O Casamento

O Casamento

 

O CASAMENTO

 

1. Com relação ao tema "casamento", primeiramente, vamos ver o que NÃO está na Bíblia e, depois, vamos ver o que podemos encontrar na Bíblia sobre o casamento. 

2. O fato de certas práticas NÃO serem mencionadas na Bíblia NÃO significa que tais práticas não existissem naquela época, nem significa que sejam erradas. Significa apenas que não existe base bíblica para dizer que tais práticas sejam mandamentos. Veja alguns exemplos:

 

O QUE, NA BÍBLIA, NÃO É DITO SOBRE O CASAMENTO

3. Na Bíblia, embora haja passagens que falam sobre festas de casamento (João 2:1-3), por outro lado, (1) não existe nenhum mandamento que diga que o casal deva fazer uma "cerimônia religiosa de casamento" (nem proíbe)", (2) não existe nenhum mandamento que diga que se deve fazer "festa de casamento" (nem proíbe), (3) não existe nenhum mandamento que diga que se deve haver algum "líder religioso" realizando tal casamento (nem proíbe), (4) não existe nenhum mandamento que diga que o casal deve usar "anel de aliança" (nem proíbe).

4. Na Bíblia, (5) não existe nenhum mandamento dizendo que, para que o casamento seja válido, seja necessário haver testemunhas, além de Deus (Malaquias 2:14) (nem proíbe), (6) embora em Malaquias seja mencionado o ACORDO de casamento (Malaquias 2:14), não existe nenhum mandamento dizendo esse pacto tenha que ser por escrito (nem proíbe).

5. Sobre roupas de casamento, curiosamente, em Mateus, vemos que os convidados tinham que usar roupas de casamento e quem estivesse sem tais roupas seriam condenados (Mateus 22:11-13), mas se trata de uma parábola (Mateus 22:1). No Apocalipse, Cristo é o noivo e a noiva usa roupa de linho fino, que são os atos de justiça (Apocalipse 19:7,8). Mas, em se tratando de roupas literais, (7) na Bíblia não existe nenhum mandamento dizendo que a noiva, o noivo e os convidados devam usar roupas específicas de casamento (nem proíbe).

6. E também (8) não existe base bíblica para dizer que aquele local onde o líder religioso fica  fica seja ALTAR de Deus (9) e não existe nenhum mandamento dizendo que o casal tenha que fazer o casamento em cartório (nem proíbe).  

7. Sobre cartório, em Romanos 13, é dito que devemos obedecer aos governos (Romanos 13:1), mas a passagem diz que se trata de governos que cuidam da população (Romanos 13:4)E se for um governo que NÃO cuida da população, mesmo assim teríamos que obedecer? Essa questão fica em aberto.

8. De acordo com a teóloga Uta Ranke-Heinemann, com relação à tradição cristã, ANTES do ano de 1215 (século 12), embora, (1) por um lado, muitas pessoas se casassem no templo da igreja, com o padre, para que o padre os abençoasse e, embora muitas noivas se casassem com véu e grinalda, (2) por outro lado, muitos casamentos ocorriam SEM cerimônia, ou seja, muitas as pessoas apenas se encontravam em algum passeio e, quando um gostava do outro, declaravam o desejo de serem marido e esposa e, assim, ficavam juntos e se consideravam casados, SEM cerimônia religiosa, SEM líder religioso celebrante, SEM testemunhas (HEINEMANN, 1988; P. 354).

9. A partir do ano de 1215, a Igreja Católica exigiu os proclamas de casamento, MAS muitos NÃO cumpriam essa determinação (HEINEMANN, 1988; P. 355).

10. Entre os anos de 1545 e 1563, no Concílio de Trento, criou-se uma CERIMÔNIA formal obrigatória, para contrair-se o casamento. Até então, o casamento NÃO exigia formalidades, ou seja, as pessoas podiam se casar em segredo, sem  sacerdotes, sem testemunhas. Ao estipular que o casamento ocorresse perante o líder religioso local e testemunhas, a Igreja Católica impedia que os homens que haviam se casado em segredo viessem a se tornar padres (HEINEMANN, 1988; P. 113).  

11. No ano de 1563, por meio do decreto Tametsi, introduziu-se a conhecida obrigação formal e, embora não houvesse dúvida de que os casamentos SECRETOS fossem válidos, desse ano em diante, uma forma específica de casamento CONTRATUAL tinha de ser observada, ou seja, a CERIMÔNIA de casamento devia ser realizada pelo líder religioso e também com pelo menos duas testemunhas, pois, caso contrário, o casamento seria considerado inválido (HEINEMANN, 1988; P. 355).

