Atos dos Apóstolos

Atos dos Apóstolos

Atos dos Apóstolos 

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 

(Atos 2) LÍNGUAS TERRENAS OU LÍNGUAS NÃO TERRENAS?

 
 
[9] Analisando a passagem em Atos 2, veja algumas considerações abaixo:
 
PERGUNTAS: 

(a) Cada pessoa passou a falar, milagrosamente, vários idiomas terrenos ao mesmo tempo?

(b) Cada pessoa continuou falando seu idioma nativo, porém o milagre de tradução simultânea para outros idiomas? 

(c) Cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém houve um milagre de tradução simultânea para os outros idiomas?

 

RESPOSTAS:

(a) A passagem em Atos 2 não revela se cada pessoa passou a falar vários idiomas terrenos ao mesmo tempo; 

(b) A passagem em Atos 2 não revela se cada pessoa continuou falando o seu idioma nativo, porém com tradução simultânea para os outros idiomas; 

(c) A passagem em Atos 2 não revela se cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém com tradução simultânea para os outros idiomas.

 

[10] Uma coisa é certa! Houve um MILAGRE DE TRADUÇÃO SIMULTÂNEA (interpretação de línguas) e houve uma MENSAGEM, as Maravilhas de Deus.

[11] COMENTÁRIO: Como a passagem em Atos 2 não revela (a) se cada pessoa passou a falar vários idiomas terrenos ao mesmo tempo, ou se (b) cada pessoa continuou falando o seu idioma nativo, porém com tradução simultânea para os outros idiomas, ou se (c) cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém com tradução simultânea para os outros idiomas, eu não consigo afirmar nenhuma dessas três possibilidades, mas posso afirmar que houve um milagre de tradução simultânea e posso afirmar que houve uma mensagem, que foi as maravilhas de Deus.

 

PERGUNTAS REFLEXIVAS

1. Em denominações onde se fala em "línguas não terrenas", essas línguas trazem a mensagem das maravilhas de Deus?

2. Em denominações onde se fala em "línguas não terrenas", existe o milagre de tradução simultânea (interpretação)?

3. Em lugares onde todos os ouvintes falam o mesmo idioma, existe a necessidade de se falar em outro idioma, para depois traduzi-lo? 

4. Por que os pregadores que falam em línguas não terrenas precisam de intérprete humano para se comunicar? Por que não acontece o milagre de tradução simultânea (interpretação de línguas)?

[12] COMENTÁRIO: Eu não descarto a possibilidade de essas línguas terem sido "línguas não terrenas", parecidas ou iguais às línguas faladas hoje em algumas denominações, MAS eu tenho convicção que, se não houver INTERPRETAÇÃO, a pessoa que fala em línguas deve ficar CALADA, falando apenas consigo mesma e com Deus, ou seja, a única maneira de "falar calado" é falar "em pensamento".

 

 

(Atos 8) Os Samaritanos que Receberam o Espírito Santo,  

após a Imposição de Mãos (ATOS 8:5-24)

[13] Filipe pregou em Samaria (At 8:5) e uma multidão de samaritanos prestavam atenção à pregação de Filipe, por causa dos sinais milagrosos, tais como expulsão de demônios e curas (At 8:6,7); Muitos samaritanos creram e foram batizados (At 8:12); 

[14] O apóstolo Pedro e o apóstolo João saíram de Jerusalém e foram para Samaria e oraram pelos samaritanos para que recebessem o Espírito Santo (At 8:14-16), pois os samaritanos haviam sido batizados em nome de Jesus, mas não haviam recebido ainda o Espírito Santo (At 8:15,16); o apóstolo Pedro e o apóstolo João impuseram as mãos sobre os samaritanos e eles RECEBERAM o Espírito Santo (At 8:17); podemos entender esse relato de eles terem RECEBIDO o Espírito Santo, como sendo o Derramamento do Espírito Santo (Água Viva) sobre eles e, com esse derramamento, eles foram batizados no (com o) Espírito Santo. 

