O RETETÉ, O QUE A BÍBLIA DIZ?

O RETETÉ, O QUE A BÍBLIA DIZ?

 

O RETETÉ

 

***Todos podem comentar, contanto que seja com muito "respeito", sem palavras "pejorativas".

 

“EU, particularmente, NÃO digo que seja do “diabo”, NÃO digo que seja da “mente”, e NÃO digo que seja de “Deus”, pois eu NÃO sei o que é! Para mim, na Bíblia NÃO há NENHUM relato de RETETÉ.”

 

1. O RETETÉ são alguns “movimentos corporais”, tais como, (a) rodopiar no poder, (b) sapatear no poder, (c) pular no poder, (d) cair no poder, (e) falar em línguas geralmente sem interpretação.

 

2. Quem já teve a experiência do “reteté”, diz que “no momento do reteté”

 

(a) é um tanto difícil controlar os movimentos de braço, perna e boca e

 

(b) podemos perceber que, quando uma pessoa está “no momento do reteté”, tal pessoa consegue fazer “rodopios” e “saltos” que, FORA desse momento, tal pessoa só conseguiria com MUITO treino e, mesmo assim, não ficaria igual!

 

3. Há quem diga que o RETETÉ é relatado na Bíblia, quando Miriam dançou (Êxodo 15:20), quando o rei Davi dançou (2Samuel 6:14-16), e no dia da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, quando os “zombadores” disseram que eles (servos de Deus) estavam “embriagados” (Atos 2:4-13).

 

4. REFLEXÃO: Como foi a dança de Miriam e do rei Davi?

 

(a) Foi uma “DANÇA NÃO RETETÉ” – com movimentos facilmente controlados;

 

(b) Foi uma “DANÇA RETETÉ” – com movimentos não facilmente controlados, com rodopios e saltos que, fora desse momento, só se conseguiria com MUITO treino e, mesmo assim, não ficaria igual.

 

5. Embora alguns afirmem que, obviamente, foram DANÇAS NÃO RETETÉ, outros dizem que, de fato, foram sim DANÇAS RETETÉ! Mas o fato é que a Bíblia NÃO explica como foram tais danças!

 

6. REFLEXÃO: No dia da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, houve RETETÉ?

 

A Bíblia NÃO afirma, nem confirma que houve RETETÉ, mas diz que houve INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS, houve uma MENSAGEM INTERPRETADA: As Grandezas de Deus (Atos 2:8-11). Hoje em dia, quando há RETETÉ, existe interpretação de línguas, uma mensagem interpretada?