Pastor, Bispo, Presbítero, Diácono, Apóstolo.

Pastor, Bispo, Presbítero, Diácono, Apóstolo.

 

Pastor, Bispo, Presbítero,

Diácono, Apóstolo.

→ O objetivo deste diálogo é (1) expor a forma como entendo, (2) ser auxiliado na detecção de erros ou equívocos e (3) tentar entender outros pontos de vista.

→ Caso discorde de algum tópico e queira enviar um e-mail para mim, siga as instruções abaixo:

1. Mencione o número do tópico do qual você discorda.

2. Explique, usando argumentos lógicos.

3. Fundamente o seu entendimento, com referências bíblicas (livro, capítulo e versículo).

4. Use um comentário curto e objetivo, com palavras simples, fácil de entender, a medida do possível.

ka.carlos007@gmail.com

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PASTOR, BISPO, PRESBÍTERO

Biblicamente falando, entende-se que os termos PASTOR, BISPO e PRESBÍTERO não significam a mesma coisa!

1. PASTOR: Ser PASTOR (pastor de pessoas) é uma “escolha divina (concessão divina)”, pois é Jesus quem CONCEDE (didomi G1325) alguém para ser PASTOR (Efésios 4:11) e entende-se que essa “concessão” seja um DOM (presente)(DOMA G1390) dado por Jesus, após ele ter subido... aos céus (Efésios 4:8-11);

***Considerando que alguém possa ter essa CONCESSÃO divina de ser PASTOR de pessoas, NÃO importa se os outros a reconheçam ou não! O que importa é cuidar das pessoas, independente de TÍTULOS ou reconhecimento!

2. BISPO: A palavra "bispo" significa "SUPERVISOR (grego: episkopos)"; com relação ao ser BISPO (supervisor), existe (a) a "escolha divina (colocação divina)(tithemi G5087)" (Atos 20:28) e existe (b) a “escolha humana (colocação humana)”, pois há o registro de o apóstolo Paulo orientando Tito (Tito 1:5) a COLOCAR (kathistemi G2525) pessoas mais velhas (presbiteros G4245) (Tito 1:5), para serem BISPOS (supervisores) (epyskopos G1985) (Tito 1:7); embora o BISPO (supervisor) deva PASTOREAR (Atos 20:28) NÃO significam o mesmo, embora esses dois aspectos estejam diretamente relacionados entre si! 

Reflexão: Veja que é possível que uma pessoa tenha o TÍTULO humano de bispo ou pastor, MAS sem que tenha “o dom” de ser bispo ou pastor, ou seja, sem a CONCESSÃO divina! Assim como é possível que alguém tenha “o dom” de ser bispo ou pastor (CONCESSÃO divina), porém, SEM que tenha NENHUM “título humano”!

***Considerando que alguém possa ter essa CONCESSÃO divina de ser BISPO (supervisor) (Atos 20:28), NÃO importa se os outros a reconheçam ou não! O que importa é cuidar das pessoas, independente de TÍTULOS ou reconhecimento!

Com relação à escolha HUMANA para ser bispo (supervisor), é necessário que a pessoa queira ser bispo (1Timóteo 3:1), é necessário que a pessoa seja escolhida (colocada) por alguém (escolha humana) (Tito 1:5-7) e, para isso, precisa ser aprovada em um CRITÉRIO RIGOROSO de comportamento (1Timóteo 3:1-7 – Tito 1:7-9);

Mesmo que a pessoa queira ser bispo (supervisor) e mesmo que a pessoa seja escolhida (escolha humana) para ser bispo, mesmo assim, tal escolha pode ser EQUIVOCADA e, por isso, entende-se que, se tal pessoa que foi escolhida (escolha HUMANA) para ser bispo (supervisor) mostrar que não tem qualificação para ser bispo (supervisor), por ensinar ERRADO ou ser mau exemplo, basta não o considerarmos mais como bispo (supervisor).