[15] Em Samaria, encontrava-se um homem chamado Simão, o qual havia exercido a arte da magia (At 8:9-11) e Simão também havia crido e sido batizado (At 8:13), MAS, quando Simão viu que, com a imposição de mãos dos apóstolos, o Espírito Santo era CONCEDIDO aos samaritanos, Simão quis comprar esse dom (At 8:18-20), mostrando que,embora tivesse crido e sido batizado (At 8:13), não havia se arrependido ainda (At 8:21-24).
  

[16] PERGUNTA: Como Simão conseguiu ver o Espírito Santo sendo concedido? 

(a) Os samaritanos, ao receber o Espírito Santo, apresentaram alguma manifestação, tais como, falar em línguas, pular no poder, sapatear no poder, rodopiar no poder, gritar no poder, dar risada no poder, cair no poder, etc? 

(b) Simão, por não ter se arrependido ainda (At 8:21-24), tinha ainda algum poder de magia, para ver os samaritanos recebendo o Espírito Santo?

(c) Simão soube que o Espírito Santo havia sido concedido aos samaritanos, só porque os apóstolos disseram que isso aconteceria?

RESPOSTA: A passagem NÃO explica isso, é algo não revelado (Dt 29:29), mas, com certeza, a passagem bíblica NÃO menciona línguas, não menciona nenhuma manifestação, nenhuma evidência visual, apenas diz que Simão viu que, com a imposição de mãos dos apóstolos, o Espírito Santo era concedido.

[17] PERGUNTA: Por que muitos samaritanos, embora já tivessem crido e sido batizados em nome de Jesus, não haviam ainda recebido o Espírito Santo (At 8:15,16)?

RESPOSTA: A passagem NÃO explica isso, é algo não revelado (Dt 29:29), mas a Escritura ensina que, se a pessoa NÃO tem o Espírito de Deus (Espírito de Cristo = Espírito Santo), significa que tal pessoa NÃO pertence a Cristo (Rm 8:9), ou seja, existe a possibilidade de as pessoas CREREM e SEREM BATIZADAS em nome de Jesus (= nas águas), MAS não serem de Cristo AINDA (At 8:15,16), pois NÃO basta crer, pois até os demônios creem (Tg 2:19), MAS SIM CRER E PRATICAR O BEM (Jo 3:16-21 - Tg 2:14-17) e, TALVEZ, seja isso que tenha acontecido com os samaritanos. 

[18] PERGUNTA: Por que o Espírito Santo SÓ foi concedido aos samaritanos, após a imposição de mãos dos apóstolos?

RESPOSTA: A passagem NÃO explica isso, é algo não revelado (Dt 29:29), mas, TALVEZ, antes da imposição de mãos, os apóstolos tivessem ensinado aos samaritanos a questão de não bastar crer (Tg 2:19), mas sim crer e praticar o bem (Jo 3:16-21 - Tg 2:14-17). 

 

(Atos 10 - Atos 11) O Batismo na Casa de Cornélio

(At 10:17,24 – At 11:11,14)

[1] Cornélio teve uma visão, orientando-o a buscar o apóstolo Pedro, em Jope [At 10:3-5].

[2] Pedro, estando com fome, teve uma visão de animais imundos que Deus havia purificado [At 10:9,16 – At 11:5,10];

[3] Após a visão de Pedro, os mensageiros de Cornélio encontram o apóstolo Pedro e o levam até a casa de Cornélio, em Cesareia (At 10:17,24 – At 11:11,14).

[4] Na casa de Cornélio, enquanto Pedro ensinava, o ESPÍRITO SANTO CAIU sobre os que ouviam, o dom do Espírito foi DERRAMADO sobre eles e falaram em línguas (At 10:44-46 – At 11:17) - acredita-se que houve INTERPRETAÇÃO de línguas, pois a passagem em Atos 11:15-17 diz que esse acontecimento, na casa de Cornélio, foi como havia acontecido anteriormente, ou seja, no dia de Pentecostes - e, com esse DERRAMAMENTO do Espírito Santo (Água Viva) sobre eles, eles foram Batizados no (com o) Espírito Santo (At 10:44 – At 11:15,16); eles RECEBERAM o Espírito Santo e DEPOIS foram batizados nas águas (At 10:47,48).

