As Matanças na Bíblia: Como Entender?

As Matanças na Bíblia: Como Entender?

 AS MATANÇAS NA BÍBLIA: COMO ENTENDER?

 

 

Visite também o meu site:

www.mortesnabiblia.comunidades.net

INTROUÇÃO: Este artigo é destinado tanto a leitores que têm sua crença na Bíblia quanto àqueles que não têm! Como este assunto é muito "conflitante", eu proponho NÃO discutir FÉ, mas "apenas" o CONTEÚDO do texto bíblico. A questão da FÉ é pessoal.

*************************************************** 

1. O assunto bíblico MAIS DIFÍCIL DE ENTENDER – ou um dos mais difíceis – é que, embora a Bíblia registre o mandamento para NÃO MATAR (Êxodo 20:13 – Deuteronômio 5:17), a mesma Bíblia também registra (a) Deus tirando a vida de pessoas, ou (b) Deus mandando tirar a vida de pessoas! MAS COMO ENTENDER ISSO?

 

É O CONTEXTO QUE VAI INDICAR O MOTIVO DE CADA MATANÇA

2. Pergunta: Mas qual seria o MOTIVO das matanças?

Resposta: Não há como negar que a matança, em si, seja algo HORRÍVEL; a princípio, CADA CASO É UM CASO e, para TENTAR entender o MOTIVO de CADA matança, é necessário examinar o CONTEXTO, pois É O CONTEXTO QUE, OBVIAMENTE, VAI INDICAR O MOTIVO DE CADA MATANÇA.

3. Também, a fim de TENTAR entender isso, podemos tentar CONTEXTUALIZAR trazer para os nossos dias , pensando no papel da POLÍCIA e do EXÉRCITOComo sabemos, há ocasiões em que a POLÍCIA e o EXÉRCITO precisam "tirar vidas". Isso, em nosso mundo moderno, é considerado como "matança justificável". É HORRÍVEL, MAS, DEPENDENDO DO CONTEXTO, É CONSIDERADO JUSTIFICÁVEL.

4. Para facilitar o entendimento, podemos classificar essa questão da MATANÇA, da seguinte forma: 

*****************************************************

(I) O PRÓPRIO DEUS TIRANDO A VIDA

*****************************************************

(II) DEUS MANDANDO TIRAR A VIDA:

(II.1) EM CASOS DE JULGAMENTO;

(II.2) EM CASOS DE GUERRA:

(II.2.a) Guerras contra povos habitantes de terras não prometidas;

(II.2.b) Guerras contra povos habitantes da terra prometida.

*****************************************************

(III) ALGUÉM TIRANDO A VIDA, SEM ORDEM DE DEUS

***************************************************** 

5. MAS SERÁ que os casos, em que a Bíblia relata (a) Deus tirando a vida, ou (b) Deus mandando tirar a vida são casos "justificáveis"? 

(a) SE conseguirmos imaginar que um povo é capaz sim de ser TÃO PERVERSO, então provavelmente conseguiremos entender o motivo de Deus querer tirar a vida de tais pessoas ou povos! Essa seria aquela ideia popular de que SITUAÇÕES EXTREMAS EXIGEM MEDIDAS EXTREMAS!

(b) MAS, SE "não" conseguirmos imaginar essa possibilidade de um povo ser TÃO PERVERSO assim, então "não" há como entender o fato de Deus querer tirar a vida de tais povos! ESSE É O PONTO.

6. A seguir, vamos examinar o caso que, provavelmente, é o mais difícil, a saber, O CASO EM QUE DEUS MANDOU OS ISRAELITAS TIRAREM A VIDA DE TODOS OS HABITANTES DA TERRA PROMETIDA. Após examinarmos esse CASO DIFÍCIL, veremos um COMENTÁRIO RESUMIDO sobre os OUTROS CASOS PRINCIPAIS de matanças, CADA CASO com "links", direcionando para outra página, trazendo informações extras, explicando o contexto das matanças respectivas.

