As Mulheres e Quem Fala em Línguas Devem Se Calar?

As Mulheres e Quem Fala em Línguas Devem Se Calar?

 AS MULHERES E QUEM FALA EM LÍNGUAS SEM INTERPRETAÇÃO

DEVEM FICAR CALADOS NA IGREJA?

1. No capítulo 14, o apóstolo Paulo escreve algumas instruções aos irmãos em Corinto e conclui dizendo que o que ele escreveu é MANDAMENTO do Senhor (1Coríntios 14:37); ao observarmos todas essas instruções, todas nos parecem de fácil entendimento e lógicas, exceto uma, a qual fala sobre uma proibição de a mulher falar na Igreja! Veja, a seguir:  

(a) Sigam o AMOR (“AGAPE” G26) (1Coríntios 14:1);

(b) Desejem (“ZELOO” G2206) os ESPIRITUAIS (“PNEUMATIKOS” G4152), especialmente, que profetizem (1Coríntios 14:1);

(c) Para a EDIFICAÇÃO (“OIKODOME” G3619) da Igreja, procurem (“ZETEO” G2212) crescer (1Coríntios 14:12);

(d) Quem fala (em) LÍNGUA, ore para que INTERPRETE (1Coríntios 14:13);

(e) Não sejam crianças na MENTE (“PHREN” G5424), na MALDADE (“KAKIA” G2549), INFANTILIZE-SE (“NEPIAZO” G3515), na MENTE (“PHREN” G5424), sejam MADUROS (“TELEIOS” G5046) (1Coríntios 14:20);

(f) TUDO, para a EDIFICAÇÃO (“OIKODOME” G3619) seja feito (1Coríntios 14:26);

(g) SE (em) LÍNGUA alguém FALAR (“LALEO” G2980), de dois ou no máximo três e, por vez, e um INTERPRETE ("DIERMENEUO" G1329)(1Coríntios 14:27); SE pois NÃO houver INTÉRPRETE ("DIERMENEUTES" G1328), SILENCIE-SE ("SIGAO" G4601) na IGREJA; consigo, pois, fale e a Deus" (1Coríntios 14:28). 

(h) Os profetas, dois ou três FALEM  (“LALEO” G2980) e os outros JULGUEM ("DIAKRINO" G1252) (1Coríntios 14:29-32);

(i) As mulheres, nas Igrejas, SILENCIEM-SE (“SIGAO” G4601), pois NÃO SE PERMITE (“EPITREPO” G2010) A ELAS FALAR (“LALEO” G2980), mas SUBMETAN-SE (“HYPOTASSO” G5293), como também a LEI diz (1Coríntios 14:34); SE, pois, algo desejarem aprender, em CASA, aos próprios maridos PERGUNTEM ("EPEROTAO" G1905) (1Coríntios 14:35); 

***Paulo conclui: "O que eu escrevo a vocês é MANDAMENTO do Senhor (1Coríntios 14:37).

  

A MULHER NÃO PODE FALAR NA IGREJA? 

2. Observe que o apóstolo Paulo disse que (a) as mulheres devem SILENCIAR-SE na Igreja, pois NÃO LHES É PERMITIDO FALAR e que (b) as mulheres devem ser SUBMISSAS (obviamente, aos maridos), assim como A LEI DIZ (1Coríntios 14:34) e, um pouco depois, disse que o que ele (Paulo) escreve é MANDAMENTO do Senhor. COMO entender isso? Veja, a seguir:

3. Pergunta: MAS por que seria PROIBIDO às mulheres falarem na Igreja (grupo de pessoas)? COMO entender isso?

Resposta: A princípio, observe que o TEXTO em si NÃO nos dá detalhes, isto é, NÃO responde a essa pergunta! MAS, a fim de TENTARMOS entender essa proibição, podemos fazer algumas perguntas reflexivas! Veja, a seguir:

4. Reflexão: Essa proibição de a mulher falar, na Igreja, se baseia em quê: (a) na LEI da Antiga Aliança Antigo Testamento, mais precisamente, o Pentateuco –, (b) no MANDAMENTO do Senhor, ou (c) no costume local e de época?

5. Resposta: Observe que o TEXTO diz “as mulheres, nas igrejas, silenciem-se; pois não se permite a elas falar, mas submetam-se como também a LEI diz (1Coríntios 14:34)". Observe que há DUAS clausulas: (a) a proibição de a mulher falar e (b) a submissão da mulher. MAS será que o apóstolo Paulo relacionou essas DUAS clausulas com a LEI? Ou será que o apóstolo Paulo relacionou "apenas" a última clausula – submissão – com a LEI?