[5] O texto bíblico NÃO diz que os que estavam na casa de Cornélio “buscavam em Deus”, nem que "pediam a Deus" o batismo no (com) o Espírito Santo.

[6] QUE TIPO DE MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO ACONTECEU NA CASA DE CORNÉLIO?
RESPOSTA: O Espírito Santo desceu, COMO no dia de Pentecostes (At 11:15) e as pessoas FALARAM EM LÍNGUAS e ENGRANDECIAM A DEUS (At 10:46); acredita-se que houve INTERPRETAÇÃO de línguas, pois a passagem em Atos 11:15-17 diz que esse acontecimento, na casa de Cornélio, foi como havia acontecido anteriormente, ou seja, no dia de Pentecostes.

[7] A passagem NÃO informa se houve interpretação ou não, mas, se foi COMO no dia de Pentecostes (Atos 11:15-17), é bem provável que tenha havido interpretação (At 2:4-11). A passagem NÃO fala sobre “o saltar, o rodopiar, sapatear e o cair no poder”.

Atos 10:44-46 - 44. Dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que o ouviam.
45. Os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46. Pois os ouviam FALAR EM LÍNGUAS, e ENGRANDECER a Deus. Então perguntou Pedro.

Atos 11:15,16 - 15. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, COMO TAMBÉM sobre nós ao princípio. 
16. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.

 

(Atos 19) O Batismo dos Discípulos em Éfeso

[8] O apóstolo Paulo chegou em Éfeso e encontrou alguns discípulos (At 19:1), uns doze homens (At 19:7).

[9] Esses discípulos efésios, eram “batizados no batismo de João Batista” (batismo de arrependimento), e não tinham ainda conhecimento sobre o Espírito Santo. (At 19:2,3)

[10] Após ouvir alguns ensinamentos de Paulo, esses discípulos foram “batizados em nome de Jesus” (At 19:4,5), MAS há casos de pessoas que foram batizadas nas águas (At 8:13), mas que NÃO se arrependeram ainda (At 8:21-24).

Pergunta: Que tipo de batismo é relatado no versículo 5?

Resposta: O texto NÃO diz que foi o “batismo no (com o) Espírito Santo”, mas informa que foi o “batismo em nome de Jesus”, conforme Jesus ensinou (Mt 28:19).

Pergunta: Quem batizou os discípulos efésios, em nome de Jesus? 

Resposta: O texto não diz, explicitamente, mas deve ter sido o apóstolo Paulo. 

[11] Após terem sido batizados, em nome de Jesus, Paulo colocou a mão sobre eles, e o Espírito Santo VEIO sobre eles, e eles começaram a falar em línguas e a PROFETIZAR, e devido a esse ato de PROFETIZAR, entende-se que houve INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (At 19:6); podemos entender esse relato de o Espírito Santo VINDO sobre eles, como sendo o Derramamento do Espírito Santo (Água Viva) sobre eles e, com esse derramamento, eles foram batizados no (com o) Espírito Santo, falando em línguas e PROFETIZANDO.  

[12] O texto NÃO diz que os discípulos efésios buscavam o batismo no (com o) Espírito Santo.

 

(Atos 9 - Atos 22) O Batismo de Saulo (Paulo)

[19] Jesus enviou Ananias até Saulo, (a) para que ele voltasse a enxergar e (b) para que Saulo ficasse cheio [ples.thes] do Espírito Santo (At 9:17). Ananias disse a Paulo que (a) se levantasse, (b) recebesse o batismo e (c) lavasse os pecados, e de que maneira? Invocando o nome de Deus (At 22:16).

[20] Para que a pessoa fique cheia do Espírito Santo (Água Viva), primeiro, Jesus DERRAMA o Espírito Santo (Água Viva) sobre a pessoa (At 2:32-34 – Lc 24:49-51) e, com esse DERRAMAMENTO, a pessoa é Batizada no (com o) Espírito Santo (Água Viva) (compare At 2:14-18 com At 2:1-4 - Jl 2:28,29) e, daí, a pessoa passa a ficar CHEIA DO Espírito Santo, pela primeira vez (At 2:4)!