3. PRESBÍTERO: A palavra "presbítero" vem do grego e significa "MAIS VELHO"; embora o apóstolo Paulo tivesse orientado Tito a escolher PRESBÍTEROS (homens mais velhos) (Tito 1:1-5), para serem BISPOS (supervisores) (Tito 1:5-9), NEM todos os PRESBÍTEROS (mais velhos) eram SUPERVISORES (bispos) (Atos 14:19-23 – Tito 1:5-9) e PRESBÍTERO não significa necessariamente IDOSO, pois, na parábola do filho esbanjador (pródigo), o filho mais novo (o esbanjador) é o NEOTEROS e o filho MAIS VELHO é o PRESBÍTEROS e perceba que o filho MAIS VELHO (PRESBITEROS), obviamente, NÃO era idoso/ancião AINDA (Lucas 15:25)!

 

  

 

 

 

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EM CONSTRUÇÃO

[1] Nas Denominações Conhecidas como Cristãs, os irmãos na fé que exercem alguma função no culto, recebem títulos, tais como: (a) Apóstolo, (b) Bispo, (c) Pastor, (d) Diácono, (e) Obreiro, (f) Presbítero, (g) Ancião, (h) Evangelista, (i) Missionário. MAS o que significa cada título desses?

 

 

 

 

 

APÓSTOLO

1. A palavra grega “apóstolo” significa “enviado” (apostolos G652) e, similarmente, o verbo grego “apostello (G649)” significa “enviar” (Mateus 10:5); os primeiros apóstolos (enviados) foram doze: Pedro (Simão), André, Tiago (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Judas Tadeu (Lebeu), Simão (Zelote) e Judas Iscariotes (Mateus 10:1-5 – Lucas 6:13-16) e Jesus os enviou para anunciar o reino dos céus (Mateus 10:7);

2. Em Lucas, é relatado Jesus “enviando (apostello G649)” umas 70 pessoas (Lucas 10:1), para anunciar o reino de Deus (Lucas 10:9); o “salário do obreiro” mencionado na passagem não significa um valor fixo mensal, mas sim o alimento oferecido pela pessoa satisfeita pelo trabalho do enviado (Lucas 10:7); os enviados (apóstolos) (Mateus 10:5 - Lucas 10:1 - 1Coríntios 9:2-7 - 1Coríntios 9:11-15) têm direito esse “salário do obreiro” (Mateus 10:10 - Lucas 10:7 - 1Coríntios 9:14); os "mais velhos" que lideram bem, ensinando a Palavra, são dignos de duplo valor (1Timóteo 5:17) e têm direito a esse “salário do obreiro” (1Timóteo 5:18). Mas quem seriam esses "mais velhos": seriam homens "enviados em missão" (apóstolos), ou seriam pessoas "fixas" em um local? A passagem não define isso!

3. O livro de Atos menciona outros três apóstolos (enviados), a saber, Matias (Atos 1:23-26), Barnabé e Paulo (Atos 14:14); a carta aos Romanos menciona duas pessoas que, pela ambiguidade da frase, não sabemos se eram, de fato, apóstolos (enviados), mas talvez fossem, a saber, Andrônico e Júnias (Romanos 16:7).

[2] A palavra “Apóstolo (G652 apostolos)” significa “Enviado, Pessoa Enviada” (Jo 13:16 – Fl 2:25 – 2Co 8:23); ser APÓSTOLO (apóstolo = pessoa enviada) é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11).

 

BISPO

1. A palavra “bispo” vem do grego “episkopos” e significa “supervisor” (episkopos G1985); com relação a ser “supervisor (bispo)”, existe uma “escolha” divina (Atos 20:28) e uma “escolha” humana (Tito 1:5-7);

2. O apóstolo (enviado) Paulo orientou Tito (Tito 1:5) a escolher pessoas “mais velhas (presbíteros)”, para serem supervisores (bispos) (escolha humana) (Tito 1:7); para ser um supervisor (bispo) (escolha humana), era necessário que a pessoa quisesse (1Timóteo 3:1) e que fosse escolhida, na ocasião, por Tito (Tito 1:5-7), devendo passar por um critério bem rígido de conduta, a saber, ser casado com uma única mulher, ser humilde, calmo, não violento, não briguento, não ganancioso, não apegado ao dinheiro, hospitaleiro, bondoso, justo, equilibrado, honesto, apto para ensinar, etc (Tito 1:7-9 –1Timóteo 3:1-7).