6. A princípio, parece que as duas clausulas estão relacionadas com a LEI, MAS observe que, na LEI de Deus referente à Antiga Aliança Antigo Testamento, mais precisamente, o Pentateuco , NÃO existe NENHUMA passagem que proíba a mulher de falar, MAS existe o mandamento de que a esposa deve ser submissa ao esposo (Gênesis 3:16)! É POR ISSO que se entende que o apóstolo Paulo relacionou "apenas" a última clausula – submissão – com a LEI. Assim sendo, tal proibição de a mulher falar na Igreja teria que se basear no MANDAMENTO do Senhor, mencionado um pouco adiante (1Coríntios 14:37). MAS como entender essa proibição? Veja adiante:

11. Podemos continuar fazendo perguntas reflexivas, a fim de TENTARMOS entender, ao menos, um pouco sobre essa questão! Veja, a seguir:

12. Reflexão: Essa PROIBIÇÃO de FALAR seria em qual sentido: (a) em TODOS os sentidos, inclusive o ato de FALAR com Deus (orar) e o de cumprimentar os irmãos, ou (b) seria "somente" em ALGUNS sentidos?

Resposta: O fato é que o TEXTO em si NÃO dá detalhes, isto é, NÃO responde a essa questão também! MAS, SE nós NÃO conseguimos compreender, com exatidão, o que essa instrução de fato proíbe, como seria possível obedecer a essa instrução, de forma exata? Resposta: Sem compreender, não há como obedecer! Entende-se que, para os coríntios, essa instrução era bem compreendida, uma vez que eles viviam aquele contexto, MAS, para nós de hoje, a exatidão desse contexto é uma peça do quebra-cabeça que nos falta! Podemos levantar hipóteses apenas! Veja, adiante, algumas hipóteses e reflita! 

AS MULHERES PODEM PROFETIZAR

13. Um detalhe muito importante é que, na Bíblia, há relatos de mulheres PROFETISAS, tais como, MIRIÃ (Êxodo 15:20), DÉBORA (Juízes 4:4), HULDA (2Reis 22:14,15 - 2Crônicas 34:22,23), a MÃE de MAERSALAL HASBAZ (Isaías 8:3), ANA (Lucas 2:36) e as FILHAS de FELIPE (Atos 21:8,9); no Novo Testamento, vemos que a mulher pode PROFETIZAR (Atos 2:17:18 - 1Coríntios 11:5) e o apóstolo Paulo disse que TODOS podem PROFETIZAR (falar a mensagem de Deus) (1Coríntios 14:31); a PROFECIA (falar a mensagem de Deus)  EDIFICA (1Coríntios 14:3 - 1Coríntios 14:5), ENSINA e consola a igreja (1Coríntios 14:31). Veja, a seguir, as hipóteses!

HIPÓTESE: PROIBIÇÃO TOTAL DA FALA

14. Há quem entenda que, uma vez que o TEXTO afirma que NÃO é permitido que as mulheres falem na Igreja (1Coríntios 14:34) e que, depois, o apóstolo Paulo diz que o que ele escreveu é MANDAMENTO do Senhor (1Coríntios 14:37), isso significa que as mulheres podem PROFETIZAR "apenas" FORA da Igreja!

15. SE esse entendimento estiver correto, seguindo o MESMO raciocínio, a mulher só poderia FALAR com Deus (orar) e CUMPRIMENTAR os irmãos FORA da Igreja, pois, considerando que (a) PROFETIZAR, (b) ORAR e (c) CUMPRIMENTAR são atos de FALA, por que "apenas" o ato de a mulher PROFETIZAR seria considerado proibido, na Igreja? Perceba que o TEXTO em si NÃO afirma NEM confirma essa DIFERENCIAÇÃO!

16. E outra, considerando que a mulher pode PROFETIZAR (Atos 2:17:18 - 1Coríntios 11:5) e que a PROFECIA EDIFICA (1Coríntios 14:3 - 1Coríntios 14:5), por que tal EDIFICAÇÃO não serviria, na Igreja? Faz algum sentido proibir essa EDIFICAÇÃO? A mim, essa interpretação NÃO me parece COERENTE! Qual o seu entendimento?

