento, enquanto estamos no trabalho, na escola, no trânsito, no mercado, na praia, na rua etc, por exemplo, orações espontâneas, informais, com frases curtas, tais como, "Ah meu Deus, como eu sou pecador", ou "Meu Deus, que dia bonito" etc. 

 

SUPLICAR DIA E NOITE

67. Em Lucas 18, Jesus fala sobre sempre orar ("PROSEUCHOMAI" G4336) e conta a parábola do juiz injusto (Lucas 18:1). Uma tradução diz "dever de orar" e outra diz "necessidade de orar". Sem entrar nessa questão de tradução e, independente disso, perceba que, nessa parábola, NÃO se trata de qualquer tipo de oração, mas sim trata-se de súplica por JUSTIÇA (Lucas 18:2-7) e o contexto da parábola tem a ver com a Vinda do Filho do homem, perguntado se o Filho do homem encontraria fé na Terra quando Ele viesse (Lucas 18:8). O Filho do homem é Cristo (João 12:30-34). Mas como entender isso? 

68. Observe que, no contexto anterior, fala-se sobre a vinda do Filho do homem (Lucas 17:24,25) e que quem estivesse no campo não deveria voltar para a cidade (Lucas 17:30,31) e, no contexto posterior, fala-se sobre a destruição de Jerusalém (Lucas 19:41-44 - Lucas 21:5,6 - Lucas 21:20-24), sobre fugir para os montes e não voltar para as cidades (Lucas 21,21), fala sobre a Vinda do Filho do homem (Lucas 21:25-32) e sobre orar ("DEOMAI" G1189) para conseguir escapar da perseguição (Lucas 21:36 - Mateus 24:20 - Marcos 13:18).

69. Nesse mesmo contexto, Jesus disse “Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado” (Mateus 24:20 - Marcos 13:18 – Lucas 21:36). É nesse contexto de expectativa de guerra e perseguição que Jesus fala sobre sempre orar por justiça. 

70. Essas instruções de Jesus sobre oração estão no mesmo contexto de uma resposta que Jesus deu, APÓS os discípulos terem feito TRÊS perguntas, a saber: (1) Quando ocorreria a destruição do Templo de Jerusalém, (2) qual seria o sinal da vinda de Cristo e (3) qual seria o sinal do fim dos tempos (Mateus 24:1-3 – Marcos 13:1-4 – Lucas 21:5-7).

71. Há quem entenda que o abalo cósmico e a Vinda do Filho do homem ainda vão acontecer, pois, para Deus UM dia é COMO mil anos, ou seja, um dia é COMO SE FOSSEM mil anos (Salmos 90:4 - 2Pedro 3:8), MAS há quem entenda que o abalo cósmico e a Vinda do Filho do homem já aconteceram, espiritualmente falando, com a destruição de Jerusalém, a qual ocorreu no ano 70 d. C., ASSIM COMO a vinda de Deus mencionada em Isaías 19, verso 1 (Isaías 19:1), como a vinda de Cristo mencionada em João 14, verso 23 (João 14:23) e como as TRÊS ameaças de vindas mencionadas em Apocalipse 2 e Apocalipse 3 (Apocalipse 2:1-5 - Apocalipse 2:12-16 - Apocalipse 3:1-3)

72. Porém, SEM entrar nessa questão e, independente disso, considerando que cada pessoa, nessa terra, vive apenas algumas décadas, de certa forma, o Filho do homem volta rápido para todas as pessoas, quando elas morrem nessa terra (1Tessalonicenses 4:16-18 - Filipenses 1:23 - Eclesiastes 12:7 - Hebreus 9:27).

Mas qual seria o dever ou necessidade de sempre orar por justiça?

73. Entende-se que, (1) por um lado, para que a pessoa possa aliviar a angústia, a pessoa deve conversar com alguém, a pessoa precisa conversar com alguém, por exemplo, conversar com Deus, em se tratando, obviamente, de pessoas que acreditam em Deus, mas, (2) por outro lado, para que Deus, por si só, faça justiça, entende-se que o dever ou necessidade de orar é inexistente, pois Deus não precisa da insistência de ninguém para fazer justiça. Mas Deus usa pessoas para fazer justiça? Vamos ver isso mais adiante.

