União Hipostática: A Encarnação do Logos

União Hipostática: A Encarnação do Logos

União Hipostática:

A Encarnação do Logos

 

1. HYPOSTASIS (G5287) é uma palavra grega que tem o sentido de "estrutura". o Filho (Jesus) é cópia da ESTRUTURA ("HYPOSTASIS") do Pai (Deus Pai) (Hebreus 1:3). 

2. A união hipostática (união estrutural) de Jesus Cristo ocorrida na ENCARNAÇÃO do LOGOS (a Palavra, que é Deus), ou seja, a união estrutural entre a divindade (o Logos) e a humanidade (corpo humano de Jesus) (João 1:1 - João 1:14) é um entendimento apresentado no Concílio de Éfeso, 431 d.C. (BELLITTO, 2014; págs. 39-42), reafirmado no Concílio de Calcedônia, 451 d.C. (BELLITTO, 2014; págs. 43,44) e também reafirmado no Catecismo Católico Apostólico Romano, números 470-483, e na Confissão de Fé Protestante de Westminster, capítulo 8, item 2. 

***Reflexões: Quanto a esse entendimento apresentado nesses concílios e reafirmado no catecismo católico romano, na confissão protestante e neste estudo aqui, examine tudo e fique com o que é bom (1Tessalonicenses 5:21)! O apóstolo Paulo ensinou que NÃO adianta ter "conhecimento" e não ter AMOR (1Coríntios 13:2)!  

 

JESUS CRISTO PRÉ-ENCARNADO

3. Segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo existia, antes da fundação do mundo (João 17:5); veja mais detalhes:

(a) Jesus é co-criador (João 1:1-3 - Colossenses 1:16,17 - Hebreus 1:12,2);

(b) Jesus foi desglorificado (João 17:5);

(c) Jesus esvaziou-se a si mesmo (Filipenses 2:5-8);

(d) Jesus veio do céu (João 6:38 - João 3:13).

 

JESUS CRISTO ENCARNADO

4. De forma "direta", o Novo Testamento diz que o LOGOS tornou-se CARNE (João 1:14), não só carne, mas também alma/espírito humanos (Mateus 26:38 – Mateus 27:50), tornando-se SEMELHANÇA dos homens (Filipenses 2:7), assemelhando-se em TUDO (Hebreus 2:17 – Hebreus 2:14), porém sem pecado (Hebreus 4:15). 

5. Ao lermos o Novo Testamento, observa-se, de forma direta, que Jesus tinha duas naturezas (características):

(a) Natureza humana (Filipenses 2:7 - Hebreus 2:14 - Hebreus 2:17 - Hebreus 4:15 - 1Timóteo 2:5 - Lucas 2:52);

(b) Natureza divina (João 1:18 - Hebreus 1:6 - João 8:58 - Colossenses 2:9).

6. MAS "COMO" a encarnação ocorreu e "COMO" entender as duas naturezas do Jesus Cristo encarnado? Observa-se que "não" existem passagens que expliquem, de forma direta, "COMO" isso ocorreu, mas entende-se que, de forma indireta, é possível entender isso, até certo ponto! Como diz o apóstolo Paulo, que Deus manifesto em carne é um GRANDE MISTÉRIO (1Timóteo 3:16)! Veja: 

7. O PÓ (carne), ao receber a respiração de vida, TORNOU-SE alma vivente; perceba que o PÓ (carne) TORNOU-SE "alma vivente", mas "não" deixou de ser PÓ (carne)! O que ocorreu é que a "respiração de vida" lhe foi adicionada (Gênesis 2:7 - 1Coríntios 15:45). 

8. De forma semelhante e indireta , entende-se que, quando se diz que o Logos TORNOU-SE carne, não significa que o Logos deixou de ser Logos, mas sim que a CARNE lhe foi adicionada (João 1:14).

 

SEMELHANTE, NÃO IGUAL

9. Conforme dito anteriormente, Jesus Cristo encarnado era SEMELHANTE aos homens em TUDO (Filipenses 2:7 - Hebreus 2:17 – Hebreus 2:14), porém sem pecado (Hebreus 4:15).

10. Basicamente, o ser humano é constituído de (a) corpo carnal humano e (b) alma/espírito humanos. Mas, entende-se, de forma indireta, que o LOGOS, ao se encarnar (João 1:14), conforme dito anteriormente, tornou-se carne, não com o sentido de "deixar" de ser Logos e se transformar em carne, mas sim com o sentido de ASSUMIR, isto é, de ser lhe "acrescentada" a carne humana, juntamente com alma/espírito humanos! (Veja o estudo: "A Pessoa é uma Alma ou Tem uma Alma?"). 