HIPÓTESE: PROIBIÇÃO PARCIAL DA FALA

17. Uma vez que é dito que a mulher pode PROFETIZAR (Atos 2:17:18 - 1Coríntios 11:5) e que a PROFECIA "edifica" (1Coríntios 14:3 - 1Coríntios 14:5), "ensina" e "consola" a IGREJA (1Coríntios 14:31), há quem entenda que, na Igreja (grupo de pessoas), as mulheres podem PROFETIZAR e ORAR (falar com Deus), contanto que seja com a cabeça coberta (1Coríntios 11:5) (Leia o estudo "A Bíblia e a Questão do Cabelo");

18. Nesse entendimento, o apóstolo Paulo teria se referido IMPLICITAMENTE à proibição de FALAR "apenas" sobre assuntos NÃO edificantes à Igreja (grupo de pessoas), isto é, assuntos NÃO apropriados para serem falados na Igreja (grupo de irmãos)! Seria apenas uma questão de organização!

19. Nessa interpretação, entende-se que, embora o apóstolo Paulo tivesse se referido EXPLICITAMENTE somente às mulheres, tal proibição de FALAR sobre assuntos NÃO edificantes IMPLICITAMENTE se aplicaria também aos homens, obviamente! MAS isso é apenas uma hipótese, pois o texto NÃO dá detalhes! Essa me parece uma boa hipótese, mas é necessário refletir sobre essa questão de a mulher ter que cobrir a cabeça (1Coríntios 11:5) (Leia o estudo "A Bíblia e a Questão do Cabelo")! O que lhe parece?

HIPÓTESE: PROIBIÇÃO PROVINDA DO COSTUME LOCAL E DE ÉPOCA

20. SE, de fato, a mulher na Igreja podia FALAR com Deus (orar) e CUMPRIMENTAR os irmão, MAS era proibida de PROFETIZAR na Igreja, podendo PROFETIZAR apenas FORA da Igreja, perceba que tal proibição parece NÃO fazer sentido e, SE parece NÃO fazer sentido, entende-se que NÃO faz sentido ser uma proibição baseada no MANDAMENTO do Senhor! Nesse caso, tal proibição teria origem no costume local e de época, isto é, NÃO teria origem no MANDAMENTO do Senhor! Talvez fosse uma PROIBIÇÃO DUPLA, isto é, a parte coerente  proibição de conversas não edificantes – se baseando no MANDAMENTO do Senhor e (b) a parte NÃO coerente – proibição de a mulher profetizar na Igreja – se baseando no costume local e de época! A mim, me parece uma boa hipótese! O que lhe parece?

***Historicamente, sabe-se que na GRÉCIA antiga, a mulher era socialmente invisível (CAMBI, 1999; pág. 80).  

CONCLUSÃO

21. INDEPENDENTE de qual seja a interpretação mais correta, me parece ÓBVIO que, quanto ao FALAR coisas SEM edificação na igreja (grupo de pessoas), o ideal é ser evitado e, nesse caso, tal proibição parece se encaixar como MANDAMENTO do Senhor e, embora o apóstolo Paulo tenha se referido "apenas" às mulheres, existe a possibilidade de que tal instrução fosse para os homens também, obviamente, uma vez que NÃO faz sentido permitir aos homens o falar coisas SEM edificação, isto é, assuntos INAPROPRIADOS na Igreja (grupo de pessoas) (1Coríntios 14:26)! Mas isso é hipótese! Reflita!  

 

TUDO O QUE O APÓSTOLO PAULO ESCREVEU É MANDAMENTO DO SENHOR?  

22. Embora possamos, de forma geral, observar que há uma LÓGICA em dizer que as ORIENTAÇÕES do capítulo 14 sejam, de fato, MANDAMENTO do Senhor (1Coríntios 14:37) – exceto a proibição de a mulher falar na Igreja , devemos considerar que NEM TUDO o que o apóstolo Paulo escreveu é mandamento do Senhor, por exemplo:

(a) Na passagem em que o apóstolo Paulo diz que é ele (Paulo) que está dizendo, NÃO o Senhor (1Coríntios 7:12);

(b) Na passagem em que ele (Paulo) diz que é uma permissão, NÃO um mandamento (1Coríntios 7:6);

(c) Na passagem em que ele (Paulo) diz que NÃO é mandamento do Senhor, mas sim uma opinião dele (de Paulo) (1Coríntios 7:25);

(d) Na passagem em que ele (Paulo) diz que é ele (Paulo) que está dizendo, NÃO segundo o Senhor, mas como por loucura (2Coríntios 11:17). 