74. Observe que, na parábola, vemos que, para que o juiz injusto fizesse justiça, a mulher aflita precisou INSISTIR muito. O juiz injusto disse que faria justiça em favor daquela mulher, para que ela parasse de incomodá-lo e, em seguida, o próprio juiz injusto da parábola fez uma pergunta de reflexão se Deus não faria justiça para aqueles que suplicassem ("BOAO" G994) dia e noite (Lucas 18:1-8).

75. A princípio, entende-se que essa parábola mostra que, SE o juiz, mesmo sendo injusto, acabou fazendo justiça à mulher aflita, é ÓBVIO que Deus, que é justo, fará justiça em favor daqueles que suplicam dia e noite. Agora, responda com sinceridade a essas quatro perguntas.

(1) Deus faz justiça SOMENTE SE a pessoa suplicar dia e noite?

(2) Deus faz justiça apenas, para que as pessoas parem de incomodá-lo?

(3) Se as pessoas não suplicarem, Deus não faz justiça?

(4) Ou Deus faz justiça, mesmo que a pessoa aflita não suplique?

76. Há quem entenda, como eu, que, por um lado, orar é importante, pois Jesus ensinou a orar (Mateus 6:5-13 – Lucas 11:1-4), MAS, por outro lado, veja que, em Mateus 6, versos 7 e 8, o próprio Jesus também ensinou que NÃO se deve orar repetindo, pensando que é por muito falar que Deus vai ouvir, pois Deus conhece nossas necessidades antes mesmo que peçamos (Mateus 6:7,8).

77. Ou seja, considerando esses dois lados, esses dois aspectos, em se tratando de Deus, por si só, fazer justiça, entende-se que Deus faz justiça, INDEPENDENTE das súplicas, pois Deus, por si só, NÃO depende de súplicas para fazer justiça, pois Deus NÃO é como o juiz injusto, o qual só faz justiça para que o aflito pare de incomodá-lo. Veja que, em Hebreus, é dito que, após a morte, vem o julgamento (Hebreus 9:27).

78. Com relação ao suplicar no período do dia e da noite, há quem entenda que seja mandamento cumprir esse período, mas perceba que a parábola apenas fala de pessoas suplicando dia e noite, ou seja, a parábola NÃO diz que seja mandamento cumprir esse período, NEM define se a pessoa pode suplicar apenas uma vez no dia e uma vez à noite ou se a pessoa deve suplicar mais do que isso, NEM define quantos minutos cada súplica tem que durar, NEM define se a pessoa deve ficar suplicando todos os dias seguidos, NEM define se a súplica a Deus tem que ser feita com a boca ou se pode ser apenas em pensamento. Na Bíblia, NÃO encontramos esses detalhes.

79. Nesse contexto de perseguição e destruição, Jesus falou sobre orar para que pudessem escapar. Mas é só pedir a Deus o escape que Deus concede? E se o pedido não é concedido, faz algum sentido pedir? Será que Deus usa pessoas para fazer justiça por nós, para nos ajudar a escapar de algum perigo?

80. Na Bíblia, não existem detalhes sobre isso, mas, se Jesus ensinou a pedir a Deus, deve haver algum motivo. Observe que, em Ezequiel 22, verso 30, é dito que Deus procurou alguém que pudesse erguer um muro e ficar na brecha e é dito que Deus não encontrou ninguém (Ezequiel 22:30) e, devido a isso, entende-se que uma das maneiras de Deus atender às orações seja dessa forma, isto é, Deus procura pessoas que possam ajudar e, se houver, Deus age por meio de tais pessoas.

81. A brecha mencionada, a princípio, trata-se da brecha do muro. Há quem entenda que é sobre a brecha da oração, mas o texto em si não diz isso.

82. Fora essa questão da súplica por justiça, na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que defina quantas vezes a pessoa deve orar por dia ou por semana, NEM quantos minutos cada oração deve durar.

83. Há quem entenda, como eu, que orar sem cessar (1Tessalonicenses 5:17) talvez signifique “orar todo dia”, porém sem especificar quantas vezes por dia e sem especificar quantos minutos, pois orar sempre ou orar sem cessar NÃO pode ter um sentido literal de orar 24 horas por dia, todos os dias. Pois, quem consegue fazer orações mentais todos os minutos do dia? Será que a nossa mente ora quando dormimos? Na Bíblia, não se fala sobre isso.