3. Embora o “supervisor (bispo)” deva pastorear, isto é, supervisionar cuidando (Atos 20:28), entende-se que “supervisor (bispo)” e “pastor” não sejam, necessariamente, a mesma coisa, pois, com relação a ser “supervisor (bispo)”, existe uma “escolha” divina (Atos 20:28) e uma “escolha” humana (Tito 1:5-7) e entende-se que ser “pastor” é um “dom” (escolha divina) (doma G1390) (Efésios 4:8-11), não um título;

4. Considerando tudo isso, podemos considerar que há pessoas que, de fato, são “supervisores (bispos)” ou “pastores”, por concessão divina (Atos 20:28)(Efésios 4:8-11), mas, com relação à escolha humana, é possível que essa “escolha humana” seja equivocada em alguns casos (ou vários!), escolhendo pessoas sem “qualificação”! Por isso, entende-se que é possível haver pessoas com “título”, porém sem “dom” e vice-versa!

 

[3] A palavra “Bispo (G1985 episkopos)” significa “Supervisor” e se aplica a “Jesus Cristo” e pode também ser aplicada a “pessoas que fazem parte do corpo de Cristo” (Fl 1:1); com relação a ser SUPERVISOR (latim: bispo //grego: episkopos) (episkope G1984), existe a FUNÇÃO de SUPERVISÃO (episcopado) (1Tm 3:1); o SUPERVISOR (bispo) deve PASTOREAR (cuidar, alimentar) as ovelhas (os irmãos) (At 20:28); SER PASTOR é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11).

 

DIÁCONO 

1. A palavra grega “diácono” significa “servidor” (diáconos G1249) e, similarmente, o verbo grego “diakoneo (G1247)” significa “servir”; Jesus disse que os governantes das nações dominam as pessoas, mas esse domínio não deveria existir entre os discípulos e, quem quisesse ser importante, que fosse um “servidor (diácono)” e quem quisesse ser o primeiro, que fosse “escravo (doulos G1401)”; Jesus não veio para ser servido, mas sim para servir (G1247 diakoneo G1247) (Mateus 20:25-28). A palavra grega “diácono” também se aplica a mulheres (Romanos 16:1); 

2. Embora, de forma geral, todos os discípulos de Cristo sejam capacitados para serem servidores (diáconos) (2Coríntios 3:6 – João 12:26), existem servidores (diáconos) que possuem um dom específico de “serviço (diaconia G1248)” (Romanos 12:6-8); 

3. Considerando que todos os discípulos de Cristo sejam, de forma geral, “servidores”, entende-se que, na passagem em 1Timóteo 3:1-13, os “servidores (diáconos)” mencionados logo após os “supervisores (bispos)” sejam “servidores específicos” da “supervisão (episcopado)”(episkope G1984)” (1Timóteo 3:1) e, considerando que um "supervisor (bispo)" deve "pastorear”, ou seja, "supervisionar cuidando" (Atos 20:28), assim sendo, entende-se que os "servidores (diáconos)" dessa "supervisão" tenham que auxiliar a “supervisão” a pastorear, isto é, "supervisionar cuidando". 

4. Assim como, no caso dos “supervisores (bispos)”, para que os servidores (diáconos) dessa “supervisão” possam servir, primeiro, devem passar por um critério bem rígido de conduta (1Timóteo 3:10), a saber, ser casado com uma única mulher (1Timóteo 3:12), ser honesto, ser confiável, não apegado ao dinheiro (1Timóteo 3:8).