 

DEUS MANDANDO TIRAR A VIDA

CASOS DE GUERRA CONTRA HABITANTES DA TERRA PROMETIDA 

7. Há casos em que é dito que DEUS mandou tirar a vida, em CONTEXTO DE GUERRA; havia dois procedimentos de guerra; veja, a seguir: 

 

PROCEDIMENTOS DE GUERRA

8. Em caso de GUERRA contra povos habitantes de TERRAS NÃO PROMETIDAS, os israelitas, primeiro, deveriam oferecer proposta de paz e, caso tal nação aceitasse, teria que pagar tributos para os israelitas, MAS, se tal nação não aceitasse a proposta de paz, ou seja, se tal nação preferisse a GUERRA, os israelitas deveriam tirar a vida APENAS dos homens, deixando as mulheres e crianças vivas (Deuteronômio 20:10-15).

Pergunta: Mas, nesse caso, de quem era a iniciativa de guerra: (a) era dos israelitas, ou (b) das outras nações?

Resposta: O texto em si NÃO dá essa informação, MAS entende-se que se trata de casos em que a iniciativa de guerra NÃO fosse dos israelitas, uma vez que tais terras não faziam parte da TERRA PROMETIDA a Israel. 

9. Em caso de GUERRA contra povos habitantes da TERRA PROMETIDA, a saber, os heteus (hititas), os AMORREUS, os CANANEUS, os perizeus (ferezeus), os heveus e os jebuzeus, A ORDEM DE DEUS era para que os israelitas tirassem a vida de todos (Deuteronômio 20:16-18). ESSE CASO, DE EXTERMÍNIO DOS HABITANTES DA TERRA PROMETIDA, PARECE SER O CASO MAIS DIFÍCIL DE ENTENDER. Veja mais detalhes:

10. Em ÊXODO é dito que o próprio DEUS expulsaria tais povos de lá (Êxodo 33:1,2 - Êxodo 34:11), MAS em DEUTERONÔMIO é dito as duas coisas: (a) DEUS expulsaria tais povos e (b) DEUS MANDOU OS ISRAELITAS TIRAREM A VIDA DELES (Deuteronômio 7:1,2 - Deuteronômio 20:16-18 ). No tempo de JOSUÉ (sucessor de Moisés), é dito que os EXÉRCITOS de tais nações atacaram os israelitas (Josué 11:3-5), porque DEUS HAVIA ENDURECIDO O CORAÇÃO DELES, PARA QUE ELES GUERREASSEM CONTRA ISRAEL (Josué 11:20). Os israelitas venceram tais EXÉRCITOS, deixando nenhum sobrevivente (Josué 11:8). MAS COMO ENTENDER ALGO TÃO HORRÍVEL ASSIM

 

SITUAÇÕES EXTREMAS EXIGEM MEDIDAS EXTREMAS

PERGUNTA: SEGUNDO A BÍBLIA, DEUS AUTORIZA MATAR PESSOAS DE CRENÇAS DIFERENTES? 

11. Resposta: NÃO. O que se lê, na Bíblia, é que Deus mandou os israelitas tirarem a vida dos habitantes da terra prometida, NÃO simplesmente porque eles tinham uma crença diferente, pois, SE ASSIM FOSSE, DEUS MANDARIA TIRAR A VIDA DE TODAS AS NAÇÕES; Deus mandou os israelitas tirarem a vida dos habitantes da TERRA PROMETIDA, porque tais povos tinham PRÁTICAS HORRÍVEIS (Deuteronômio 9:4-6); MAS SERÁ QUE TAIS PRÁTICAS ERAM TÃO HORRÍVEIS ASSIM? Veja adiante e reflita!

12. A ÚNICA forma de TENTAR entender o MOTIVO de Deus querer, por meio dos israelitas, tirar a vida dos habitantes da TERRA PROMETIDA é SE conseguirmos IMAGINAR e acreditar que tais povos, DE FATO, tinham PRÁTICAS HORRÍVEIS; veja que é dito que tais povos seriam exterminados, NÃO POR CAUSA DA JUSTIÇA DOS ISRAELITAS, MAS SIM POR CAUSA DA IMPIEDADE DE TAIS POVOS (Deuteronômio 9:4-6). Mas qual teria sido a IMPIEDADE de tais povos?