84. Na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que defina se a oração deve ser feita com a boca ou se pode ser feita apenas em pensamento e NÃO existe nenhum mandamento ou instrução para a pessoa a participar de vigília de oração ou para participar de corrente ou campanha de oração. Também não existe proibição.

85. Na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem dizendo que orar de joelhos seja melhor, ou que orar de madrugada e no monte seja melhor. Não existe nenhuma passagem que diga "muita oração muito poder, pouca oração pouco poder" e nenhuma passagem que diga que a oração seja alimento, NÃO existe nenhuma passagem que diga que orar seja intimidade com Deus.

86. Daniel orava TRÊS vezes por dia (Daniel 6:10,13), mas devemos considerar que esse texto NÃO é normativo, ou seja, esse texto NÃO diz que as pessoas devem orar três vezes por dia. Ou seja, é sempre importante verificar se o texto é normativo ou não. Isso faz muita diferença.

87. É como o caso das passagens onde Jesus ora agradecendo as refeições. Na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem dizendo que seja mandamento fazer orações quando comemos ou bebemos, ou antes de dormir ou após acordar. O fato de uma pessoa não fazer agradecimentos com a boca ou o fato de a pessoa não fazer frases de agradecimento com a mente, não significa que tal pessoa seja ingrata ou vice-versa (Mateus 15:8 - Isaías 29:13).

88. Observe, por exemplo, que Jesus fala de pessoas que HONRAM A DEUS COM A BOCA, mas que o coração está longe (Mateus 15:8). Honrar a Deus pode ser um tipo de oração. Com essa passagem, pode-se entender que é possível que a pessoa faça uma oração com a boca, MAS que, no coração, a pessoa esteja fazendo uma outra oração. Veja que, em Mateus 7, versos 21 a 23, Jesus fala de pessoas que oram (Senhor, Senhor), que têm FÉ para fazer milagres, MAS que Jesus dirá que não as conhece (Mateus 7:21-23).

89. Devemos considerar que é até possível que a pessoa diga uma frase em pensamento, sem usar a boca, mas que, lá no FUNDO DO PENSAMENTO, a pessoa esteja dizendo outra coisa.

 

BUSCAR A DEUS

90. Em Jeremias, é dito "buscarão ("BAQASH" H1245) a mim (a Deus) e me acharão, quando me BUSCAREM ("DARASH" H1875) de todo coração" (Jeremias 29:13,14), o rei Davi orientou o povo de Israel a BUSCAR ("DARASH" H1875) a Deus e o seu poder (1Crônicas 16: 7-11 – Salmos 105:4) e a buscar ("BAQASH" H1245) a face de Deus e, em Provérbios, é dito que "quem busca ("SHACHER" H7836) a Deus de madrugada" o encontrará (Provérbios 8:17), MAS Buscar a Deus e orar não têm o mesmo significado.

91. Veja que, em 2Crônicas 7, verso 14, é dito que, se o povo se humilhasse e orasse e buscassem ("BAQASH" H1245) a face de Deus, convertendo-se do mal, Deus sararia a terra (2Crônicas 7:14). Observe, nessa passagem, que orar e BUSCAR ("BAQASH" H1245) são elementos diferentes (2Crônicas 7:14).

92. É importante também considerar que essa promessa é condicional e a condição era que o povo obedecesse à Lei Mosaica (2Crônicas 7:19) e observe que essa promessa foi feita para o povo de Israel (2Crônicas 7:20)

Responda: Você conhece alguém que, hoje em dia, obedece à Lei Mosaica?  

MAS o que significa buscar a Deus?

93. Observe que, em Amós 5, verso 6, é dito que (1) quem BUSCA ("DARASH" H1875) a Deus recebe a VIDA (Amós 5:6) e, no verso 14, é dito que (2) quem BUSCA ("DARASH" H1875) a prática do BEM recebe a VIDA (Amós 5:14). Com isso, entende-se que Buscar a Deus é o mesmo que buscar a prática do bem.

94. Na Bíblia, existem passagens que mostram (1) pessoas SUPLICANDO (orando), mas, mesmo assim, sendo “reprovadas” por Deus (Isaías 58:9,10), (2) pessoas dizendo SENHOR, SENHOR (orando) (Mateus 7:21), (3) e pessoas fazendo ORAÇÕES LONGAS, mas, mesmo assim, sendo “reprovadas” por Jesus, por causa da hipocrisia (Mateus 6:7 – Mateus 23:14 – Marcos 12:40 – Lucas 20:47).

