BIBLICAMENTE, SÓ QUEM SE DIZ CRISTÃO SERÁ SALVO?

BIBLICAMENTE, SÓ QUEM SE DIZ CRISTÃO SERÁ SALVO?

SOMENTE QUEM SE DIZ CRISTÃO SERÁ SALVO?

O QUE DIZ A BÍBLIA?

 

INTRODUÇÃO

Esse é um tema um tanto difícil e, talvez, um tanto conflitante!

Todos podem comentar! Caso alguém discorde e diga que o entendimento desse artigo está errado biblicamente falando , fundamente o seu entendimento, sempre citando "referências bíblicas", explicando, com palavras "simples" e de forma "curta", a medida do possível, por gentileza! Não resolve dizer que está errado, sem explicar o porquê!  

 

E quem nunca ouviu falar do Evangelho? Poderá ser salvo? 

1. Deus falou, de várias maneiras, NÃO só, por meio de profetas e de Jesus Cristo (Hebreus 1:1-2), MAS Deus também FALA a toda a humanidade, por meio da NATUREZA (Romanos 1:19,20 – Atos 14:16,17) e sua VOZ é ouvida por toda Terra (Salmos 19:1-4 – Romanos 10:17,18); Deus FALA a toda a humanidade, por meio da CONSCIÊNCIA pessoal de cada um, a qual acusa e defende (Romanos 2:14,15); os filhos de Deus são CARTAS, onde Deus escreve e as pessoas podem ler (2Coríntios 3:2,3); até as pedras podem, de certa forma, falar (Lucas 19:40 – Habacuque 2:11). 

***Reflexão: Até que ponto o Evangelho (Boa Mensagem) que está sendo anunciado pelos que se dizem cristãos está de acordo com o Evangelho escrito na Bíblia? 

Quem não se diz cristão pode ser salvo? 

2. Primeiramente, MUITOS dos que se dizem cristãos “não” serão salvos, pois Jesus disse que, nem todos que dizem “Senhor, Senhor (oração)” entrarão no Reino dos Céus e que, naquele dia, MUITOS dos que profetizam, expulsam demônios e fazem milagres em nome de Jesus ouvirão Jesus dizer: “Eu não conheço vocês” (Mateus 7:21-23). 

3. Quanto aos que não se dizem cristãos – pessoas de outras crenças ou ateus – temos que refletir sobre algumas promessas; veja:

Jesus disse que, naquele dia, o Filho do homem (Jesus Cristo) dirá: “Sejam bem-vindos ao Reino, pois eu estava com fome e vocês me alimentaram, eu estava com sede e vocês me deram água... ...eu estava sem roupas e vocês me vestiram, eu estava doente e vocês cuidaram de mim (Mateus 25:33-46)”.

4. Reflexão: E se essa pessoa que “amou” o Filho do homem (Jesus Cristo) for alguém que “não” se diz cristão – pessoas de outras crenças ou ateus –, O QUE Jesus dirá a elas: (a) Sejam bem-vindas ao Reino, ou (b) Vão para o fogo? 

5. Um detalhe a observar é que essas pessoas que foram bem-vindas ao Reino ficaram SURPRESAS (Mateus 25:36-38)! Devemos considerar que alguém que se diga cristão “não” teria surpresa, pois o que se diz cristão – supostamente – já conhece essa passagem em Mateus 25:37-46 e, por isso, entende-se que esses bem-aventurados "surpresos" são pessoas que “não” conhecem tal passagem! Devemos considerar que muitos que não se dizem cristãos NÃO conhecem tal passagem! Entende-se que os que conhecem tal passagem "não" ficarão surpresos!

6. Outras promessas do mesmo tipo são: quem pratica o AMOR ao próximo torna-se FILHO DE DEUS (Mateus 5:44,45); quem pratica o AMOR ao próximo passa da morte para a VIDA (1João 3:14). Reflexão: E SE essa pessoa que pratica o AMOR ao próximo for alguém que “não” se diz cristão – pessoas de outras crenças ou ateus –, ela “não” se tornará “filho de Deus”? Ela “não” terá a vida eterna?

***EU penso que, assim como há pessoas que se dizem cristãos, mas que Deus não as considera como tal  (Mateus 7:21-23), de forma semelhante, eu entendo que existem pessoas que "não" se dizem cristãos, mas que Deus as considera como tal! É exatamente a passagem em Mateus 25:33-46 que me faz pensar nessa possibilidade! O que lhe parece? 

Mas seria possível ser salvo, mesmo sem fazer parte da igreja?

7. Devemos considerar que existem a Igreja Aparente e a Igreja Verdadeira! “Igreja Aparente” é aquela que é identificada pelas pessoas – e por Deus também, obviamente – mas é composta por uma parte verdadeira (trigo) e por uma parte falsa (joio), a qual parece ser "igreja", mas não é (Mateus 13:24-30); essa parte falsa (joio) tem o nome escrito no rol de membros, mas não no Livro da Vida (Apocalipse 20:15), são pessoas que profetizam, expulsam demônios e fazem milagres em nome de Jesus, mas que, algum dia, o Filho do homem (Jesus Cristo) lhes dirá: "Eu não conheço vocês (Mateus 7:21-23)!” Hoje, a “Igreja Aparente” tem normalmente registro em cartório. Conclusão: Há pessoas que pensam que fazem parte da "Igreja Verdadeira", mas não fazem.

8. "Igreja Verdadeira" é aquela que somente Deus consegue identificar, “sem equívocos”, e seus membros têm o nome escrito no Livro da Vida;

9. ***Pergunta: Assim como há pessoas que têm o nome escrito no rol de membros da "Igreja Aparente", mas que não têm o nome escrito no Livro da Vida, SERÁ QUE, para ter o nome escrito no Livro da Vida é NECESSÁRIO ter o nome escrito no rol de membros da "Igreja Aparente"? Será que há pessoas que pensam que não têm nada a ver com "igreja", mas que, na verdade, fazem parte da "Igreja Verdadeira", porém não sabem? 