23. Pergunta: FORA essas passagens em que o apóstolo Paulo, explicitamente, diz que NÃO é mandamento do Senhor, será que há outras situações em que, implicitamente, percebe-se que NÃO se trata de mandamento do Senhor?

Resposta: Há uma passagem em que o apóstolo Paulo diz que é ELE (o próprio Paulo) que NÃO permitia que a mulher ensinasse o homem (1Timóteo 2:12) e, devido a isso, entende-se que isso NÃO se caracterize como um mandamento do Senhor, mas sim apenas uma opinião dele (de Paulo); TALVEZ, o apóstolo Paulo tivesse ficado irritado, diante de algumas mulheres que, TALVEZ, fossem autoritárias! É mais uma hipótese! REFLITA!

 

A QUESTÃO DO FALAR EM LÍNGUAS, SEM INTERPRETAÇÃO

24. O apóstolo Paulo diz que, quando os irmãos se REÚNEM (CONGREGAM), um tem SALMO, outro tem ENSINO, outro tem REVELAÇÃO, outro tem LÍNGUA e outro tem INTERPRETAÇÃO, TUDO para a EDIFICAÇÃO (1Coríntios 14:26).

25. Mas o que seriam essas LÍNGUAS: (a) seriam idiomas da terra (inglês, espanhol, grego, árabe, etc), ou (b) seriam línguas sobrenaturais? Veja isso mais adiante, MAS, SEM entrar nessa questão do que exatamente seriam essas LÍNGUAS, o fato é que a passagem diz que, SE não houver INTERPRETAÇÃO, quem fala em LÍNGUAS deve SILENCIAR-SE na igreja, falando apenas consigo mesmo e com Deus (1Coríntios 14:27,28); entende-se que a única forma de falar consigo mesmo e com Deus, em SILÊNCIO, é falando em pensamento!

26. Há quem entenda que, ASSIM COMO a proibição de a mulher falar na igreja NÃO é uma proibição da LEI de Deus, uma vez quena LEI de Deus referente à Antiga Aliança, NÃO há NENHUMA passagem que proíba a mulher de FALAR, DA MESMA FORMA, percebe-se que, na LEI de Deus referente à Antiga Aliança, NÃO há NENHUMA passagem que proíba alguém de falar em LÍNGUAS sem interpretação e, assim sendo, isso NÃO seria uma proibição da LEI de Deus!

27. MAS há quem entenda que seja MANDAMENTO do Senhor, pois o apóstolo Paulo, um pouco adiante, diz que o que ele (Paulo) escreve é MANDAMENTO do Senhor (1Coríntios 14:37), MAS, conforme dito antes, NEM TUDO o que o apóstolo Paulo escreveu é mandamento do Senhor! Mas seria mandamento do Senhor ou não? Essa questão fica em aberto!

28. Pergunta: MAS por que será que o apóstolo Paulo disse que, SE não houver INTERPRETAÇÃO, a pessoa que fala em LÍNGUAS deve SILENCIAR-SE?

Resposta: Considere que, mesmo para quem entende que NÃO seja um "mandamento" do Senhor, MESMO assim, devemos considerar que NÃO faz sentido OUVIR palavras em uma LÍNGUA, na qual NÃO se entende o sentido do que está sendo dito! Assim, NÃO há edificação para a Igreja (grupo de pessoas), somente para si próprio (1Coríntios 14:1-23).  

"O que pois é, irmãos? Quando vocês se reúnem ("SYNERCHOMAI" G4905), cada um tem SALMO, tem ENSINO ("DIDACHE" G1322), tem REVELAÇÃO ("APOKALIPSIS" G602), tem LÍNGUA ("GLOSSA" G1100), tem INTERPRETAÇÃO ("HERMENEIA" G2058). TUDO para a EDIFICAÇÃO seja. 27. SE LÍNGUA alguém falar, de dois ou no máximo três e, por vez, e um INTERPRETE ("DIERMENEUO" G1329). 28. SE pois NÃO houver INTÉRPRETE ("DIERMENEUTES" G1328), SILENCIE-SE ("SIGAO" G4601) na IGREJA; consigo, pois, fale e a Deus" (1Coríntios 14:26-28) 

