A Medida Transbordante: A Que Se Refere?

A Medida Transbordante: A Que Se Refere?

A Medida Transbordante: A Que Se Refere?

 

1. Quando lemos sobre MEDIDA BOA, PRENSADA, SACUDIDA e TRANSBORDANTE (LUCAS 6:36-38), de forma IMPLÍCITA, podemos imaginar um saco sendo enchido por sementes, ou folhas, ou MOEDAS – POR EXEMPLO – e ,depois, nós SACUDIMOS o SACO, para que as sementes/folhas/moedas – por exemplo –, com a SACUDIDA, fiquem mais juntas entre si, para que caibam mais sementes/folhas/moedas – por exemplo – e, depois, nós PRENSAMOS o conteúdo do saco, para que caiba mais ainda e, depois, preenchemos o saco até transbordar! MAS, nessa passagem, o CONTEÚDO (MEDIDA) NÃO são sementes, nem folhas, nem MOEDAS, MAS sim misericórdia, julgamento, condenação, perdão/libertação!

2. Perceba que essa MEDIDA TRANSBORDANTE (CONTEÚDO TRANSBORDANTE) (Mateus 7:1-3), de acordo com o CONTEXTO anterior e posterior o que está escrito antes e depois , NÃO se refere à sementes ou folhas, NÃO se refere à MOEDAS ou dinheiro de oferta, MAS sim se refere à MISERICÓRDIA, ao ato de JULGAR, ao ato de CONDENAR, e ao ato de PERDOAR/SOLTAR (Lucas 6:36-38). Compare com MATEUS 7:1-3 e veja que se trata do mesmo assunto.

3. Veja que essa passagem fala de um RECEBIMENTO transbordante (Lucas 6:38, parte "A") baseado em uma MEDIÇÃO recíproca ("com a medida com que vocês medem, será medido a vocês") (Lucas 6:38, parte "B"). A questão é a seguinte: Jesus disse que eles teriam um RECEBIMENTO transbordante, porque eles haviam feito uma MEDIÇÃO transbordante, transbordando em misericórdia ou em condenação? Ou é porque Deus vai "ampliar" o nosso recebimento, baseando-se na nossa medição, ou seja, se formos muito misericordiosos, Deus será muito mais, se condenarmos muito, Deus nos condenará muito mais? Essa questão fica em aberto!

4. Reflexão: Essas passagens (Lucas 6:36-38 - Mateus 7:1-3) nos mostram a IMPORTÂNCIA de sermos MISERICORDIOSOS, de NÃO JULGARMOS, de NÃO CONDENARMOS, de PERDOARMOS/SOLTARMOS! Mas QUANDO é que RECEBEREMOS esse benefício, essa MEDIDA TRANSBORDANTE? Nesta vida, com esse corpo perecível? Entre a morte do corpo físico e a ressurreição do corpo? Ou após a ressurreição do corpo? Essa questão fica em aberto! 

******     ******     ******     ******     ******     ******     ******
(LUCAS 6:36-38)(tradução mais literal) - (36) SEJAM MISERICORDIOSOS ("OIKTIRMON" G3629), assim como o Pai de vocês misericordioso é. (37) E NÃO JULGUEM ("KRINO" G2919) e não, NÃO sejam JULGADOS ("KRINO" G2919). E NÃO CONDENEM ("KATADIKAZO" G2613) e não, NÃO sejam CONDENADOS ("KATADIKAZO" G2613). PERDOEM/SOLTEM ("APOLYO" G630) e serão PERDOADOS/SOLTOS ("APOLYO" G630). (38). Deem e será dado a vocês MEDIDA BOA ("KALOS" G2570), PRENSADA ("PIEZO" G4085), SACUDIDA ("SALEUO" G4531), TRANSBORDANTE ("HYPEREKCHYNO" G5240), eles DARÃO no bolso de vocês; com, pois, a MEDIDA que vocês MEDEM, será MEDIDO a vocês! (LUCAS 6:38).

(MATEUS 7:1-3) (tradução mais literal) - (1) NÃO JULGUEM ("KRINO" G2919) e NÃO sejam JULGADOS ("KRINO" G2919). (2) Com, pois, o JUÍZO ("KRIMA" G2917) que vocês JULGAREM ("KRINO" G2919) vocês serão JULGADOS ("KRINO" G2919) e com a MEDIDA ("METRON" G3358) que vocês MEDIREM ("METREO" G3354), isso será MEDIDO ("METREO" G3354) a vocês. (3) Por que então vocês OLHAM ("BLEPO" G991) o CISCO que está no olho do irmão seu, e no seu olho a VIGA não percebem? 

******     ******     ******     ******     ******     ******     ******