11. Assim, entende-se que Jesus Cristo encarnado era (é) constituído de (a) corpo carnal, (b) alma/espírito humanos e (c) a pessoa do LOGOS, ou seja, o próprio LOGOS! Assim sendo, entende-se que TUDO que um ser humano completo tem – na composição humana – o LOGOS encarnado também tinha (tem), ou seja, o LOGOS encarnado era (é) um ser humano completo (100% homem), MAS, DE FORMA INVERSA, nem tudo o que o LOGOS encarnado tinha (tem), um ser humano tem, pois o LOGOS não deixou de ser LOGOS, isto é, continuou sento LOGOS (100% divino)! É daí que vem a ideia de que o LOGOS encarnado (Jesus Cristo encarnado) era (é) o único HOMEM-DEUS (ou DEUS-HOMEM)!

A QUESTÃO DA PORCENTAGEM 

12. A questão da porcentagem depende do “conjunto” analisado; é possível analisar o LOGOS encarnado em três conjuntos: 

(a) Conjunto-humano (corpo carnal e alma/espírito humano);

(b) Conjunto-divino (o próprio LOGOS);

(c) Conjunto humano-divino (a soma dos dois conjuntos). 

*Considerando “apenas” o conjunto-humano, Jesus Cristo encarnado era (é) 100% homem. 

*Considerando “apenas” o conjunto-divino, Jesus Cristo encarnado era (é) 100% Deus Todo-Poderoso. 

*Considerando o conjunto humano-divino – a SOMA dos dois conjuntos –, parece IMPRÓPRIO dizer qual a porcentagem, (a) pois a NATUREZA HUMANA do Jesus encarnado (corpo carnal, alma/espírito humanos) NÃO era (não é) divina, (b) pois entende-se que Deus é infinitamente maior que o ser humano (Efésios 1:22,23).

 

A PESSOALIDADE

13. Considerando que o LOGOS pré-encarnado já era uma "pessoa" antes da encarnação, ao ser-lhe acrescentado o corpo humano, não houve a necessidade de se criar uma nova pessoa do zero, mas sim manteve-se a pessoalidade (pessoa) do LOGOS, isto é, Jesus Cristo encarnado era (é) uma única pessoa (não duas) HUMANA e DIVINA, ao mesmo tempo, em outras palavras, Jesus Cristo encarnado era (é) uma única pessoa (não duas) com duas naturezas (características): natureza humana (tinha fome, sede, sono, cansaço, etc) e natureza divina (eternidade, onisciência, onipresença, onipotência).

 

DIVINDADE

14. Entende-se que o corpo carnal, juntamente com a alma/espírito humanos de Jesus Cristo é "criatura" (não é Deus Todo-Poderoso), mas o LOGOS, a parte divina e pessoal (pessoa) de Jesus Cristo encarnado continuou (continua) sendo Deus Todo-Poderoso.

15. Segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo é Deus Todo-Poderoso; veja:

(a) Quando o PAI (Deus Pai) introduziu o FILHO ao mundo, ordenou que o FILHO (Jesus) fosse ADORADO por TODOS seus anjos (anjos de Deus) (Hebreus 1:6);

(b) Jesus Cristo encarnado é chamado de DEUS UNIGÊNITO (João 1:18)

(c) Em Apocalipse, é dito que Jesus (Apocalipse 1:1 - Apocalipse 1:5,6), o qual virá (Apocalipse 1:7), é o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8);

(d) O FILHO (Jesus) é a CÓPIA da estrutura de Deus PAI (Hebreus 1:3), é a IMAGEM do Deus invisível (Colossenses 1:15);

(e) Jesus Cristo é IGUAL a Deus (Filipenses 2:6) e o que o PAI faz, o FILHO (Jesus) faz IGUAL (João 5:19);

(f) Ao compararmos JAVÉ/JEOVÁ – o Eterno, Deus Todo-Poderoso – com JESUS CRISTO encarnado, observa-se que ambos compartilham os mesmos títulos, a saber: 

(1) ÚNICO SALVADOR (Isaías 43:10,11)(Atos 4:11:12 - Mateus 1:21 – ucas 2:11 - Atos 13:23 - Filipenses 3:20 - 2Timóteo 1:10 - 1João 4:14 - João 4:42 - 2Pedro 2:20); 

(2) REDENTOR (Isaías 48:17)(Colossenses 1:14 - Efésios 1:7 - Hebreus 9:11,12); 

(3) SENHOR DOS SENHORES (Deuteronômio 10:17)(1Coríntios 8:6 - Apocalipse 17:14); 

(4) FONTE DE ÁGUA VIVA (Jeremias 2:12,13)(1Coríntios 10:4 - João 7:37-39); 

(5) O PRIMEIRO E O ÚLTIMO (Isaías 44:6)(Apocalipse 1:17-18); 

(6) EXISTIA ANTES DE ABRAÃO (Êxodo 6:3)(João 8:58,59); 

(7) SOMOS SUAS TESTEMUNHAS (Isaías 43:10,12)(Atos 1:8,9). 