13. IMAGINE você vivendo em uma sociedade onde os HOMENS (ou mulheres), normalmente, fazem SEXO COM ANIMAIS (com cachorro, com cabrita, etc)(Levítico 18:23,24), onde moças (e rapazes) são escolhidos(as) para FAZER SEXO com outras pessoas, para cultuar aos ídolos, sendo PROSTITUTOS CULTUAIS (Gênesis 38:21,22 - 1Reis 14:24), onde crianças podem ser escolhidas para serem queimadas, para serem SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS AOS ÍDOLOS (2Reis 16:3 - Deuteronômio 12:29-31 - Deuteronômio 18:9-14), etcPARA VOCÊ, ESSAS PRÁTICAS SÃO HORRÍVEIS, OU NEM TANTO?  

(a) SE NÃO conseguirmos acreditar que tais PRÁTICAS HORRÍVEIS eram, de fato, comuns em tais povos, tal MATANÇA "apenas" parecerá um HORROR TOTALMENTE INJUSTIFICÁVEL,

(b) MAS, se conseguirmos acreditar que tais PRÁTICAS HORRÍVEIS, de fato, eram comuns em tais povos, conseguiremos, talvez, entender o MOTIVO de Deus ser TÃO SEVERO com tais povos. Conforme dito antes, seria aquela ideia popular de que SITUAÇÕES EXTREMAS EXIGEM MEDIDAS EXTREMAS. ESSE É O PONTO.

***A questão da homossexualidade, entendo eu, é um caso MUITO complexo, nada simples, e, devido a isso, deve ser algo bem refletido; leia esse meu artigo sobre uma NOVA abordagem bíblica sobre a Homossexualidade (Leia o artigo).    

14. Observe também que, como os israelitas NÃO tiraram a vida de todos os habitantes da terra prometida e até conviveram com eles, havendo até casamentos entre os israelitas com tais povos (Juízes 3:5,6), é dito que DEUS DECIDIU NÃO EXPULSAR MAIS TAIS NAÇÕES, MAS sim utilizá-las, para colocar os israelitas à prova (Juízes 2:20-22). Veja que Deus também PUNIA os israelita, quando eles (israelitas) se rebelavam contra Deus, deixando que outros povos os dominassem (Juízes 6:1-6) (Juízes 3:12-14)(Jeremias 25:1-11).

 

A PROBABILIDADE DE ISRAEL VENCER AS GUERRAS ERA PEQUENA

15. O povo que habitava na TERRA PROMETIDA era poderoso e suas CIDADES eram GRANDES e FORTIFICADAS (Números 13:27,28), eram NAÇÕES MAIORES E MAIS FORTES (Deuteronômio 7:1,2) e suas cidades eram grandes, com MURALHAS (Deuteronômio 9:1), eram mais fortes do que os israelitas e de grande estatura (Números 13:31,32). O povo eram os ANAQUINS, povo forte e alto (Deuteronômio 9:2), que eram GIGANTES (“NEPHILIM” H5303), descendentes de Anaque (Números 13:33). Desde antes do DILÚVIO já havia GIGANTES (“NEPHILIM” H5303) na terra (Gênesis 6:4).

16. Os AMORREUS eram mais fortes e mais altos do que os israelitas e suas cidades grandes e fortificadas com muralhas (Deuteronômio 1:27,28 – Deuteronômio 3:5) e lá moravam os ENAQUINS (Deuteronômio 1:27,28). O rei AMORREU de Basã, Ogue, (Deuteronômio:4:46,47) era o único sobrevivente dos REFAINS e sua cama media quatro metros de comprimento (Deuteronômio 3:11); entre os FILISTEUS, havia um homem de grande estatura com seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé (1Crônicas 20:5,6 – 2Samuel 21:20) e também havia um homem chamado GOLIAS com quase três metros de altura (1Samuel 17:4).