 

O FALAR (EM) LÍNGUA(S)

29. NÃO se deve proibir o “falar (em) línguas” (1Coríntios 14:39), MAS, embora o apóstolo Paulo “falasse (em) línguas” (1Coríntios 14:18) e, embora o apóstolo Paulo quisesse que TODOS “falassem (em) línguas” (1Coríntios 14:5), devemos considerar que, o “falar (em) língua(s)” NÃO é possível para TODOS os filhos de Deus (1Coríntios 12:30 – 1Coríntios 12:10 – 1Coríntios 12:28), pois, mesmo que o filho de Deus peça a Deus esse dom – variedades de línguas (1Coríntios 12:10 - 1Coríntios 12:28) – é o Espírito Santo que concede esse dom (e os demais dons) a quem ELE quer (1Coríntios 12:11).

30. Com relação ao “falar (em) língua(s)”, o apóstolo Paulo instrui que (a) quem “fala (em) língua” fala com Deus (NÃO com as pessoas) (1Coríntios 14:2); quem “fala (em) língua” edifica a si mesmo (1Coríntios 14:4), (b) que NÃO há proveito, quando alguém “fala (em) línguas” com outra(s) pessoa(s) (1Coríntios 14:6 – 1Coríntios 14:9), (c) que quem “fala (em) língua” deve pedir a Deus que haja INTERPRETAÇÃO (1Coríntios 14:13), (d) que, quando a pessoa “ora (em) língua”, o espírito da pessoa ora, mas a mente da pessoa fica INFRUTÍFERA (1Coríntios 14:14), (e) que é preferível “falar com a mente”, a fim de instruir as pessoas, em vez de “falar (em) língua” (1Coríntios 14:19);

31. Conforme dito anteriormente, quando a pessoa estiver NA IGREJA grupo de pessoas , SE NÃO houver interpretação, a pessoa que “fala (em) língua(s)” deve ficar em SILÊNCIO, falando consigo mesma e com Deus (1Coríntios 14:27,28 – 1Coríntios 14:6-34), sendo, assim, edificação só para si (1Coríntios 14:4); a única maneira de falar, consigo mesmo e com Deus, em SILÊNCIO, é falando em pensamento. SE alguém “falar (em) língua”, que seja no máximo três, que seja um por vez e que haja INTERPRETAÇÃO (1Coríntios 14:27); SE toda igreja se reunir (congregar) e TODOS “falarem (em) línguas” e entrarem leigos ou incrédulos, vão pensar que são loucos (1Coríntios 14:23);

 

LÍNGUAS TERRENAS OU LÍNGUAS NÃO TERRENAS?

32. O apóstolo Paulo diz que a "profecia" é um "sinal" para os crentes, MAS as LÍNGUAS são um SINAL para os “descrentes (apistos G571)” (1Coríntios 14:22 – Marcos 16:17), provavelmente, por causa daquilo que aconteceu no DIA DE PENTECOSTES (festa das sete semanas, 50 dias), com o derramamento do Espírito Santo, em que os discípulos NÃO apenas “falaram (em) outras línguas”, conforme o Espírito Santo concedia que falassem (Atos 2:4), MAS também houve um milagre de INTERPRETAÇÃO e houve uma mensagem: “as grandezas de Deus” e isso deve ter servido como SINAL para aqueles que eram “descrentes” em Jesus  (Atos 2:11);

33. Na casa de Cornélio, enquanto Pedro ensinava, o Espírito Santo CAIU sobre os que ouviam, o dom do Espírito foi DERRAMADO sobre eles e eles “falaram (em) línguas” (Atos 10:44-46 – Atos 11:17); entende-se que é provável ter havido INTERPRETAÇÃO de línguas, uma vez que a passagem em Atos 11:15-17 afirma que tal acontecimento – na casa de Cornélio – havia sido COMO no dia de Pentecostes (Atos 11:15), lembrando que no dia de Pentecostes houve INTERPRETAÇÃO (Atos 2:4-11); os discípulos em ÉFESO também “falaram (em) línguas” e entende-se que houve “interpretação”, uma vez que eles NÃO apenas “falaram (em) línguas”, mas também “profetizaram” (Atos 19:6).

 

AS PROFECIAS E AS LÍNGUAS PASSARAM/CESSARAM? 