 

MONOTEÍSMO: O PAI E O FILHO, OS DOIS SÃO UM

16. No Antigo Testamento, o DEUS ÚNICO é, curiosamente, expresso de forma PLURAL, pois a palavra ELOHIM é PLURAL (mais de dois)! Há também passagens que expressam DEUS de forma plural, a saber: "FAÇAMOS o homem a nossa imagem (Gênesis 1:26)", "DESÇAMOS e CONFUNDAMOS (Gênesis 11:7)" e "quem irá por NÓS (Isaías 6:8)". COMO entender isso? 

17. Há quem entenda que esse "plural" aplicado a DEUS "não" se trata de "plural numérico", mas sim de um "plural de honra", assim como, na passagem em que Deus disse que faria com que MOISÉS fosse um ELOHIM (uma autoridade) diante de faraó (Êxodo 7:1), a qual dá a entender que se trata de um PLURAL de honra! MAS, mesmo assim, perceba que a passagem que diz "o homem se tornou como UM ("ECHAD" H259) de NÓS (Gênesis 3:22)" dá a entender que se trata de um PLURAL numérico! O que lhe parece? Como explicar "UM de NÓS"? 

18. Mas como compreender que existe apenas um único DEUS (monoteísmo), se o Novo Testamento chama o PAI de Deus e também chama o FILHO de Deus? A única forma de entender isso é o que Jesus disse, que o PAI e o FILHO, os dois são UM (João 10:30).

 

GERADO, NÃO CRIADO

19. O FILHO – o Cristo – NÃO foi criado, MAS sim GERADO (Hebreus 1:3-6 - Hebreus 5:5,6 - Atos 13:33), ANTES da fundação do mundo (João 17:5 - Hebreus 1:5,6); o FILHO é gerado em um "hoje" anterior à sua vinda ao mundo (Hebreus 1:5,6), é o PRIMOGÊNITO de toda criação, o qual é ANTES de todas as coisas (Colossenses 1:15-17), o qual foi introduzido ao mundo (Hebreus 1:6), é o Primogênito entre os mortos (Colossenses 1:18 - Apocalipse 1:5) e o Primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29). MAS o FILHO e o PAI são UM (João 10:30)! Para TENTAR entender isso, é COMO se o Pai tivesse clonado a si mesmo – o Filho está no Pai e o Pai está no Filho (João 14:10,11) – e, por isso, os DOIS são UM (João 10:30)!

A QUESTÃO DO TEMPO

20. Considerando que o mundo material é composto por matéria, espaço e TEMPO, pode-se imaginar que, ANTES da fundação do mundo, NÃO havia “matéria, espaço” NEM “tempo” (Colossenses 1:15-17)! Para quem tem em mente a questão do “tempo”, entenderá que “antes” de o Filho ter sido gerado, o Filho sempre existiu no Pai – o Filho está no Pai e o Pai está no Filho (João 14:10,11) –, MAS, entende-se que o FILHO – o Cristo – foi GERADO, quando nem havia TEMPO! É daí que se entende que esse “gerar” NÃO teve “antes” nem “depois”, isto é, seria um “gerar” atemporal (sem começo nem fim), apenas relacional (Pai e Filho). O fato do LOGOS (“a Palavra”) ser gerado é que faz Dele Filho.

21. Quando Jesus Cristo morreu, Deus morreu?

Devemos considerar o seguinte: 

22. Entende-se que, quando um ser humano morre, só o corpo carnal morre, mas a alma/espírito da pessoa continua com vida (Mateus 10:28 – Eclesiastes 12:7 – Atos 7:58), pois, considerando o que o apóstolo Paulo falou sobre preferir estar ausente do corpo e habitar com o Senhor (2Coríntios 5:8) e que em Mateus é dito que a ALMA pode continuar viva, mesmo com o corpo morto (Mateus 10:28), entende-se que existe consciência entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo.

23. Diante disso, pode-se entender que, quando Jesus Cristo morreu, sua CARNE, obviamente, morreu (João 1:14), MAS a alma/espírito humano NÃO morreu! A pessoa do LOGOS, ou seja, o próprio LOGOS, obviamente, não morreu! O corpo carnal do LOGOS (Deus) ressuscitou! O PAI (Deus Pai) e o Espírito Santo (o Outro Consolador) nunca morreram!

24. Jesus Cristo pré-encarnado ESVAZIOU-SE (a) da sua divindade, ou (b) da sua glória?

Pelo fato de ser dito que em Jesus habitava TODA PLENITUDE da divindade, corporalmente (Colossenses 2:9), entende-se que Jesus esvaziou-se apenas de sua glória (não totalmente) (João 17:5 – João 1:14).

25. Devemos adorar a PESSOA de Jesus Cristo, isto é, o próprio LOGOS (Deus), pois, quando o PAI introduziu o FILHO ao mundo, ordenou que seus anjos o ADORASSEM (Hebreus 1:6).

************************************************************

FONTE BIBLIOGRÁFICA

História dos 21 Concílios da Igreja; Christopher M. Bellitto; Editora Loyola; 2014. 

 

 

____

Imagem relacionada

____