17. Com isso, entende-se que, humanamente falando, a PROBABILIDADE de que os israelitas vencessem tais povos era "pequena". Observe que é dito que as MURALHAS de Jericó foram derrubadas de forma sobrenatural (Josué 6:2-5 - Hebreus 11:30).

 

GUERRA CONTRA OS AMORREUS

18. Depois de passar o rio Arnom (Deuteronômio 2:24), Deus mandou os israelitas lutarem contra os AMORREUS de HESBOM (Deuteronômio 2:24). Os israelitas pediram aos AMORREUS de HESBOM permissão para passar (Deuteronômio 2:27,28 - Números 21:21,22), mas os AMORREUS não permitiram, pois DEUS HAVIA ENDURECIDO O CORAÇÃO DO REI, PARA QUE NÃO PERMITISSE A PASSAGEM DOS ISRAELITAS (Deuteronômio 2:30) e, depois, os AMORREUS de HESBOM guerrearam contra os israelitas, com todo o seu exército (Deuteronômio 2:32 - Números 21:23), mas os israelitas venceram (Deuteronômio 2:33 - Números 21:24,25 – Números 21:32) e MATARAM HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS (Deuteronômio 2:34) e ocuparam a terra que antes era deles (dos amorreus) (Números 21:21-25).

19. Depois, todo o exército dos AMORREUS de BASàatacou os israelitas (Deuteronômio 3:1), MAS os israelitas venceram (Deuteronômio 3:3), tomando sessenta cidades, MATANDO HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS (Deuteronômio 3:4-6).  

QUEM ATACOU PRIMEIRO?

20. Pergunta: Quem atacou primeiro: (a) os israelitas, ou (b) os amorreus?

Resposta: Segundo o texto, os AMORREUS atacaram primeiro, tanto os de HESBOM (Deuteronômio 2:32) quanto os de BASÃ (Deuteronômio 3:1).

21. Pergunta: Deus endureceu o coração do rei amorreu de HESBOM, com qual objetivo: (a) para não permitir a passagem dos israelitas, ou (b) para guerrear contra os israelitas?

Resposta: Segundo o texto, esse ENDURECIMENTO foi para que ele (o rei amorreu) não permitisse a passagem dos israelitas.

22. Pergunta: Quem ordenou a morte de mulheres e de crianças: (a) Deus, ou (b) algum homem?

Resposta: Os israelitas tinham uma ordem de Deus de matar totalmente os hititas, os AMORREUS, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus (Deuteronômio 20:16,17). É importante relembrar que, humanamente falando, a PROBABILIDADE de os israelitas vencerem tais povos era "pequena", pois tais povos eram MAIORES e MAIS FORTES do que os israelitas (Deuteronômio 7:1,2); os AMORREUS, por exemplo, tinham grandes cidades muradas e fortificadas (Deuteronômio 1:28 – Deuteronômio 3:5). Observe que é dito que as MURALHAS de Jericó foram derrubadas de forma sobrenatural (Josué 6:2-5 - Hebreus 11:30).   

 

GUERRA CONTRA OS CANANEUS

23. No deserto, CANANEUS (e amalequitas) atacaram os israelitas em Hormá, mas os israelitas, por terem desobedecido a Deus, perderam a guerra (Números 14:45); os CANANEUS, novamente, em outro momento, em um lugar que também passou a se chamar Hormá, atacaram os israelitas, mas, dessa vez, os israelitas venceram a guerra (Números 21:1-3). 

JERICÓ 

24. Após os israelitas terem atravessado o rio Jordão, aproximaram-se da CIDADE CANANEIA DE JERICÓ (Deuteronômio 32:49) – a cidade das Palmeiras (Deuteronômio 34:3) – e os habitantes de Jericó guerrearam contra os israelitas, mas os israelitas venceram (Josué 24:11); em outro momento, por causa de desobediência a Deus, os israelitas perderam a cidade das Palmeiras (Jericó) e foram dominados pelos MOABITAS por dezoito anos (Juízes 3:12-14) e, depois, novamente por desobediência a Deus, os israelitas foram dominados pelos CANANEUS (Juízes 4:1,2)!