95. Veja que, em Isaías 1, sobre o reino de Judá (Isaías 1:1), Deus os compara a Sodoma e Gomorra (Isaías 1:10), e, em Isaías 1, versos 14 e 15, é dito, "...a minha alma detesta as suas REUNIÕES ("MOED" H4150); quando vocês estendem as mãos, eu escondo meus olhos; mesmo que vocês multipliquem a oração, eu não ouvirei" (Isaías 1:14,15)

96. Porém o problema em si NÃO está na oração longa ou curta, mas sim na hipocrisia, no exibicionismo. Existem narrativas de orações curtas (Neemias 2:4-8 – 1Crônicas 4:10 – João 17:1-26 – 1Reis 18:36-38 – Daniel 9:3-27 – 1Reis 17:20-22 – Mateus 6:9-13 – 2Crônicas 1:7-11) e de orações longas (Mateus 26:40-45 – Lucas 6:12 – Deuteronômio 9:25,26 – 1 Samuel 1:12-15).

97. Na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que especifique qual a posição do corpo ao orar. Vemos, por exemplo, orações com o corpo encurvado (Neemias 8:6), ajoelhado (Daniel 6:10), em pé (Lucas 18:13). Mas como Deus responde as orações? Vejamos isso mais adiante.

98. Sobre Jesus orando, existem várias passagens, a saber: Mateus 11, 14, 19, 26, 27 – Marcos 1, 6, 14, 15 – Lucas 3, 4, 5, 6, 9, 10, 22, 23 e João 11, 17. Temos também as passagens sobre Jesus agradecendo, que é um tipo de oração, a saber: Mateus 15, 26 e Marcos 8, 14 e Lucas 22, 24, porém as passagens NÃO dizem quantas vezes Jesus orava por dia, NEM dizem se Jesus fazia orações longas todos os dias ou apenas ocasionalmente. São detalhes que não encontramos na Bíblia.

(Mateus 11:25-27 – Mateus 14:23-26 – Mateus 19:13 – Mateus 26:36-45 – Mateus 27:46)(Marcos 1:35 – Marcos 6:46-49 – Marcos 14:32-39 – Marcos 15:34)(Lucas 3:21,22 – Lucas 4:42 – Lucas 5:16 – Lucas 6:12 – Lucas 9:28-31 – Lucas 10:21,22 – Lucas 22:31,32 – Lucas 22:39-46 – Lucas 23:34,46)(João 11:41-44 – João 17:1-16) // (Mateus 15:36 – Mateus 26:27)(Marcos 8:6 – Marcos 14:23)(Lucas 22:17,19 – Lucas 24:30-34)

É importante também refletir sobre estas passagens:

99. Em SALMOS 15, versos 1 a 5, é dito: "Quem PERMANECERÁ ("GUR" H1481) em Sua TENDA ("OHEL" H168)? Quem HABITARÁ ("SHAKAN" H7931) em seu monte santo? (Salmos 15:1)". E a resposta é: (1) quem caminha honestamente, (2) quem age corretamente, (3) quem fala a verdade (Salmos 15:2), (4) quem não sai com a língua (ou seja "a fofoca"), (5) quem não faz o mal ao próximo, (6) quem não coloca vergonha sobre o próximo (Salmos 15:3), (7) para quem desprezível a seus olhos é o perverso, (8) quem honra os que temem a Deus, (9) quem promete e não volta atrás (Salmos 15:4), (10) quem o dinheiro não empresta por lucro e (11) quem suborno contra um inocente não aceita (Salmos 15:5)(Salmos 15:1-5)

100. Em ISAÍAS 33, versos 14 a 16, é dito que quem PERMANECERÁ ("GUR" H1481) diante de Deus é (1) quem anda corretamente, (2) quem fala o que é justo, (3) quem recusa o ganho de opressões, (4) quem rejeita o suborno, (5) quem tapa os ouvidos para coisas sanguinárias e (6) quem fecha os olhos para a maldade (Isaías 33:15)(Isaías 33:14-16).

101. Em ISAÍAS 58, versos 6 a 10, é dito que ILUMINADO é a pessoa que é (a) contra a injustiça, libertando os oprimidos, (b) alimentando o faminto, abrigando o pobre desamparado, vestindo o nu, ajudando o próximo, (c) eliminando a opressão, a acusação e a falsidade (Isaías 58:6-10).