[21] O Espírito Santo (ÁGUA VIVA) (Jô 7:37-39 – 1Co 12:13) e Cristo (FONTE) (1Co 10:4 - Jo 4:13,14) passam a habitar na pessoa (1Co 6:19,20 -Rm 8:9-11)(Jo 14:23 - Hb 3:6)! Embora a pessoa tenha ficado CHEIA DO Espírito Santo (Água Viva), pela primeira vez, a partir do momento que passa a FAZER PARTE DO CORPO DE CRISTO (1Co 12:13), tal pessoa deve sempre se-permitir ser cheio do Espírito Santo (Água Viva), permitindo que a FONTE (Cristo) libere a ÁGUA VIVA (Espírito Santo)(Ef 5:18)(veja o estudo "A Plenitude do Espírito Santo")

[22] O batismo de Paulo relatado em Atos 9:17 e em Atos 22:16 é "batismo com água", uma vez que Paulo NÃO precisaria se levantar para ser batizado no (com o) Espírito Santo.

 

Atos 22 - Atos 26

 

*****Quase ao meio dia (Atos 22:6) X Ao meio dia (Atos 26:13)

Em linguagem NÃO científica, é possível e aceitável que alguém diga que algo ocorreu “ao meio-dia”, porém, sem ter tido a intenção de dizer que tenha sido PONTUALMENTE ao meio-dia, com exatidão cronológica!

Atos 9 - Atos 22

Atos 9:3 não relata o período do dia (não há contradição nisso!)

*****A LUZ NO CÉU

Em Atos 9:3 e em Atos 22:6 não se menciona o verbo “VER”, MAS em Atos 26:16 menciona-se (não há contradição nisso!).

Em Atos 9:3 e em Atos 22:6 menciona APENAS a luz brilhando ao redor de Paulo, MAS em Atos 26:13 menciona a luz brilhando ao redor do GRUPO.

NÃO há contradição nisso, pois, se a luz brilhou sobre o grupo (inteiro), é óbvio que tal luz também brilhou sobre  UM componente específico desse grupo – no caso Paulo!

*****CAINDO POR TERRA

Em Atos 9:4 e em Atos 22:7 menciona Paulo caindo, MAS, em Atos 26:14,menciona o grupo caindo!

NÃO há contradição nisso, pois, se o grupo (inteiro) caiu, é óbvio que UM componente específico desse grupo – no caso Paulo - também caiu!

*****OUVINDO A VOZ

 

Entende-se que, primeiramente, os homens ouviram uma voz, sem saber de onde vinha (Atos 9:7) e, depois, viram uma luz e a voz cessou (Atos 22:9)!

 

Devemos considerar que o relato bíblico não é um com relatos precisamente em sequência. Parece ser um texto mais solto!

 

 

ATOS 9:7 - 7. E os homens que viajavam com ele pararam emudecidos escutando a voz, mas vendo ninguém!
 
ATOS 22:9 - 9. Os que comigo estavam a luz viram, mas não ouviam a voz dele falando comigo.

 

 

 

Veja a simulação a seguir!

 

"Eu escutei alguém me chamar, mas eu não via ninguém! Depois, a pessoa parou de me chamar e eu vi um clarão na minha frente; eu perguntei quem era, mas a pessoa ficou calada! Era a Poliana que estava me procurando com uma lanterna na mão!"

 

 

IMAGINE você contando essa estória! "Ah, eu tinha escutado alguém me chamando, mas eu não vi ninguém!" 

 

IMAGINE você recontando essa estória! "Ah, eu vi um clarão na minha frente, eu perguntei quem era, mas a pessoa não me disse nada!
 
 

O FATO DE UM RELATO TRAZER UMA INFORMAÇÃO E OUTRO NÃO NÃO SIGNIFICA CONTRADIÇÃO!

Veja a seguinte SIMULAÇÃO: 

Relato Hipotético 1:

A minha prima foi assaltada na semana passada! 

Relato Hipotético 2: 

A minha prima e as amigas dela que estavam com ela foram assaltadas na quinta-feira!