25. Todos os habitantes de Jericó foram mortos, HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS (Josué 6:21), EXCETO algumas pessoas, as quais foram poupadas, tais como Raabe e sua família (Josué 6;25) e os gibeonitas – que eram “heveus” habitantes de Gibeom (Josué 9:3-7) – também foram "poupados", por temerem à destruição (Josué 9:24-27). 

A CIDADE DE "AI"

26. Quanto à cidade de “AI”, Josué enviou espias (Josué 7:2) e, depois, os israelitas atacaram a cidade de “Ai”, MAS o exército de “Ai” venceu (Josué 7:4,5 – Josué 8:5,6); Deus mandou os israelitas guerrearem contra a cidade de “AI” (Josué 8:1,2) e todos os habitantes de “Ai” foram mortos (Josué 8:25,26).

 

DEUS FALA DE VÁRIAS MANEIRAS

27. Deus fala, de várias maneiras, NÃO só, por meio de profetas (Hebreus 1:1-2), MAS Deus também FALA a toda a humanidade, por meio da NATUREZA (Romanos 1:19,20 – Atos 14:16,17) e sua VOZ é ouvida por toda Terra (Salmos 19:1-4 – Romanos 10:17,18); Deus FALA a toda a humanidade, por meio da CONSCIÊNCIA pessoal de cada um, a qual acusa e defende (Romanos 2:14,15); os filhos de Deus são CARTAS, onde Deus escreve e as pessoas podem ler (2Coríntios 3:2,3); até as pedras podem, de certa forma, falar (Lucas 19:40 – Habacuque 2:11).   

 

A PACIÊNCIA DE DEUS CHEGA A UM LIMITE

28. A fim de TENTAR entender um pouco mais essa questão TÃO DIFÍCIL é a questão da PACIÊNCIA DE DEUS que é ENORME, mas tem LIMITES; veja: é dito que DEUS É TARDIO EM SE IRAR, MAS DEUS SE IRA (Êxodo 34:6 - Naum 1:3 -Isaías 48:9 - Neemias 9:29,30);

 

TAIS POVOS TIVERAM TEMPO PARA MELHORAREM

29. Em Gênesis 15:16, na geração de ABRAÃO (Gênesis 15:18), é dito que A MEDIDA DA INJUSTIÇA DOS AMORREUS NÃO HAVIA AINDA CHEGADO AO LIMITE DE TOLERÂNCIA (Gênesis 15:16); Observe que de ABRAÃO até a saída dos israelitas dos Egito, passaram-se mais de 400 ANOS (Gênesis 15:13 – Êxodo 12:40 – Gálatas 3:17), isto é, os AMORREUS e as demais nações tiveram tempo para mudarem e serem MENOS HORRÍVEIS.

 

MAS POR QUE TIRAR A VIDA DE CRIANÇAS?

30. Na guerra, é matar ou morrer, mas por que matar as crianças? Em CONTEXTO DE GUERRA, onde homens e mulheres são mortos, entende-se que matar as crianças seja um HORROR MENOR, isto é, SE as crianças fossem mantidas vivas, QUEM cuidaria delas? A nação oponente? Ou elas ficariam largadas até a morte?

 

DEUS TIRANDO A VIDA

31. Há casos em que é dito que O PRÓPRIO DEUS tirou a vida de pessoas, tais como, (a) o DILÚVIO, (b) SODOMA e GOMORRA e (c) o EGITO. Mas será que um povo consegue ser TÃO PERVERSO ASSIM, a ponto de Deus querer tirar a vida de tal povo? Veja, a seguir, um COMENTÁRIO RESUMIDO sobre os OUTROS CASOS PRINCIPAIS de matanças, CADA CASO com "links", direcionando para outra página, trazendo informações extras, explicando o contexto das matanças respectivas. 

