Todo o que Invocar o Senhor Será Salvo – Nem Todos

Todo o que Invocar o Senhor Será Salvo – Nem Todos

 

Todo o que Invocar o Senhor Será Salvo

Mas Nem Todos

 

INTRODUÇÃO

 

Existem três passagens que dizem “TODO aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32 – Atos 2:21 – Romanos 10:13), MAS há uma passagem que diz “Nem TODO que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos céus” (MATEUS 7:21-23). COMO ENTENDER ISSO?

 

******     ******     ******     ******     ******

1. Moisés desejou que todo o povo de Deus fosse profeta e recebesse o Espírito de Deus (Números 11:29); Deus, por meio do profeta JOEL, disse que derramaria do seu Espírito sobre todos (Joel 2:28), antes do Grande e Terrível Dia do Senhor (Joel 2:31), e todo aquele que clamar o nome do Senhor será salvo (Joel 2:32). Pergunta: Mas seria salvo de quê?

2. Resposta: Devemos considerar que a Bíblia relata “mais do que um dia do Senhor”! Ao lermos as passagens onde a expressão “DIA DO SENHOR” aparece, percebe-se que tal expressão refere-se a um JUÍZO de Deus contra o povo de Israel ou contra outras nações! Considerando isso, entende-se que quem invocasse o nome do Senhor, seria salvo da “ira de Deus”.

 

O LIVRO DE JOEL

3. O livro de JOEL, sobre o povo de Judá (Joel 3:2), primeiramente relata uma devastação na plantação (Joel 1:10,11) e “ainda” anuncia o DIA DO SENHOR (Joel 1:15 - Joel 2:1,2), o qual seria “mais” uma devastação (Joel 2:11) e, por isso, Deus ordenou que o povo se arrependesse (Joel 2:12,13), para que Deus não enviasse o JUÍZO (Joel 2:14). Vemos que esse DIA DO SENHOR (Joel 1:15 - Joel 2:1,2 – Joel 2:11) refere-se a um JUÍZO contra o povo de JUDÁ (Joel 2:11-14).

4. No trecho do capítulo 2:18, fica “implícito” que o povo se arrependeu, pois é dito que Deus se compadeceu do povo (Joel 2:18); entende-se que a promessa de que tal povo (Judá) jamais seria envergonhado (Joel 2:26,27) seja uma promessa “implicitamente” condicional, isto é, SE o povo continuasse obediente a Deus.

5. Depois é relatada a promessa do DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO sobre toda a carne (Joel 2:28) e que haveria sinais no céu (Joel 2:30) e um abalo cósmico (Joel 2:31) ANTES que viesse O GRANDE e TERRÍVEL DIA DO SENHOR (Joel 2:31), no qual Deus viria em JUÍZO contra as nações que fossem espalhar (perseguir) o povo de Judá (Joel 3:2 – Joel 3:12). Entende-se que esse GRANDE e TERRÍVEL DIA DO SENHOR (Joel 2:31) refere-se a um JUÍZO contra NAÇÕES perseguidoras de Judá (Joel 3:1,2);

 

NO NOVO TESTAMENTO

6. O apóstolo Pedro (Atos 2:14) disse que essa PROMESSA do Derramamento do Espírito Santo sobre todos havia se cumprido naquele dia de Pentecostes (Atos 2:16-18), dizendo: “E será (que) TODO que, se clamar o nome do Senhor, será salvo (ATOS 2:21)”.

7. Pedro disse aos israelitas (Atos 2:36-38) que eles (os israelitas) deviam “SE ARREPENDER” e “se batizar”, invocando o nome de Jesus, a fim de que os pecados deles fossem perdoados, dizendo: “A vocês pois é a PROMESSA e a seus filhos e a TODOS aqueles de longe, a tantos quantos o Senhor chamar, o nosso Deus (ATOS 2:39)”. Pergunta: Deus chama a quem: (a) toda a humanidade (100%), ou (b) somente algumas pessoas?

8. Resposta: Assim como a condenação veio para TODOS (100%), a justificação também veio para TODOS (100%) (Romanos 5:18) e, por isso, entende-se que Deus chama a todos (100%) ao ARREPENDIMENTO (2Pedro 3:9 – Atos 17:30 – Mateus 9:13 – Lucas 24:46,47); Deus concede o arrependimento (Atos 11:18), mas é necessário que a pessoa “queira” se arrepender (Apocalipse 2:21,22). Em João é dito que TODOS serão ensinados por Deus e TODOS que “escutam com atenção” do Pai e aprendem são esses que vêm para Cristo (JOÃO 6:45).

9. O apóstolo Paulo disse: “se você confessar com a boca o Senhor Jesus e crer no coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo (ROMANOS 10:9)”. Paulo disse que NÃO há diferença entre judeus e não judeu (Romanos 10:12), dizendo: “TODO pois que, se clamar o nome do Senhor, será salvo (ROMANOS 10:13)”. Pergunta: Somente aqueles que confessam Jesus com a “boca” e que creem que Deus o ressuscitou é que são salvos?

10. Resposta: Veja que uma pessoa “muda” NÃO consegue confessar Jesus com a “boca”, por isso, devemos considerar o que pode estar IMPLÍCITO. Devemos ficar atentos tanto naquilo que o texto diz quanto aquilo que o texto NÃO diz, isto é, o texto NÃO diz que aqueles que “não” confessam Jesus com a boca estariam perdidos. Como uma pessoa “muda” faria isso? Como uma pessoa que nunca ouviu falar de Cristo faria isso? Como uma pessoa que já ouviu falar de Cristo, mas que foi criado em outra cultura, faria isso?