102. Em MIQUEIAS 6, verso 8, é dito que o que Deus procura em nós é que pratiquemos a JUSTIÇA (“MISHPAT” H4941), o AMOR (“AHABAH” H160) a BONDADE (“CHECED” H2617) e que sejamos HUMILDES (“TSANA” H6800) ao andar com Deus (Miqueias 6:8)

 

VISITANDO JESUS, SEM SABER

103. É interessante também notar que, em Mateus 25, versos 34 a 40, mostram-se pessoas que, SEM SABER, estavam dando alimentos, roupas e visitando a Jesus (Mateus 25:34-40), pois, nessa passagem, as pessoas perguntaram quando foi que elas deram alimentos, roupas e visitaram o Filho do homem e Jesus respondeu dizendo que, sempre que eles fizeram isso com os necessitados é para o Filho do homem que eles estavam fazendo (Mateus 25:37-40), ou seja, quando nós damos alimentos e roupas para alguém ou quando nós visitamos alguém, é normal CONVERSAR com tal pessoa. Nesse sentido, entende-se que há pessoas que estão ORANDO, ou seja, conversando com Jesus, mesmo SEM SABER.

104. Outro ponto a considerar é: COMO que um surdo-mudo de nascença ora? Veja que o apóstolo Paulo ensina que é possível (1) orar com a boca, (2) orar com o espírito e (3) orar com o pensamento (1Coríntios 14:14,15), ou seja, um surdo-mudo de nascença ora com o espírito e ora com o pensamento, porém SEM sons de palavras no pensamento.

105. Isso se parece com aquilo que Jesus disse, em Mateus 21, verso 16, que os BEBÊS LOUVAM (Mateus 21:16). Louvar a Deus é elogiar a Deus e pode ser um tipo de oração. Mas como que um bebê louva a Deus, sendo que o bebê não sabe montar frases com a linguagem dos falantes? Entende-se que os bebês louvam, de acordo com o nível de consciência deles, ou seja, seriam orações SEM as palavras dos idiomas dos falantes.

Mas qual a diferença entre orar em pensamento e orar em espírito? Na Bíblia, não há detalhes sobre isso.

 

ORAR EM ESPÍRITO

106. Na Bíblia, a expressão “orar em espírito” aparece três vezes (Judas 20 - Efésios 6:18 - 1Coríntios 14:14,15). O apóstolo Paulo fala sobre (1) oração (em) línguas, (2) oração em espírito e (3) oração com a mente (1Coríntios 14:14-17).

107. Orar (em) línguas NÃO é o mesmo que orar em espírito, pois (1) orar em espírito é possível para TODAS as pessoas (Judas 20 - Efésios 6:18), MAS orar em línguas NÃO é possível para todos as pessoas (1Coríntios 12:30 – 1Coríntios 12:10,11).

108. Quando o apóstolo Paulo fala sobre a oração em línguas junto com a oração em espírito, o PROBLEMA apresentado é a MENTE INFRUTÍFERA, que fica assim, por causa das línguas SEM INTERPRETAÇÃO (1Coríntios 14:13,14), MAS, quando o apóstolo Paulo apresenta a SOLUÇÃO DO PROBLEMA, ele passa a citar APENAS a oração em espírito junto com a oração com a MENTE, ou seja, o apóstolo Paulo deixa de mencionar a oração em línguas e a mesmo ensino é aplicado, quando a pessoa canta e bendiz (1Coríntios 14:15-17).

 

EXPULSÃO DE DEMÔNIOS

109. Em Marcos 9, verso 29 é dito que ALGUNS tipos de demônios – NÃO todos –, ou seja, alguns tipos de demônios só saem com jejum e oração e em Mateus 17, versos 20 e 21 é dito que tal tipo de demônios não havia sido expulso também por causa da incredulidade (Marcos 9:29 - Mateus 17:20,21).

110. De acordo com o comentário da Bíblia de Genebra, o versículo inteiro de Mateus 16, verso 21 e a palavra "jejum" de Marcos 9, verso 29, NÃO se encontram em alguns dos manuscritos mais antigos (BÍBLIA DE GENEBRA). Mas há quem considere essas partes.