12. Agora, com relação à tradição judaica, segundo o doutor Júlio Trebolle, na época de Jesus, havia tipos diferentes de judaísmos, por exemplo, os samaritanos (João 4:19-24) e provavelmente os saduceus tinham um cânon diferente dos fariseus (Atos 23:7,8 - Mateus 22:23 - Marcos 12:18 - Lucas 20:27).

 

Dos que se consideram cristãos, existem grupos diferentes: pelo menos, teoricamente, católicos se baseiam pelo Antigo e Novo Testamento, pela Tradição e pelo Magistério; protestantes se baseiam pelo Antigo e Novo Testamento, pelo menos, teoricamente.  

Dos que se consideram judeus, existem grupos diferentes: uns se baseiam pelo Antigo Testamento e pelo Talmude; outros se baseiam apenas pelo Antigo Testamento e outros apenas pelo Pentateuco e outros se baseiam também pelo Zohar. 

 

 

12. Com relação à tradição judaica, o rabino Maimônides, do século 12, escreveu uma obra chamada Meishne Torah, a qual é dividida em 14 livros.

13. Maimônides diz que, ANTES da Lei ser entregue, quando um homem encontrava uma mulher no mercado e os dois decidiam se casar, ele a levava para casa, tinham relações sexuais e, assim, tornavam-se marido e esposa, MAS, depois que a Lei foi entregue, os israelitas tinham ordem para que, quando um homem desejasse se casar com uma mulher, ele deveria adquiri-la como esposa, na presença de testemunhas e, somente após isso é que ela se tornaria esposa dele. Maimônides diz que o processo de aquisição da esposa é formalizado por meio de três maneiras: (1) pela transferência do dinheiro, (2) pelo documento formal e (3) com a relação sexual. (Mishne Torah; livro: Nashim; seção: Ishut; capítulo 1; parágrafos 1,2)

 

O QUE, NA BÍBLIA, É DITO SOBRE O CASAMENTO

 

 

DEFINIÇÃO DO CASAMENTO, SEGUNDO A BÍBLIA 

14. Em Malaquias, entende-se que o casamento é um ACORDO (aliança/pacto) (“BERITH” H1285) entre o homem e a mulher e Deus é a TESTEMUNHA desse pacto (Malaquias 2:14), mas o texto NÃO especifica quais seriam as CLÁUSULAS desse acordo. Para termos uma noção de quais seriam as cláusulas, temos que nos basear em outras passagens. 

 

RESPONSABILIDADE

15. Em Mateus, lemos que, no CASAMENTO (“GAMEO” G1060) (Mateus 19:9,10), o homem deixa os pais – independência dos pais – e se une a sua mulher, tornando-se uma só carne – relação sexual heterossexual – (Mateus 19:5) e, devido a isso, é que se entende que o casamento, biblicamente falando, é uma união heterossexual, com independência dos pais, ou seja, responsabilidade.

 

COMPROMISSO DURADOURO, FIDELIDADE

16. Em Malaquias é dito que Deus detesta quando o homem manda a mulher embora (“SHALACH” H7971) (Malaquias 2:16), mas em Deuteronômio vemos que existe uma exceção, pois é dito que a mulher pode receber uma carta de DIVÓRCIO, podendo se casar com outro homem, sem que isso seja pecado, só não podendo voltar para o marido anterior (Deuteronômio 24:1-3)Devido a isso, entende-se que o casamento tem um aspecto duradouro, porém podendo haver o divórcio.

 

AMOR

17. No Novo Testamento, é dito que o marido deve amar a esposa, assim como Cristo ama a igreja (Efésios 5:25 - Colossenses 3:19 - Efésios 5:28 - Efésios 5:33 - 1Pedro 3:7 - Hebreus 13:4) e também que a esposa deve amar o marido (Tito 2:4). Em Levítico temos o mandamento para amar ao próximo como a si mesmo (Levítico 19:18) e, obviamente, a esposa e o marido são pessoas próximas. 

  

ATRAÇÃO SEXUAL

18. Em Êxodo é dito que a esposa tem direito à relação sexual (Êxodo 21:10) e (2) em 1Coríntios, é dito que, se o homem e a mulher não conseguem se controlar sexualmente, é melhor que se casem ("GAMEO" G1060) (1Coríntios 7:9).

 

RESUMO DAS CLÁUSULAS

(1) Responsabilidade (Mateus 19:5);

(4) Compromisso duradouro, fidelidade (Malaquias 2:14-16);

(5) Amor (Efésios 5:25 - Tito 2:14).