Resposta: Essa questão fica em aberto! Mas, para refletirmos  conforme dito antes , existem promessas para quem pratica o "amor ao próximo": quem ama ao próximo, torna-se filho de Deus (Mateus 5:44,45), passa da morte para a vida (1João 3:14), é bem-vindo ao reino de Deus (Mateus 25:34-46)!

Pergunta: Quanto a tais pessoas que “praticam o amor ao próximo”, para que possam usufruir dessas “promessas”, teriam que “necessariamente” ter o nome escrito no rol de membros da “Igreja Aparente”?

10. Resposta: As passagens, em si, não definem isso! Mas, para refletirmos  conforme dito antes –, pense no seguinte: Jesus disse: "Bem-vindo ao Reino de Deus, pois eu tive fome e você me alimentou, ... (Mateus 25:34-46)". E se essa pessoa que alimentou o Filho do homem (Jesus) fosse um "ateu", o que Jesus diria: (a) Seja bem-vindo ao Reino de Deus, ou (b) vá para o fogo eterno? Será que existem "ateus" que, embora não consigam acreditar em um Criador (Deus), conseguem acreditar naquilo que Deus é (Amor) (1João 4:8) e, por isso, acreditam em Deus, mesmo sem saber? Essa questão fica em aberto, para refletirmos! 

11. A "salvação" é (a) pelo FAVOR/graça de Deus, (b) POR MEIO da FÉ (Efésios 2:8); nessa passagem, entende-se que o fundamento da "salvação" é o FAVOR/graça de Deus, MAS o "acesso" a esse FAVOR/graça só é possível, POR MEIO da FÉ; em outras palavras, sem FÉ, é impossível ter acesso a esse FAVOR/graça de Deus; e SE não houvesse FAVOR/graça de Deus, de nada adiantaria ter FÉ; o FAVOR (graça) de Deus para a “salvação” é o “sacrifício de Cristo” (Colossenses 1:14 -Efésios 1:7 - Hebreus 9:11,12) (Colossenses 1:14 - Efésios 1:7 - Hebreus 9:11,12).

Pergunta: MAS por que só é possível, POR MEIO da FÉ?

12. Resposta: Entende-se que se trata de uma FÉ VIVA (Tiago 2:14-17) ou FÉ VÁLIDA (1Coríntios 13:2): a FÉ VIVA é a FÉ acompanhada de AMOR ao próximo, pois SEM amor, a FÉ é MORTA (Tiago 2:14-17), a qual é equivalente à FÉ VÁLIDA, a qual também é a FÉ acompanhada de AMOR ao próximo, pois, mesmo que se tenha uma FÉ que remova montanhas, sem AMOR, tal FÉ é INVÁLIDA, isto é, NÃO terá valor NENHUM (1Coríntios 13:2).

Pergunta: MAS isso não seria "salvação" por nosso próprio mérito, por "obras"?

13. Resposta: NÃO. É dito que a “salvação” é pelo FAVOR (graça) de Deus e NÃO pelas obras (Efésios 2:8-10 -Atos 15:11), porque, sem o FAVOR (graça) de Deus, de NADA adiantaria ter FÉ nem BOAS OBRAS! Por mais que fizéssemos, NÃO seria suficiente para recebermos a salvação! Ninguém tem mérito em ser salvo! Salvação é FAVOR/GRAÇA de Deus, o mérito total é de Deus! Por outro lado, o acesso à “salvação” é por meio da FÉ (CRER) (Efésios 2:8-10), mas entende-se que tem que ser uma FÉ VIVA/VÁLIDA, que é a FÉ com BOAS OBRAS (AMOR)!

14. O apóstolo Paulo disse: “se você confessar com a boca o Senhor Jesus e crer no coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo (ROMANOS 10:9)”. COMO entender isso? Entende-se que, nessa passagem, existem "entrelinhas", por exemplo:

(a) Um MUDO "não" confessa Jesus com a "boca", mas  entende-se – pode ser salvo;

(b) Muitos que confessam Jesus com a "boca" não são salvos (Mateus 7:21-23). 

15. CRER é o mesmo que TER FÉ, pois, nos manuscritos gregos, a palavra traduzida por "crer" é "PISTeuo (G4100)" e a palavra traduzida por "fé" é "PISTis (G4102)". O acesso à “salvação” é por meio da FÉ (CRER) (Efésios 2:8-10) em Jesus (João 3:16-18 – Atos 27:31) e em seu nome, recebendo-o (João 1:11,12); Considerando que o nome "Jesus (hebraico: Yeshua)" significa "SALVAÇÃO" (Mateus 1:21), entende-se que CRER no nome de Jesus (João 1:11,12) significa “crer” na salvação (Mateus 1:21).

Pergunta: Mas o que significa CRER (ter FÉ) em Jesus e em seu nome, recebendo-o: (a) significa "crer" que Jesus existe, ou (b) significa "crer" no que Jesus ensinava e crer na "salvação"?

16. Devemos considerar que, no tempo e local em que Jesus vivia (e proximidades), todos já "criam" na existência de Jesus, mas nem todos "criam" no que Jesus ensinava, nem na salvação! Por isso, entende-se que “crer” em Jesus e em seu nome significa “crer” naquilo que Jesus ensinava - amor (João 13:34,35 - Mateus 5:44), perdão (Mateus 6:12-15), misericórdia (Mateus 5:7 - Lucas 6:36,37), etc. -  praticando (Tiago 1:22-25), e “crer” na salvação.