 

A SALVAÇÃO

11. A "salvação" é (a) pelo FAVOR/graça de Deus, (b) POR MEIO da FÉ (Efésios 2:8).

12. Nessa passagem, entende-se que o fundamento da "salvação" é o FAVOR/graça de Deus, MAS o "acesso" a esse FAVOR/graça só é possível, POR MEIO da FÉ. Em outras palavras, sem FÉ, é impossível ter acesso a esse FAVOR/graça de Deus; e SE não houvesse FAVOR/graça de Deus, de nada adiantaria ter FÉ.

13. Reflexão: MAS por que só é possível, POR MEIO da FÉ?

Resposta: Entende-se que se trata de uma FÉ VIVA (Tiago 2:14-17) ou FÉ VÁLIDA (1Coríntios 13:2): a FÉ VIVA é a FÉ acompanhada de AMOR ao próximo, pois SEM amor, a FÉ é MORTA (Tiago 2:14-17), a qual é equivalente à FÉ VÁLIDA, a qual também é a FÉ acompanhada de AMOR ao próximo, pois, mesmo que se tenha uma FÉ que remova montanhas, sem AMOR, tal FÉ é INVÁLIDA, isto é, NÃO terá valor NENHUM (1Coríntios 13:2).

14. Reflexão: MAS isso não seria "salvação" por meio de "obras"?

Resposta: NÃO. A salvação é POR MEIO da FÉ, só que entende-se que se trata de uma FÉ VIVA, VÁLIDA, isto é, FÉ com BOAS OBRAS, AMOR ao próximo, isto é, NÃO se trata "apenas" de "obras", pois, "OBRAS SEM AMOR" NÃO têm valor (1Coríntios 13:3).

15. Reflita também nessas passagens:

(a) Quem AMA AO PRÓXIMO torna-se FILHO DE DEUS (Mateus 5:44,45).

(b) Quem AMA AO PRÓXIMO é quem RECEBE A CRISTO (o Filho do Homem) (Mateus 25:37-46); não adianta RECEBER a Cristo com a BOCA e rejeitá-lo com as ATITUDES (Mateus 7:21-23).

(c) Sem AMOR AO PRÓXIMO é impossível AMAR A DEUS (1Jõao 4:20,21 - 1João 3:17,18);

(d) Quem AMA AO PRÓXIMO passou da morte para a VIDA (1João 3:14);

 

IGREJA APARENTE E IGREJA VERDADEIRA

16. “Igreja Aparente” é aquela que é identificada pelas pessoas – e por Deus também, obviamente – mas é composta por uma parte verdadeira (trigo) e por uma parte falsa (joio), a qual parece ser "igreja", mas não é (Mateus 13:24-30); essa parte falsa (joio) tem o nome escrito no rol de membros, mas não no Livro da Vida (Apocalipse 20:15), são pessoas que profetizam, expulsam demônios e fazem milagres em nome de Jesus, mas que, algum dia, o Filho do homem (Jesus Cristo) lhes dirá: "Eu não conheço vocês (Mateus 7:21-23)!” Hoje, a “Igreja Aparente” tem normalmente registro em cartório. Conclusão: Há pessoas que pensam que fazem parte da "Igreja Verdadeira", mas não fazem.

17. "Igreja Verdadeira" é aquela que somente Deus consegue identificar, “sem equívocos”, e seus membros têm o nome escrito no Livro da Vida;

18. Pergunta: Assim como há pessoas que têm o nome escrito no rol de membros da "Igreja Aparente", mas que não têm o nome escrito no Livro da Vida, SERÁ QUE, para ter o nome escrito no Livro da Vida é NECESSÁRIO ter o nome escrito no rol de membros da "Igreja Aparente"? Será que há pessoas que pensam que não têm nada a ver com "igreja", mas que, na verdade, fazem parte da "Igreja Verdadeira", porém não sabem?

19. Resposta: Essa questão fica em aberto! Mas, para refletirmos, existem promessas para quem pratica o "amor ao próximo": quem ama ao próximo, torna-se filho de Deus (Mateus 5:44,45), passa da morte para a vida (1João 3:14), é bem-vindo ao reino de Deus (Mateus 25:34-46)!

20. Pergunta: Quanto a tais pessoas que “praticam o amor ao próximo”, para que possam usufruir dessas “promessas”, teriam que “necessariamente” ter o nome escrito no rol de membros da “Igreja Aparente”?

21. Resposta: As passagens, em si, não definem isso! Mas, para refletirmos, pense no seguinte: Jesus disse: "Bem-vindo ao Reino de Deus, pois eu tive fome e você me alimentou, ... (Mateus 25:34-46)". E se essa pessoa que alimentou o Filho do homem (Jesus) fosse um "ateu", o que Jesus diria: (a) Seja bem-vindo ao Reino de Deus, ou (b) vá para o fogo eterno? Será que existem "ateus" que, embora não consigam acreditar em um Criador (Deus), conseguem acreditar naquilo que Deus é (Amor) (1João 4:8) e, por isso, acreditam em Deus, mesmo sem saber? Essa questão fica em aberto, para refletirmos!

 

CONCLUSÃO

22. As passagens que dizem “TODO aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32 – Atos 2:21 – Romanos 10:13), de acordo com o contexto, é um contraponto que mostra que a salvação está disponível NÃO somente para os israelitas, mas para TODOS (israelitas e não israelitas).

23. A passagem que diz “Nem TODO que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos céus” (MATEUS 7:21-23), de acordo com o contexto, é um contraponto que mostra que os “falsos”, “dissimulados”, que parecem ser, mas não são, NÃO entrarão no Reino dos Céus (Mateus 7:15).