(2) Atração Sexual (1Coríntios 7:9 - Êxodo 21:10);

(3) Sustento (roupas, alimentos) (Êxodo 21:10 - Efésios 5:28,29);

 

 

DESCUMPRIMENTO DO ACORDO

19. Quando não se cumprem as cláusulas do ACORDO, (1) por um lado, a PRÁTICA fica desconfigurada, (2) mas isso não anula o ACORDO. O descumprimento do acordo não anula o acordo, porém, existe a cláusula de divórcio, em caso de pecado sexual (Mateus 19:9).

20. Também entende-se que, pelo menos, para Deus, um acordo de casamento só é válido SE for feito de livre e espontânea vontade. Compare com a adoração externa de Naamã ao ídolo Rimom (1Reis 5:17-19) e a honra externa de crentes (Isaías 29:13 - Mateus 15:8 - Mateus 7:22,23).

 

 

 

DIVÓRCIO

23. Em Deuteronômio é dito que, SE o marido encontrasse alguma “nudez (“ERVAH” H6172)” na esposa, poderia dar a ela carta de DIVÓRCIO (“KERITUT” H3748) e mandá-la embora (“SHALACH” H7971) (Deuteronômio 24:1-3).  

24. A Bíblia em si NÃO explica o que seria essa tal de “nudez” (Deuteronômio 24:1); TALVEZ seja uma “nudez” não literal, talvez, uma “falta de respeito”. De qualquer forma, entende-se que o marido NÃO deveria dar carta de divórcio, por qualquer motivo, pelo seguinte: (a) na LEI do Antigo Testamento, há o mandamento para AMAR ao próximo (Levítico 19:18) – obviamente, a esposa é um próximo – e (b) o marido NÃO poderia trair a esposa – com a qual havia sido feita uma ALIANÇA (Malaquias 2:14,15) – pois Deus ODEIA quando o marido manda a mulher embora (“SHALACH” H7971) (Malaquias 2:16)

 

 

BIGAMIA E POLIGAMIA

25. Geralmente, a passagem que dize que "o homem se unirá à sua mulher e se tornarão uma carne" é interpretada como sendo uma proibição à bigamia e à poligamia, porém, no Antigo Testamento, existem mandamentos que falam sobre bigamia e poligamia, SEM dizer que seja errado, dizendo que errado seria o rei ter muitas esposas (Êxodo 21:10 - Deuteronômio 17:17 - 2Samuel 12:7,8) e, para sermos bem específicos, na Bíblia, não existe nenhuma proibição da bigamia ou poligamia feminina.

26. No Novo Testamento, em 1Timóteo, é dito que o bispo, que significa supervisor, e que o diácono, que significa servidor, é dito que cada bispo ou diácono deve ser marido de uma mulher (1Timóteo 3:2 - 1Timóteo 3:12), e em Tito, fala-se sobre os presbíteros que são bispos; presbítero significa homem mais velho. Nessa passagem, é dito que cada presbítero que seja bispo deve ser marido de uma mulher (Tito 1:5-7).

27. De acordo com o doutor David Harold Stern, em seu comentário sobre 1Timóteo 3:2, esse trecho diz literalmente "marido de uma mulher" e diz que uma das discussões é se tal trecho significa "no máximo uma mulher", ou se significa "pelo menos uma mulher". (STERN, 2008; P. 694,695). Outra questão seria se essas instruções também se aplicariam às pessoas que não são bispos nem diáconos. 

28. O curioso também é que, (1) embora tais passagens digam que o homem se unirá à sua mulher e os dois se tornarão uma carne", (2) por um lado, o apóstolo Paulo diz que a união de um homem com uma prostituta também faz deles uma carne (1Coríntios 6:16).

 

******      ******      ******      ******      ******      ******      

29. A palavra grega que significa CASAMENTO é a palavra "GAMOS (G1062)", que aparece 16 vezes no Novo Testamento (Mateus 22:2,3,4,8,9,10,11,12 - Mateus 25:10 - Lucas 12:36 - Lucas 14:8 - João 2:1,2 - Hebreus 13:4 - Apocalipse 19:7,9).

26. A palavra grega que significa CASAR-SE é a palavra "GAMEO (G1060), que aparece 29 vezes no Novo Testamento (Mateus 5:32 - Mateus 19:9,10 - Mateus 22:25,30 - Mateus 24:38 - Marcos 6:17 - Marcos 10:11,12 - Marcos 12:25 - Lucas 14:20 - Lucas 16:18 - Lucas 17:27 - Lucas 20:34,35 - 1Coríntios 7:9,10,28,33,34,36,39 - 1Timóteo 4:3 - 1Timóteo 5:11,14).  

A

 

 

A