 

[8] A palavra “Diácono” (G1249 diakonos)”significa “Servo” (Mt 22:13 – Jo 2:5 – Jo 2:9) e o feminino é “Diaconisa (= Serva)” (diakonon – diakonon) (Rm 16:1); com relação a ser SERVIDOR (diácono), embora TODOS nós devemos, de forma geral, ser SERVIDORES (diáconos) de Jesus (2Co 3:6 - Jo 12:26 - 2Co 6:4 - Mt 20:26 - Mt 23:11 - Mc 9:35 - Mc 10:43), inclusive as mulheres (Rm 16:1 - 2Co 3:6), a SERVIDORIA é um DOM (CHARISMA G5486) - DOM de SERVIÇO (diakonia G1248)(Rm 12:6-8); podemos entender, com isso, que TODOS nós somos CHAMADOS, de forma geral, para sermos SERVIDORES (diáconos) de Jesus e algumas pessoas, de forma específica, recebem o DOM DE SERVIDORIA/SERVIÇO (diakonia).

 

 

 

PRESBÍTERO

1. A palavra grega “presbítero” significa “mais velho” (presbiteros G4245), não necessariamente “um idoso”, pois, na parábola do filho esbanjador (pródigo), o filho mais novo (o esbanjador) é o “neoteros” e o filho mais velho é o “presbíteros”, o qual, obviamente, não era “idoso” ainda (Lucas 15:25); em 1Timóteo 5:2, vemos uma instrução para as mulheres mais velhas (presbíteras) e para as mulheres mais novas (neoteras) (1Timóteo 5:2).

2. Embora o apóstolo (enviado) Paulo tivesse orientado Tito (Tito 1:5) a escolher pessoas “mais velhas (presbíteros)”, para serem supervisores (bispos) (Tito 1:7), nem todos os presbíteros (mais velhos) seriam supervisores (bispos), pois, além de ser necessário que a pessoa desejasse ser “supervisor (bispo)” (1Timóteo 3:1), tal pessoa deveria ser escolhida, na ocasião, por Tito (Tito 1:5-7), devendo ser aprovada por um critério bem rígido de conduta (Tito 1:7-9 – 1Timóteo 3:1-7).

[6] A palavra “Presbítero(a)” (G4245 presbuteros) significa “Pessoa Mais Velha", homem ou mulher (1Tm 5:1,2), NÃO necessariamente uma pessoa “idosa”, ou seja, NÃO necessariamente um "ancião (= homem idoso)", pois compare o filho mais novo (neoteros) (Lc 15:13) com o mais velho (presbuteros) (Lc 15:25) e veja que o filho mais velho, em grego, também é "presbuteros" e veja que ele NÃO era idoso (ancião).

 

Pastor

[4] A palavra “Pastor” (G4166 poimen) significa literalmente um “pastor de ovelhas” (Lc 2:8 – Lc 2:15 – Lc 2:18 – Lc 2:20), ou significa “uma pessoa que, espiritualmente, cuida de pessoas, sendo um Pastor de Almas, Pastor de Pessoas; Jesus é o bom pastor (Jo 10:2 – Jo 10:11 – Jo 10:12 – Jo 10:14 – Jo 10:16 - Hb 13:20 – 1Pe 2:25); Jesus subiu aos céus e deu dons aos homens: deu uns para pastores (Ef 4:11); ver também outras passagens com o sentido figurado: Mt 9:36 – Mc 6:34 – Mt 26:31 – Mc 14:27 – Mt 25:32; SER PASTOR é um DOM (DOMA G1390)(Ef 4:8-11).

 

 

Obreiro

[5] A palavra “Obreiro” (G2040 ergates)” significa “Trabalhador "

 

 

 

 

Evangelista

[7] A palavra "evangelista" significa "pessoa que anuncia a boa mensagem"; SER ANUNCIADOR DA BOA MENSAGEM (evangelista = quem fala a boa mensagem) são DONS (DOMA G1390)(Ef 4:8-11). 