34. Pergunta: O dom de profecia passou (“KATARGEO” G2673) e o de línguas cessou (“PAUO” G3973)?

Resposta: Biblicamente, entende-se que NÃO, pois a passagem que diz que as profecias passariam (“KATARGEO” G2673) e que as línguas cessariam (“PAUO” G3973), TAMBÉM diz que o CONHECIMENTO/CIÊNCIA (“GNOSIS” G1108) também passaria (“PAUO” G3973) (1Coríntios 13:8-10). Mas passaria/cessaria QUANDO? A passagem diz que passaria/cessaria QUANDO viesse o PERFEITO (1Coríntios 13:8-10). Percebe-se que, assim como o CONHECIMENTO/CIÊNCIA (“GNOSIS” G1108) NÃO passou AINDA, da mesma forma, entende-se que as profecias e as línguas NÃO passaram/cessaram ainda.

35. Pergunta: As LÍNGUAS mencionadas em ATOS 2 são idênticas às LÍNGUAS mencionadas em 1CORÍNTIOS 14?

Resposta: Entende-se que NÃO, pois em Atos 2, as Línguas eram aos homens e todos entenderam (Atos 2:4-8), enquanto que em 1Coríntios, as LÍNGUAS não são aos homens e ninguém entende (1Coríntios 14:2), falando MISTÉRIOS (“MISTERION” G3466).

36. Pergunta: Quanto às LÍNGUAS relatadas no dia de PENTECOSTES, o que de fato aconteceu?

(a) Cada pessoa passou a falar, milagrosamente, vários idiomas terrenos, ao mesmo tempo?

(b) Cada pessoa continuou falando seu idioma nativo, porém com o milagre de tradução simultânea para outros idiomas?

(c) Cada pessoa passou a falar uma língua não terrena, porém houve um milagre de tradução simultânea para os outros idiomas?

37. Resposta: A passagem NÃO dá detalhes sobre como exatamente ocorreu, MAS uma coisa é certa, houve um milagre de INTERPRETAÇÃO simultânea e houve uma MENSAGEM, as Maravilhas de Deus (Atos 2:11).

38. Reflexão: Quando, hoje em dia, se fala em LÍNGUAS, (a) há um milagre de INTERPRETAÇÃO e há uma MENSAGEM sobre as "maravilhas de Deus", conforme houve no dia de PENTECOSTES, com a descida do Espírito Santo (Atos 2:11)? (b) Em lugares onde todos os ouvintes falam o mesmo idioma, existe a necessidade de se falar em outro idioma, para depois traduzi-lo?

 

O FALAR EM LÍNGUAS E O BATISMO NO (COM O) ESPÍRITO SANTO

39. O "falar (em) língua(s)" NÃO é uma evidência GARANTIDA de que uma pessoa tenha sido "batizada no (com o) Espírito Santo", pelos seguintes motivos:  

(a) TODOS os coríntios eram "batizados no (com o) Espírito Santo" (1Coríntios 12:13), mas nem todos "falavam (em) língua(s)" (1 Coríntios 12:29,30).  

(b) Há casos em que a pessoa "fala (em) língua(s)", mas que é muito difícil imaginar que tal pessoa seja "batizada no (com o) Espírito Santo". Qual o seu entendimento? 

 

ORAR EM ESPÍRITO 

40. No Novo Testamento, a expressão “orar em espírito” aparece três vezes (Judas 20 - Efésios 6:18 - 1Coríntios 14:15); Mas o que é “orar em espírito”? 

Resposta: De acordo com as passagens, entende-se que a “oração em espírito” é quando o “espírito da pessoa ora” (1Coríntios 14:14,15); é importante relembrar o seguinte: (a) algumas passagens mostram que o ser humano é composto por corpo, alma e espírito (1Tessalonicenses 5:23 – Hebreus 4:12 – Lucas 1:46,47) (Leia o estudo "A Pessoa é uma Alma ou tem uma Alma?"), (b) o Espírito de Deus é o Espírito de Cristo e os filhos de Deus têm o Espírito de Cristo (Romanos 8:9), (c) quem se une a Cristo é um só espírito com Cristo (1Coríntios 6:17) e (d) o Espírito de Deus (Espírito Santo) entra em contato com o espírito do filho de Deus (Romanos 8:14-16 – Romanos 8:26,27); 

41. O apóstolo Paulo menciona (a) “oração (em) línguas”, (b) “oração em espírito” e (c) “oração com a mente” (1Coríntios 14:14-17); MAS “oração (em) línguas” é o MESMO que “oração em espírito”?