 

MATANÇAS DE CRIANÇAS 

(1) Deus tira a vida de crianças, no dilúvio (Gênesis 7:23) (Leia o contexto);

(2) Deus tirou a vida de crianças de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:24,25) (Leia o contexto);

(3) Deus tira a vida dos primogênitos do Egito (Êxodo 12:29) (Leia o contexto); 

(4) Crianças habitantes da terra prometida (Deuteronômio 20:16-18) (Leia os tópicos 9-28); 

(5) Crianças amalequitas (1Samuel 15:1-3) (Leia o contexto);

(6) Crianças midianitas (Números 31:17,18) (Leia o contexto);

(7) Deus tirou a vida do filho de Davi (2Samuel 12:15-18) (Leia o contexto);

(8) O desejo do salmista na morte de crianças (Salmos 137:8,9) (Leia o contexto);

(9) 42 crianças mortas, após serem amaldiçoadas pelo profeta (2Reis 2:23,24) (Leia o contexto).

 

MATANÇAS DE PESSOAS ADULTAS E OUTROS CASOS

(1) A Pena de Morte (Leia o contexto); 

(2) Deus mandou tirar a vida de três mil israelitas (Êxodo 32:27,28) (Leia o contexto);

(3) Deus tira a vida de ER (Gênesis 38:7) e ONÃ (Gênesis 38:9,10) (Leia o contexto);

(4) O estuprador tinha que se casar com a vítima? (Leia o contexto);

(5) Deus tira a vida de profetas: HOFNI e FINEIAS (1Samuel 2:34) (Leia o contexto), NADABE e ABIÚ (Levítico 10:2 – Números 3:4) (Leia o contexto).

(6) A morte de Corá e de seus seguidores (Leia o contexto).

(7) A morte de Saul e de seus três filhos (Leia o contexto).

(8) A morte de Abías, filho de Jeroboã (Leia o contexto).

(9) A morte de Amazías e a sucessão de seu filho (Leia o contexto).

(10) Deus embaçou os olhos dos israelitas (Leia o contexto).

(11) O sofrimento de Jó e a morte de pessoas (Leia o contexto).

 

POR QUE DEUS NÃO AJUDA AS PESSOAS QUE SOFREM?

RESPONSABILIDADE SOCIAL

32. Há quem pergunte o seguinte: Por que Deus permite que pessoas sofram, devido a enchentes, deslizamentos de terra, doenças, secas, fomes, terremotos, furacões, tsunamis, etc? Devemos observar que tanto o Antigo Testamento (Antiga Aliança) quanto o Novo Testamento (Nova Aliança) trazem mandamentos, para que aqueles que têm condições (1João 3:17,18), ajudem aos pobres necessitados (não preguiçosos)! Essa é a ideia de RESPONSABILIDADE SOCIAL. Veja a seguir:

33. O Antigo Testamento (Antiga Aliança) tinha (tem) mandamentos (e estímulos), para ajudar o POBRE necessitado (não o preguiçoso), por exemplo:

(a) Os israelitas deveriam cancelar as dívidas dos ISRAELITAS POBRES (não preguiçosos) a cada sete anos (Deuteronômio 15:1-3); os israelitas teriam que ajudar osISRAELITAS POBRES (não preguiçosos) (Deuteronômio 15:7-10), pois SEMPRE HAVERÁ POBRES NA TERRA (Deuteronômio 15:11). 

(b) A cada TRÊS anos, os israelitas deviam deixar os DÍZIMOS nas suas cidades, a fim de alimentar os LEVITAS LEGÍTIMOS e os NECESSITADOS, que na época eram os estrangeiros, os órfãos e as viúvas (Deuteronômio 14:28,29 – Deuteronômio 26:12).Devemos nos lembrar de que o Novo Testamento diz que o sacerdócio NÃO é mais “levítico” (Hebreus 7:11,12) e, com relação aos NECESSITADOS, o apóstolo Paulo ensinou a fazermos COLETAS, sem porcentagem específica (?%) – sendo diferente do dízimo (10%) –, dizendo que cada um contribuísse segundo proposto no coração (?%), pois Deus ama quem dá com alegria (2Coríntios 9:7-9). 

(c) O Antigo Testamento (Antiga Aliança) também contém o mandamento que diz: "Ame ao próximo como a si mesmo" (Levítico 19:18).

