Devemos Congregar?

Devemos Congregar?

DEVEMOS CONGREGAR?

 

1. A passagem em Hebreus 10:25 diz que não devemos abandonar a congregação/reunião. Segundo o contexto de Hebreus, trata-se de uma congregação/reunião onde deve haver amor (Hebreus 10:24) e ensino da Palavra de Deus (Hebreus 13:7), ensinamentos corretos (Hebreus 13:9). Mas como saber se os ensinamentos são corretos? Note que devemos adorar a Deus com o nosso ENTENDIMENTO (Marcos 12:30) e com esse entendimento temos que EXAMINAR aEscritura (Atos 17:11 - Mateus 22:9)!

2. Em Coríntios é dito que o propósito da REUNIÃO (CONGREGAÇÃO) é a EDIFICAÇÃO da igreja (1Coríntios 14:26-28); REFLEXÃO: SE há edificação, por que não se reunir/congregar? SE NÃO há edificação, por que se reunir/congregar? 

 

O QUE FAZER NESSE ENCONTRO?

3. O apóstolo Paulo diz que, quando os irmãos se REÚNEM (CONGREGAM), um tem SALMO, outro tem ENSINO, outro tem REVELAÇÃO, outro tem LÍNGUA e outro tem INTERPRETAÇÃO, TUDO para a EDIFICAÇÃO (1Coríntios 14:26).

4. Mas o que seriam essas LÍNGUAS: (a) seriam idiomas da terra (inglês, espanhol, grego, árabe, etc), ou (b) seriam línguas sobrenaturais? SEM entrar nessa questão, independente do que seja, o fato é que, SE não houver INTERPRETAÇÃO, quem fala em LÍNGUAS deve SILENCIAR-SE na igreja, falando apenas consigo mesmo e com Deus (1Coríntios 14:27,28); entende-se que a única forma de "falar" consigo mesmo e com Deus "em silêncio" é falar em pensamento. Curiosamente, o apóstolo Paulo dá uma ideia sobre a possibilidade de congregar "não fisicamente" (1Coríntios 5:3,4).

1CORÍNTIOS 14:26-28 26. - (26) O que pois é, irmãos? Quando vocês se REÚNEM ("SYNERCHOMAI" G4905), cada um tem SALMO, tem ENSINO ("DIDACHE" G1322), tem REVELAÇÃO ("APOKALIPSIS" G602), tem LÍNGUA ("GLOSSA" G1100), tem INTERPRETAÇÃO ("HERMENEIA" G2058). TUDO para a EDIFICAÇÃO seja. (27). SE LÍNGUA alguém falar, de dois ou no máximo três e, por vez, e um INTERPRETE ("DIERMENEUO" GG1329). (28). SE pois NÃO houver INTÉRPRETE ("DIERMENEUTES" G1328), SILENCIE-SE ("SIGAO" G4601) na IGREJA; consigo, pois, fale e a Deus.

 

A LIDERANÇA NA IGREJA: DEVEMOS OBEDECER?

5. Existem passagens que mostrarm que há uma LIDERANÇA na IGREJA (grupo de pessoas) (Romanos 12:6-8)(Hebreus 13:7 - Hebreus 13:17); veja as características dessa LIDERANÇA:

(a) “Ser PASTOR” é um DOM (Efésios 4:8:11); há pessoas com o TÍTULO de pastor, mas sem o DOM e vice-versa!

(b) BISPO (SUPERVISOR): Com relação ao ser BISPO (supervisor), existe (a) a "escolha divina (colocação divina)" (Atos 20:28) e existe (b) a “escolha humana (colocação humana)” (Tito 1:5-7);

(c) Para ser um BISPO por escolha humana, é necessário que a pessoa queira ser bispo (1Timóteo 3:1), é necessário que a pessoa seja escolhida (colocada) por alguém (escolha humana) (Tito 1:5-7) e, para isso, precisa ser aprovada em um CRITÉRIO RIGOROSO de comportamento (1Timóteo 3:1-7 – Tito 1:7-9); o BISPO (supervisor) deve “pastorear” (Atos 20:28); há pessoas que têm o TÍTULO de bispo, mas sem o DOM de ser bispo (Atos 20:28) e sem qualificações para ser bispo (1Timóteo 3:1-7 – Tito 1:7-9) e vice-versa.

6. Quanto à LIDERANÇA da igreja (Romanos 12:6-8), devemos obedecer à LIDERANÇA (Hebreus 13:17), SOMENTE naquilo que esteja de acordo com a Palavra de Deus (Hebreus 13:7), SOMENTE naquilo em que tal liderança OBEDECE a Deus (Atos 5:27-29), SOMENTE naquilo em que tal liderança IMITA a Cristo (1Coríntios 11:1); Devemos examinar a Escritura, para ver se aquilo que é ensinado pela LIDERANÇA (ou por outros) está de acordo (Atos 17:11 - 1Coríntios 14:29 - 2Pedro 2:3); a LIDERANÇA não pode ser DOMINADORA, não pode dominar os irmãos (Mateus 20:25-28 - 1Pedro 5:2-4) e o LÍDER não pode ser chamado de PAI (Mateus 23:8-11) – embora Paulo tivesse chamado alguns os irmãos de “filhos na fé” (Timóteo 1:1,2 - Tito 1:1-4 - Gálatas 4:19) – NEM devemos chamar um LÍDER de MESTRE (Mateus 23:8-11) – embora exista o dom de ensino (Efésios 4:8-11 – 1Coríntios 12:4-11). Acho que Cristo estava prevenindo os líderes de serem altivos e prevenindo os liderados de confiarem cegamente em seus líderes!

7. O SALÁRIO DO OBREIRO (trabalhador) NÃO significa um valor fixo mensal, nem possui porcentagem específica (?%), sendo diferente do dízimo (10%), pois Jesus disse "que pregassem o EVANGELHO (Boa Mensagem) e que, se alguém aceitasse o Evangelho, que comessem daquilo que fosse oferecido e que pernoitassem (pousassem) na casa da pessoa, pois o OBREIRO é DÍGNO de seu SALÁRIO" (Lucas 10:4-10 – Mateus 10:7-14).

8. QUEM TEM DIREITO AO “SALÁRIO DO OBREIRO”?

Os ENVIADOS (apóstolos) (Mateus 10:5 - Lucas 10:1 - 1Coríntios 9:2-7 - 1Coríntios 9:11-15) têm direito ao SALÁRIO DO OBREIRO (Mateus 10:10 - Lucas 10:7 - 1Coríntios 9:14); os "MAIS VELHOS (presbíteros)" que lideram BEM, ensinando a PALAVRA, são dignos de duplo valor (1Timóteo 5:17), tendo o direito ao SALÁRIO DO OBREIRO (1Timóteo 5:18).

9. REFLEXÃO: (a) O que seria DUPLO VALOR? Seria DINHEIRO, ou seria RESPEITO? A passagem não define isso! (b) Quem seriam esses "mais velhos (presbíteros)"? Seriam homens "enviados em missão (apóstolos)”, ou seriam pessoas "fixas" em um local? A passagem não define isso! Provavelmente se refira aos ENVIADOS em missão (apóstolos)!