Resposta: Entende-se que “orar (em) línguas” NÃO seja o mesmo que “orar em espírito”, pelo seguinte: 

(a) Entende-se que “orar em espírito” seja possível para TODOS os filhos de Deus, SEM exceção (Judas 20 - Efésios 6:18), MAS o “orar em línguas (falar com Deus em línguas)” NÃO é possível para todos os filhos de Deus (1Coríntios 12:30 – 1Coríntios 12:10), pois, mesmo que o filho de Deus peça a Deus esse dom, é o Espírito Santo que concede esse dom (e os demais dons) a quem ELE quer (1Coríntios 12:11). 

(b) Quando o apóstolo Paulo fala sobre a “oração em línguas” junto com a “oração em espírito”, o PROBLEMA apresentado é a MENTE INFRUTÍFERA, que fica assim, por causa das “línguas SEM INTERPRETAÇÃO” (1Coríntios 14:13,14), MAS, quando o apóstolo Paulo apresenta a SOLUÇÃO DO PROBLEMA, ele passa a citar APENAS a “oração em espírito” junto com a “oração com a MENTE” – o apóstolo Paulo deixa de citar a “oração em línguas” – e o mesmo ensino é aplicado, quando a pessoa canta e bendiz (1Coríntios 14:15-17).

 

PALAVRAS FINAIS

1. Eu entendo que quem proíbe a mulher de falar coisas edificantes na igreja não é a LEI de Deus, uma vez que na LEI de Deus referente à Antiga Aliança NÃO há nenhuma proibição de a mulher falar, mas sim era o costume local e de época, MAS eu entendo que, quanto ao ato de "falar" coisas sem edificação, na igreja (grupo de pessoas), o ideal é ser evitado e, nesse caso, a proibição parece se encaixar como mandamento do Senhor.   

2. Quanto aos dons, eu sou CONTINUÍSTA, isto é, eu entendo que todos os dons (línguas, profecia, milagres) ainda são válidos para os dias de hoje, MAS eu entendo que nem todos recebem o dom de línguas, nem todos têm o dom de profecia, etc.

3. Quanto à proibição de falar em línguas sem interpretação, penso que, pelo fato de não haver edificação para a igreja, quando não se entende o que se fala, o ideal é ser evitado e, nesse sentido, a proibição parece se encaixar como mandamento do Senhor.   

*Quanto ao RETETÉ – rodopiar no poder, sapatear no poder –, eu não sou contra, uma vez que não me prejudica, MAS eu entendo que tais movimentos NÃO têm base bíblica. MAS também qual edificação haveria para a igreja ficar observando o RETETÉ, como se fosse um movimento, biblicamente, desejável?

4. Eu entendo que o falar em línguas não é uma evidência garantida de que a pessoa esteja batizada no (com o) Espírito Santo e entendo que nem todos os que são batizados no (com o) Espírito Santo falam em línguas. Eu entendo que, na Bíblia, não há nenhuma orientação, dizendo que o filho de Deus deva buscar o batismo no (com o) Espírito Santo, mas sim é dito que o batismo no (com o) Espírito Santo é uma promessa de Deus e entendo que Ele cumpre.

5. Eu entendo que o batismo no (com o) Espírito Santo é o derramamento do Espírito Santo sobre a(s) pessoa(s), isto é, Jesus derrama o Espírito Santo sobre a pessoa, a pessoa bebe do Espírito Santo (Água Viva) e essa Água Viva passa a jorrar no interior da pessoa. A Bíblia não explica com exatidão quando a pessoa é batizada no (com o) Espírito Santo.

6. Entendo que o Batismo no (com o) Espírito Santo não é o mesmo que Plenitude do Espírito Santo (Encher-se do Espírito Santo), pois todos os coríntios eram batizados no (com o) Espírito Santo, mas não estavam cheios do Espírito Santo, pois eram crentes carnais, crianças em Cristo, até então! Jesus é a Fonte e o Espírito Santo é a Água Viva e, para nos enchermos do Espírito Santo, temos que "desbloquear" a Fonte e deixar que a Água Viva flua. Esse "bloqueio" seria o  ato de "apagar", "entristecer" o Espírito Santo.  

 

FONTES BIBLIOGRÁFICAS

História da Pedagogia; Franco Cambi; Editora UNESP; 1999.