(d) É feliz quem trata bem os NECESSITADOS (Provérbios 14:21), quem trata bem o pobre Deus recompensará (Provérbios 19:17), quem reparte o pão com o pobre é abençoado (Provérbios 22:9), quem dá ao pobre não passará necessidade (Provérbios 28:27), quem zomba dos pobres despreza o Criador (Provérbios 17:5); a mãe de Lemuel aconselhou seu filho (Provérbios 31:1) a defender o direito dos pobres (Provérbios 31:9) e a ajudar os pobres (Provérbios 31:20); ai de quem é injusto com os POBRES (Isaías 10:1,2 - Malaquias 3:5).

34. Em Provérbios, é dito que HÁ quem espalha (quem dá) e aumenta (tem aumento), mas HÁ quem retém e fica em necessidade (passa necessidade) (Provérbios 11:24,25). MAS seria "espalhar (dar)" para quem? Seria espalhar para os NECESSITADOS?   

PROVÉRBIOS 11:24,25 - (24) Há quem espalha e aumenta e ainda quem retém o correto e, assim, fica em necessidade. 25. A alma abençoada engordará (“DASHEN” H1878). Quem sacia, a si mesmo derrama.

35. Quanto ao Novo Testamento, é importante observarmos o seguinte: observe que, DE FORMA DIRETA, o Novo Testamento diz que Jesus Cristo é Deus revelado em carne(1Timóteo 3:16), é o LOGOS (a Palavra) que estava com Deus, é o LOGOS que era Deus (João 1:1) e que se fez CARNE, isto é, Jesus Cristo encarnado (João 1:14) que, continuou sendo Deus, o Deus-Unigênito (João 1:18) (Veja mais detalhes no estudo "Pai, Filho e Espírito Santo") e o Novo Testamento também diz que NÓS somos o CORPO DE CRISTO (1Coríntios 12:27), diz que NÓS somos REPRESENTANTES DE CRISTO aqui na terra (2Coríntios 5:20) e diz que Cristo é formado em NÓS (Gálatas 4:19).

36. Jesus Cristo se comparou aos necessitados, isto é, sempre que praticamos o AMOR ao próximo, ajudando a um necessitado  entende-se, qualquer tipo de necessidade , é ao FILHO DO HOMEM (Jesus Cristo) que estaremos AMANDO – entende-se, de forma representativa – (Mateus 25:34-45); Jesus Cristo também ensinou que NÓS devemos praticar o AMOR ao próximo, ajudando o necessitado, amando ao próximo, assim como Ele (Jesus) nos amou (João 13:34,35), conforme nossas possibilidades, obviamente(1João 3:17,18).

37. Assim sendo, entende-se que nós somos representantes de Deus na terra, para acudir ao NECESSITADO, ou seja, isso é RESPONSABILIDADE SOCIAL! Veja algumas reflexões, a seguir: 

 

ALGUMAS REFLEXÕES 

38. Quando se vai à praia, às vezes, encontramos placas de advertência, dizendo: "PERIGO, NÃO NADE, ÁGUAS PROFUNDAS" ou "PERIGO, TUBARÃO"! Quem não sabe nadar, não deveria se arriscar, entrando nessa parte perigosa do mar! Da mesma forma, existem partes do planeta que são mais perigosas! Devemos saber que TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMES e ERUPÇÕES VULCÂNICAS acontecem APENAS em algumas partes do planeta Terra!

39. Pergunta: Deus OBRIGOU as pessoas a construirem suas cidades onde há TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMIS, ERUPÇÕES VULCÂNICAS? Por acaso, Deus OBRIGOU as pessoas a construirem bairros NO MORRO ou À BEIRA DO RIO, onde há maior probabilidade de haver DESLIZAMENTOS DE TERRA e ENCHENTES? Quem obriga NÃO é Deus, mas sim a NECESSIDADE de encontrar algum lugar para morar e as pessoas que moram nesses lugares de risco, certamente, não tiveram escolha! Quem, tendo condições financeiras de morar em um lugar seguro, vai escolher morar em lugar de risco de enchente, deslizamento de terra, ao lado do esgoto aberto?