 

 

 

Doulos/Servo Escravo, Escravo

[9] A palavra “Doulos” (G1401) significa “Escravo, Servo Escravo”.

Escravos do Pecado - Escravos de Deus
 
[10] SE um hebreu (israelita) ficasse pobre e fosse vendido para um estrangeiro, tornando-se escravo desse estrangeiro (Levítico 25:47), haveria a possibilidade de uma "redenção (geullah H1353)" para esse escravo hebreu (Levítico 25:48), da seguinte forma; um parente desse escravo hebreu o poderia "resgatar (ga'al H1350)" (Levítico 25:48,49); nesse caso, esse hebreu (israelita) que era escravo do estrangeiro, ao ser comprado pelo parente hebreu, passaria a ser escravo (eved H5650) de seu parente hebreu (Êxodo 21:2), mas o hebreu comprador não poderia tratá-lo mal (Levítico 25:53).   
 
[11] Antes do sacrifício de Cristo, todos nós éramos escravos do pecado, MAS, Cristo, com seu sangue, nos comprou para Deus (Ap 5:9 - 1Co 7:23 - Cl 2:13,14)(1Pe 1:18 - Cl 1:14 - Atos 20:28) e agora somos "propriedade" de Deus" (1Pedro 2:9) e, por termos sido comprados, não pertencemos a nós mesmos (1Coríntios 6:18-20);  nós fomos selados (aphragizo G4972) com o Espírito Santo da Promessa, (Efésios 1:13), o qual é a "garantia (arrabon G728)" da nossa "herança (kleronomia G2817)", para a "redenção (apolutrosis G629)" da "propriedade adquirida (peripoiesis G4047)" (Efésios 1:14); antes, éramos escravos do pecado (Jo 8:34 – Rm 6:20 – Rm 6:16 – Rm 6:17 – 2 Pe 2:19 – Rm 6:19), MAS agora somos escravos de Deus (1 Co 7:22 – Lc 2:29 – At 2:18 – At 4:29 –  At 16:17 – Rm 1:1 – 2 Co 4:5 – Gl 1:10 - Fp 1:1 – Cl 4:12 – 2 Tm 2:24 – Tt 1:1 – Tg 1:1 – 1 Pe 2:16 – 2 Pe 1:1 – Jd 1:1 – Ap 1:1 – Ap 2:20 – Ap 15:3 – Ap 19:2 – Ap 19:5 – Ap 22:3 – Ap 22:6 – Ap 7:3 – Ap 10:7 – Ap 11:18), MAS, embora sejamos "escravos de Deus", por termos sido comprados por Ele, mesmo assim, Jesus NÃO nos chama de "escravos", mas sim de amigos (João 15:15); mesmo assim, devido à adoção, somos filhos, herdeiros de Deus (Gálatas 4:4-7).
 
RESUMO 
 
[12] Assim como (a) era melhor, para um hebreu, deixar de ser escravo de um estrangeiro e passar a ser escravo de um parente que servisse a Deus, uma vez que tal parente não iria tratá-lo mal, da mesma forma, (b) é melhor deixar se ser "escravo do pecado" e passar a ser "escravo de Deus", pois, não apenas fomos comprados e feitos escravos de Deus, mas também fomos adotados por Deus, como filhos.
 
[13] Mesmo ainda sendo pecadores, pelo fato de Jesus ter nos "comprado", com seu sangue, nós não somos mais escravos do pecado, mas sim escravos de Deus!

 

 

 

APOSTOLOS (G652) = APÓSTOLO, ENVIADO

EPISKOPOS (G1985) = BISPO, SUPERVISOR

DIAKONOS (G1249) = DIÁCONO, SERVIDOR, SERVO

POIMEN (G4166) = PASTOR

PRESBYTEROS (G4245) = PRESBÍTERO, HOMEM MAIS VELHO, ANCIÃO

ERGATES (G2040) = OBREIRO, TRABALHADOR

DOULOS (G1401) = SERVO ESCRAVO, ESCRAVO