Beijo Santo (Ósculo Santo) e Saudações Estranhas

Beijo Santo (Ósculo Santo) e Saudações Estranhas

 Beijo Santo (Ósculo Santo)

e Saudações Estranhas

 

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

 

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível. ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

[1] A orientação para nos saudarmos com beijo santo aparece quatro vezes na Bíblia (Rm 16:16 - I Co16:20 - II Cr 13:12 - I Ts 5:26) e com beijo de amor aparece um vez (I Pe 5:14)

[2] O beijo era, e ainda é na Rússia e Turquia, uma maneira comum de se cumprimentar em partes do Oriente.

[3] O peso da orientação (ou mandamento) é que a saudação deveria ser feita comsantidade e amor”.

[4] O foco está “na santidade e no amor”. A saudação com beijo já era uma prática normal no Oriente, um costume do povo, sem que houvesse a necessidade de mandamento. A novidade da orientação do apóstolo Paulo é que esse cumprimento deveria ser feito com santidade e amor, em vez de impureza ou falsidade. 

[5] A maneira de se cumprimentar é questão cultural (beijo, aperto de mão, abraço), e não é um elemento para a salvação, mas a santidade e o amor ao cumprimentar é mandamento para todos, em qualquer tempo, e são elementos para a salvação.

[6] Isso é uma forma de contextualização cultural, entre "a civilização daquela região e época" e "a civilização do nosso tempo", contextualização que não contradiz a Bíblia.

 

Saudação Não Bíblica e Antibíblica

[7] Veja a saudação a seguir, usada em algumas denominações: "O Cristo que vive em mim saúda o Cristo que vive em você(s)".

Essa saudação (cumprimento) possui, basicamente, duas interpretações:

a. Pode significar que Cristo (Deus) está saudando (cumprimentando) A Si MESMO.  

As pessoas às vezes falam sozinhas, consigo mesmas, MAS COMO posso saber se Cristo está falando sozinho, consigo mesmo?

b. Pode significar que Cristo (Deus) está saudando (cumprimentando) outro(s) Cristo(s)

[8] A Bíblia relata PESSOAS saudando (cumprimentando) PESSOAS DIFERENTES (Romanos 16:3-16) (1Coríntios 16:19,20,21) (2Coríntios 13:12) (Filipenses 4:21,22) (Colossenses 4:12-18) (Hebreus 13:24) (1Pedro 5:13,14)

[9] A Bíblia relata Jesus Cristo saudando (cumprimentando) os seus discípulos (Lucas 24:36) (João 20:21,26), mas NÃO há relato de Cristo (Deus) saudando A SI MESMO.

[10] O salvo em Cristo NÃO vive mais na lei (Gálatas 2:19), MAS Cristo vive no salvo, ou seja, O SALVO VIVE na fé do Filho de Deus (Gálatas 2:20).


[11] Na Bíblia NÃO há relato de que o Cristo (Deus), que vive no salvo, saúda (cumprimenta) o Cristo que vive no(s) outro(s) salvo(o). Sabemos que só existe um único Deus todo-poderoso.

[12] NÃO podemos colocar palavras na boca de Cristo (Deus), ou seja, se a Bíblia NÃO menciona, NÃO podemos afirmar, nem que sim, nem que não (Deut 18:20,21,22 – Jer 29:23).