40. Hipoteticamente, SE a humanidade fosse UNIDA, isto é, SE todos praticassem o AMOR ao próximo, TODOS poderiam JUNTOS edificar CIDADES em partes do PLANETA onde não há ocorrência de TERREMOTOS, FURACÕES, TSUNAMES, ERUPÇÕES VULCÂNICAS! 

(a) SE alguém for para o Japão, tal pessoa já vai ciente de que lá existe TERREMOTO! 

(b) SE alguém pretende morar nos Estados Unidos, tal pessoa já vai ciente de que lá, em algumas partes, existem FURACÕES! 

(c) SE alguém for a uma praia perto de uma FALHA GEOLÓGICA nas placas tectônicas, tal pessoa já vai ciente de que pode ocorrer um maremoto e uma tsunami! 

 

ENCHENTES, DESLIZAMENTOS DE TERRA, SECAS

41. Hipoteticamente, os governos poderiam ajudar os pobres a se mudarem para lugares onde não há ENCHENTE, nem DESLIZAMENTO DE TERRA! O povo também é mal educado, jogando lixo na rua, entupindo os bueiros! 

42. Hipoteticamente, os governos poderiam ajudar o população pobre que vive na SECA, captando água do subsolo, ou criando lagos artificiais, ou captando a água de algum rio e transportando essa água através de canos, ou plantando muitas árvores! Dizem que transformar água do mar em água potável é possível, mas é muito caro! Será que a ciência não consegue encontrar uma forma menos cara de fazer essa dessalinização? Será que o dinheiro gasto com a corrupção não seria suficiente para dessalinizar a água do mar e para suprir outras necessidades da população geral (saúde, educação, segurança, transporte, previdência social, etc)?  

43. Um exemplo é o LAGO ARTIFICIAL que o governo construiu em BRASÍLIA, para melhorar o clima! O governo poderia construir vários lagos em regiões secas! Outro exemplo é DUBAI, um lugar RICO construído no DESERTO da ARÁBIA, e lá não há falta de água!

 

 

 

 

 

LINKS RELACIONADOS 

DEUS TIROU A VIDA DOS PRIMOGÊNITOS DO EGITO

CRIANÇAS MORTAS, AO SEREM AMALDIÇOADAS

A MORTE DO FILHO DE DAVI COM BATSEBA

POR QUE DEUS MATOU ER E ONÃ? 

O ESTUPRADOR TINHA QUE SE CASAR COM A VÍTIMA?

POR QUE UM HOMEM MORREU POR PEGAR LENHA NO SÁBADO?

DEUS APROVOU A MORTE DOS EFRAIMITAS?

POR QUE DEUS MATOU ANANIAS E SAFIRA?

POR QUE DEUS QUERIA MATAR MOISÉS? 

A PENA DE MORTE EM ISRAEL

TRÊS MIL ISRAELITAS FORAM MORTOS

O SALMISTA DESEJA A MORTE DE CRIANÇAS

A MORTE DE CORÁ E SEUS SEGUIDORES

A MORTE DE NADABE E ABIÚ: O FOGO ESTRANHO

A MORTE DE OFNI E FINEIAS

A MORTE DE SAUL E SEUS TRÊS FILHOS

A MORTE DE ABÍAS, FILHO DE JEROBOÃO

A MORTE DE AMAZIAS E A SUCESSÃO DE SEU FILHO

OS MIDIANITAS

OS AMALEQUITAS

O DILÚVIO

SODOMA E GOMORRA

OS AMORREUS

OS CANANEUS

NÍNIVE

O CENSO DE ISRAEL

DEUS SE ARREPENDE? 

POR QUE DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ?

JÓ, SEUS FILHOS E SERVOS  

 

POR QUE OS DEFEITUOSOS NÃO PODIAM OFERTAR? 

POR QUE DEUS COLOCOU UM ESPÍRITO DE MENTIRA?

DEUS ACEITA SACRIFÍCIOS?

POR QUE DEUS EMBAÇOU OS OLHOS DOS ISRAELITAS?