111. Mas independente disso, a qual tipo de jejum tais trechos se referem? Referem-se ao jejum que agrada a Deus, conforme Isaías 58, versos 6 a 10 (Isaías 58:6-10) ou se referem ao jejum de comida literal? Observe que tais trechos não definem isso.

112. O jejum que agrada a Deus é abster-se da exploração ao próximo (Isaías 58:3), da prática da injustiça (Isaías 58:6), da acusação (Isaías 58:6 - Isaías 58:9), da falta de amor ao próximo (Isaías 58:7 - Isaías 58:10) e da falsidade (Isaías 58:9).

113. Devemos também considerar que, na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem que diga que o jejum de comida literal proporciona algum poder contra o mal, MAS, por outro lado, a passagem sobre o jejum que agrada a Deus nos mostra que esse jejum, sim, nos proporciona poder contra o mal, pois, além de esse jejum ser, por si só, uma abstinência da prática do mal, ao praticar esse jejum, Deus ouve e atende a ORAÇÃO (Isaías 58:9).

Reflita: Que valor espiritual teria em a pessoa fazer o jejum de comida literal, SEM praticar o jejum que agrada a Deus?

Por outro lado, se o jejum que agrada a Deus não for suficiente para expulsar os demônios, por que o jejum de comida literal seria?

114. De acordo com o livro Variantes Textuais, a palavra "jejum" que aparece em 1Coríntios 7, verso 5, é um acréscimo. Mas há quem considere a palavra jejum nesse verso, PORÉM, independente disso, mesmo considerando a palavra "jejum" nessa passagem, perceba que o apóstolo Paulo, falando de pessoas casadas, diz que NÃO é mandamento fazer jejum e oração junto com o jejum (1Coríntios 7:5,6) (OMANSON, 2010, p. 343).

115. Na Bíblia, NÃO existe nenhuma passagem dizendo que fazer JEJUM de comida mesmo faz com que a pessoa deixe de pecar ou que peque menos e, na Nova Aliança, ou seja, após a morte de Cristo (Hebreus 9:15-17), NÃO existe nenhum mandamento dizendo que seja mandamento fazer jejum de comida literal, embora não seja proibido. Entende-se que o jejum de comida literal é uma expressão de tristeza, pois os discípulos jejuariam apenas quando Jesus fosse morto (Mateus 9:14,15 - Marcos 2:19,20 - Lucas 5:34,35). Devemos considerar que Jesus ressuscitou, fisicamente (1Coríntios 15:3-21 - Lucas 24:36-46), e Jesus, de alguma forma, habita em nós (João 14:19-23).

116. Jesus compara a oração do fariseu com a do publicano. O fariseu orava dizendo que não roubava, não adulterava, jejuava duas vezes por semana etc. O publicano orava reconhecendo-se como pecador. Jesus disse que o publicano foi justificado, pois quem se engrandece será humilhado e quem se humilha será engrandecido (Lucas 18:10-14). Um ponto importante a considerar é que, embora os fariseus mencionados por Jesus fossem hipócritas, isso NÃO significa que todos os fariseus fossem hipócritas.

Assista ao vídeo "O Jejum, segundo a Bíblia".

 

COMO DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES

117. Atualmente, por exemplo, existem pessoas que afirmam ter ouvido literalmente a voz de Deus, PORÉM, por outro lado, também existem pessoas que dizem que nunca ouviram literalmente a voz de Deus.

 

MAS COMO DEUS FALA?

118. Embora, na Bíblia, existam narrativas de Deus literalmente respondendo, de forma direta, a certas pessoas, devemos considerar que também é dito que Deus fala, por meio da NATUREZA (Romanos 1:19,20 – Atos 14:16,17) e por meio da CONSCIÊNCIA (Romanos 2:14,15), ou seja, trata-se de um aspecto mais subjetivo.

119. Também é dito que Deus fala por meio de sonhos, visões (Jó 33:15 - 1Samuel 28:6), por meio de profetas e de Jesus Cristo (Hebreus 1:1-2), ou seja, trata-se de um aspecto mais objetivo.

120. Veja que, no Antigo Testamento, existem narrativas de pessoas INDO até um profeta, para obter resposta de Deus (1Samuel 9:9 – 2Reis 22:14,15). Com isso, entende-se que, se havia pessoas INDO até um profeta, para obter resposta de Deus, isso significa que nem sempre Deus respondia diretamente.

 

MILAGRES EXISTEM?

121. Milagre com o sentido de que a vida é um milagre, todo mundo acredita. Porém o milagre com o sentido de algo inexplicável, embora eu tenha certeza de que muita coisa que dizem ser milagre, na verdade, sejam ILUSÕES ou FALCATRUAS, por outro lado, há pessoas, como eu, que acreditam na existência de milagres legítimos, até mesmo sem nunca terem visto. Porém, cientificamente falando, não há como provar que milagre exista, nem é possível provar que não exista, pois a ideia de milagre trata-se de algo improvável de ser verificável cientificamente.

122. Por exemplo, para provar cientificamente que uma pessoa foi curada milagrosamente, seria necessário apresentar um documento médico comprovando a doença incurável e, depois, seria necessário apresentar outro documento médico mostrando que tal pessoa foi, inexplicavelmente, curada e tais documentos teriam que ser reconhecidos pela comunidade científica.

123. Mas, mesmo assim, considerando que milagre legítimo exista, teríamos que perguntar: o que seria o milagre? (1) Seria algo que não segue as leis da física, (2) ou seria algo que segue as leis da física, porém algo tão complexo que a nossa ciência NÃO consegue explicar? Na Bíblia, não há detalhes sobre isso.

124. Embora, na Bíblia, existam muitas narrativas de milagres, devemos considerar o seguinte: Será que tais passagens expressam que os milagres aconteciam com todas as pessoas e em todos os dias, semanas ou meses do ano e em todos os anos? Há quem entenda, como eu, que tais passagens NÃO expressam casos comuns a todos, MAS sim expressam apenas CASOS DE EXCEÇÃO.

125. Veja, por exemplo, que as pessoas ficaram espantadas ao verem Jesus curando, ou seja, se fosse algo tão comum, as pessoas não ficariam espantadas (Marcos 6:2) e veja que o apóstolo Paulo diz que nem todos fazem milagres (1Coríntios 12:29).

 

UMA FÉ OU TIPOS DE FÉ?

126. Embora em Efésios 5 fale-se sobre uma fé e um batismo (Efésios 4:5), devemos considerar que, na Bíblia, também fala-se sobre batismo com água, batismo com o Espírito Santo (Marcos 1:18), batismo na morte de Cristo (Romanos 6:3) e sobre a fé, vemos aspectos diferentes.

 

FÉ MILAGROSA E A FÉ NÃO MILAGROSA

127. Ter fé MILAGROSA, por exemplo, curas milagrosas, é bom no sentido material, porém NÃO significa necessariamente que tal pessoa tenha uma boa espiritualidade, NÃO significa necessariamente que tal pessoa tenha intimidade com Deus, um bom relacionamento com Deus.

128. Veja que, embora Jesus tenha dito que João Batista foi um profeta e um grande homem (Mateus 11:9-11), João Batista não fez nenhum sinal (João 10:41). Sem entrar na questão de se é parábola ou não, em Lucas fala-se sobre um mendigo que, ao morrer, foi consolado (Lucas 16:20-22). Que fé milagrosa esse mendigo teve?

129. De forma inversa, observe que, para pessoas que têm fé milagrosa e que expulsam demônios em nome do Senhor, Jesus dirá que não as conhece (Mateus 7:21-23). Veja que o apóstolo Paulo diz que, mesmo que a pessoa tenha uma fé de mover montanhas, sem amor, tal pessoa nada seria (1Coríntios 13:2).

130. Há casos em que o MILAGRE ocorre se a pessoa tiver uma FÉ milagrosa (Mateus 13:52), MAS há casos em que o MILAGRE acontece SEM que se tenha fé milagrosa. Observe que, a princípio, entende-se que ninguém pediu a Jesus que expulsasse a legião de demônios, mas Jesus os expulsou (Marcos 5:1-18) e entende-se que ninguém pediu a Jesus que ressuscitasse Lázaro, mas Jesus o ressuscitou (João 11:39-44).

 

FÉ VIVA E FÉ MORTA

131. Em Tiago, fala-se sobre a fé MORTA, que é a fé sem obras, sem ações. Obviamente que, de forma inversa, temos a fé VIVA, que é aquela acompanhada de ACÕES, atitudes (Tiago 2:14-16).

(1) A pessoa com FÉ VIVA doa ROUPAS para quem precisa de roupas;

(2) A pessoa com FÉ VIVA doa ALIMENTOS para quem tem fome;

(3) A pessoa com FÉ VIVA supre as NECESSIDADES físicas do necessitado (Tiago 2:14-17).

 

A FÉ QUE CURA

132. Mais adiante, quando Tiago diz que, se alguém está DOENTE, que chamem os mais velhos para orar e colocar ÓLEO e que a oração da FÉ cura (Tiago 5:14,15). Veja que, considerando o contexto anterior, trata-se da FÉ VIVA, ou seja:

(5) A pessoa com FÉ VIVA dá REMÉDIO e tratamento ao DOENTE. Em Lucas 10, verso 34, vemos que o ÓLEO também era utilizado como remédio/tratamento (Lucas 10:34).

133. De que adianta a ORAÇÃO com fé morta? O ponto-chave é a FÉ VIVA, que é a FÉ com atitudes, ações. Assista ao vídeo “Curas Milagrosas, Segundo a Bíblia”.

 

FÉ VÁLIDA E FÉ INVÁLIDA

134. O apóstolo Paulo fala sobre a fé INVÁLIDA, que é a fé sem amor, pois é dito que, mesmo que se tenha toda fé de mover montanhas, sem amor, tal pessoa nada será (1Coríntios 13:2). Obviamente que, de forma inversa, temos a fé VÁLIDA, que é a fé acompanhada de AMOR sincero.

135. Cientificamente falando, NÃO há como provar que Deus exista ou que Deus seja, NEM é possível provar que Deus não exista ou que Deus não seja. Isso é questão de fé. Da mesma forma, a oração é uma questão de fé e fé é algo pessoal. A questão da oração é semelhante. ORAR a Deus é crença e crença é algo pessoal.

136. Resposta à oração é algo que na minha percepção é de forma geral algo SUBJETIVO, pois é dito que Deus também fala por meio da CONSCIÊNCIA da pessoa e por meio da NATUREZA. Essa resposta SUBJETIVA é crença e crença é algo pessoal.

137. Há quem entenda que essa SUBJETIVIDADE é apenas subjetividade, ou seja, NADA tem a ver com Deus. Mas, conforme dito antes, é questão de crença, não há como provar cientificamente.

 

CONCLUSÃO

Resumindo, orar é questão de crença e crença é algo pessoal. Orar é conversar, NÃO é necessariamente pedir e TUDO o que pode ser pedido e concedido é somente TUDO o que esteja de acordo com as CONDIÇÕES pré-estabelecidas (Mateus 6:10)(1João 3:22 - 1João 5:14,15 - Mateus 6:33)(João 15:7) e, pelos contextos, NÃO se trata de pedir riqueza material (Mateus 6:19-21)(1João 2:15,16)(João 15:20 - João 16:2,21,22).

A oração que Jesus ensinou tem um aspecto de LEMBRETE de desapego de si, pois é dito "Seja feita a sua vontade (Mateus 6:10)" e também de humildade, pois pede-se o PÃO diário, em favor da coletividade (Mateus 6:11) e observe que em Salmos é dito que da chuva e do solo surge o PÃO (Salmos 104:13,14).

Na Bíblia, NÃO existe nenhum mandamento dizendo quantas vezes a pessoa deve orar por dia ou por semana, NEM quantos minutos cada oração deve durar, NEM qual deve ser a posição do corpo, NEM se a oração tem que ser feita com a boca ou se pode ser feita apenas em pensamento. Orar sempre e orar sem cessar NÃO pode ter o sentido literal de orar 24 horas por dia, sem parar.

Umas das formas de Deus falar é, por meio da NATUREZA (Romanos 1:19,20 – Atos 14:16,17) e por meio da CONSCIÊNCIA (Romanos 2:14,15), que são aspectos subjetivos. Uma forma de Deus conceder é por meio de nós, ou seja, quando nós praticamos o bem é Deus que está agindo, por meio de nós (1João 3:22,23 - Mateus 7:11,12 - 1Coríntios 3:16,17 - João 14:23)(Ezequiel 22:30).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

OMANSON, Roger L. Variantes Textuais do Novo Testamento. Barueri: Editora SBB, 2010.

STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento; Editora: Atos, 2008.

 

 

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